Biscoitos fora do prazo
Moderador: mcerqueira
-
Siioux
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Boa Noite
As "coisas" têm que ter um prazo logicamente mas dai aos dramas que estão a fazer com SEGURANÇA ALIMENTAR, baaahhhh. Diga-me os biscoitos acabaram a validade há qto tempo?? Não estão com mau aspecto poi não, então é na boa mesmo.
Olhe eu chego a comer iogurtes uma semana dps dos prazo de validade ter terminado e não ando de soltura. Até os medicamentos podem ser dados dps do prazo de validade. Há que ter um peso e uma medida e nada de exageros. P.ex o halibut acabou o prazo há 2 meses, se eu precisar de o usar....uso na boa sem problema. Qto mais protegemos pior fazemos.
Sabem p.ex que os animais que vivem de solidariedade têm na sa gde maioria comida, medicamentos e pipetas fora do prazo de validade ?? Se não sabem passam a saber e não morrem e nem ficam doentes....são como os putos das lixeiras.
As "coisas" têm que ter um prazo logicamente mas dai aos dramas que estão a fazer com SEGURANÇA ALIMENTAR, baaahhhh. Diga-me os biscoitos acabaram a validade há qto tempo?? Não estão com mau aspecto poi não, então é na boa mesmo.
Olhe eu chego a comer iogurtes uma semana dps dos prazo de validade ter terminado e não ando de soltura. Até os medicamentos podem ser dados dps do prazo de validade. Há que ter um peso e uma medida e nada de exageros. P.ex o halibut acabou o prazo há 2 meses, se eu precisar de o usar....uso na boa sem problema. Qto mais protegemos pior fazemos.
Sabem p.ex que os animais que vivem de solidariedade têm na sa gde maioria comida, medicamentos e pipetas fora do prazo de validade ?? Se não sabem passam a saber e não morrem e nem ficam doentes....são como os putos das lixeiras.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Cada um trata os "seus" como entende!
E o "bom ou mau aspecto" é muito relativo... Olhe para um ovo com Salmonella ou um bifinho com Listeria e veja se têem "mau aspecto"!
ÁH! E realitvamente aos animais que vivem de solidariedade... Sabia! E então?! Os mendigos também comem do chão e do lixo... punha-se a fazer o mesmo?!
E o "bom ou mau aspecto" é muito relativo... Olhe para um ovo com Salmonella ou um bifinho com Listeria e veja se têem "mau aspecto"!
ÁH! E realitvamente aos animais que vivem de solidariedade... Sabia! E então?! Os mendigos também comem do chão e do lixo... punha-se a fazer o mesmo?!
-
kitten
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Calma Joon, não é necessário irritar-se. O que se está a discutir aqui é se um alimento seco fora do prazo de validade pode ser dado a um animal.
Se o alimento não apresenta bolores, não tem nenhum cheiro a "mofo" e tem um aspecto normal pode perfeitamente ser dado a um animal.
Quantas vezes não comemos nós bolachas fora de prazo? Não me parece que nos façam alguma mal. Tal como o biscoito de cão é um alimento seco.
Se o alimento não apresenta bolores, não tem nenhum cheiro a "mofo" e tem um aspecto normal pode perfeitamente ser dado a um animal.
Quantas vezes não comemos nós bolachas fora de prazo? Não me parece que nos façam alguma mal. Tal como o biscoito de cão é um alimento seco.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
Kyaraa
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Concordo em tudo o que disseJoon Escreveu:Cada um trata os "seus" como entende!
De facto, o aspecto ou cheiro é relativo... Nem tão pouco pode atestar a qualidade de um produto...
Em relação a este caso específico, tal como já tinha dito anteriormente, se o prazo foi ultrapassado há pouco tempo, à partida não haverá perigo, uma vez que os prazos são a garantia da referida empresa que ATÉ àquele prazo podem garantir as condições do produto, não significa por isso que o produto esteja logo "condenado" após a referida data.
Tal como aqui foi dito, há que ter "peso e medida", se o prazo não foi largamente ultrapassado creio não haver problemas
Joon Escreveu:Cada um trata os "seus" como entende!
<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
CasadelMar
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
E vão dois!Siioux Escreveu:Olhe eu chego a comer iogurtes uma semana dps dos prazo de validade ter terminado
É óbvio que os fabricantes, tendo em conta às datas, têm a sua margem de manobra, ou seja, podem marcar que o produto "tal", acaba dia 10 mas, não acaba nessa altura (à partida), deverá acabar um pouquito mais à frente (chama-se a isso, salvaguarda). Eu não tenho problemas em, se for preciso, consumir determinado produto após a sua validade ter acabado (claro que também não podemos abusar). Mas isso sou eu!
Cabe a cada um decidir e ajuizar se de facto não há riscos ou se os quer de facto correr
-
RosaNegra
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm
A questão das validades prende-se com o que la está escrito ...
Prazo de validade pode ser apresentado de duas formas:
-->A data limite de consumo é apenas utilizada para produtos que facilmente se deterioram (ex. leite, queijo, etc.) e a expressão utilizada é "Consumir até…", seguida da indicação do dia e do mês;
-->Ou a data de durabilidade mínima que é aplicada as todos os outros géneros alimentícios através das expressões "Consumir de preferência antes de …" para alimentos quando a data indique o dia (ex. pão de forma, iogurte, …) ou "Consumir preferencialmente antes do fim de…" seguida da indicação do mês e ano, para alimentos com uma duração entre 3 a 18 meses (ex. gelados, congelados, arroz, …), ou simplesmente a indicação do ano para alimentos com uma duração superior a 18 meses (ex. conservas de pescado, mel, …).
Os produtos onde é indicada a durabilidade minima geralmente são produtos que, após essa data, não estão improprios para consumo mas nos quais as qualidades alimentares e nutricionais se começam a deteriorar
Ex: no caso do iogurte, após a data indicada, ele continua proprio para consumo so que apresenta quantidades menores de Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus termophilus os quais no produto em prazo estão vivas e em grande quantidade ( igual ou superior a 10 7/g) e que lhe conferem o seu valor nutricional.
Por isso o dar ou nao os biscoitos fica ao criterio do que estiver na rotulagem ... claro está que se ja tiverem passado muitos meses do prazo final de nada lhe vale da-los ao seu cão uma vez que é o mesmo que estar a comer um alimento vazio e desprovido de valor nutricional util.
Abraços
Rosário
Prazo de validade pode ser apresentado de duas formas:
-->A data limite de consumo é apenas utilizada para produtos que facilmente se deterioram (ex. leite, queijo, etc.) e a expressão utilizada é "Consumir até…", seguida da indicação do dia e do mês;
-->Ou a data de durabilidade mínima que é aplicada as todos os outros géneros alimentícios através das expressões "Consumir de preferência antes de …" para alimentos quando a data indique o dia (ex. pão de forma, iogurte, …) ou "Consumir preferencialmente antes do fim de…" seguida da indicação do mês e ano, para alimentos com uma duração entre 3 a 18 meses (ex. gelados, congelados, arroz, …), ou simplesmente a indicação do ano para alimentos com uma duração superior a 18 meses (ex. conservas de pescado, mel, …).
Os produtos onde é indicada a durabilidade minima geralmente são produtos que, após essa data, não estão improprios para consumo mas nos quais as qualidades alimentares e nutricionais se começam a deteriorar
Ex: no caso do iogurte, após a data indicada, ele continua proprio para consumo so que apresenta quantidades menores de Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus termophilus os quais no produto em prazo estão vivas e em grande quantidade ( igual ou superior a 10 7/g) e que lhe conferem o seu valor nutricional.
Por isso o dar ou nao os biscoitos fica ao criterio do que estiver na rotulagem ... claro está que se ja tiverem passado muitos meses do prazo final de nada lhe vale da-los ao seu cão uma vez que é o mesmo que estar a comer um alimento vazio e desprovido de valor nutricional util.
Abraços
Rosário
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri"> </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. </p>
<p style="FONT-SIZE: 11pt; MARGIN: 0in; FONT-FAMILY: Calibri">He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."</p>
-
Siioux
- Membro Veterano
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Se tiver que o fazer ...farei, infelizmente nada nesta vida é garantido (exceptuanco a morte) como tal estou preparada para tudo, mas há pessoas que são minhoquitas demais e esse é claramente o seu caso.Joon Escreveu:C Os mendigos também comem do chão e do lixo... punha-se a fazer o mesmo?!
Acho que em relação ao topico o membro está devidamente esclarecido
<p> </p>
<p> </p>
[quote="Siioux Acho que em relação ao topico o membro está
devidamente esclarecido
[/quote]
Concordo, o membro já terá a informação que pretendia.
Contudo, parece-me que, se o membro postou este tema é porque precisava de "ouvir" opiniões e, por isso, dei a minha. Teria ficado por aí caso não tivesse sido atacada... sem saber porquê (há-de me explicar porque é que a sua opinião vale mais do que a minha!)...
Se se tivesse limitado a dar a sua opinião, a conversa não teria descambado e ter tomado o "tom" desagradável que tem neste momento!
Não me conhece, agradeço que não faça juízo de valor sobre mim ou, caso os queira fazer, tenha a decência de os fazer por pm!
Resta-me dizer-lhe que sou profissional da área e, "curtos de vista", com "picuinhices", apanho eu a toda a hora...
Não voltarei a postar neste tema!
devidamente esclarecido
Contudo, parece-me que, se o membro postou este tema é porque precisava de "ouvir" opiniões e, por isso, dei a minha. Teria ficado por aí caso não tivesse sido atacada... sem saber porquê (há-de me explicar porque é que a sua opinião vale mais do que a minha!)...
Se se tivesse limitado a dar a sua opinião, a conversa não teria descambado e ter tomado o "tom" desagradável que tem neste momento!
Não me conhece, agradeço que não faça juízo de valor sobre mim ou, caso os queira fazer, tenha a decência de os fazer por pm!
Resta-me dizer-lhe que sou profissional da área e, "curtos de vista", com "picuinhices", apanho eu a toda a hora...
Não voltarei a postar neste tema!
-
Siioux
- Membro Veterano
- Contacto:
A minha opinião não é mais importante do que a de outra pessoa qq, só dei a minha opinião e desdramatizei aquilo que estava a dramatizarJoon Escreveu:
Como já referi foi exactamente isso que fiz....opiniei mas parece que não tá habituada a ser contrariadaJoon Escreveu:Se se tivesse limitado a dar a sua opinião, a conversa não teria descambado e ter tomado o "tom" desagradável que tem neste momento!
Mais DRAMA, não se aguenta daaaaaahhhhhJoon Escreveu:Não me conhece, agradeço que não faça juízo de valor sobre mim ou, caso os queira fazer, tenha a decência de os fazer por pm!
Profissional em?? SEGURANÇA ALIMENTAR tá certo, já deu pa perceber. Mas sabe que em todas as áreas tenho conhecido bons e maus profissionais, não estou a dizer que é o seu caso, mas tem que concordar que é uma verdade absoluta.Joon Escreveu:Resta-me dizer-lhe que sou profissional da área e, "curtos de vista", com "picuinhices", apanho eu a toda a hora...
E mais dramaJoon Escreveu:Não voltarei a postar neste tema!
<p> </p>
<p> </p>
Pronto, lá vem mais outra a puxar pelos galões.Joon Escreveu:Resta-me dizer-lhe que sou profissional da área e, "curtos de vista", com "picuinhices", apanho eu a toda a hora...
Mas olhe, se você fosse realmente profissional da área saberia exactamente o que está por detrás do prazo de validade marcado num produto, e exactamente o que esse prazo de validade cobre. Como por exemplo um mau armazenamento, más condições de transporte, etc.
Por essa razão encontram-se produtos ainda dentro do prazo de validade já completamente deteriorados e outros fora do prazo e em perfeitas condições de consumo.
A explicação da RosaNegra é perfeita.
E penso não ser assim tão difícil para qualquer um ver quando um produto está bom ou não.
O seu exemplo de salmonelas etc não se aplica aqui, visto um peixe acabadinho de pescar poder vir carregado de mercúrio... são campos totalmente diferentes.
-
leonildecarvalho
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
É um facto que os alimentos secos e medicações “não líquidas” têm um alargamento razoável para além do prazo... apesar de o aspecto, cheiro e paladar poderem ter perdido algumas propriedades mas ainda dentro dum mínimo de qualidade para que possam ser tragáveis, dependendo da forma da sua conservação até essa data limite e após 
Não me leve a mal mas era conveniente que colocásse a origem do seu copy/paste que fez para a sua explicação...
RosaNegra,RosaNegra Escreveu: (...)
(...)
Abraços
Rosário
Não me leve a mal mas era conveniente que colocásse a origem do seu copy/paste que fez para a sua explicação...
Leohttp://www.agroportal.pt/a/2007/hcid2.htm
Instituto Becel
Rotulagem de alimentos
Por:Helena Cid
Nutricionista e Presidente do Instituto Becel
A data limite de consumo é apenas utilizada para produtos que facilmente se deterioram (ex. leite, queijo, etc.) e a expressão utilizada é "Consumir até…", seguida da indicação do dia e do mês;
Ou a data de durabilidade mínima que é aplicada as todos os outros géneros alimentícios através das expressões "Consumir de preferência antes de …" para alimentos quando a data indique o dia (ex. pão de forma, iogurte, …) ou "Consumir preferencialmente antes do fim de…" seguida da indicação do mês e ano, para alimentos com uma duração entre 3 a 18 meses (ex. gelados, congelados, arroz, …), ou simplesmente a indicação do ano para alimentos com uma duração superior a 18 meses (ex. conservas de pescado, mel, …).
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
RosaNegra
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 06, 2005 7:15 pm
Não me importo nada de colocar a origem Leonilde ... mas por acaso nao foi essa que indica nãoleonildecarvalho Escreveu:RosaNegra,
A origem do texto da minha explicação por acaso ate foi de uma sebenta antiguinha que tenho dos tempo de faculdade ... pelos vistos houve mais que tenha usado a mesma sebenta
Abraços
Rosário
-
leonildecarvalho
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Ah, okRosaNegra Escreveu:Não me importo nada de colocar a origem Leonilde ... mas por acaso nao foi essa que indica nãoleonildecarvalho Escreveu:RosaNegra,
Não me leve a mal mas era conveniente que colocásse a origem do seu copy/paste que fez para a sua explicação....
A origem do texto da minha explicação por acaso ate foi de uma sebenta antiguinha que tenho dos tempo de faculdade ... pelos vistos houve mais que tenha usado a mesma sebenta![]()
Abraços
Rosário
Ok. "Tá-se" bem
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
Noah2007
- Membro
- Registado: segunda jul 02, 2007 3:36 pm
César - Bouledogue Francês
De iogurtes fora de prazo e bolachas secas moles, percebo eu....
Chego a comer iogurtes com vários dias fora do prazo e nunca nunca (até agora pelo menos, e já lá vão quase 30 anos
) tive qualquer problema por causa disso! Garanto-vos!
No entanto conheço pessoas que se passar um dia do prazo, deitam o iogurte no lixo. Neste assunto cada um tem a sua opinião!!
Haja bom senso!
Chego a comer iogurtes com vários dias fora do prazo e nunca nunca (até agora pelo menos, e já lá vão quase 30 anos
No entanto conheço pessoas que se passar um dia do prazo, deitam o iogurte no lixo. Neste assunto cada um tem a sua opinião!!
Haja bom senso!
PUG Lover