raça "lobeira"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sandrap13
Membro Júnior
Registado: terça jan 08, 2008 7:38 pm

terça jan 08, 2008 9:04 pm

bem eu th 3 caes (pai, mae e filha), e no livro do veterinario aparecem 2 como pastores alemaes e 1 como cx pastor alemao.

Ora.. essa cadela k é cx de pastor alemão é a mais velha e mae da outra, e nos ate brincamos a dizer k ela é a lider da matilha de 3 caes lol (k eu acho k é apesar dos seus 11 anos)

ms o k c esta historia toda kero dizer é k, qd ela teve crias e 1 senhor veio ca buscar um dos cachorros, ele vira-se pra nos e disse: "o cao k me vai dar é igual akela cadela?! é k eu kero 1 igual aquela, k o meu avo tinha um desses lobeiros e era 1 cao mto bom!"

ora nisto.. informamo-nos um pouco mais da "raça".. e ao que parece sao criados na serra da estrela e vendidos em bebés como se fossem caes da serra por preços de criador, enganando as pessoas.

no entanto o cao "lobeiro", ao que parece, é 1 hibrido entre 1 cadela cao da serra da estrela e 1 lobo, daí os mais velhos pastores dizerem k levavam a cadela ao lobo pa ser coberta.

Nao sei ate que ponto é verdade, ou se os caes e lobos originam 1 cao c um temperamento tao independente mas tratavel como a minha cadela.. ou se alguem ja ouviu falar desta suposta "raça"...

Cumprimentos, Sandra
XtremeZ
Membro Veterano
Registado: segunda ago 21, 2006 9:55 pm

terça jan 08, 2008 9:55 pm

História surreal, cães com lobos. :o
Talvez seja verdade ou talvez seja uma coisa inventada pelas pessoas. Uma coisa é certa, dos meus conhecimentos essa "suposta raça" não consta cá. :?
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
<strong>Laura Conti</strong></p>
sandrap13
Membro Júnior

terça jan 08, 2008 10:17 pm

XtremeZ Escreveu:História surreal, cães com lobos. :o
Talvez seja verdade ou talvez seja uma coisa inventada pelas pessoas. Uma coisa é certa, dos meus conhecimentos essa "suposta raça" não consta cá. :?
pois isto será mesmo uma suposta raça... uma coisa é certa.. a minha cadela caça (sim caça mesmo, muita gente olha para ela e diz que 1 pastor alemão não caça, mas la está.. será mesmo ela um pastor ou um lobeiro?), guarda, seria cadela de pastor também, é extremamente resistente (até ja caiu de 1 primeiro andar e ficou ilesa lool)... as pessoas ficam parvas com a sua polivalência.. e ela quando era mais nova (porque agora tem os seus 11 anos e so quer cama e mimos) até teve umas vezes pa ir po canil porque tinha comportamentos algo agressivos... (felizmente ja os perdeu..)

eu não sei mesmo se será verdade... mas há relatos de muita gente sobre estes cães. E ela até foi comprada como sendo serra da estrela...

nos estados unidos há muitos problemas com isso porque as pessoas cruzam lobos com cães domesticos e os animais sao tao agressivos que muitos têm que ser abatidos... (a culpa é das pessoas..)
Mas será que o lobo iberico é, digamos, "compatível" com o cão da Serra da Estrela, capaz de produzir animais viáveis...? :?
XtremeZ
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 10:38 pm

Sinceramente eu não faço a mais pequena ideia.
Tive a pesquisar e não encontrei assim nada em concreto, ou melhor, nada que falasse da junção dos lobos ibéricos com a raça serra da estrela :|
<p>"Não queremos um mundo árido e fétido, mas sim um mundo com ar limpo, águas claras, terra negra e fértil, animais abundantes e variados. Queremos um mundo vivo, um mundo são e, também – por que não? – um mundo belo".
sandrap13
Membro Júnior

terça jan 08, 2008 10:41 pm

XtremeZ Escreveu:Sinceramente eu não faço a mais pequena ideia.
Tive a pesquisar e não encontrei assim nada em concreto, ou melhor, nada que falasse da junção dos lobos ibéricos com a raça serra da estrela :|
pois também estive a procurar.. isto talvez fosse mais 1 trabalho de pesquisa de campo do que na internet.. porque como disse... so ouvi mesmo rumores da "raça" e, segundo algumas pessoas, tenho 1 exemplar..

agora so talvez os mais velhos saibam dizer ao certo.. (ate porque ja nem ha assim tantos lobos na serra infelizmente...)
XtremeZ
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 10:48 pm

A Serra da Estrela deveria ser um lugar protegido para espécies animais lá residentes e só abrirem uma parte ao público (do cume ao sopé, um caminho ligeiramente recto) :P

A parte protegida deveria ficar reservada só para estudantes (estudando-os de longe) e para veterinários (em caso de alguma doença entre os residentes do habitat natural) 8)
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

terça jan 08, 2008 11:42 pm

São cães sem raça definida, geralmente vendidos aos ignorantes que querem um serra da estrela baratinho e sai-lhes um estrelinha sem serra.
XtremeZ
Membro Veterano

terça jan 08, 2008 11:45 pm

CasadAnaval Escreveu:geralmente vendidos aos ignorantes que querem um serra da estrela baratinho e sai-lhes um estrelinha sem serra.

xD bom pensamento
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quarta jan 09, 2008 12:34 am

CasadAnaval Escreveu:São cães sem raça definida, geralmente vendidos aos ignorantes que querem um serra da estrela baratinho e sai-lhes um estrelinha sem serra.
ou então uma serra sem estrela :lol:

Qualquer cão pode ser lobeiro, dado que lobeiro não tem a ver com a raça mas sim com o tipo de pelagem.

se repararem na cor de um serra da estrela, o pêlo é mais claro na raíz e mais escuro na ponta. Isso é lobeiro! Pêlo com duas cores!!
sandrap13
Membro Júnior

quarta jan 09, 2008 5:38 pm

sim qualquer cão pode ser "lobeiro" mas aqui não queria bem chegar ao "lobeiro" de pelagem...

eu acho que isto sao mais os dizeres das pessoas, nao propriamente encontrar resultados num motor de busca ou numa pesquisa... ou seja para "conhecer" ou ouvir falar dos caes tem que se conviver com alguem que ja teve um. Ou entao os lobeiros sao mesmo os caes dessa cor e as pessoas aproveitaram para fzr deles caes cruzados de lobo em historias...

num tema tão.. abstrato.. as tantas nem sei o que pensar.. so posso revelar e basear-me em historias que me contaram.. este é um tema mais para discussao e queria ver se mais alguem tinha ouvido falar destes caes (nao os da cor lobeira mas os lobeiros)
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

quarta jan 09, 2008 7:44 pm

Boas!

Bem, há duas raças no mundo que são resultado directo de animais domésticos com lobos: - o cão lobo de Saarlos e o cão lobo checo.

penso,mas não tenho a certeza, que ambas resultam do cruzamento do pastor alemão com o lobo, mas não o ibérico.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta jan 11, 2008 7:35 pm

Xiiii... tanta calinada junta... :roll:

Mas o que é que os "lobeiros" (que se trata de coloração e não raça) têm a ver com cruzamentos com lobos??? :o
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

sábado jan 12, 2008 1:31 am

mas o que eu disse está, ao menos, minimamente correcto, ou não? :?
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

sábado jan 12, 2008 10:36 am

Indiia tambem e a informaçao que tenho.
Quanto aos pastores alemaes nao caçarem isso nao e verdade,nao sao e utilizados para ,mas ja vi dois a faze-lo (ao coelho)e nao sao maus o problema e o tamanho nos matos mais fechados.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado jan 12, 2008 2:38 pm

Indiia Escreveu:mas o que eu disse está, ao menos, minimamente correcto, ou não? :?
Ácho que a Calinada não era sua, porque o que você disse está correcto. Aliás há por aí perdido um tópico onde se fala bastante desta raças de 'Cães-Lobo'.
Não existe nenhuma raça "Lobeira", quando muito poderão existir cães cruzados com Lobos (não são mais que rafeiros), sendo que para se apurar uma nova raça não basta cruzar dois cães diferentes.
Responder

Voltar para “Cães”