Ração- Quais as marcas que usamos.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

terça mai 06, 2003 7:43 pm

Boas noites!

Hoje foi dia de comprar ração, e a conselho do veterinário foi-me aconselhado a mudar por causa do tártaro e da caspa.
Então lá fui eu, à loja do costume e ao invés de me dirigir à Nutrience como de costume, lá fui buscar uma saca de Royal Canin.
Vocês nem imaginam a fita que o homem fez, que dizia porque dizia que me ia arrepender, e porque sim, e que a cadela dele tinha engordado 4 kilos, e que "mandava" uns gases... e que a nutrience é melhor, blá blá, e que o tártaro nada tem a ver com a ração, blá blá, e que vai acabar mais depressa, pq alimenta menos, bláblá... Só lhe tentei explicar que por agora vou levar esta para experimentar e que logo se vê e que tal como as pessoas os cães têm organismos diferentes e reacções diferentes.
(pelo que sei é criador (se é bom ou não...) e que dá longos passeios com os cães)
Só sei que (para variar) o sniff comeu e babou-se por mais, e o resto logo se vê, né? ;)

Fiquem bem,
Ana
jamesampetal
Membro Júnior
Registado: terça mai 06, 2003 5:21 pm

terça mai 06, 2003 10:08 pm

O whole dog journal desde 1999 vem publicando um artigo sobre as 10 melhores rações dos EUA segundo alguns criterios:

http://www.simplyschnauzer.net/wdjtopten.html

este site em cima e um resumo do artigo publicado pelo whole dog journal.

Infelizmente em Portugal só existe uma marca que esta mencionada em todos os artigos da WDJ publicados entre 1999 a 2002.

all the best
[quote=aisd]

Alguém falou que existe uma lista americana que classifica as várias rações por ordem de qualidade.
Alguém sabe onde posso consultar essa lista ?
[/quote]
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mai 06, 2003 10:26 pm

Ah, afinal é uma lista de treta. Obrigado de qualquer forma, tem sido um grande mistério aqui no Fórum.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mai 06, 2003 10:28 pm

Essa lista não é de nenhuma faculdade baseado em um estudo de nutrição...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
jamesampetal
Membro Júnior

quarta mai 07, 2003 12:20 am

Sei que sou novo aqui e acho que ja me arrependi de ter entrado aqui...

Não estou aqui para vos enviar lista de tretas...Eu recebo o whole dog journal e tenho a certeza pelo seu comentario que não leu o artigo do whole dog journal e quais foram os criterios de selecção desse top 10. O que viu no site que enviei foi alguem que listou o top 10 que vem no WDJ.

Acho que tambem nao faz a minima ideia de quem esta a frente da whole dog journal e de quem escreve escreve o artigo se tem autoridade scientifica ou academica para tal.

Segundo o que deduzi do forum alguem pediu uma lista ordenada das melhores rações. O whole dog journal não diz qual é a melhor mas sim quais são as top 10 para eles e as que devemos evitar.

O organismo que regula as rações nos estados unidos e a AAFCO. A AAFCO é um organismo não governamental dos USA gerido por 6 pessoas onde 4 delas pertencem à industria e 2 ao governo. Cada saco de ração que é produzido nos EUA aparece escrito no saco: a ração foi formulada segundo os criterios da AAFCO e contem todos os ingridientes necessarios para todos os estagios da vida de um cão. O organismo anterior ao AAFCO era gonvernamental e muito mais exigente que a AAFCO.

O AAFCO permite muitos truqes na discrição dos ingridientes e uma ração que parece ser principalmente de carne não o poderá ser. Whole chicken e um ingridiente excelente mas contem +- 75 agua. Imagine o que acontece a Whole chicken depois de ser processada...pois temos uma a ração a base de cereais onde os cães sobrevivem perfeitamente mas não é isso que queremos. Eles são carnivoros....E recentemente ha estudos cientificos/academicos que um cão vive melhor sendo alimentado maioritariamente (20% pelo menos) de proteina animal. Em Portugal infelizmente uma das mais badaladas rações é feita de cereais e lá aparece uma proteina animal. A força do marketing faz tudo...Não quero me prenunciar mais sobre isto porque me faz vomitar.

Infelizmente as duas maiores rações adoradas por veterinarios (que não são nutricionistas) são fabricadas na europa e se forem ao site desses fabricantes vão ver que a composição nos EUA é diferente da produzida na Europa. Porquê????? Você sabe?

Eu acho o que desejamos é o melhor para os nossos cães e se há algo que seja superior e que não lhes faça tão mal merece ser-lhes dado.

Fiquei abismado quando entrei no veterenario e vi que uma dieta intestinal continha etoxyquin. Há estudos scientificos e academicos que este conservante sintetico e responsavel por má funcionamento de orgão, cancros, problemas de comportamento e ....

O meu conselho numa boa ração é que seja livre de BHA/BHT e etoxiquina e infelizmente são poucas as rações de topo que são livres deste conservantes quimicos, é que um cão na vida dele como 3/4 do peso dele em conservantes quimicos.

Por favor deem comida natural se puderem despender de tempo para cozinhar e de $$$. Pois eu não tenho tempo para cozinhar uma refeição equilibrada para os meus cães por isso optei por canidae que é concerteza a melhor que carlsberg e não contem "nusty ingridients".

All the best

[quote=SeaLords]
Ah, afinal é uma lista de treta. Obrigado de qualquer forma, tem sido um grande mistério aqui no Fórum.
[/quote]
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mai 07, 2003 3:23 am

Obrigada, jamesampetal.

Fui eu que pûs a pergunta e fico muito satisfeita por ficar a saber que a ração que eu uso está bem conceituada.
A Zorra também gosta.
Eu seguiria uma dieta natural com ela se tivesse regras simples.

Cada vez mais estamos nas mãos do marketing e das jogadas das multinacionais cujo objectivo base é encher os bolsos de uns quantos sujeitos.
Precisamos de orientações de entidades independentes (ainda haverá disso?...) e fidedignas.

Espero que não desista de vir aqui ajudar.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta mai 07, 2003 9:16 am

Anita_ra Escreveu:
Hoje foi dia de comprar ração, e a conselho do veterinário foi-me aconselhado a mudar por causa do tártaro e da caspa.
Então lá fui eu, à loja do costume e ao invés de me dirigir à Nutrience como de costume, lá fui buscar uma saca de Royal Canin.
Vocês nem imaginam a fita que o homem fez, que dizia porque dizia que me ia arrepender, e porque sim, e que a cadela dele tinha engordado 4 kilos, e que "mandava" uns gases... e que a nutrience é melhor, blá blá,
O Verdi dá-se muito bem com a Nutrience. A conselho do criador, aos 6 meses comecei a dar-lhe ração de adulto e deixei de juntar óleo de soja, para ver o resultado e estou muito satisfeita. Ele come com gosto e o pelo continua brilhante e bonito.

Mas talvez tenha razão: cada caso é um caso. :?
SeaLords
Membro Veterano

quarta mai 07, 2003 9:33 am

Note that WDJ states: "We do not conduct either feeding trials or laboratory tests on the foods. We selected our favorites by conducting a thorough label review, and holding this data up to the criteria listed in the "Foods Should Contain" and "Foods Should Not Contain" boxes (below). We have not selected the foods on the basis of protein or fat content."
Isto é um estudo? Para mim não é, trata-se simplesmente de ler etiquetas - por isso é uma lista de treta, para ser mais qualquer coisa teria que haver análises e testes práticos de alimentação. Mais, eu nunca daria a um cão meu uma ração com 8% de gordura sem razões muuuuuuuito especiais, mas lá está, na Top Ten. (Re)mais, é uma lista americana, que considera rações americanas. Há por aí muitas rações que cairiam neste "saco" caso fossem americanas. (Re)(re) mais, só o nome de Whole Dog (e agora dei lá um salto ao site) já dava para suspeitar do tipo de filosofia por detrás.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
PJOC
Membro
Registado: quinta jul 18, 2002 4:13 pm

quarta mai 07, 2003 1:54 pm

Boas!

Fico contente por este topico ainda dar que falar, pela positiva claro.
Gostaria só de colocar um aparte. Eu sou estudante do Curso de Gestão de Marketing e enquanto futuro Marketeer, custa-me um bocado ver que quase todos falam do Marketing como um bicho papão.
O Marketing é essencial na nossa vida e não é só em relações comerciais, onde segundo a melhor definição o Marketing é o negocio visto do ponto de vista do consumidor, ou seja o Marketing basicamente serve para satisfazer as necessidades do consumidor no sentido de garantir o cliente que ficou satisfeito com as prestação de um dado serviço ou com a aquisição de um dado produto.
É logico que muitas vezes, (tambem é essa uma das funções do Marketing), são criadas necessidades por parte do profissionais de Marketing e muitas vezes essas mesmas necessidades não são vistas da mesma forma pelos diversos consumidores, ou seja uns aderem outros não.
Veja o caso dos telemoveis. Antes de aparecerem ninguem precisava deles. Ok! Foi feito um estudo nesse sentido e foi lançado o produto. Hoje em dia já existem pessoas que não passm sem ele. Foi criada uma necessidade no consumidor.
Mas tambem é importante realçar o papel do Marketing no nosso dia a dia nas relações interpessoais. Passo a explicar. A imagem que fazemos passar para ou outros de nós proprios não é mais nem menos do que o nosso marketing pessoal, ou seja despertamos interesse e atenção se realmente tivermos algo digno desse interesse e dessa atenção. Não falo só da nossa maneira de vestir, claro, mas tambem da nossa maneira de estar perante os outros.
Bem peço muita desculpa pela seca que vos dei.

Abraços
jamesampetal
Membro Júnior

quarta mai 07, 2003 3:23 pm

Sealords

Ifelizmente não há nenhuma raçao que liste a percentagem de cada ingridiente no saco. Cada ingridiente que aparece defenido na lista de ingridientes de um saco de ração tem que obedecer aos criterios da AAFCO (Association of American Animal Feed Control). Um dos critérios da WDJ é baseado na qualidade dos ingridientes e em que posição da lista estão defenidos. Sabemos que o primeiro ingridiente da lista deverá ser o ingridiente mais abundante da ração. Infelizmente poderá não o ser por que whole chichen é diferente de chicken meal (ler atras e ver o novo topico no forum sobre como comparar as raçoes). a whole dog journal prefere uma ração que não ontenha sub-productos (animais ou vegetais), conservantes quimicos ou "fillers"

Como sabe o organismo que conduz "feeding trials" é a AFFCO. Quanto aos testes laboratory acho que são muito importantes mas poderemos chegar a uma conclusão sómente lendo a lista de ingridientes. Para isso teremos de ter o conhecimento o que quer dizer cada ingridiente para decifrar os truques que as empresas usam. É que os nomes dos Ingridientes e como são extraidos são defenidos pela AAFCO.

Mais, cada empresa que manufacture ração terá de tirar uma amostra de raçao em cada 400Kg de ração produzidos e enviar para o FDA para ser inspeccionada.

Lembro-lhe que uma marca de ração EUA não iria correr o risco de dizer que todas as carnes usadas são próprias para consumo humano, livres de etoxyquin, de hormonas e antibiotiocos e que os cereais são livres de pesticidadas e herbicidade. Não acha?

Hoje em dia o conhecimento é vasto em relação à alimentação dos nossos animais. Acredito que todas as rações de topo são muito bem formuladas. Aliás o problema é a formula das multinacionais processam comida humana. E pergunto o que acontece aos sub-productos dessa industria humana que não são próprios para consumo humano? pois é vão parar aos nossos sacos de ração. Como por exemplo a polpa de beterraba. O que é "beet pulp"?

Acho que actualmente as melhores rações pertencem a empresas independente e pequenas. Acho que os gigantes já acordaram e a hills e a royal canin já estão na corrida deste nicho de mercado (Vejam top 10 dog foods da WDJ de Fev/2003).

Há uma maneira de ver se a proteina existente na ração é maioritáriamente animal ou vegetal através de uma correlação com o conteudo de cálcio na própria ração.

Outra maneira de ver se a ração é boa e pelo valor da Energia Metabolizada ou seja quantas Kcal/Kg de ração. As calorias existentes numa ração deriva da %proteina, da %dos carbohydratos e da % de gordura. Pois uma ração com muita gordura fornece muitas calorias à ração, as como sabemos muita gordura faz mal ao figado dos nossos animais e não só.

Concordo consigo em não dar uma ração com 8% de gordura com um teor de 10% de água (somente o dava sabendo qual é o porquê cientifico). Mas daria essa ração com o teor de 8% de gordura se o teor de agua dessa ração fosse 15%. O que era mesmo que ter 12% de gordura para um teor de agua de 10%. Como vê há muitos pequenas coisas que alteram o significado das %s.

Se houvesse uma ração que fosse formulada com 10Kg de carne de borrego para cada 20Kg de ração e que a gordura fosse 8% não me importava nada de a dar. Sei que não é possivel pois o melhor borrego com menor teor de gordura (cerca de 12%) vem da nova zelandia.

Realmente não percebo a sua resistencia a novos productos onde sabemos que os ingridientes usados na canidae (a unica existente cá) são de longe superiores a qualquer outra no nosso mercado. Eles listam os ingridientes segundo o criterio da AAFCO como todos os outros. Logo os ingridiente são comparáveis.

[quote=SeaLords]
[quote]Note that WDJ states "We do not conduct either feeding trials or laboratory tests on the foods. We selected our favorites by conducting a thorough label review, and holding this data up to the criteria listed in the "Foods Should Contain" and "Foods Should Not Contain" boxes (below). We have not selected the foods on the basis of protein or fat content."
[/quote]

Isto é um estudo? Para mim não é, trata-se simplesmente de ler etiquetas - por isso é uma lista de treta, para ser mais qualquer coisa teria que haver análises e testes práticos de alimentação. Mais, eu nunca daria a um cão meu uma ração com 8% de gordura sem razões muuuuuuuito especiais, mas lá está, na Top Ten. (Re)mais, é uma lista americana, que considera rações americanas. Há por aí muitas rações que cairiam neste "saco" caso fossem americanas. (Re)(re) mais, só o nome de Whole Dog (e agora dei lá um salto ao site) já dava para suspeitar do tipo de filosofia por detrás.

All the best
[/quote]
SeaLords
Membro Veterano

quarta mai 07, 2003 5:06 pm

Ora vamos lá a ver uns pontozitos:
Hoje em dia o conhecimento é vasto em relação à alimentação dos nossos animais. Acredito que todas as rações de topo são muito bem formuladas. Aliás o problema é a formula das multinacionais processam comida humana. E pergunto o que acontece aos sub-productos dessa industria humana que não são próprios para consumo humano? pois é vão parar aos nossos sacos de ração. Como por exemplo a polpa de beterraba. O que é "beet pulp"?
Não vejo porque é que uma coisa, lá por ser sub-produto, há-de ser mau. O açucar mascavado é um sub-produto. O melaço é um sub-produto. E são recomendados por nutricionistas. A polpa de beterraba é uma excelente fonte de glúcidos medianamente fermentiscíveis, que são absolutamente fundamentais para a saúde do intestino. Posso-lhe mesmo dizer que esse é um dos meus critérios quando escolho uma ração: ração que não tenha polpa de beterraba levanta-me muitas dúvidas.
Há uma maneira de ver se a proteina existente na ração é maioritáriamente animal ou vegetal através de uma correlação com o conteudo de cálcio na própria ração.
Como é que faz essa correlação ? Esta escapa-se-me ...
Outra maneira de ver se a ração é boa e pelo valor da Energia Metabolizada ou seja quantas Kcal/Kg de ração.
É preciso também ter em conta a energia bruta. É o quociente EM/EB que interessa (e já agora é energia "metabolizável" e não "metabolizada").

Pois uma ração com muita gordura fornece muitas calorias à ração, mas como sabemos muita gordura faz mal ao figado dos nossos animais e não só.
Sabemos mesmo? Estamos a falar de cães ou de pessoas ?
Concordo consigo em não dar uma ração com 8% de gordura com um teor de 10% de água (somente o dava sabendo qual é o porquê cientifico). Mas daria essa ração com o teor de 8% de gordura se o teor de agua dessa ração fosse 15%. O que era mesmo que ter 12% de gordura para um teor de agua de 10%. Como vê há muitos pequenas coisas que alteram o significado das %s.
Claro, estamos a falar de rações SECAS, logo onde o teor de humidade não varia muito (8-10%). E continuaria a não dar uma ração com 12% de gordura (em 10% de humidade).
Realmente não percebo a sua resistencia a novos productos onde sabemos que os ingridientes usados na canidae (a unica existente cá) são de longe superiores a qualquer outra no nosso mercado. Eles listam os ingridientes segundo o criterio da AAFCO como todos os outros. Logo os ingridiente são comparáveis.
Não sei onde é que me viu resistir à Canidae. De qualquer forma não penso que "os ingredientes usados na canidae sejam de longe superiores a qualquer outra no nosso mercado". Aliás, não consigo perceber como é que com 3 fontes de proteína nos 5 primeiros ingredientes, como tão orgulhosamente arvoram, obtêm uma ração só com 24% de proteína, mas enfim...
Última edição por SeaLords em quarta mai 07, 2003 8:14 pm, editado 5 vezes no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta mai 07, 2003 7:06 pm

Só mais uma situação. esse Journal de onde retira as matérias não tem o nome dos veterinários-nutricionistas-médicos-farmacêuticos responsaveis pelos artigos e pelo que vejo pelo facto de não saber traduzir algum dos termos, você não está a pisar em terreno que conhece mas sim baseado em interpretações que faz da sua leitura, certo ?

Não quero melindrá-lo é somente uma pergunta.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mai 07, 2003 10:25 pm

Ana_link!?!?!? Será esta a lista que procuramos??

Sinceramente também estava à espera de algo melhor. Comparar ingredientes também eu já aprendi a fazê-lo...

Bom de qualquer modo com canidae notou-se ligeiras diferenças no pelo (para melhor). Só mesmo o tal caso das orelhas, que dúvido muito que seja da ração, mas após as análises ao sangue eu logo vejo o que decido fazer.
jamesampetal
Membro Júnior

quarta mai 07, 2003 10:36 pm

Dear SeaLords,

Este tópico trata-se que rações andamos a dar aos nossos animais e até agora ainda não nos disse o que dá aos seus.

Eu entrei no tópico e respondi o que dava e ainda enviei uma lista da WDJ que considerou um lista da treta... acha que os critérios deles não são validos. Para mim são válidos e já os expliquei porquê. Só o facto das rações não conterem conservantes, colorantes e todos os ingridientes usados são próprios para consumo humano, mostra que há alternativas no mercado. Isso é positivo por que eu posso escolher uma ração equilibrada formulada segundo os criterios da AAFCO em vez de outras rações.

Depois sou eu que dou de comida aos meus cães e consigo notar se há diferença. Como o aisd (dono/a da zurra) cita atrás nota-se logo no pêlo. O que dava antes de Canidae era Hills e quando soube que continha BHA/BHT...Algo tinha que ser feito.

A canidae e a unica racao das faladas aqui que usa probioticos e enzimas digestivas naturais o que é realmente um bonus.

As repostas/comentarios ao seu email estão dentro do sua resposta em baixo:

[quote=SeaLords]
Ora vamos lá a ver uns pontozitos:

[quote]Hoje em dia o conhecimento é vasto em relação à alimentação dos nossos animais. Acredito que todas as rações de topo são muito bem formuladas. Aliás o problema é a formula das multinacionais processam comida humana. E pergunto o que acontece aos sub-productos dessa industria humana que não são próprios para consumo humano? pois é vão parar aos nossos sacos de ração. Como por exemplo a polpa de beterraba. O que é "beet pulp"?
[/quote]

[quote]Não vejo porque é que uma coisa, lá por ser sub-produto, há-de ser mau. O açucar mascavado é um sub-produto. O melaço é um sub-produto. E são recomendados por nutricionistas. A polpa de beterraba é uma excelente fonte de glúcidos medianamente fermentiscíveis, que são absolutamente fundamentais para a saúde do intestino. Posso-lhe mesmo dizer que esse é um dos meus critérios quando escolho uma ração: ração que não tenha polpa de beterraba levanta-me muitas dúvidas.
[/quote]

>>>>Resposta

A polpa de beterraba é um residuo das beterrabas sacarinas. É resultante do processo de manufacturação do açucar. Algumas marcas de ração adicionam a beet pulp para que as fibras actuem no enduricemento das fezes. Na minha opinião a fibra nas rações deverá ser derivada somente de ingridientes naturais e não de restos de processamento de comida humana. A polpa beterraba um ingridiente desnecessario para os nossos cães.

[quote]Há uma maneira de ver se a proteina existente na ração é maioritáriamente animal ou vegetal através de uma correlação com o conteudo de cálcio na própria ração. [/quote]

[quote]Como é que faz essa correlação ? Esta escapa-se-me ...[/quote]

>>>>Resposta

Sabendo que Chicken e lamb meals contem 4-5% cálcio em relação ao peso: Se um fabricante de ração diz que 50% da sua raçao por peso é de "animal meals" e o calcio é de 1.2%. A conta não dá certa. Ou então ele deve estar a usar uma nova matemática.

A quantidade de proteina animal tambem esta relacionada com a cor do granulado.

[quote]Outra maneira de ver se a ração é boa e pelo valor da Energia Metabolizada ou seja quantas Kcal/Kg de ração. [/quote]

[quote]É preciso também ter em conta a energia bruta. É o quociente EM/EB que interessa (e já agora é energia "metabolizável" e não "metabolizada").[/quote]

>>>>>resposta
Penso que sabendo a proteina, a gordura a energia metabolizada/Kg saberemos aproximar que percentagem de carbohydratos a ração contem quantas calorias são provinientes dos carbohydratos. E digo-lhe todas teem um elevado conteudo de cargohydratos.

Penso que tambem é importante a relação: caloria/proteina.

[quote] Pois uma ração com muita gordura fornece muitas calorias à ração, mas como sabemos muita gordura faz mal ao figado dos nossos animais e não só.
[/quote]

Sabemos mesmo? Estamos a falar de cães ou de pessoas ?

[quote]Concordo consigo em não dar uma ração com 8% de gordura com um teor de 10% de água (somente o dava sabendo qual é o porquê cientifico). Mas daria essa ração com o teor de 8% de gordura se o teor de agua dessa ração fosse 15%. O que era mesmo que ter 12% de gordura para um teor de agua de 10%. Como vê há muitos pequenas coisas que alteram o significado das %s.
[/quote]

[quote]Claro, estamos a falar de rações SECAS, logo onde o teor de humidade não varia muito (8-10%). E continuaria a não dar uma ração com 12% de gordura (em 10% de humidade).[/quote]

>>>>>resposta
Acho que é importante quem venha para o forum e leia e perceba os pequenos truques. Sei que há rações com maior grau de humidade actualmente. Não sei qual é o seu limite de seco mas parece que é abaixo dos 10% e se a ração contem 20% de agua, a ração é seca ou humida?

[quote]Realmente não percebo a sua resistencia a novos productos onde sabemos que os ingridientes usados na canidae (a unica existente cá) são de longe superiores a qualquer outra no nosso mercado. Eles listam os ingridientes segundo o criterio da AAFCO como todos os outros. Logo os ingridiente são comparáveis.
[/quote]

[quote]Não sei onde é que me viu resistir à Canidae. De qualquer forma não penso que "os ingredientes usados na canidae sejam de longe superiores a qualquer outra no nosso mercado". Aliás, não consigo perceber como é que com 3 fontes de proteína nos 5 primeiros ingredientes, como tão orgulhosamente arvoram, obtêm uma ração só com 24% de proteína, mas enfim...[/quote]

>>>>>>Resposta/comentario
Sorry!!! O que esta mesmo a resistir é que os cães não teem direito a comer ingridientes de maior qualidade e acha que eles devem comer sub-productos ou "left-overs" do processamento das comidas humanas. Como disse em cima o forum é qual as rações que usamos e eu disse qual e porquê. Acho que realmente falta a sua contribuição neste forum que é dizer o que dá realmente aos seus cães.

[/quote]
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta mai 07, 2003 11:04 pm

O site referido é um site sem valor cientifico nenhum, pelo simples facto de não citar responsáveis. Não se trata de nenhum estudo cientifico e o Jamsempeitai limita-se a usar um tradutor instantâneo da internet para traduzir artigos cuja complexidade não percebe, como se fosse argumentação.

Assim não dá.
Responder

Voltar para “Cães”