Arrastado pelo cão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cardo
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 07, 2002 12:54 am
Localização: Pastor Alemão

sexta abr 18, 2003 9:49 pm

Boa Noite a todos!
Gostaria de ouvir os vossos conselhos sobre como resolver este meu problema.
Tenho um Pastor Alemão com 10 meses. É um cão excepcional, lindo, com um comportamento impecável. Ele tem muito espaço para brincar, correr. É super respeitador. Tenho duas miúdas pequenas que ele adora só constituindo problema a desproporção dos tamanhos e as brincadeiras com a boca. Mas já sabemos que faz parte, que é natural. O que me leva a escrever é o facto de não conseguir que ele deixe de PUXAR a trela quando saimos à rua(anda solto no terreno!) para conviver com gente, carros, ruídos, etc.. Eu sou literalmente arrastado e só a muito custo o vou segurando (ele tem uma força louca). Claro que sei os meus limites e tudo está controlado. Isto dura pelo menos 10-15 min. Depois acalma e lá vamos passeando já com a trela semi pendente. O problema é realmente a fase inicial. Já experimentei todas as ordens, todas as distâncias mas nada o acalma. Pensei que fosse assim nos primeiros dias e depois acalmasse mas nada. A cena repetesse todos os dias. Normalmente é obediente (no vir junto de mim, no quieto, no parar, no sentar). A coisa é de tal modo que já fiquei meio lesionado no braço direito à custa dele. Claro que estou a dizer isto mas ADORO o meu cão!!! Nunca tive o menor problema com as pessoas, só quer mimos, festas e adora crianças.
Bom, já perceberam o problema. Se tiverem dicas agradeço
Cumprimentos
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta abr 18, 2003 9:56 pm

Olá Cardo,

Vai ter que aprender a controlá-lo com a estranguladora. Ao fim de alguns dias o seu cachorro saberá que não o pode puxar pois sentirá o incómodo da coleira a apertá-lo. Penso que o site do CMNogueira ensina como se usa a estranguladora mas poderá sempre pedir a ajuda de um treinador.
Maria João
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

sexta abr 18, 2003 10:28 pm

Olá Cardo

Quando ele puxar pare ou mude de direcção.Diga "não" quando ele puxa e dê um esticão na coleira , é conveniente que tenha estranguladora ( é necessário aprender a utilizá-la correctamente). Repita constantemente "junto" quando ele andar junto de si. Se ele é obediente ao "quieto " quando puxar mande-o ficar quieto. Reinicie a andar e se tornar a puxar repita o quieto e assim sucessivamente. Se não está familiarizado com o treino em obediência sugiro o recurso a uma escola onde poderá aprender a melhor maneira de o fazer.
Já agora só um conselho não deixe o Pastor a brincar com as suas filhas sem vigilãncia de um adulto não é que o cão possa ter tendência de lhes fazer mal mas, como diz, a desproporção de tamanhos pode implicar em acidentes inesperados.

Saudações
cardo
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 07, 2002 12:54 am
Localização: Pastor Alemão

sábado abr 19, 2003 6:23 am

Obrigado pelas indicações. Claro que eu estou sempre presente quando ele e elas andam juntos. Aliás a pessoa que ele mais adora é mais pequena, com cinco anos. Onde ela está ele fica sempre super atento. Mas as patas e os encostos atiram-na logo ao chão por isso tenho grande controlo sobre essa situação.
Em relação ao puxar...ele usa sempre estranguladora na rua. Eu sou muito respeitador em relação à trela quando ando com ele na rua pois considero que devemos respeitar totalmente o direito dos outros de não serem incomodados pelo nosso cão! Muita gente mostra medo só de ver um cão tão grande e acho que devemos respeitar isso. Quando o levo para a serra é que anda solto. Mas o problema é que ele mal sai do carro arrasta e puxa com uma força louca. Talvez sair do carro e ficar uns minutos parado para ele entender que não é para sair loucamente!
Vou continuar a tentar!!
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sábado abr 19, 2003 4:43 pm

o melhor é po-lo numa escola. quando max andava numa. já andava ao lado muito bem. por razões que não interessam, não o posso levar a passear com tanta frequência. quando isso acontece, também puxa imenso. penso que até é por uma questão de curiosidade. ele fica louco com os passeios. quer ver tudo, cheirar tudo e não tem paciência.... penso comprar uma estranguladora e logo que possa, po-lo no treino mais um tempo.
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado abr 19, 2003 10:06 pm

De que zona é ? Pode ser que se conheça uma escola para essas bandas...
cardo
Mensagens: 4
Registado: quinta mar 07, 2002 12:54 am
Localização: Pastor Alemão

domingo abr 20, 2003 7:35 am

Das Caldas da Rainha. Eu estou a pensar utilizar a estratégia acima mencionada (quando saio do carro parar para ele acalmar e depois, quando puxar, parar imediatamente. Tipo dizer-lhe que "assim não dá"!!
Obrigado pelas vossos indicações. Se isto não resultar então...escola!
caotropheus
Membro Veterano
Mensagens: 342
Registado: domingo jan 19, 2003 7:31 am
Localização: rafeira puríssima, peixes, agapornis

domingo abr 20, 2003 7:42 am

Tanto pode parar, como mudar bruscamente de direcção para reforçar a sua autoridade. Não se esqueça de elogiar o cão cada vez que ele executa bem as suas ordens.
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo abr 20, 2003 6:08 pm

Use só uma palavra forte. Não repita muitas vezes o comando no mesmo espaço de tempo. Ele tem de obedecer à primeira. Se estiver sempre a dizer junto ele pode pensar que pode obedecer ao segundo junto, ao quinto, ao décimo e não ao primeiro.
cardo Escreveu: Das Caldas da Rainha. Eu estou a pensar utilizar a estratégia acima mencionada (quando saio do carro parar para ele acalmar e depois, quando puxar, parar imediatamente. Tipo dizer-lhe que "assim não dá"!!
Obrigado pelas vossos indicações. Se isto não resultar então...escola!
rlscardoso
Membro
Mensagens: 152
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm
Localização: Labrador (Zorba)

segunda abr 21, 2003 11:28 am

EHEHEHEHEHEH

Ainda bem que não sou a unica com distensões nos braços devido às puxadelas... :D :lol:

O meu conselho é levar o cão a uma escola de treino. O meu desde que lá está, está muito melhor, no entanto ainda puxa bastante, principalmente ao principio quando sai para a rua ou sai do carro. Quanto ao carro a solução é agarrá-lo pela trela e dizer "FICA" em voz bem firme. E só dps dele acalmar é que ele pode sair do carro. Convém serem frases curtas para ele perceber. Comigo, pelo menos isso dá resultado... ;)

Boa sorte e.... como eu o compreendo... :o :o :o


Beijinhos

Rita
Miau
Membro Veterano
Mensagens: 1131
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda abr 21, 2003 4:55 pm

Olá,

Eu tenho o mesmo problema... tenho um samoyedo que é super energético e quando vai à rua fica descontrolado. Puxa muito pela trela a ponto das nossas mãos e braços ficarem duridas. O meu avô teve uma distenção muscular por causa de um puxão... e quando vê um gato?????????? Ninguem o segura e não há coleira que resista! uma vez partiu uma coleira de ferro com a força que fez... felizmente nao apanhou o gato!

São só é o problema do puxar como tambem de ladrar. Sempre que vê um cão ou gato é um barulho que até os vizinhos vêem à janela. Lindo!

Não conseguimos fazer nada dele, mas é tão querido!

Miau
Responder

Voltar para “Cães”