Carne e ossos crus e leite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

sábado jan 19, 2008 12:52 pm

Olá!

Estou aqui com umas dúvidas.

O vet lá de terra disse não era boa ideia dar carne crua ou ossos crus ao Nep, o novo residente lá de casa, um São Bernardo. Disse também que deveria dar-se antes uma "fervura" para matar os micróbios. Ora, a "raw food" não consiste nisso mesmo, em comida crua (carne, ossos, legumes...)? E não é até um regime alimentar seguido por muito boa gente e com bons resultados? Atenção, não quero dizer que seja melhor ou pior que qualquer outro regime. Queria apenas saber se a carne crua é prejudicial para os cães. Ah, e o Nep come ração. Os ossos e a carne são um extra.

Há algum tempo faleceu o Rafa, o meu São Bernardo, com hepatite. E o vet disse que a carne crua pode trazer o micróbio.

Outra questão: o Nep também comeria de bom grado sopas de pão e leite todo o santo dia se lhas dessem. O leite é benéfico para os cães ou nem por isso? O vet diz que se ele não as vomita, que é dar-lhas à vontade...

Também sei que o vet é o vet, e quem sou eu para duvidar dele? Mas, como em qualquer profissão, há uns que sabem muito, outros que sabem menos e há outros que nem sei como chegaram lá. E não custa nada ouvir mais opiniões.

Obrigada!
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado jan 19, 2008 1:21 pm

aquil oque ouvi dizer sobre carne crua é que pode causar parasitas, pelo menos no homem, como o caso da carne de porco crua e das tenias.
se quer dar carnes ou ossos ao seu cao, coza-os sem sal, e pode mistrua-los com trinca de arroz juntando alguns legumes, como cenoura, por exemplo, no fim pode juntar-lhe um fiozinho de oleo de girassol, que lhes faz muito bem à pele e ao pelo.
Cumprimentos
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

sábado jan 19, 2008 2:42 pm

É mais saudável para um cão não comer carne crua pode trazer parasitas e as papas de leite dê-lhe de vez em quando senão o fígado do cão não aguenta.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jan 19, 2008 3:35 pm

mas porque é que complicam tanto? se têm dúvidas, comprem uma boa ração. mas o melhor ainda é ser aconselhado pelo criador. se ele souber
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

sábado jan 19, 2008 4:11 pm

Obrigada pelas intervenções.

Rita, também me parecia já ter ouvido qualquer coisa sobre o leite fazer mal ao fígado. Mas lá está, o vet que é vet diz que não há problema... Pelo sim, pelo não, a base é a ração. Mas se lhe meter uma tigela de sopas de leite à direita e uma de ração (que é a Royal Canin), ele nem olha duas vezes para a ração.

Quanto aos ossos, continuo na dúvida... Gostava de ouvir a experiência de alguém que desse comida crua aos seus.

Joana, o truque do fiozinho de óleo já conhecia e cheguei a colocá-lo em prática. No entanto, recentemente, o vet deu-me (vendeu-me :D ) um suplemento energético (não sei se posso escrever o nome aqui) que é um espectáculo. A cadela, além de estar como o cio, estava com uma queda de pelo que era uma coisa incrível. Ele disse que dentro de um mês eu veria resultados a nível da queda de pelo, além de ser um "cocktail potente" para cães em estados de carência. Não foram precisas duas semanas. Confesso que nunca pensei que uma bisnaguinha fosse fazer milagres, mas o pelo está óptimo e ela parece que está ainda mais "ligada à luz" :lol: :lol: do que costumava estar...
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jan 19, 2008 4:27 pm

Procure por BARF na Net. Encontra imensas fontes fiaveis de informação.

Penso que inclusive neste forum, se procurar, encontra alguma informação.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta jan 25, 2008 2:13 pm

Encontra imensas fontes fiáveis para BARF, e será que encontra carne fiável??? Não é só os parasitas, temos também infecções bacterianas graves ( principalmente salmonelose) !!
Responder

Voltar para “Cães”