Ajuda..por favor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

sábado mar 22, 2008 10:57 pm

cirrose nao diria mas insuf. hepática com encefalopatia (visto que a bilirrubina ja se conjugou com o tecido adiposo no cerebro....) mas a distenção abdominal também pode ser uma ascitezinha... LOLOL isto ja parece o Dr House! grandes malucos... vamos mas é deixar de diagnosticos por internet!!! LOL

rpintas por favor nao nos deixe sem saber da evolução do caso porque pelo menos eu estou muito curiosa... de qualquer forma o importante é que o bixinho fique bom logo logo... :wink:
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

sábado mar 22, 2008 11:01 pm

correção: A cirrose leva à insuf. hepática....mas o que quis dizer é que nao me parece que a origem da insuf. seja a cirrose.... de qualquer forma nao interessa... LOL
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado mar 22, 2008 11:02 pm

parece que n me safo a colocar fotos :?
mas para quem tiver curiosidade de ver, é so procurar no google por "ictericia + animais" e aparece um olho de um canito em que da para ver muito bem :wink:
realmente...! Dr. House na arca :lol: :lol: :lol:
tenho a certeza que o pintas vai recuperar em breve, é preciso é fé :wink:
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo mar 23, 2008 12:18 am

Olá Boa Noite

O meu João, meu 1º cão, já teve uma pancreatite ( que é o que me parece que o pintas tem). É uma situação com um diagnostico mto reservado, nem todos os vets e animais são iguais e uns safam-se e outros não.
Pancreatite canina e felina

por Hospital Veterinário do Porto em 30 de Janeiro de 2005

O pâncreas é o órgão abdominal responsável pela produção de enzimas que digerem os alimentos previamente à sua absorção; e pela produção da hormona insulina, que regula as concentrações de glucose no sangue e previne Diabetes mellitus. A pancreatite é uma inflamação do pâncreas e desenvolve-se quando as enzimas produzidas e armazenadas no pâncreas se tornam activas e começam a digerir o próprio pâncreas. São vários os factores que podem despoletar esta anormal auto-digestão do pâncreas. Em seres humanos a pancreatite é mais frequentemente causada por cálculos biliares e consumo excessivo de álcool, factores que não são importantes em cães e gatos. Outras causas de pancreatite incluem vários fármacos e toxinas, condições tais como choque e trauma que afectam o fornecimento de oxigénio ao pâncreas, factores genéticos, factores alimentares, excesso de gordura na circulação sanguínea, e tumores ou parasitas no sistema de ductos pancreáticos. Em vários cães e gatos com pancreatite não se encontra evidência de nenhum destes factores predisponentes, e a causa é desconhecida.

Os sinais clínicos de pancreatite são altamente variáveis, o que provavelmente é o reflexo da grande variação na activação das enzimas digestivas que podem estar presentes num determinado cão ou gato. Normalmente, o diagnóstico de pancreatite é efectuado com base na história e sinais clínicos (depressão, pouco ou nenhum apetite, e vómitos) e um padrão sugestivo de anormalidades em análises de rotina ao sangue. A confirmação do diagnóstico ( que simultaneamente descarta outras doenças que causam sinais clínicos semelhantes) pode ser difícil e normalmente requer análises de sangue especiais, exame radiográfico e ecografia abdominal, e por vezes exame directo e biópsia do pâncreas através de cirurgia.

Uma vez efectuado o diagnóstico, é importante relembrar que a pancreatite é uma doença altamente imprevisível com vários graus de gravidade, e é difícil ou por vezes até impossível estabelecer um prognóstico. Se a causa subjacente é conhecida e pode ser corrigida (por exemplo, exposição a uma toxina, efeito secundário de um fármaco, ingestão de uma refeição muito rica em gordura), cuidados de suporte e fluidoterapia por alguns dias levam normalmente a uma recuperação completa. Os animais com excesso de peso têm uma maior probabilidade de ter uma pancreatite severa e de ter uma recuperação mais demorada ou até complicações fatais.

A maioria dos cães e gatos com pancreatite sem complicações associadas provavelmente recuperam naturalmente após um único episódio e continuam bem desde que sejam evitados alimentos muito ricos em gordura. Muitos cães recuperam totalmente após um episódio isolado de pancreatite severa. Infelizmente, em alguns animais com pancreatite aguda severa fulminante existem sinais clínicos que podem constituir uma ameaça à vida, podendo levar à morte apesar das medidas de suporte agressivas. Em outros casos, pancreatites relativamente suaves ou moderadas, crónicas ou recorrentes, persistem apesar da terapia, e o animal morre em exacerbação severa aguda da doença ou é eutanasiado devido ao facto de não apresentar melhorias e às despesas dos cuidados de suporte a longo prazo.

Os cuidados especiais normalmente incluem fluidoterapia endovenosa e fornecimento de um bom suporte nutricional através de alimentação por tubo se os vómitos não forem muito severos. Se os vómitos forem severos, pode interromper-se a administração de alimento durante alguns dias numa tentativa de “dar repouso” ao pâncreas. Devido ao facto de o jejum poder não ser bem tolerado, a alimentação endovenosa ou a alimentação através de um tubo colocado no intestino pode ser recomendada a longo prazo (especialmente em gatos).

Apesar de existir muita investigação, não existem medicamentos “mágicos” para o tratamento da pancreatite. Tenta-se remover a causa se esta for conhecida. O objectivo é manter o animal confortável, bem nutrido, e bem hidratado. É importante que os cuidados médicos de suporte sejam agressivos e fazer tudo o que for possível para evitar que o pâncreas comece a digerir-se a si próprio. Em muitos pacientes esta abordagem é bem sucedida, mas não é possível prever que animais irão ficar bem.

Quando os cães e gatos recuperam de uma pancreatite, não é necessário nenhum tratamento especial, a não ser evitar factores de risco conhecidos, particularmente alimentos ricos em gordura e obesidade. Em alguns pacientes (especialmente Schnauzers miniatura) a pancreatite desenvolve-se lentamente, por vezes sem sinais clínicos óbvios, e o pâncreas pode ser destruído gradualmente. Se as células pancreáticas que produzem enzimas digestivas forem destruídas, o animal pode eventualmente necessitar que enzimas especiais sejam adicionadas às refeições, de modo a que a comida seja digerida, prevenindo a perda de peso e diarreia. Se as células pancreáticas que produzem insulina forem destruídas, pode desenvolver-se Diabetes mellitus e pode ser necessária terapia com insulina. Felizmente, estas complicações de pancreatite são raras.
Boa sorte para o Pintarolas, pois parece-me um cão feliz e acarinhado, só por isso ele vai dar a volta por cima :wink:
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
rpintas
Membro Júnior
Registado: sexta mar 21, 2008 8:28 pm

domingo mar 23, 2008 10:06 am

sim aquilo que o pintas tem é mesmo uma pancreatite..nas ultimas analises tambem acusou febre da carraça..coisa que nao percebo muito bem como é possivel..mas visto que o cão anda a solta na quinta pode ser possivel,embora nos ca em casa nunca tenhamos verificado isso,ate porque o pintas toma banho regularmente e toma todos os medicamentos de prevenção.ainda nao tenho novidades comigo..ontem foi uma correria,ecografia,raio x ao abdomen,analises xi...sempre de um lado para o outro.

o pintas parece me estar a reagir bem..esta sempre disposto a entrar para o carro..talvez porque pensa que vai para casa :cry:

parece que so me resta esperar..

ainda dizem que os homens nao choram não é? :wink:
parece que não é bem assim..

percebem porque lhe chamamos Pintas?parecia uma vaquinha :lol:
era recem nascido e tava dentro de um buraco com agua,,era o unco sobrevivente,seus irmaos ja tinham falecido todos,veio pa casa e foi criado a biberon.

Imagem

(eu pedi uma bracadeira vermelha mas nao havia) :lol:

vejam como ta triste :cry:
Imagem
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

domingo mar 23, 2008 8:17 pm

Olá Pintas (dono) :wink:

Espero sinceramente que o Pintarolas se safe, acho que ele tem uma sorte danada nos donos que encontrou :wink:
Qto á fita que devia ser azul.......... :lol: :lol: pois eu acho que o azul é uma cor linda até pq condiz com a trela dele :wink:
A pancreatite é tramada e muitos animais não a conseguem ultrapassar, o meu João tb a teve como já disse devido á pessima alimentação que teve durante anos, sempre com mimos fora das refeições dele, tornou-se num cão obeso e de um dia para o outro perdeu o apetite e só vomitava verde. Lá fomos de charola para o vet que diagnosticou pancreatite, fui logo avisada pelo vet que tudo poderia acontecer. O gajo lá se safou e durante algum tempo teve que comer uma ração especifica, mas hj em dia tá velho e ainda vivo :twisted: e come o granulado que todos os outros cá em casa comem.

Boa Sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
rpintas
Membro Júnior

domingo mar 23, 2008 9:32 pm

obrigado sandra..

novas analise dentro do consultorio, o pintas acusou erliquiose :cry:

amanha segue sangue para laboratorio..

sera possivel uma carraça causar isto tudo?todos estes sintomas?ou sera apenas mais uma dificuldade para o pintas enfrentar?

mudeo de vet..porque o vet que smp acompanhou o pintas nao tinha internamento.,.

nesta nova clinica tenho a agradecer á dr patricia o cuidado que esta ter com o pintas..ele esteve e esta a soro...tive la hoje com ele..nao urinou nem fez nao la dentro do internamento..assim que saimos a rua teve cerca de 2 ou 3 minutos a urinar..era urina tipo ferrugão..meio alanranjada..segui tb para analise..ele estava bem disposto como é habitual..

vamos ver..
Nomada2
Membro Júnior
Registado: quarta mar 05, 2008 10:05 pm

domingo mar 23, 2008 9:39 pm

As melhoras do Pintas e muita força :wink:
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda mar 24, 2008 12:46 am

as vezes, apesar de todos os cuidados que temos com eles, acontece o inesperado...

as melhoras pintas!
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 24, 2008 11:01 am

rpintas Escreveu:obrigado sandra..

novas analise dentro do consultorio, o pintas acusou erliquiose :cry:

amanha segue sangue para laboratorio..

sera possivel uma carraça causar isto tudo?todos estes sintomas?ou sera apenas mais uma dificuldade para o pintas enfrentar?
Sim é possível e um facto que cause todos os sintomas... mas, tenha fé e esperança porque eu passei pelo mesmo com o meu Golias, ainda bebé na altura (10 semanas), e hoje ainda continua entre nós ao fim de 8 Anos :wink: :D

Boa sorte, as melhoras do pintas e força para os que o acompanham... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
love_labs
Membro
Registado: quinta jun 01, 2006 2:43 pm
Localização: Labs(Bolota e Côco), Setter irl(Sol), Weim (Cinza) e SRD (Pulga), e peixes....

segunda mar 24, 2008 2:08 pm

Boa tarde

Então novidades do seu menino? Como é que ele está?
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

segunda mar 24, 2008 2:41 pm

Olá rpintas,

se se trata de herliquiose , já posso dizer algo .
A minha wendy contraiu a doença através duma picada de carraça , a doença normalmente atinge orgãos vitais , no caso da wendy atacou-lhe os rins e a bexiga , tadinha da minha menina , ainda durou três anos , mas sempre com recaidas , tinha hemoregias enormes , depois vinham as anemias e assim sucessivemente , foi horrivél !
No caso do pintas espero que ainda não esteja muito avançado e desejo as melhoras do menino !
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça mar 25, 2008 1:27 pm

boa sorte para o pintas.....e para o dono: muita força!
rpintas
Membro Júnior

terça mar 25, 2008 1:29 pm

apos novas analises..os valores do figado estao melhores..mas a infecção continua a subir..

no entanto tenho plena consciencia que o pintas ta bem entregue..

a dr patricia precisava de uma injecção para lhe dar para tentar acabar com a infeção..mas estava esgotada..so ca estava hoje la mais para o fim do dia..

ja estava em casa apos ir visitar o pintas,liga me a dra a dizer se eu estava disponivel para ir ao hospital vet de s bento buscar a tal injecção..pois se nao fosse dada ja poderia ser tarde..acho que so por isto da pa termos uma ideia da exelente pessoa que é a dra..

la arranquei de santarem as 23h para lisboa..levei sangue do pintas para fazer novas analises e trouxe a injecção..cheguei por volta da 1 da manha e a dra la estava sozinha com o pintas a minha espera..

ontem achei-o mai triste..

mas tenho toda a esperança do mundo que ele não nos vai deixar :cry:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 25, 2008 2:04 pm

rpintas Escreveu: mas tenho toda a esperança do mundo que ele não nos vai deixar :cry:
A esperança é SEMPRE a última a morrer.
Há casos mal sucedidos mas também os há com bastante sucesso. Como tal, pensamentos positivos são os mais necessários nesta altura do campeonato...ok? :wink: Força!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”