Pedido de informações

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Balvenie
Membro Júnior
Registado: quarta jan 02, 2008 3:15 pm

quinta jan 03, 2008 11:49 am

Olá!

Antes demais, confesso que não fiz um search sobre este tema, por isso se me quiserem mandar "à fava", tenho de admitir que têm toda a razão. :oops: :wink:

Bom, o que se passa é que tomei a decisão de que vou ter um cão. Sei que há sacrifícios, sei que vai haver dias que me vou chatear com ele e sei que vou ter dificuldades, mas também sei que vou ter um bom amigo.

Já apontei para determinada raça, cujos elementos, regra geral, de acordo com o criador, não precisam de muita companhia, não ladram, são super asseados, dão-se bem com a solidão e apartamentos e, embora se dediquem ao dono, são reservados no que toca a estranhos. Ou seja, exactamente o que eu quero.
Claro que cada indivíduo é um indivíduo, mas sendo de determinada raça, em princípio, pode-se contar com determinado perfil (será? :roll: )

Bem, já me estava a esticar... O que eu gostava, era de saber se vale a pena inscrever o cão num centro de treinos quando o tiver. Ou inscrever-me a mim! :lol:

Por outro lado valerá a pena comprar livros sobre a educação de cães, ou outro qualquer tipo de livro sobre cães? Valerá a pena especificar a raça na escolha dos livros?

Desde já grato por terem lido o testamento, mais agradecia que me dessem uma dica ou outra, quem pudesse, pois vai ser o meu primeiro cão.

Obrigado!
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

quinta jan 03, 2008 12:08 pm

Eu acho que é sempre bom irmos para uma escola, pois por muito que nós saibamos existem sempre coisas a serem corrigidas e é uma maneira de o cão se divertir (no caso de praticar algum desporto ainda se diverte mais).

Quanto a livros acho que existem problemas que não tem muito a ver com raças e sim com a personalidade. 2 que eu gostei bastante e achei muito uteis são: A Encantadora de Cães e a Paixão de César, se bem que o ultimo é muita teoria e nostalgia. A Encantadora tem muita coisa que fácilmente se mete em pratica e com muito bons resultados :wink:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jan 03, 2008 2:31 pm

Nenhum cão, independentemente da raça, nasce ensinado. Logo, é sempre uma mais valia para o animal e donos, adquirir-se o mais possível de ensinamento e informação, seja por treinos ou livros especializados na raça!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 03, 2008 4:50 pm

Olá, Balvenie.

Adorei o seu post, mostra que é uma pessoa responsável e informada e que está a fazer todos os "trabalhos de casa" antes de ir buscar o bicho.

Pois os livros que lhe indicaram são ambos excelentes e ensinam-nos muito sobre a psicologia do cão, a melhor maneira de nos relacionarmos com eles e dicas muito úteis de como os educar, eu também os recomendo e apesar de ter cães desde sempre, só recentemente os li e aprendi bastante!

A escolinha serve principalmente para educar e ensinar as pessoas e sociabilizar o cachorro, portanto só posso é recomendar também.

Boa sorte com o cachorro! (já agora que raça é que elegeu?)
ribeiromf
Membro
Registado: terça dez 25, 2007 9:36 pm

quinta jan 03, 2008 5:16 pm

Olá

Eu acho que frequentar uma escola é essencial...devo-lhe dizer que antes de ter o meu 1ºcão já tinha lido muitos livros e revistas sobre treino e tudo mais mas quando trouxe o cachorro para casa apesar de toda a teoria faltou-me a disciplina para a pôr em pratica, dai me ter inscrito numa escola que me deu acima de tudo uma coisa que seria muito dificil obter sem a escola....a possibilidade de sociabilizar o meu cachorro com outros cães equilibrados, coisa que voçê nos passeios de rua não consegue controlar...ou seja sou fã do treino de obediencia :D

Já agora qual foi a raça "vencedora"?
Balvenie
Membro Júnior

quinta jan 03, 2008 5:55 pm

Olá a todos e obrigado pela calorosa recepção!

Após uma pesquisa de dois meses, neste momento tenho para mim que a melhor raça para o meu caso é Shar Pei.

Na realidade passo muito tempo fora de casa, e, como tenho o meu próprio escritório, eventualmente até posso ter cá um cão desde que seja sossegado, não me roa os processos e não queira participar nas reuniões :lol: .
Seja como for, o criador assegurou-me que:
1- O cão é bastante independente, não carece de muita atenção e não tem grandes problemas de solidão;
2 - O cão não ladra, ou melhor, é mesmo muito difícil o cão ladrar;
3 - O cão precisa de passeios diários (quantos mais melhor), mas se um dia ou outro não sair ele não stressa e pode bem ficar a brincar comigo em casa;
4 - O cão é extremamente meigo com dono e pessoas da casa, mas não dá muita confiança a estranhos (excepto crianças);
5 - O cão já vem treinado para só fazer necessidades na rua ou no jornal;
6 - Disse-me que a questão da escola é desnecessária, desde que eu seja consciente que não posso mimar o cão e saiba criar respeito não permitindo abusos porque acho engraçado e por aí fora. Coisa que acho que farei, porque quero um cão simpático mas sério e com educação rigorosa.
Só tenho medo é de não lhe saber dar a dita educação rigorosa...
Já agora, tendo em conta que sou do Porto/Matosinhos, alguém me recomenda uma boa escola por aqui perto?
Balvenie
Membro Júnior

quinta jan 03, 2008 6:07 pm

Quero frisar que as palavras que usei não foram precisamente as que me foram ditas pelo criador, logo, se houver alguma asneira pode ser da minha interpretação ou da maneira com as escrevi.
Gosto muito da postura do criador, que me convidou a passar pelo canil várias vezes para conviver com os cães até que tivesse uma ninhada. e Depois de ter a ninhada para eu passar regularmente até ser altura de levar o bicho para casa.

Cumprimentos a todos!
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

quinta jan 03, 2008 7:26 pm

Vá à fava. :wink:

Agora a sério, parabéns pela sua postura extremamente responsável. Espero que consiga todas as informações que necessita e já agora força a visitar e trocar impressões com esse criador.
macnia
Membro Júnior
Registado: quinta mai 03, 2007 5:32 pm

quinta jan 03, 2008 8:24 pm

Enviei-lhe por pm os contactos da escola que frequentamos.
Conheça diferentes escolas, fale com os treinadores, assista às aulas e só depois escolha.
Boa sorte!
Balvenie
Membro Júnior

sexta jan 04, 2008 10:40 am

Mais uma vez obrigado pela calorosa recepção. Espero em breve estar a postar fotos do meu amigo por aqui!

Cumprimentos!
Responder

Voltar para “Cães”