inbreeding/outbreeding

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

weiwei
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2007 12:50 pm

quinta mar 06, 2008 3:03 pm

Alguem pode me falar a respeito dos pros e contras respectivamente de cada um destes metodos de criação...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 06, 2008 4:57 pm

Na minha opinião o inbreeding faz-se para criar uma linha de sangue, o apuramento de certas características morfológicas comuns a uma "família" de cães, mas também acho que deve ser feito com muito saber e teste genético, é um facto que a consanguinidade acarreta maior propensão a desordens genéticas, já que os genes "defeituosos" presentes nessa linha de sangue poderão ser passados às crias por ambos os progenitores. Foi o inbreeding que deu origem a todas as raças de cães e gatos.

O outbreeding é feito ao se procurar um cão de outra proveniência com características que complementem as eventuais "fraquezas" a nível morfológico nas cadelas bem como alargar o pool genético do criador. Faz-se outbreeding quando se arranja uma monta de um cão com bons palmarés em expos, por exemplo. Desvantagem só vejo mesmo o facto destas montas (ou até inseminações artificiais!) serem bem pagas, encarecendo o custo da ninhada.

Mas os criadores que se pronunciem e complementem ou mesmo corrijam esta informação...
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quinta mar 06, 2008 6:36 pm

Boa resposta, muito bem resumida :wink:

Para poder ter mais informação, deixo um link:

http://bowlingsite.mcf.com/Genetics/Inbreeding.html

É apenas um de muitos links que se encontram via pesquisa na internet.

Há outros foristas que são muito bons nestas questões e que também poderão ajudar.
<p>Cumprimentos, </p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta mar 06, 2008 8:47 pm

agora surge-me a duvida... ainda será lógico continuar a fazer inbreeding, já que temos os padrões e linhagens mais ou menos definidas, e muitos exemplares de (quase) todas as raças?

:wink:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

quinta mar 06, 2008 9:27 pm

Para apurar certas qualidades sim (faro,andammentos etc)apesar de ainda haver o" in breeding in" que e o mesmo que dançar o fox trote numa jaula de leos esfomeados,se corre bem e um espetaculo para cada um que corre bem ha muitos leoes morrerem de sobre nutriçao. :wink:
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quinta mar 06, 2008 9:49 pm

Já li em algum lugar, que agora não me recordo, que fazer outbreeding com exemplares de linhagens distintas (mas como é óbvio da mesma raça) que são fruto de um intenso inbreeding, dá origem a exemplares com melhores características físicas e robustez.
Se é ou não, não sei.
Ashtara
Membro
Registado: sábado nov 05, 2005 5:17 pm

quinta mar 06, 2008 10:53 pm

Quais as diferenças entre o Outbreeding e o Outcrossing? Se alguém puder explicar...agradeço
Sofia Almeida
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 06, 2008 11:03 pm

Julgo que serão sinónimos.
Ashtara
Membro

quinta mar 06, 2008 11:49 pm

Sim, literalmente são sinónimos. Mas julgo que alguns criadores usam estas denominações para métodos distintos, embora em ambos não se constate nenhum grau de parentesco entre os animais a cruzar. Mas de facto também não tenho conhecimento suficiente sobre este assunto...

De qualquer modo, penso que o Outcrossing exige o cruzamento de exemplares fruto de um forte inbreeding mas de diferentes linhas de sangue (recolhendo assim, ou pelo menos tentando, o melhor de ambas), enquanto que no Outbreeding, a cruza é efectuada entre animais sem grau de parentesco, não tendo em consideração se foram apurados dentro dos parâmetros do inbreeding ou não (ou seja, basta que sejam excelentes exemplares e que não tenham consaguinidade). Mas como disse atrás, se calhar até estou a dizer disparate. Quem esclarece????? :?
Sofia Almeida
rasteirinho
Membro Júnior
Registado: sexta out 07, 2005 10:26 pm

domingo mar 09, 2008 4:00 pm

TitvsLivivs Escreveu:Já li em algum lugar, que agora não me recordo, que fazer outbreeding com exemplares de linhagens distintas (mas como é óbvio da mesma raça) que são fruto de um intenso inbreeding, dá origem a exemplares com melhores características físicas e robustez.
Se é ou não, não sei.
nao se pode fazer inbreeding para sempre, existe um ponto onde é obrigatorio abrir a linha para refechar de novo, utiliza-se este metodo para evitar degeneraçoes, recuperar qualidades perdidas ou apobrecidas, ou mesmo introduzir outras qualidades.
outcross so adicionam rubstez ou qualidade quando a familia de sangue fechado esta saturada e começa a degenerar, penso eu.

com consanguinidade mantem-se qualidades e tambem se detectam defeitos geneticos mais rapidamente, algo que é melhor do que se aperceber 5 ou 10 anos depois pq estava escondido.
rasteirinho
Membro Júnior

domingo mar 09, 2008 4:03 pm

Ashtara Escreveu:Quais as diferenças entre o Outbreeding e o Outcrossing? Se alguém puder explicar...agradeço
http://en.wikipedia.org/wiki/Outbreeding_depression

http://en.wikipedia.org/wiki/Outcrossing

[Editado pela moderação (tlopes)]
rasteirinho
Membro Júnior

domingo mar 09, 2008 4:05 pm

weiwei Escreveu:Alguem pode me falar a respeito dos pros e contras respectivamente de cada um destes metodos de criação...
assunto muito extenso, o melhor é ler o maximo possivel em sites internet e falar com pessoas, o forum é bom pra trocar ideias sobre cada tipo de cruza mas explicar tudo no forum...pessoalmente nao tenho coragem para isso
rasteirinho
Membro Júnior

domingo mar 09, 2008 4:07 pm

dinodane Escreveu:Na minha opinião o inbreeding faz-se para criar uma linha de sangue, o apuramento de certas características morfológicas comuns a uma "família" de cães
acrescento, manter a linha e se possivel amelhorar :wink:
rasteirinho
Membro Júnior

domingo mar 09, 2008 4:11 pm

YolaeFifi Escreveu:agora surge-me a duvida... ainda será lógico continuar a fazer inbreeding, já que temos os padrões e linhagens mais ou menos definidas, e muitos exemplares de (quase) todas as raças?

:wink:
pode-se optar por linebreeding
para mim o segredo é usar in-line-out, a dificuldade é quando usar cada tipo.

ps : para mim mais ou nem nao é criterio muito fiavel....
Ashtara
Membro

segunda mar 10, 2008 10:14 am

[Editado pela moderação (tlopes)]
Sofia Almeida
Responder

Voltar para “Cães”