Ora vamos lá a ver uns pontozitos:
Hoje em dia o conhecimento é vasto em relação à alimentação dos nossos animais. Acredito que todas as rações de topo são muito bem formuladas. Aliás o problema é a formula das multinacionais processam comida humana. E pergunto o que acontece aos sub-productos dessa industria humana que não são próprios para consumo humano? pois é vão parar aos nossos sacos de ração. Como por exemplo a polpa de beterraba. O que é "beet pulp"?
Não vejo porque é que uma coisa, lá por ser sub-produto, há-de ser mau. O açucar mascavado é um sub-produto. O melaço é um sub-produto. E são recomendados por nutricionistas. A polpa de beterraba é uma excelente fonte de glúcidos medianamente fermentiscíveis, que são absolutamente fundamentais para a saúde do intestino. Posso-lhe mesmo dizer que esse é um dos meus critérios quando escolho uma ração: ração que não tenha polpa de beterraba levanta-me muitas dúvidas.
Há uma maneira de ver se a proteina existente na ração é maioritáriamente animal ou vegetal através de uma correlação com o conteudo de cálcio na própria ração.
Como é que faz essa correlação ? Esta escapa-se-me ...
Outra maneira de ver se a ração é boa e pelo valor da Energia Metabolizada ou seja quantas Kcal/Kg de ração.
É preciso também ter em conta a energia bruta. É o quociente EM/EB que interessa (e já agora é energia "metabolizável" e não "metabolizada").
Pois uma ração com muita gordura fornece muitas calorias à ração, mas como sabemos muita gordura faz mal ao figado dos nossos animais e não só.
Sabemos mesmo? Estamos a falar de cães ou de pessoas ?
Concordo consigo em não dar uma ração com 8% de gordura com um teor de 10% de água (somente o dava sabendo qual é o porquê cientifico). Mas daria essa ração com o teor de 8% de gordura se o teor de agua dessa ração fosse 15%. O que era mesmo que ter 12% de gordura para um teor de agua de 10%. Como vê há muitos pequenas coisas que alteram o significado das %s.
Claro, estamos a falar de rações SECAS, logo onde o teor de humidade não varia muito (8-10%). E continuaria a não dar uma ração com 12% de gordura (em 10% de humidade).
Realmente não percebo a sua resistencia a novos productos onde sabemos que os ingridientes usados na canidae (a unica existente cá) são de longe superiores a qualquer outra no nosso mercado. Eles listam os ingridientes segundo o criterio da AAFCO como todos os outros. Logo os ingridiente são comparáveis.
Não sei onde é que me viu resistir à Canidae. De qualquer forma não penso que "os ingredientes usados na canidae sejam de longe superiores a qualquer outra no nosso mercado". Aliás, não consigo perceber como é que com 3 fontes de proteína nos 5 primeiros ingredientes, como tão orgulhosamente arvoram, obtêm uma ração só com 24% de proteína, mas enfim...
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)