No outro dia estava a lêr o anuário dos cães da revista "Cães e Companhia" e reparei que em 90% das raças que ali eram divulgadas, todas elas referiam que eram boas companheiras para as crianças.
Bom, quanto a isso não sei qual a veracidade da informação, em virtude de não conhecer aprofundadamente todas as raças, mas leva-me a crer que quem informa faz questão de o dizer, por forma a "bem classificar" determinada raça. Ou seja - se a raça se dá bem com crianças, maiores são as probabilidades de se adquirir um animal com estas características.
Por exemplo:
São raras a informações que leio sobre a raça Setter Irlandês, onde se menciona o companheirismo e amizade que esta raça nutre por crianças.
Dizem que é uma raça muito sociável, péssimos guardas, energia para dar e vender, muito brincalhões, blá, blá, blá, mas nunca (ou quase nunca) se referem a estes como bons amigos das crianças.
Pois, porque secalhar não há necessidade de o fazer...
O meu Berg adora, vibra com crianças...gosta mesmo delas. Aliás, não conheço nenhum exemplar desta raça que não goste.
Já a raça Boxer, é conhecida por adorar e se relacionar optimamente com crianças.
E pelos testemunhos que tenho, sei que é verdade.
No entanto eu tenho a Sasha (boxer), que apesar de nunca ter convivido com crianças (tal como o Berg), também nunca simpatizou muito com elas. Dá-me ideia que tem medo delas...aqueles gritos e pulos próprios da idade, provocam à Sasha algum receio e desconfiança.
Esta situação está a agravar-se, porque tenho vizinhos miúdos que vão para junto do portão da minha casa e atiçam os cães, para além de lhes atirarem pequenas pedras.
Até o Berg, já não os tolera (pelo menos aqueles) o que é perfeitamente compreensivel.
Tudo isto para dizer, que de facto não duvido que hajam raças "amigas" das crianças...mas há que dizê-lo com um certo cuidado, visto que, depende muito do tratamento que o animal leva das mesmas.
Assim sendo, não convém generalizar!!!
Saudações,
Filipa