Bem, vejamos, durante muitos anos, os meus pais chegaram por tentativa e erro a uma dieta à base de carne, arroz, legumes, que funcionava na perfeição e que muito sinceramente não coloco aqui pois o que é para um pode não funcionar para outro. Note-se que nos anos 70, quando começaram a criar, as rações não existiam em abundância qualitativa no nosso país e a comida caseira estava na ordem do dia.
Quando me decidi aventurar, já há uns bons anos(15) acabei por passar para a ração, a partir do momento em que estas começaram a estar mais disponíveis e tive más experiências com a fórmula antiga da RC e da Purina.Fezes moles, cães pequenos, etc.
Não dava nem dou ração de adulto aos cachorros, dou ração puppy de uma marca que conheço há bastantes anos, a Hills, na qual confio e experimente a RC . A partir daí já viram qual a teoria que sigo.
Discordo em absoluto da teoria das rações adultas para os cachorros e do alarmismo de dizerem que as puppy levam a crescimento desordenado. O que leva a crescimento sem controlo é as pessoas deixarem animais sem acesso à luz solar, rações do Lidl e suplementos da treta.

.
O link de Linda Arndt è uma teoria pessoal de um criador que ao que parece esteve implicada no desenvolvimento da ração para cão que está nesse link. A base dela é a extensa experiência e secundariza as rações ditas comerciais por falta de estudos cientificos. Coisa que ela também não tem....
O que pode ser verdade no caso das centenas de rações hiper mega trifixes que nos surgem todos os anos, mas quando se chega a Eukanubas, Hills, Rc, Purinas, alto aí, que esses tem estudos para os apoiar.
Muitas destas teorias saem da cabeça de criadores, nada tendo de cientifico ou baseiam-se nos conhecimento de há 20 anos. Mas vejamos, muito mudou em 20 anos.
Esta é mais uma moda que surge, como há anos em que se debatia utilizar suplemento de cálcio sempre, nunca ou quando necessário, porque muiats razções eram deficitáriss em cálcio, depois deixaram de o ser com alterações na fórmula, ou seja, as coisas evoluem mas as pessoas apegam-se ao que ouvem e não evoluem.
O grande problema hoje em dia é o excesso de rações que existe e enfim uma certa cultura de licenciatura dos rótulos como foi aqui dito, é que só o rótulo..não dá a pintura toda.