Um cão
Moderador: mcerqueira
No 13º aniversário do Bernie quero aqui deixar alguns itens do que este meu cãopanheiro me tem ensinado.
- Se quisermos adoptar um cão temos de ter ciente que:
Um cão dura muito mais que o tempo de ser fofinho.
Um cão cresce e envelhece ao nosso lado.
Quando decidimos acolher um cão , devemos ao mesmo tempo acolher uma esfregona e muita paciência ( ainda não descobri a loja , mas estou quase lá...)
Os móveis, os sapatos , os bibelots que mais gostamos correm sério perigo quando um cachorro entra em nossa casa.
Se adoptarmos um cachorro , fazemos um bem enorme em ir a um canil buscá-lo. Se o /a esterelizarmos ainda melhor. ( Isso das ninhadas para prevenção de doenças ou porque coitadita tem o instinto maternal;isso são vicios antigos...leituras de romances de cordel...)
Se for um cão de raça convém saber todas as virtudes e defeitos que a raça tem. Evitam-se assim muitas surpresas. E ninguem melhor que um criador da raça para nos elucidar. Esta espécie encontra-se no CPC ,é só pedir para lá uma lista da raça pretendida ...
Depois quando já temos essa lista , falamos com dois ou mais criadores.
Convem vermos o tamanho em adulto, o caracter, os cuidados especiais que cada raça requer, o tipo de alimentação, etc.
Um cão precisa de cuidados básicos de saúde, enquanto cachorro gasta-se mais em veterinários, em adulto nem tanto. Mas o veterinário é uma peça fundamental no desenvolvimento do nosso cão ( e ao longo da sua vida ). Ninguem melhor que o vet para nos ajudar com algum problema que possa surgir. Consultas na net ?????? Não ! Definitivamente!
O nosso cão pode ser " falador " e gostar de vocalizar. Temos de aprender a educá-lo neste e noutros campos. Se não formos capazes há escolas que nos ajudam a disciplinar o nosso cão.
O nosso cão precisa de passear e fazer exercicio. Por muito pequeno que seja ( a pilhas ou de corda ) precisa desesperadamente daquele momento a dois ( ou três ou quatro ) de desanuviamento.
O nosso cão vai fazer as necessidades na rua. O saquinho tambem vai fazer parte das nossas toilletes. ( Não deixemos para os outros o que não gostamos que deixem para nós )
O nosso cão, quando equilibrado e confiante na nossa amizade vai aceitar de bom grado todos os novos elementos que forem chegando à familia. ( bébés e gatos incluidos )
Finalmente o nosso cão vai crescer , vai envelhecer e um dia há-de partir.
Mas se fizermos o melhor possivel partirá feliz...
Peço desculpa por me ter espraiado tanto.
Foi a melhor maneira que encontrei de celebrar o 13º aniversário do meu eterno cachorro...
- Se quisermos adoptar um cão temos de ter ciente que:
Um cão dura muito mais que o tempo de ser fofinho.
Um cão cresce e envelhece ao nosso lado.
Quando decidimos acolher um cão , devemos ao mesmo tempo acolher uma esfregona e muita paciência ( ainda não descobri a loja , mas estou quase lá...)
Os móveis, os sapatos , os bibelots que mais gostamos correm sério perigo quando um cachorro entra em nossa casa.
Se adoptarmos um cachorro , fazemos um bem enorme em ir a um canil buscá-lo. Se o /a esterelizarmos ainda melhor. ( Isso das ninhadas para prevenção de doenças ou porque coitadita tem o instinto maternal;isso são vicios antigos...leituras de romances de cordel...)
Se for um cão de raça convém saber todas as virtudes e defeitos que a raça tem. Evitam-se assim muitas surpresas. E ninguem melhor que um criador da raça para nos elucidar. Esta espécie encontra-se no CPC ,é só pedir para lá uma lista da raça pretendida ...
Depois quando já temos essa lista , falamos com dois ou mais criadores.
Convem vermos o tamanho em adulto, o caracter, os cuidados especiais que cada raça requer, o tipo de alimentação, etc.
Um cão precisa de cuidados básicos de saúde, enquanto cachorro gasta-se mais em veterinários, em adulto nem tanto. Mas o veterinário é uma peça fundamental no desenvolvimento do nosso cão ( e ao longo da sua vida ). Ninguem melhor que o vet para nos ajudar com algum problema que possa surgir. Consultas na net ?????? Não ! Definitivamente!
O nosso cão pode ser " falador " e gostar de vocalizar. Temos de aprender a educá-lo neste e noutros campos. Se não formos capazes há escolas que nos ajudam a disciplinar o nosso cão.
O nosso cão precisa de passear e fazer exercicio. Por muito pequeno que seja ( a pilhas ou de corda ) precisa desesperadamente daquele momento a dois ( ou três ou quatro ) de desanuviamento.
O nosso cão vai fazer as necessidades na rua. O saquinho tambem vai fazer parte das nossas toilletes. ( Não deixemos para os outros o que não gostamos que deixem para nós )
O nosso cão, quando equilibrado e confiante na nossa amizade vai aceitar de bom grado todos os novos elementos que forem chegando à familia. ( bébés e gatos incluidos )
Finalmente o nosso cão vai crescer , vai envelhecer e um dia há-de partir.
Mas se fizermos o melhor possivel partirá feliz...
Peço desculpa por me ter espraiado tanto.
Foi a melhor maneira que encontrei de celebrar o 13º aniversário do meu eterno cachorro...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Parabéns ao Bernie que já faz uma bonita idade! 

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Parabens ao ''cachorro'' pelos seus 13 anitosnicosa Escreveu:Foi a melhor maneira que encontrei de celebrar o 13º aniversário do meu eterno cachorro...

<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: domingo dez 30, 2007 3:05 pm
- Localização: Figo [ Pastor Alemão ] - Ozzy [ gatinho rafeiro ] - Amendoim [ gatinha rafeira ]
Parabéns ao Bernie!!!
Adorei, especialmente a parte da esfregona!!!
O meu cachorro ainda nem 4 meses tem e já percebi que todas as minhas escolhas têm um impacto profundo na vida e na confiança do meu cachorro e por isso há que ponderá-las sempre. Nunca agir por impulso.
Adorei, especialmente a parte da esfregona!!!
O meu cachorro ainda nem 4 meses tem e já percebi que todas as minhas escolhas têm um impacto profundo na vida e na confiança do meu cachorro e por isso há que ponderá-las sempre. Nunca agir por impulso.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Parabéns Bernie. Sábias as palavras da tua dona. 

-
- Registado: domingo out 14, 2007 2:36 pm
MUITOS PARABÉMS AMIGUINHO E ÉS UM CAO SURTUDO POR SERES TAO ESTIMADO E AMADO.BEIJOS

Mais um ano!!!!!!!!
Grande companheiro!!!!!!!! Obrigado por tudo o que me tens dado!!!!!!!!!
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Parabéns ao Bernie, que mesmo sendo um Bobtail, conseguiu ensinar à dona o que é ter um cão

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>