A planta que eles comem

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 01, 2003 3:13 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 6:21 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça abr 01, 2003 4:17 pm

Olá SeaLords

Sabe que eu estive quase para fazer isso? É que eu sou doido, mas não tanto.
Não o fiz por dois motivos. Um tem a ver com o facto de não encontrar essa informação para todas as plantas da lista. Outro, porque seria entrar numa área demasiado específica, em pormenores que julgo despropositados, quando em contrapartida não abordo (pelo menos por enquanto) aspectos muito mais pertinentes e relativos à raça.
Por outro lado, e este poderá ser um terceiro motivo, o que interessa fundamentalmente é ter uma noção que determinada planta não deve estar acessível ao cão.
Aqui para nós, esta de pôr as fotos das plantas já é mariquice. Mas enfim, há mariquices piores...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta abr 02, 2003 8:14 pm

Olá nel ;)

Vi agora a foto da dita planta.
Já a conseguiu identificar??

Assim á 1ª vista, parece-me uma das variadas "mentas" espontâneas que ocorrem pelos campos. Não sou nenhum expert em botânica, mas já vi várias vezes uma menta com esse aspecto, muito diferente da conhecida hortelã.
Só por curiosidade, quando colher novamente essa planta, esmague uma das folhas com a mão e cheire para ver se tem algum cheiro "amentolado".

Se for o caso, diria que os seus cães gostam de andar de hálito fresco. ;) :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 02, 2003 10:00 pm

Olá Fang

Já fiz isso, mas não noto nenhum aroma especial. O que não fiz foi provar a planta. Para a próxima é o que vou fazer. :lol:

O que acho estranho, e por isso é que trouxe este assunto aqui ao fórum, é que só os vejo comer esta planta e mais nenhuma outra.
Como já referi atrás, num relvado, eles costumam escavar um pouco e trincar o que eu penso que é a raiz da erva. Ou então é simplesmente a terra que eles querem. Mas não insistem muito. Desistem logo e também julgo que não é para se purgarem porque nunca vomitam.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta abr 03, 2003 8:48 am

A minha avó sempre me falou duma planta a que ela chamava a planta dos cães. Mas o nome real da mesma... :oops: não o sei! Mas que é parecida com a da fotografia (a primeira planta do tópico), é. :)
Não o disse até agora pois, embora os nossos avós sejam sapientes, esse tipo de sabedoria, hoje em dia, é pouco apreciada! :roll:

Chamavam-lhe assim, à planta, pois era a planta que os cães mais gostavam, acho eu. Mas como era pequenina, já não me recordo... :| E agora já não lhe posso perguntar... :(
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sexta mai 09, 2003 6:35 pm

Bem...

Tema antigo mas actual...

O meu amigo Patolas delicia-se com uma erva alta, por coincidência uma das ervas mais escolhidas pelas carraças.

Verifiquei que a ingestão das ditas ervas lhe provoca o amolecimento das fezes, o que é uma chatice dado que tenho o hábito de tentar deixar o chão tão limpinho como estava antes dele se aliviar...ou seja, apanho sempre tudo o que ele faz.

Hoje foi à consulta e troquei algumas impressões com o vet sobre este assunto, para meu grande espanto ele disse-me que é teoria corrente que os cães se viciam em plantas específicas e que a preferência varia de cão para cão.

E o que procuram eles nas plantas? Actualmente e ainda segundo o vet, procuram as faculdades alucinogénias dessas plantas...

:o :o :o :o :o

Agora estou com dois problemas:

Será que um dia destes me entra uma brigada de narcóticos pela porta dentro?

E se não o deixo voltar a comer as plantas, será que o fulano nao se põe a fumar haxe ou a chutar prá veia?

Não é por nada, mas deve sair muito mais caro...

E eu a pensar que eram só os putos!

Pelos vistos os canitos também são filhos da mãe drogada :D:D:D

Boas ervas!

JoseLuis
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta mai 09, 2003 11:15 pm

dicas Escreveu: Será que um dia destes me entra uma brigada de narcóticos pela porta dentro?

E se não o deixo voltar a comer as plantas, será que o fulano nao se põe a fumar haxe ou a chutar prá veia?
:lol: :lol: :lol:
Ó meu, numa boa!

Eu sempre ouvi dizer (sabedoria popular) que eles comiam ervas para se purgarem.

No entanto.... será sinal dos tempos???
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

sábado mai 10, 2003 12:07 pm

purgarem...pedrarem...vai tudo dar ao mesmo! ;)

Esta cãozoada de hoje em dia está perdida para a vida... :lol: ;) 8)
blounde
Membro
Registado: quinta mai 01, 2003 4:34 pm

sábado mai 10, 2003 12:35 pm

olá a todos!

nel, eu não consigo entrar no teu site, terá algum problema, já tentei várias vezes e não consigo, eu também estou muito curiosa sobre as cenas das plantas.
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 10, 2003 9:35 pm

Olá Blounde

Não percebo qual o problema de aceder ao site. Basta clicar no icon que tem a casinha, em baixo . Ou então aqui:

http://whippet.no.sapo.pt

As plantas tóxicas estão na página Curiosidades

Boa navegação
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
blounde
Membro
Registado: quinta mai 01, 2003 4:34 pm

sábado mai 10, 2003 9:39 pm

nel, eu já consegui entrar no site. eu á bocado não consegui por isso te avisei porque poderia ter algum problema, eu vi as plantas tóxicas e sei que não tenho nenhuma dessas no meu jardim- felizmente, mas obrigada por te preocupares com isso. foi uma grande ajuda. o teu site é um show
Responder

Voltar para “Cães”