Gostava de saber, uma curiosidade desta raça, que desconheço, o nome e gostava de saber!!
Gostava de saber, se existem criadores portugueses, desta raça...
Espero pelas resposta!!
Um abraço!!

Obrigado pelas respostas!!
Só gostava de tirar uma dúvida, à YolaeFifi:
"quem sabe até nem é a ''sua'' raça. é preciso fazer os trabalhos de casa primeiro até porque nem tudo é como na tv.;
O que quer dizer, com: quem sabe, até nem é a sua raça??
Quer dizer que há cães com um perfil adequado, pra cada pessoa?
Mas fazem, cães, ao perfil de cada pessoa, é? Sinceramente, não percebi, mas adiante....
O que quer dizer: é preciso fazer os trabalhos de casa?? Esta, sinceramente, não percebi mesmo, mas está bem, se o diz.... ok!!
Em relação, ao comentário, da "fionapoly", quero dizer, que não desgostei, mas quero esclarecer um ponto importante, que era: independentemente da raça do cão, o instinto de qualquer cão, é preteger o dono ou a "zona" dele e desconfiar de pessoas que desconhece e principalmente ter uma boa educação e um bom treino... Mas obrigado e agradeço a sua resposta.
Um abraço!!
Mas isso, não quero eu dizer, que sou expert, nem nada do género... Os expert's são os computadores, máquinas, etc... Nós, os seres humanos tentamos ser e esforçamo-nos para o ser, mas ñ o somos, porque temos falhas, tal como eu, tive uma falha de não pesquisar na net...
E não estou a avaliar a resposta, de ninguém, queria só, que me escalerecessem essas questões, e a vossa opinião... E respeito a vossa opinião, mais nada!!
Obrigado pelas respostas!!
Um abraço!!
Peço desculpa por interromper, mas esta afirmação está errada, dependendo da linhagem dos collies , tenho uma rought collie que vai três vezes à rua por dia cada vez durante 5 minutos, e está bem, não tem problemas comportamentais de stress. A minha casa é minúscula, e ela raramente vai para o quintal para não se sujar, tirando isso passa montes de tempo a dormir refastelada na cama ou no sofá. E eu raramente a escovo, gosto mais de a aspirarYolaeFifi Escreveu: só um exemplo, imagine-se que tem um apartamento minusculo, num local sem espaços para correr e sem tempo para o levar a lugares mais longes,e que não tem paciencia para escovar um cão. neste caso um rough collie não seria o cão ideal para si
Está mal!!!!!!!!leoa_nova_ Escreveu:Peço desculpa por interromper, mas esta afirmação está errada, dependendo da linhagem dos collies , tenho uma rought collie que vai três vezes à rua por dia cada vez durante 5 minutos, e está bem, não tem problemas comportamentais de stress. A minha casa é minúscula, e ela raramente vai para o quintal para não se sujar, tirando isso passa montes de tempo a dormir refastelada na cama ou no sofá. E eu raramente a escovo, gosto mais de a aspirarYolaeFifi Escreveu: só um exemplo, imagine-se que tem um apartamento minusculo, num local sem espaços para correr e sem tempo para o levar a lugares mais longes,e que não tem paciencia para escovar um cão. neste caso um rough collie não seria o cão ideal para si
Eu disse, não a escovo, gosto mais de a aspirarsilvabreu Escreveu:Está mal!!!!!!!!leoa_nova_ Escreveu:Peço desculpa por interromper, mas esta afirmação está errada, dependendo da linhagem dos collies , tenho uma rought collie que vai três vezes à rua por dia cada vez durante 5 minutos, e está bem, não tem problemas comportamentais de stress. A minha casa é minúscula, e ela raramente vai para o quintal para não se sujar, tirando isso passa montes de tempo a dormir refastelada na cama ou no sofá. E eu raramente a escovo, gosto mais de a aspirarYolaeFifi Escreveu: só um exemplo, imagine-se que tem um apartamento minusculo, num local sem espaços para correr e sem tempo para o levar a lugares mais longes,e que não tem paciencia para escovar um cão. neste caso um rough collie não seria o cão ideal para si
leoa_nova_ Escreveu:Peço desculpa por interromper, mas esta afirmação está errada, dependendo da linhagem dos collies , tenho uma rought collie que vai três vezes à rua por dia cada vez durante 5 minutos, e está bem, não tem problemas comportamentais de stress. A minha casa é minúscula, e ela raramente vai para o quintal para não se sujar, tirando isso passa montes de tempo a dormir refastelada na cama ou no sofá. E eu raramente a escovo, gosto mais de a aspirarYolaeFifi Escreveu: só um exemplo, imagine-se que tem um apartamento minusculo, num local sem espaços para correr e sem tempo para o levar a lugares mais longes,e que não tem paciencia para escovar um cão. neste caso um rough collie não seria o cão ideal para si