Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta dez 05, 2007 10:38 pm

ultimas noticias:
a minha miuda tem estado muito bem, ja engordou cerca de 800 gr, o que é muito bom, significa que não está a emagrecer por causa do tratamento, a ração tambem está a ajudar e ela come-a muito bem, é a renal, mas é cara pra caraças. :?

Mas felizmente ela tem andado muitissimo bem, espero que continue

jinhos
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta dez 06, 2007 4:37 am

Ainda bem Besourinha, que ela está a recuperar.
Quando a ração é cara mas se vêm resultados positivos, o sacríficio compensa.
A continuação das melhoras da menina.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta dez 07, 2007 2:50 pm

A barreira transplacentária canina não permite a passagem de leishmania, pois não existe contacto sanguíneo entre a cadela e o feto, eu tenho uma rott cuja mãe é portadora da doença e tanto ela como as irmãs estão limpas do tal parasita. (Faço-lhe verificações sanguíneas de vez em quando porque são parasitas fáceis de observar microscópicamente.

E mais uma vez, o Flebótomo não é um mosquito!!
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sexta dez 07, 2007 9:07 pm

leoa_nova_ Escreveu:E mais uma vez, o Flebótomo não é um mosquito!!
:wink:

Leishmaniose

É transmitida através de um hospedeiro intermediário. o flebótomo que é uma mosca comunmente confundida com mosquito . Tais flebótomo, ao injectarem a sua saliva que possui anticoagulantes, no animal ao qual vão sugar sangue para se alimentarem, injectam nesse acto também formas infectantes de Leishmanias,as quais replicam a doença.Trata-se de uma ZOONOSE – ou seja, é uma doença passível de ser transmitida ao ser humano .

Contudo, no Homem, quando a doença é diagnosticada a tempo, o tratamento e a sua cura é possível, manifestando-se principalmente em crianças, pessoas deblitadas e indivíduos imunosuprimidos.

O período chamado de incubação (período que vai da picada pelo flebótomo infectado até o aparecimento dos primeiros sintomas) varia entre 10 e 25 dias, podendo, no entretanto, chegar até um ano. Após esse período aparecem em geral pápulas na pele do animal infectado, pápulas essas nada características, porém pruriginosas determinando sensação de calor e dor. Ocorre também nessa fase inflamação dos gânglios próximos a picada pelo flebótomo . Nessa ocasião, sendo feita punção desses gânglios inflamados, deverão ser encontradas as formas infectantes do protozoário.

Na sua forma visceral, as lesões sendo internas, principalmente no baço, traduzem-se por aumento de volume desse órgão (esplenomegalia), além de febre e dor abdominal. Sua evolução leva também a aumento de volume do fígado.

A mais eficiente medida de prevenção do mal, ainda é o combate ao flebótomo hospedeiro intermediário, impedindo-o de se multiplicar, pela aplicação de insecticidas e coleiras nos cães que os repelam.

O diagnóstico é efectuado por análise ou punção.

Os tratamentos são efectuados com o recurso a medicação devendo ser mantidos durante toda a vida do animal. Não há cura no sentido em que o dono dos animais o entende mas existe um controlo do estado clinico do animal, podendo os cães afectados ter mesmo assim, uma vida longa e feliz.

É uma doença extremamente dolorosa para o animal nos seus estádios mais avançados causando problemas desde dermatológicos, renais e levando nos seus estádios mais avançados a ser necessária a eutanásia do animal.Presentemente existem produtos que evitam a picada do flebótomo, pelo que o seu veterinário assistente pode ajudar na sua escolha.

As zonas de àguas paradas, e ricas em matéria orgância em decomposição, particularmente propensas à proliferação de flebótomo são as principais zonas de risco para os cães.

As vacinas existentes no mercado internacional não são à data eficazes com a estirpe existente em Portugal.

In: http://www.hospvetprincipal.pt/leishman.htm
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
tunedpuma
Registado: domingo dez 09, 2007 1:18 am

domingo dez 09, 2007 1:44 am

ola , eu tb tive um cao com esta doenca ,mas nao conseguio aguentar pois ja tava numa fase avancada . :cry: :cry: morreu faz duas semanas :cry: :cry:

Leishmania e uma doença que mata se nao for diagonisticada a tempo , no meu caso o meu cao sempre comeu a racao , mas como cada vez que tinha que ficar longe de min por exemplo nas ferias deixava de comer , recentemente mudei de casa e foi mais ao menos a partir desta altura que ele comecou a comer menos , mas eu ia misturando racoes e juntando arroz e ele la ia comendo , acontece que ainda levou assim uns 2 meses ,depois comecou a ficar com diarreia e ai fui ao vet , confirmacao , o "blue" tinha leishmania , comecou a levar com os comprimidos durante 10 dias para depois r fazer as analises ao sangue para ver os valores , entretanto emagreceu quase o dobro do seu peso em questao de dias , quando comecou a fazer o tratamento que é uma fase dificil pois os primeiros dias vao sempre a baixo , nao aguentou , levou tres dias deitado e acabou por morrer ... :cry: :cry:
no dia que descobri que ele tinha a doenca , tavam mais dois no vet e tb tinham , mas um ja tava com a doenca ha 1 ano e o outro a 4 e tavam bastante saudaveis so iam fazer o controlo por analise ,deixam de poder levar vacinas tb.

Portanto quanto mais cedo se descobrir a doenca melhor ,

[Editado pela moderação (tlopes)]
tlopes

segunda dez 10, 2007 9:54 am

O tópico foi editado. A prescrição de medicamentos deve ser feita exclusivamente por Veterinários no exercício da sua actividade.

Melhores cumprimentos,
besourinha
Membro Veterano

quinta dez 20, 2007 12:55 am

Olá a todos

Continuo a trazer boas noticias da minha menina, ahh e ja engordou cerca de 2 kilinhos, é tão bom..... a vet ja disse que ela tá a ficar outra vez mais gordinha.... não ta nada, tá tão boa, tadinha.

Ela ja está a levar o dobro da dose de que estava a levar no inicio e felizmente tem estado bem, vão-se os aneis ficam os dedos ;)
Lá para o fim do mes/principio de jan já termina o tratamento.

Jinhos

PS: vou dando noticias
Última edição por besourinha em sexta dez 21, 2007 12:24 am, editado 1 vez no total.

Carla</strong>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta dez 20, 2007 10:32 am

Ainda bem que está a correr bem :wink:

Continuação das melhoras da sua menina!
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Spiffmeister
Membro
Registado: quarta out 10, 2007 11:02 am

quinta dez 20, 2007 11:01 am

Olá, desde já parabéns pelas melhoras e que continue assim.

só vi o forum agora por isso vou partilhar as minhas experiencias com vocês.

Eu tenho um Labrador que vai fazer em Fevereiro 7 anos e faz agora nesta altura 5 anos que tivemos a noticia aterradora que ele tinha leishmaniose! Ficámos todos devastados.
Após uma luta de cerca de 2 meses a levar injeções de 3 em 3 dias ele ganhou a luta!! Ele levava as 'picas' em casa, o meu padrasto dava-lhe, assim que ele via a seringa ficava feliz, de certeza que lhe doia mas ele sabia que era para o bem dele!!!
Agora toma 3 comprimidos por dia para evitar que o 'bcho' contraataque e de vez em quando toma um para o figado, porque os comprimidos são fortitos para ele!
Ele agora é um cão gordito, mas com um ar muito saudavel, para além da leishmaniose ainda tem displasia da anca, um coração muito nervoso e pedras na bexiga ( derivadas ao facto de ele comer citrinos, mas nós não podemos fazer nada, só cortar as arvores).
Passados uns meses de descobrirmos a doença dele o melhor amigo dele (Obélix, Mastin Napolitano) tambem foi afectado pela doença outra vez o sofrimento, mas foi descoberto muito precocemente e não precisou de injeções, foi controlada a doença só com comprimidos. Entretanto já faleceu mas a leishmaniose nada teve a ver. O Labrador teve uma depressão e pensamos que ele ia falecer de novo, até que de um dia para o outro decidiu que ainda não era o tempo dele.

Eu acretido fortemente que se não fosse a vontade dele querer viver provavelmente ele não se tinha safado, mas é um cão que ultrapassa qualquer vendaval na vida!!!

Lambidelas dos meus bichinhos e uma muito forte para dar força do Calvin!!
FLIPAS
Registado: sábado jun 30, 2007 6:47 pm

domingo dez 30, 2007 2:54 am

Olá, há cerca de um mês foi diagonsticado à minha "pequena" lheismaniose. :cry: O periodo anterior foi muito dificil ja que ela andou de vet em vet e os diagnosticos eram sempre diferentes, desde fungos a cancro tudo aconteceu!!
Começou com muita queda e falhas de pelo, e fez tratamento de fungos, despois apareceu-lhe um enorme (do tamanho de uma bola ping pong) caroço na coluna e claro suspeitou-se de cancro!! Fomos encaminhados ao hosp da fac vet de lisboa e por fim soubemos que eram a terrivel lheismaniose e que o caroço foi o sitio a picada do mosquito (fêz.se uma biopsia)! Enfim passado todos estes processo começou há 3 semanas a fazer a 1 fase do tratamento com xarope (470€!), mas continou cada vez a emagrecer mais e neste momento pesa menos 15kg do que ja pesou alem de coxear e de estar sempre a dormir e tremer! Bom tem sido um sofrimento enorme, entretanto atraves de um nova ração e de muito esforço obrigo-a a comer a dose diária ideal! Estou a começar a ver ligeiras melhorias sobretudo na sua atitude! Mas realmente tem sido muito dificil...
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

domingo dez 30, 2007 10:35 am

FLIPAS lamento muito pelo que está a passar. A situação em si já é de difícil trato e ainda para mais sendo com um amigo de 4 patas, mais doloroso se torna :cry:

Espero que o pequeno consiga recuperar e a situação pela qual está a passar seja apenas "um susto"...

As melhoras do pequeno :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
besourinha
Membro Veterano

quarta jan 09, 2008 4:48 pm

olá a todos

A Vicky já terminou o tratamento e tem andado bem. Daqui por 6m vai voltar a fazer a analise de despiste da leishmaniose para ver como estão os anticorpos dela e ver o que o tratamento fez.

Por enquanto está tudo bem...

Jinhos

Carla</strong>
Lita
Registado: domingo abr 07, 2002 12:37 am

segunda jan 21, 2008 11:38 pm

Olá

A doença é muito aborrecida, mas depois de ser detectada, é só cumprir o tratamento,( o comprimido), anualmente fazer as análises para ver se o rim está afectado, e o cão pode ter uma vida completamente normal. até nos esquecemos do seu problema.
Os sintomas podem ser variados conforme a parte do corpo que é afectada.
Regra geral, o vet reconhece a doença por sintomas externos.
Tive um cão com leichomaniose ( à 9 anos atrás) e correu todos os veterinários sem me saberem dizer o que tinha.
Um dia quando o levei para abate, estava uma vet estagiária, que tinha estado em espanha, e mal olhou para ele, disse logo que era leichomaniose. Fez análises e confirmou. Foi uma fase mt difícil, pois havia pouca informação na altura e de vet em vet ele que deveria pesar perto de 40 kg, estava c 16 kg. Fez o tratamento, recuperou mt bem e teve uma vida saudavel durante 8,5 anos.
Faleceu este verão, com paragem do rim.
Por isso força
FLIPAS
Registado: sábado jun 30, 2007 6:47 pm

quarta mar 05, 2008 2:13 am

POis é, voltei, a maria apos o tratamento com o xarope milteforan, voltou a recair, e entretanto falei com um outro vet que se mostrou mt receoso relativamente á eficacia do mesmo face á opcção injectavel (glucantine).
Concluindo provavelmente terei dde voltar a repetir o tratamento desta feita com o injectável. Estou muito frustrada, porque n vejo resultados nem fim à vista neste infindável processo.
Responder

Voltar para “Cães”