Parabéns Siamesemaria.
Infelizmente, nem todas as pessoas pensam assim.
Uma das coisas que eu começo, por fazer com aquelas pessoas que dizem
querer adoptar um animal ( muitas vezes dizendo, o meu filho gosta muito de animais, ele é tão irrequieto, que já pensei arranjar um cão...gato...etc, para ver se ele fica mais calmo), é fazer-lhes ver que o animal terá que passar a fazer parte integrante da família. O animal tal como os filhos e como nós, crescem, adoecem, envelhecem, precisam não só de comer e água, como precisam também de carinho, conforto, tempo, cuidados médicos, etc.
Digo-lhes que é possível que o cachorinho lindo, roa tudo o que lhe aparecer, pela frente, móveis, sapatos, tapetes, que faça uns xis-xis e có-cós em casa enquanto ainda não está acostumado ao local onde o pode fazer. O cãozinho vai crescer, em alguns casos ficar bem grande, e ficar lindo na mesma, mas vai precisar de mais espaço para se movimentar, tem que ser passeado várias vezes ao dia, quer chova, faça sol, faça frio ou calor, a alimentação tem que ser cuidada, a saúde tem que ser acompanhada por um Veterinário, e isso não fica muito barato especialmente quando surgem doenças, há que os tratar para lhes dar a melhor e mais longa qualidade de vida ( muita gente ao mais pequeno contratempo, pede ao Veterinário para adormecer o animal (abater como estas pessoas dizem, termo que me é muito difícil ouvir) e infelizmente alguns Veterinários também inconscientes, fazem-no antes que essa fosse a última alternativa, só deve ser feito na minha opinião quando o animal está em sofrimento e se esgotaram todos os meios para que ele tenha qualidade de vida.
O mesmo se passa com o gatinho, tão lindo ( algumas pessoas dizem: Vou arranjar um gato, porque não estou para andar na rua a passear o cãozinho, os gatos dão menos trabalho). Efectivamente o gato é mais independente, mas trabalho, por exemplo os gatos de pêlo comprido, para serem bem cuidados, precisam de um bom tempo diário, dedicado à sua higiene, depois há outros problemazitos, os sofás ficam todos arranhados, mesmo que haja pela casa arranhadores disponíveis, os móveis mordidos, as colchas e cortinados com fios puxados, há que retirar napperons dos móveis, porque senão alguns bibelots ficarão, aos pedacitos. Casa cheia de pêlo, o aspirador tem que estar sempre em acção. Ter cuidados com a saúde, porque não é bem como alguem disse um dia " O gatos têm sete vidas". Eu penso que só têm uma ou se têm sete então, alguns perdem-nas todas de uma só vez.
Enfim muitas coisas, se podem dizer também para estas e outras espécies de animais.
Se mesmo assim as pessoas disserem eu quero, então sim, conto a parte boa, alegrias, dedicação e inúmeras coisas mravilhosas que os novos companheiros, lhes irão proporcionar.
Felizmente tenho conhecimento de pessoas que avançaram e são os amigos incondicionais, que fazem qualquer bichinho, muito feliz, conseguindo ultrapassar todas as contrariedades.
Também sei de casos que optaram pelo sim, e que mais tarde agiram, não digo da pior forma ( porque directamente não conheço nenhum dono, que tenha abandonado o seu animal), mas que disseram é pá...tenho que dar o cão....é muito grande.
Ainda outros, que apelando ao bom senso, desistiram de ter qualquer animal, e os filhos vão-se contentando, em fazer umas festinhas aos animais de amigos e a brincar em casa com peluches.
Adoptar, comprar, um animal tem que ser um acto feito em consciência, e não pensar à partida que como se faz com os objectos, tem prazo para devolução. Claro que esta situação deve ser salvaguardada, mas só para ser usada, em casos extremos em que não é mesmo possível a adaptação, e que isso, só esteja a ser demasiado stressante para os animais. Mas uma adaptação, a uma nova casa e a uma nova família animal e humana, não se faz na maior parte das vezes, em um ou dois dias, tem que haver muita paciência.
caes adoptados e devolvidos ou abandonados
Moderador: mcerqueira
mas olhem que a pessoas mesmo humilhantes
os aimais sao como nós
quando nós temos fome e niguem nos da de comer.sabem.fazem a mesma coisas aos caes
há pessoas que nao têm coraçao
nao tendo coraçao nao têm animais
adoro-te queen
(queen é a minha labrador
)

os aimais sao como nós
quando nós temos fome e niguem nos da de comer.sabem.fazem a mesma coisas aos caes
há pessoas que nao têm coraçao
nao tendo coraçao nao têm animais
adoro-te queen

Mudar de casa, nao ter espaço, ter um filho ,etc ... etc...
Isso nao e desculpa, se fosse um filho tinha de arranjar espaço e condiçoes ou tambem o iam abandonar????
estas pessoas preocupan-se cada vez mais so consigo mesmas ...
grrrr Quando penso nisso da-me vontade de lhes dar uma cossa
...
Fico mesmo furioza, nao consigo entender porque fazem isso....
NUNCA, mas mesmo NUNCA consegiria dormir ou divertri-me sabendo que tinha abandonado o meu cao... Nao sei como conseguem..
Por muitas dificuldades que possamos ter nada justifica abandonar-mos um amigo depois de tantas alegrias e tantas coisas que passamos juntos....
adoro te FIDO.... NUCA faria um maldade destas....
Isso nao e desculpa, se fosse um filho tinha de arranjar espaço e condiçoes ou tambem o iam abandonar????
estas pessoas preocupan-se cada vez mais so consigo mesmas ...

Fico mesmo furioza, nao consigo entender porque fazem isso....
NUNCA, mas mesmo NUNCA consegiria dormir ou divertri-me sabendo que tinha abandonado o meu cao... Nao sei como conseguem..

Por muitas dificuldades que possamos ter nada justifica abandonar-mos um amigo depois de tantas alegrias e tantas coisas que passamos juntos....

adoro te FIDO.... NUCA faria um maldade destas....

A maior parte das vezes as pessoas usam essa máximas de "Estou grávida", "Não posso descobri que sou alergica", "Mudei de casa e não aceitam cães" e o mesmo BLÁ, blá blá de sempre, como meras DESCULPAS, simplesmente porque se fartaram dos cães, porque os cachorrinhos que levaram para casa á 5 meses acabaram por crescer, e começaram com a idade dos disparates, ou simplesmente porque as suas necessidades modificaram-se e não tão para se dar ao trabalho que é ter um cão e que assumiram á partida da adopção. Mas isso já todos nós sabemos, não é novidade nenhuma, e infelizmente nunca vai deixar de acontecer.
A minha cadela não faz mal a ninguem. Mas o meu cão quando vê um gato, um cão ou um outro animal que seja na rua fica posseso. Não sabiamos qual ia ser a sua reacção ao trazermos um gato para casa. E preservando o bem estar de todos, tanto da gata como do cão, seria uma grande falta de responsabilidade trazer um gato para casa sem ser á experiencia, porque a adaptação podia não ser possivel. Mas felizmente não foi nada disso que aconteceu, depois de trazermos a Nikki para casa percebemos que podiamos trazer os gatos que quissesemos para casa, e a Nala já não foi necessário trazer á experiencia.
Pois mas isso não é bem assim. Cá em casa acolhemos um cão que não sabemos do seu passado, pode ter fugido de um caçador ou não...´A adaptação deles à nova casa, a nós, aos novos hábitos, aos outros animais que já temos é tudo uma questão de tempo e perseverança. O resto é conversa…
A minha cadela não faz mal a ninguem. Mas o meu cão quando vê um gato, um cão ou um outro animal que seja na rua fica posseso. Não sabiamos qual ia ser a sua reacção ao trazermos um gato para casa. E preservando o bem estar de todos, tanto da gata como do cão, seria uma grande falta de responsabilidade trazer um gato para casa sem ser á experiencia, porque a adaptação podia não ser possivel. Mas felizmente não foi nada disso que aconteceu, depois de trazermos a Nikki para casa percebemos que podiamos trazer os gatos que quissesemos para casa, e a Nala já não foi necessário trazer á experiencia.
<p><u></u></p>
eu fiz este tópico pk acho uma falta de respeito animal.
se nao querem caes entao pk os compram pa bandonar.
pk?
só sei que nunca faria iusso a nenhum animal.
equando visse algum apanhava-o e tratava dele como ninguem tratou.
as pesosas pensam que os animais sao como objectos compram-se e deitam-se fora
mas nao é nada disso.pelo o contrário .
sao como membros da familia
adoro-te queen
(queen é a minha labrador
)
se nao querem caes entao pk os compram pa bandonar.
pk?
só sei que nunca faria iusso a nenhum animal.
equando visse algum apanhava-o e tratava dele como ninguem tratou.
as pesosas pensam que os animais sao como objectos compram-se e deitam-se fora
mas nao é nada disso.pelo o contrário .
sao como membros da familia
adoro-te queen

Este tema diz muito a todos os que gostam de animais...
E não existe so uma versão da historia. Eu acho desumano abandonar qualquer animal... seja uma cão que é demaisado grande ou uma tartaruga, que vai para o lago da cidade...
Muitos dos animais mais pequenos e ate cães e gatos que são oferecidos por amigos ou familiares as crianças são um grande erro... porque o pequeno quer muito um boby, mas depois os pais aceitam porque não sabem o que dizer a pessoa que tão amavelmente fez a oferta e vêem-se com algumas despesas que não tavam a espera e que não querem...e que não tencionam abicar de nada por eles.
Eu falo com experiencia propria: a cerca de10 anos ofereceram a minha irma 2 tartarugas que ela queria tanto...so que com o passar do tempo elas cresceram... os aquarios também..a quatidade de comida era enorme...e mudar um aquario com cerca de 30l não era tarefa facil, especialmente porque elas já tavam grandes para este....mas a pessoa que as ofereceu não pensou nisso....Agora tão no jardim da minha tia com um lago jeitoso...a ultima vez k as vi tinham cerca de 20cm e uma ja pesava 4hg....agora carrego para lá os kilos de camarão..
Outras vezes olham para uma montra e um bichinho exotico que é tão giro e como tá numa gaiola não vai dar trabalho...depois as pessoas não sabem o que o bicho deve comer(a comida de hamester serve sempre....)e passa o bicho o resto da vida(se tiver sorte) numa gaiola sem condições e a padecer de montes de doenças, mas como é de gaiola não se lava ao veterinario....
E existem ainda as modas... os dalmatas por causa do filme... as tartarugas, das tartarugas ninjas.. os husky por serem trem akele aspecto das neves...os peixe palhaço por causa dos nemos.... e tantos outros...
e no final o que sobra são canis cheios de animias a sofrer e sem condições......lagos da cidade com tartatugas que cresceram demais...
Eu quando oiço alguem a dizer que vai adoptar um animal, em vez de ficar delirante com a ideia passo muito tempo a perguntar se tem condições, se tem dinheiro, se sabe quais são as necessidades... e normalmente a pessoa quer muito um animal, mas que seja sempre saudavel, que como ração da marca do Dia e que não cresça e fike sempre um cachorro há e claro que venha ensinado e não faça asneiras...porque roer o movel da sala é motivo mais que suficiente para se mostrar a prota da rua.....
E não existe so uma versão da historia. Eu acho desumano abandonar qualquer animal... seja uma cão que é demaisado grande ou uma tartaruga, que vai para o lago da cidade...
Muitos dos animais mais pequenos e ate cães e gatos que são oferecidos por amigos ou familiares as crianças são um grande erro... porque o pequeno quer muito um boby, mas depois os pais aceitam porque não sabem o que dizer a pessoa que tão amavelmente fez a oferta e vêem-se com algumas despesas que não tavam a espera e que não querem...e que não tencionam abicar de nada por eles.
Eu falo com experiencia propria: a cerca de10 anos ofereceram a minha irma 2 tartarugas que ela queria tanto...so que com o passar do tempo elas cresceram... os aquarios também..a quatidade de comida era enorme...e mudar um aquario com cerca de 30l não era tarefa facil, especialmente porque elas já tavam grandes para este....mas a pessoa que as ofereceu não pensou nisso....Agora tão no jardim da minha tia com um lago jeitoso...a ultima vez k as vi tinham cerca de 20cm e uma ja pesava 4hg....agora carrego para lá os kilos de camarão..
Outras vezes olham para uma montra e um bichinho exotico que é tão giro e como tá numa gaiola não vai dar trabalho...depois as pessoas não sabem o que o bicho deve comer(a comida de hamester serve sempre....)e passa o bicho o resto da vida(se tiver sorte) numa gaiola sem condições e a padecer de montes de doenças, mas como é de gaiola não se lava ao veterinario....
E existem ainda as modas... os dalmatas por causa do filme... as tartarugas, das tartarugas ninjas.. os husky por serem trem akele aspecto das neves...os peixe palhaço por causa dos nemos.... e tantos outros...
e no final o que sobra são canis cheios de animias a sofrer e sem condições......lagos da cidade com tartatugas que cresceram demais...
Eu quando oiço alguem a dizer que vai adoptar um animal, em vez de ficar delirante com a ideia passo muito tempo a perguntar se tem condições, se tem dinheiro, se sabe quais são as necessidades... e normalmente a pessoa quer muito um animal, mas que seja sempre saudavel, que como ração da marca do Dia e que não cresça e fike sempre um cachorro há e claro que venha ensinado e não faça asneiras...porque roer o movel da sala é motivo mais que suficiente para se mostrar a prota da rua.....
Houve duas pessoas que me pediram para lhes dar um cão, um era um serra da estrela e o outro era um caniche.Arranjei-os numas pessoas que eram minhas amigas.
Estou mil vezes arrependida, pois vim a saber mais tarde que o serra da estrela é mal tratado e o caniche anda de dono em dono.
Nunca mais, não arranjo cães seja para quem fôr.
Estou mil vezes arrependida, pois vim a saber mais tarde que o serra da estrela é mal tratado e o caniche anda de dono em dono.
Nunca mais, não arranjo cães seja para quem fôr.