Idade para deixar de fazer xixi em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
crisrodrigues
Membro Júnior
Registado: quinta abr 10, 2003 12:15 pm

quarta abr 30, 2003 11:41 am

Olá. Desculpem estar a chatear com este assunto, mas acho que necessito da ajuda de alguém com conhecimento de causa.
Eu tenho uma cadela com 6 meses de idade e que ainda faz xixi em casa. Desde que ela está lá em casa (desde os 2 meses) eu sempre lhe pus à disposição jonais e ela até que se adaptou bem, pois quase sempre só fazia as necessidades no jornal, mas com o tempo e agora que já está mais "velha" começou a fazer xixi onde calha. Parece que está a desaprender. Outra coisa que eu noto é que, por exemplo eu levo-a à rua e passado menos de 2 horas ela ela faz xixi mesmo à minha frente e nos sítios menos apropriados. Parece que faz de propósito para eu ver. Será que estou a pecar pelo excesso de mimo que lhe dou e ela está a tornar-se numa "criança mal comportada"?
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

quarta abr 30, 2003 12:01 pm

Talvez seja necessário começar tudo de novo. Recompense-a quando ela fizer as necessidades no local e, quando ela errar, mostre-lhe onde devia ter feito (tal como no início da aprendizagem). Mas, de qualquer modo, ela já vai à rua para fazer as necessidades, não é? Tente ensinar-lhe que é na rua que ela deve fazer os xixis e não em casa. Claro que é a fase de transição da casa para a rua e isso confunde-os um pouco, mas com paciência chega-se lá. Também eu daqui a pouco tenho de fazer essa transição com o Boris e penso que também não vai ser fácil!
HugoP
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 12:25 pm
Contacto:

quarta abr 30, 2003 12:02 pm

crisrodrigues Escreveu: Olá. Desculpem estar a chatear com este assunto, mas acho que necessito da ajuda de alguém com conhecimento de causa.
Eu tenho uma cadela com 6 meses de idade e que ainda faz xixi em casa. Desde que ela está lá em casa (desde os 2 meses) eu sempre lhe pus à disposição jonais e ela até que se adaptou bem, pois quase sempre só fazia as necessidades no jornal, mas com o tempo e agora que já está mais "velha" começou a fazer xixi onde calha. Parece que está a desaprender. Outra coisa que eu noto é que, por exemplo eu levo-a à rua e passado menos de 2 horas ela ela faz xixi mesmo à minha frente e nos sítios menos apropriados. Parece que faz de propósito para eu ver. Será que estou a pecar pelo excesso de mimo que lhe dou e ela está a tornar-se numa "criança mal comportada"?
Olá;

também tenho uma cadela com 5 meses e de vez em quando tb urina em casa, mas é derivado a estar em casa algumas horas sozinha, pelo que aprendi a lidar com os animais, quando a levar à rua leve consigo um biscoito e cada vez que ela fizer necessidades no fim de-lhe o biscoito e fale com ela com carinho, talvez começe a ver resultados...

Essa de urinar á sua frente e em sitios menos apropiados, talvez seja ela a querer dominância sobre os donos, repreenda-a e depois não lhe dê muita atenção para que ela possa entender que quem manda é você!

Espero que dentro da minha pouca experiência a tenha ajudado.

Saudações.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta abr 30, 2003 12:07 pm

Olá

Se calhar, já está na altura de você se mostrar contrariada qd ela faz xixi onde não deve. Tente estar atenta, já deve conhçer os "tiques" dela, qd esta quer fazer as necessidades e, assim que se aperceber disso, leve-a à rua de imediato. Caso ela faça logo ali, pode até ralhar, mas saia à mesma com ela. A seguir a um xixi, vem outro. É importante que a cadela se aperceba que não é em casa que deve fazer e, para isso você terá que mostrar agrado cada vez que ela fizer na rua e desagrado qd for em casa. Ela cedo perceberá até porque, eles assim que aprendem a ir à rua, não querem outra coisa. Eles gostam de marcar o seu território. O meu lab, por volta da idade da sua, já fazia tudo na rua. Claro que às vezes descuidava-se, mas é normal, visto ainda serem cahorros. Também para isso, chegava a ir à rua com ele, cerca de 6 a 7 vezes ao dia, isto para que ele se apercebesse que em casa, não era mesmo para fazer nada.

Tenha paciência que tudo se resolverá.
HugoP
Membro
Contacto:

quarta abr 30, 2003 12:15 pm

Bibocas Escreveu: Caso ela faça logo ali, pode até ralhar, mas saia à mesma com ela. A seguir a um xixi, vem outro.
concordo plenamente com Bibocas, mas atenção repreenda se a vir a fazer necessidades, não faça como muitas pessoas que já vi que chegam a casa e têm um mijadela e repreendem o animal, assim eles não vão perceber porque estão a ser chamados à atenção!

Saudações.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta abr 30, 2003 12:15 pm

Depende muito de cão para cão.

Nunca tive nenhum cão que tivesse feito em casa até tão tarde :o

Só deixou de fazer quando já tinha um ano e pouco, portanto, à cerca de um mês :roll: :roll:
E se vos digo que era cada litrada, que horror :o :o :o
HugoP
Membro
Contacto:

quarta abr 30, 2003 12:16 pm

Pakika Escreveu: Depende muito de cão para cão.

Nunca tive nenhum cão que tivesse feito em casa até tão tarde :o

Só deixou de fazer quando já tinha um ano e pouco, portanto, à cerca de um mês :roll: :roll:
E se vos digo que era cada litrada, que horror :o :o :o
Pakika de esfregona na mão, atenção que em casa limpa-se em grande profundidade :lol: :lol: :lol:

Jinhos Pakika
beta1969
Membro Veterano
Registado: quinta jan 09, 2003 8:57 am

quarta abr 30, 2003 12:24 pm

Depende do cão e da raça. A minha cocker só se "sintonizou" ao ano e meio...
Já estavamos a entrar em paranóia. Será que tem algum problema de saúde, será burra? :oops:
Enfim, depois fomos à procura de informação mais especifica sobre os cockers (vets e criador) e era consensual que estes meninos são mesmo lentos no que toca ao controlo das necessidades fisiológicas...
Bem, lá esperamos pacientemente (às vezes impacientemente), até que, como já disse, com um ano e meio de idade lá aprendeu...
Agora é optima, não faz nada em lado nenhum em casa ou mesmo no quintal. Quando quer ir pede para ir.
Haja paciência ;)
jinhos
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta abr 30, 2003 12:25 pm

Xi, Pakika, nem quero acreditar... litrada, mas que senhora litrada! :lol: :lol:

Ossos do ofício ;)
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta abr 30, 2003 1:25 pm

A minha só tem três meses mas também não consigo habitua-la a fazer no jornal. Em casa faz onde e quando lhe apetece, na rua...bem, posso andar 5 horas com ela na rua que nada...chega a casa e é logo!!! :o
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta abr 30, 2003 1:47 pm

crisrodrigues Escreveu: Eu tenho uma cadela com 6 meses de idade e que ainda faz xixi em casa. Desde que ela está lá em casa (desde os 2 meses) eu sempre lhe pus à disposição jonais e ela até que se adaptou bem, pois quase sempre só fazia as necessidades no jornal, mas com o tempo e agora que já está mais "velha" começou a fazer xixi onde calha.
Olá Cris!

Tenho um Golden Retriever com 6 meses e estou mais ou menos, na mesma situação. Ele acostumou-se muito bem a fazer no jornal, mas a habituação á rua está a ser lenta. Ele já faz na rua, mas também faz em casa. A diferença é que, felizmente, quando faz em casa é sempre no jornal ou na varanda.
crisrodrigues Escreveu: Outra coisa que eu noto é que, por exemplo eu levo-a à rua e passado menos de 2 horas ela ela faz xixi mesmo à minha frente e nos sítios menos apropriados.
Li algures que os retrievers (não sei se isto se aplica a todas as raças) só a partir dos 7 meses é que conseguem controlar a bexiga. Nesta ordem de ideias, se duas horas depois de ter feito, lhe vier a vontade, faz. A solução aqui seria levá-la á rua com mais frequência. E esperar pacientemente que ele "amadureça".
crisrodrigues
Membro Júnior
Registado: quinta abr 10, 2003 12:15 pm

quarta abr 30, 2003 1:53 pm

Obrigado a todos pelas dicas que me deram. Mas eu tenho outra dúvida e se me pudessem ajudar... A Nina (é assim que se chama a cadelinha) nos dias de semana vai à rua por volta das 8 da manhã e depois só volta a sair por volta das 17 horas, isto porque eu trabalho. Por isso durante a semana eu deixo-lhe o jornal. Aos fins de semana vou várias vezes com ela à rua para tentar que ela não faça nada em casa. Mas não sei como agir, se lhe retiro os jornais por completo, seja semana ou fim de semana, se lhe ponho os jornais só durante a semana. Eu acho que isto também a confunde. Mas se lhe retiro os jornais durante a semana não serão muitas horas sem ir à rua?
Peço a vossa opinião, isto é, me tiverem percebido depois de tanto jornal. :lol:
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta abr 30, 2003 2:00 pm

Não sei se será a melhor solução, mas eu, por enquanto, deixo-lhe os jornais.

O Verdi vai várias vezes por dia á rua, por isso, cada vez faz menos em casa. Mas para todos os efeitos, com 6 meses, ainda é um "bébé" (leia-se cachorro) e por isso ainda há muitos descuidos.

É preciso muita paciência.... e baldes, e esfregonas e lexívia e jornais e.....

:lol:
Responder

Voltar para “Cães”