sexta dez 07, 2007 12:02 am
A coleira estranguladora apesar de aparentemente, o dono se sentir mais seguro para dominar o animal, nem sempre é assim. Também tem o inconveniente que com os esticões sucessivos, pode causar problemas de saúde, por exemplo a nível da traqueia e da tiróide.
Pois diz que já tentou que ele andasse ao lado, mas não conseguiu, resultados. Em vez de coleira almofadada, faça-o usar um peitoral, é mais seguro.
Tente de novo ensiná-lo a andar ao lado. Convém que seja num local sossegado para ele não se distrair.
Segure a trela com a mão que tiver mais força ( mais comum a direita), e posicione-se nesse caso do lado direito do cão, a outra mão deve estar livre. Deixa a trela solta, seguidamente acaricia o cão para ele continuar ao seu lado depois dá uma palmadinha na sua perna esquerda e começa a andar, para ele perceber que é para andar. O cão deverá caminhar ao seu lado, convém elogiá-lo, falando com ele e fazendo-lhe festas. Esta primeira fase deve ser com distâncias e períodos curtos. Quando ele alcançar o objectivo, vá aumentando distâncias e locais com mais movimento, repita como fez anteriormente , se ele se portar bem além de o recompensar com festas e elogios também o pode fazer com biscoitos ou outra coisa de comer que ele goste e que não seja habital comer.
Conforme vá vendo progressos vá mudando para locais com mais movimento e por consequência mais distrações e vá repetindo, convém não esquecer de o ir sempre elogiando, e acariciando, assim como pode variar as recompensas e ainda aumentar o numero de vezes que lhas dá. Se ele puxar e vir que tem dificuldade em o dominar, chame-o, e mude de direcção para que ele volte para o seu lado.
Também quando ele puxar pode simplesmente parar e não lhe dizer, nada, se ele ficar a olhar para si, será normal isso acontecer, então retome a marcha só quando ele estiver ao seu lado. É importante, não lhe ralhar mas sim fazer-lhe elogios, sempre que ele esteja a conseguir os objectivos. Convém fazer isto diáriamente, vai ver que ele aprende.
Estou-lhe a dar um conselho que em tempos me foi dado e que com um bocadinho de paciência e muita insistência, resultou e era um cão de porte grande e bem possante.
Boa sorte