Eu tenho 1 Leão da rodésia
é uma cão fantástico!
Posso falar do meu e daquilo que tenho lido.
Cão lindo (impossível negar), muito forte e rápido, com postura nobre.
Tem uma capacidade física impressionante mas não dispensa dias inteiros de "lanzeira" se o dono estiver prai virado.
É um cão que foi selecionado para caça e como tal tem um instinto muito marcado. Pode ser difícil habituá-lo a outros animais e a outros cães, principalmente se for macho.
Óptimo cão de guarda, é bastante desconfiado com estranhos. Em casa é muito meigo e adora estar com os donos, incapaz de qualquer gesto de agressividade. Recente-se muito quando está só.
O meu Kizomba está na minha propriedade e, como qualquer cão de guarda, demonstra agressividade para com as pessoas que se aproximam e ele não conhece. Se alguém entrar comigo ou com qualquer membro da família tem um comportamento completamente diferente. Fora da quinta é um cão sociável, mas exige supervisão. Sociável, mas não muito brincalhão (brinca mas não é um retrivier nem coisa que se pareça)
Pelo que tenho lido brincadeiras com crianças devem ser supervisionadas (acho que se aplica a todos os cães). Não tenho experiência nesse campo prque não tenho crianças em casa.
Burros não são. Mas não aprendem tão depressa como outras raças. Tenho também uma cadela cruzada de labrador com cão de água que aprendeu tudo ao dobro da velocidade.
Precisa de bastante exercício físico.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos