Uma duvida...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jan 06, 2008 10:01 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 27, 2008 6:41 am, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

domingo jan 06, 2008 10:05 am

Eu já conhecia os estudos que "garantem" que o excesso de proteína não contribui para um crescimento demasiado rápido.

Eu até posso concordar que o factor chave estará na "gordura" pelo indice calórico, agora existe um factor que se chama equilibrio, e quando olho para a minha própria experiência, e falando com outros criadores, que os resultados são muito mais satisfatórios (especialmente em crescimento gradual e homogéneo) cortando dos dois lados (proteína e gordura), são. :wink:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 10:37 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 27, 2008 9:37 am, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 06, 2008 10:46 am

E depois há aquelas pessoas que nos fóruns defendem uma coisa (por ser a versão cientifica), e em casa aplicam outra. :roll:

Estas pessoas devem pensar assim:
Ah e tal, a proteína não faz mal, bom bom é cortar na gordura e deixar a proteína elevada. Mas cá em casa os cães jovens comem todos comida de Adulto, eu não sei porquê mas que comem, comem ... Mas nos fóruns e tal, para fazer figura de pessoa da ciência vou defender o "politicamente correcto".
Resumindo; façam o que eu digo e não o que eu faço .... 8)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 10:55 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 27, 2008 6:43 am, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 06, 2008 11:29 am

Pois, dentro de determinada marca preferem uma 26-16 (Adult), do que uma 32-14 (Puppy Large), fazendo exactamente o contrário do que defendem nos fóruns, ou seja aumentam a gordura e baixam a Proteína. 8).

Eu também tomaria esta opção, mas lá está eu defendo outra coisa.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 11:51 am

Bom, começa pelo facto de eu considerar que os meus cães não são "large", pelo que a ração de junior correspondente tem, na versão actual, uma composição de 29% de proteína e 17% de gordura, versus 27% / 15% da ração de adulto ( e 32% / 21% na ração de desmame). Quanto ao resto, as razões de eu usar ração de Adulto em toda a cãzoada cá da casa já o disse há uns anos atrás e as condições mantêm-se, pelo que continuo a fazer a mesmíssima coisa:
Só uso ração de cachorro (com os tais 30 e tal % de proteína e 20 e tal % de gordura) até aos 2 meses. Depois passo para Junior, não para diminuir expressamente o teor de proteína, mas sim para diminuir o teor de gordura (é este que me interessa diminuir, os outros vêm por arrasto). Ou antes, tento passar, já que, sistematicamente, os cachorros não gostam da Junior. Assim, passo logo a dar a mesma ração a toda a gente cá em casa, e mato 2 ou 3 coelhos com uma só cajadada:

- os cachorros comem a dose destinada no mesmo tempo que os outros e não estão a "engonhar" nem deixam nada no prato, coisa que acontece com a Junior;

- toda a gente come a mesma coisa e, portanto, não andam a cobiçar a comida do próximo nem a roubar uns aos outros;

- só tenho um tipo de ração em casa, o que me facilita muito a vida;

- como as necessidades energéticas totais de manutenção se mantêm constantes a partir dos 3 meses, tenho muito mais sensibilidade para fazer variar a dose consoante o nível de actividade.

Já para não falar que a diferença da ração Junior para a de adulto na marca que utilizo são 2% de proteína e 1% de gordura, que não me parece de todo relevante. Com efeito, a diferença de nutrientes entre uma e outra corresponde ao contido em meia dúzia de grãos, ou seja, é da mesma ordem de grandeza do erro cometido a medir a ração com copo.
In: http://www.oficinadosanimais.com/forum/ ... a&start=15

Mas, claro, há sempre pessoas que gostam de ler as coisas em diagonal ou que não sabem interpretar textos :roll:
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 06, 2008 12:39 pm

Fica à interpretação de quem lê .... 8)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo jan 06, 2008 12:40 pm

Bem, vejamos, durante muitos anos, os meus pais chegaram por tentativa e erro a uma dieta à base de carne, arroz, legumes, que funcionava na perfeição e que muito sinceramente não coloco aqui pois o que é para um pode não funcionar para outro. Note-se que nos anos 70, quando começaram a criar, as rações não existiam em abundância qualitativa no nosso país e a comida caseira estava na ordem do dia.

Quando me decidi aventurar, já há uns bons anos(15) acabei por passar para a ração, a partir do momento em que estas começaram a estar mais disponíveis e tive más experiências com a fórmula antiga da RC e da Purina.Fezes moles, cães pequenos, etc.

Não dava nem dou ração de adulto aos cachorros, dou ração puppy de uma marca que conheço há bastantes anos, a Hills, na qual confio e experimente a RC . A partir daí já viram qual a teoria que sigo.

Discordo em absoluto da teoria das rações adultas para os cachorros e do alarmismo de dizerem que as puppy levam a crescimento desordenado. O que leva a crescimento sem controlo é as pessoas deixarem animais sem acesso à luz solar, rações do Lidl e suplementos da treta. ;) .

O link de Linda Arndt è uma teoria pessoal de um criador que ao que parece esteve implicada no desenvolvimento da ração para cão que está nesse link. A base dela é a extensa experiência e secundariza as rações ditas comerciais por falta de estudos cientificos. Coisa que ela também não tem....

O que pode ser verdade no caso das centenas de rações hiper mega trifixes que nos surgem todos os anos, mas quando se chega a Eukanubas, Hills, Rc, Purinas, alto aí, que esses tem estudos para os apoiar.

Muitas destas teorias saem da cabeça de criadores, nada tendo de cientifico ou baseiam-se nos conhecimento de há 20 anos. Mas vejamos, muito mudou em 20 anos.

Esta é mais uma moda que surge, como há anos em que se debatia utilizar suplemento de cálcio sempre, nunca ou quando necessário, porque muiats razções eram deficitáriss em cálcio, depois deixaram de o ser com alterações na fórmula, ou seja, as coisas evoluem mas as pessoas apegam-se ao que ouvem e não evoluem.

O grande problema hoje em dia é o excesso de rações que existe e enfim uma certa cultura de licenciatura dos rótulos como foi aqui dito, é que só o rótulo..não dá a pintura toda.
SeaLords
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 1:12 pm

casadotrevo Escreveu:Fica à interpretação de quem lê .... 8)
Se ao menos soubessem ler :roll: E, se soubessem fazer contas, então é que era oiro sobre azul 8)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 06, 2008 3:55 pm

Ok, então na opinião do Vasco estas teorias não têm fundamento cientifico e são sustentadas sobretudo pela experiência de alguns criadores, percebi bem?
SeaLords
Membro Veterano

domingo jan 06, 2008 7:02 pm

São teorias sustentadas por pessoas que se dizem basear na sua experiência mas que nem sequer sabem fazer contas. É que não basta olharem para a % de proteína e de gordura, é preciso fazer continhas e, se as fizessem, iam ter grandes surpresas. Querem um exemplo?

Ração A:
25% de proteína, 12% de gordura, 3700 kcal EM/kg

Ração B
30% de proteína, 22% de gordura, 4380 kcal EM/kg

Pergunta: com qual ração o cão ingere mais proteína?

(P.S. os valores são de rações existentes no mercado e os valores os que são fornecidos pelo fabricante)
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo jan 06, 2008 7:16 pm

dinodane Escreveu:Ok, então na opinião do Vasco estas teorias não têm fundamento cientifico e são sustentadas sobretudo pela experiência de alguns criadores, percebi bem?

Exactamente. Eu não quero tirar o valor a quem cria há décadas mas o que mais receio é quando se tenta transformar em verdade cientifica a mera repetitividade dentro do seu canil.

Um bom exemplo passou-se quando surgiu aqui o fórum do Dogue Alemão e dois senhores acabados de chegar ao meio do Dogue tinham ido a uma seminário com um dos grandes nomes da raça e estavam mesmerizados com a pessoa, chegando ao ponto de entrar em paranóia se alguém não concordasse.

Ora essa grande figura referia que a torção gástrica tinha sido reduzida drásticamente no seu canil devido ao recurso a carcaças de frango congeladas como alimentação acessória.

Eu insurgi-me, referi a parvoíce de generalizar baseada numa linhagem somente e de criar uma regra a partir de condicionantes ambientais, genéticas e desculpem a repetição da expressão, a mera repetitividade da acção de um único canil...

A maior parte desse tópico até foi apagado porque esses senhores partiram para o insulto a partir do momento em que a "teoria" foi desmontada.
diogovs
Membro Júnior
Registado: quarta jan 24, 2007 4:33 pm

segunda jan 07, 2008 1:41 pm

Agradeço a resposta de todos :D

mas fugiram um pouco á minha questao... :lol:
sera que me podem dizer qual das raçoes que escrevi é a melhor para o meu gandalf ?? :D

Cumprimentos para todos

:wink:
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

segunda jan 07, 2008 1:49 pm

Já levaste as composições das raçoes, ao vet ou ao criador?

Se não, aconselho a levares (sem rótulos/marcas) e vês o que eles te aconselham :wink:

O que para mim pode ser bom, para ti pode não ser (neste caso para os cães) :wink:
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”