Existe alguma lei sobre o transporte de caes nos carros?
O meu cão vai no banco de traz com um cinto k comprei para o efeito, mas gostava de saber se existe alguma lei, pois n me apetece nada ser multada....
Regras sobre o transporte nos carros
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: terça out 02, 2007 8:33 am
<p>Rita e Jimmy</p>
<p>http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/jimmy_ ... m/32946</p>
<p>http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/jimmy_ ... m/32946</p>
-
- Membro
- Registado: sábado jan 26, 2008 10:37 pm
O que eu sei é que os cães não podem viajar à solta dentro dos carros. Eu tenho 3 cães de porte pequeno sendo que 2 viajam dentro de saco próprio e o outro viaja com um peitoral que adquiri numa loja de animais como sendo o mais adequado para o efeito. O peitoral tem uma tira por onde passa o cinto de segurança e que prende o cão e o impede de saltar para os bancos da frente.
Pelo que sei a multa é de cerca de 300 euros.
Espero ter ajudado com o pouco que sei.
Aika, Krokas, Kiko
Aika, Krokas, Kiko
-
- Membro
- Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
- Contacto:
AikaKrokas Escreveu: O peitoral tem uma tira por onde passa o cinto de segurança e que prende o cão e o impede de saltar para os bancos da frente.
Aika, Krokas, Kiko
Tem uma tira por onde passa o cinto?
Ou tem mesmo uma pessa metálica que entra no encaixe dos nossos cintos de segurança?
Os cintos de segurança para cães vem completos não usamos o cnto do nosso carro apenas o encaixe.
Caso não tenha o cinto adequado pode também ser aotuado.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
cisal Escreveu:AikaKrokas Escreveu: O peitoral tem uma tira por onde passa o cinto de segurança e que prende o cão e o impede de saltar para os bancos da frente.
Aika, Krokas, Kiko
Ou tem mesmo uma pessa metálica que entra no encaixe dos nossos cintos de segurança?
Os cintos de segurança para cães vem completos não usamos o cnto do nosso carro apenas o encaixe.
são 2 modelos. ou compras a extenção com a parte metálica que prende no fecho do cinto ou compras o peitoral com a faixa para passar o cinto

outra maneira legal de levar os cães no carro é na baguageira de carros monovolumes (ex:zafira) ou monoblocos (ex: kangoo), e podem ir soltos desde que haja uma rede (metálica ou não) a dividir a baguageira dos bancos.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
</strong>
Pois eu tinha esta duvida...YolaeFifi Escreveu:cisal Escreveu:AikaKrokas Escreveu: O peitoral tem uma tira por onde passa o cinto de segurança e que prende o cão e o impede de saltar para os bancos da frente.
Aika, Krokas, Kiko
são 2 modelos. ou compras a extenção com a parte metálica que prende no fecho do cinto ou compras o peitoral com a faixa para passar o cinto
outra maneira legal de levar os cães no carro é na baguageira de carros monovolumes (ex:zafira) ou monoblocos (ex: kangoo), e podem ir soltos desde que haja uma rede (metálica ou não) a dividir a baguageira dos bancos.
É que tenho um carro comercial e o meu cão costuma ir na mala solto, estava com medo que isto fosse ilegal, mas pelos vistos não...optimo..
Aquariofilia é uma paixão, um Mundo dentro de 5 vidros....
-
- Membro
- Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
- Contacto:
Parece-me que não podem ir soltos nem mesmo que o carro tenha grelha separadora, parece-me que tem de ser transportados mesmo quando na bagageira em caixas de transporte próprias.
Vou ter que tirar estas duvidas.
Vou ter que tirar estas duvidas.
Última edição por cisal em sexta mar 14, 2008 2:11 pm, editado 3 vezes no total.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Não sei se actualmente ainda é assim mas no início de 2006 informei-me junto da BT como deveria transportar a minha cadela em Portugal e em Espanha, uma vez que precisava de ir lá ao veterinário... eles informaram que em Portugal, naquela altura (hoje não sei se ainda é assim), não havia qualquer tipo de legislação que impusesse um meio de retenção do animal. Um dos polícias até "brincou" afirmando que, caso nos apetecesse, podíamos levar a Sabiah no tablier a fazer de bibelot 
Em Espanha é que era necessário existir um meio de separação físico entre o animal e o condutor, nomeadamente uma rede própria ou uma caixa de transporte, pelos vistos o cinto de segurança não era aceitável porque corria o risco do animal roer o mesmo, soltar-se, etc...
Eu, pelo sim pelo não, adquiri nessa altura uma caixa transportadora a qual continuo a utilizar SEMPRE que viajo com a Sabiah, incluindo viagem ao veterinário porque, dado o comportamento impulsivo dela, não me admira nada que, vendo-se solta, lhe desse para "atacar" o dono com beijos enquanto conduz!
Resumindo, mesmo que a lei ainda não se tenha alterado, por uma questão de segurança aconselho sempre um meio de retenção, eles por vezes são imprevisíveis e mais vale jogar pelo seguro que sofrer um acidente...

Em Espanha é que era necessário existir um meio de separação físico entre o animal e o condutor, nomeadamente uma rede própria ou uma caixa de transporte, pelos vistos o cinto de segurança não era aceitável porque corria o risco do animal roer o mesmo, soltar-se, etc...
Eu, pelo sim pelo não, adquiri nessa altura uma caixa transportadora a qual continuo a utilizar SEMPRE que viajo com a Sabiah, incluindo viagem ao veterinário porque, dado o comportamento impulsivo dela, não me admira nada que, vendo-se solta, lhe desse para "atacar" o dono com beijos enquanto conduz!
Resumindo, mesmo que a lei ainda não se tenha alterado, por uma questão de segurança aconselho sempre um meio de retenção, eles por vezes são imprevisíveis e mais vale jogar pelo seguro que sofrer um acidente...