A questão que ponho aqui é sobre comportamento animal num PA e a situação passou-se com uma senhora da minha rua.
Hoje de manhã fui receber o correio e ela vinha com uma das suas PA pela trela e com colar isabelino. Cumprimentei-a e perguntei se a menina estava doente ao que ela respondeu que já falava comigo. No regresso contou-me que ela tinha sido atacada pelos seus outros 2 PA, sendo mordida no pescoço e patas e só pararam quando a filha da senhora chegou e os afastou.
Ao que parece desde há uns tempos para cá o casal de PA, que já tem perto de 6 anos, começaram com desavenças com a mais nova, com 14 meses no momento. Pelos vistos é quase sempre a mais nova que começa com a mais velha e o macho sai em defesa da "companheira de longa data".
Eu não tenho certeza mas isto parece-me comportamento de hierarquia, em que a mais nova por estar a atingir idade adulta quer sobrepôr-se à fêmea mais velha e, como o casal já tem as suas hierarquias definidas há muito tempo, intervem ambos contra a outra.
Eu aconselhei a senhora a isolá-los pois se agora foram ferimentos mais ou menos graves numa próxima vez pode dar-se mesmo a morte de algum.
Eu tive duas boxers, mãe e filha, que nunca se deram e sempre tiveram que estar separadas mas não me parece que a senhora tenha canis ou algum espaço que possa praticar o mesmo método.
Gostaria de pedir a vossa ajuda para o facto de saber se há mais soluções para impedir que estes "ataques" continuem pois a senhora tem muita pena que isto esteja a acontecer e queria que estivessem todos juntos e a dar-se bem.
Alguém me pode aconselhar?
Moderador: mcerqueira