Miguel Sousa Tavares - verdades ou barbaridades?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 24, 2008 11:10 am

Da entrevista passaram muito pouco, algumas afirmações que fiz e que eram muito importantes não passaram.
Quanto ao Sr.Miguel Sousa Tavares, a minha carta para ele e para a redacção da TVI segue esta semana.
Sendo ele um Public Opinion Maker, é triste verificar que a falta de humildade e a soberba em pensar-se ser o supra-sumo em todos os temas da actualidade levam exactamente á afirmação de uma ignorância gritante. Quem normalmente pensa que tudo sabe...erra. E ele errou.
A minha afirmação sobre a desresponsabilização dos pais também não passou na integra. Uma das minhas questões a esse Sr. é se por acaso ele é radicalmente contra os detergentes de uso domestico, ou outros objectos "que provocam" centenas de acidentes com crianças...isto em resposta á afirmação dele que ficou arrepiado com o que eu disse sobre essa responsabilização dos pais, uma vez que o cão é que morde... :roll:

Números: Só em 2002, foram registados 545.966 acidentes domésticos e de lazer com recurso a urgências hospitalares. Destes, 164.118 (30,06%) ocorrem entre os 0 e os 14 anos, sendo que a faixa etária de maior risco é a que engloba crianças entre os 5 e os 14 anos (106.476). Os dados são do Observatório Nacional de Saúde e são apenas referentes a Portugal Continental. Os números apresentados não incluem os acidentes que não procuraram cuidados hospitalares.

Quanto ao facto de ele pensar que os donos destes animais são todos mentalmente desequilibrados, seria bom que os donos mentalmente equilibrados se manifestassem de forma inteligente, escrevendo também as suas posições ao referido Sr. e á redacção da TVI, mas de uma forma cívica e educada. Afinal de contas, não temos a culpa que ele só se dê com pessoas duvidosas "Todos os donos que eu conheço..." foi o que ele disse, não foi??
Em relação a ele não entender porque raio é que as pessoas continuam a querer estes cães de ataque...
1º não são cães de ataque, e seguirá também na minha carta um breve resumo histórico de cada raça.
2º eu também não sei porque é que ele é do FCP, ou porque veste fatos cremes, ou porque é que conduz o automóvel Y... Se calhar tem a ver com a liberdade de escolha individual de cada indivíduo...a tal que está consagrada na Constituição da Republica Portuguesa... :o
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

segunda mar 24, 2008 7:29 pm

Eu que as vezes até o gosto de ouvir falar desta vez fiquei muito desiludida com as barbaridades que ele disse, como é que é possivel algum dizer aquilo que ele disse :o

Não sei se sabem, mas nesse mesmo dia no programa, "Voce na TV" deu uma reportagem sobre isso memso, onde esteve presente um criador de Rott, um Tosa Inu, esteve também representado a Pit Bull Oeste, e quem comentou foi o Hernanis, e posso dizer que concordo com tudo aquilo que ele disse, alias até me deu prazer em ouvir alguem falar assim na televisão que os portugueses anormais bem que necessitam de ouvir isso.

E à um tempo atras quando ocurreu o caso do ataque dos Rott sobre a criança da propria familia, na SIC ou TVI, já não me recordo bem, convidaram no proprio dia a veterinária Dr. Ilda Rosa para ir falar e dar o seu parecer, estavam muito bem a debater o tema e quando o jornalista compara um cão de raça potencialmente perigosa a um Tigre.. Sim isto é bem verdade, apesar de parecer sorrial :evil:

É o triste mundo em que estamos a viver, onde este sabado estava a passear com os meus cães e aparecem 2 Rotts com os seus respetivos donos, acompanhado com trelas, perto de mim estavam umas crianças a fazer festinhas aos meus cães, mal que as mães das crianças veem os cães agarram nos filhos e começam a correr. Achei horrivel o que fizeram e os donos dos cães ficaram com uma cara, ficamos a falar, e posso-vos dizer que a minha lunita e o meu Gaspar amaram passar a tarde toda a brincar com eles, acho muito triste que as pessoas o façam, os cães são a melhor coisa e se forem controlados jamais fazem mal a alguém.
Major2007
Registado: quarta mar 26, 2008 11:39 am

quarta mar 26, 2008 12:48 pm

Relativamente aos comentários do ilustre comentador, apenas posso dizer que lamento que não tenha seguido a mesma linha de raciocinio que teve aquando da Lei do Tabaco.
Em Portugal estão a querer acabar com os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, pena é que as pessoas só se mexam quando lhes toca a eles directamente, caso contrário, acham muito bem e os outros é que são desiquilibrados.
Major2007
Registado: quarta mar 26, 2008 11:39 am

quarta mar 26, 2008 12:57 pm

Um breve comentário à participação televisiva da Cristina Paulo.
Saudo a senhora pelo que afirmou chamando, todavia a atenção da mesma para o facto de os meios de comunicação social na grande maioria das vezes terem a capacidade de distorcer ou mais correctamente, de permitir a distorção daquilo que afirmamos. Em futuros contactos deixo um conselho: ou em directo ou exija ver a peça que vão publicar antes de a mesma ser editida.
Quanto ao que afirmou relativamente à responsabilidade dos pais eu entendi que queria dizer que os pais também têm de ter cuidado com os filhos e não os deixarem ao deus d'ará onde sabem existir cães grandes (não perigosos), pois na minha opinião qualquer cão grande quando "fecha a boca" vai fazer estragos. Se eu tenho um filho pequeno e um cão grande não os devo deixar sózinhos sem precauções ou então devo ser responsabilizado. Foi assim que o entendi e acho que tem toda a razão.

Se me permite, a única coisa que não gostei de ver na "sua peça televisiva" foi ter aparecido com a sua cadela na via pública sem trela e açaime, em clara violação da Lei.

Ora, eu acho que nos devemos manifestar e defender os nossos direitos e expressar as nossas opiniões, todavia, devemos também cumprir com as regras do jogo.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 26, 2008 5:49 pm

Major 2007, ainda hoje outra pessoa me referiu exactamente o mesmo em relação ás entrevistas e realmente da próxima que acontecer para publicarem imagens terão que me mostrar primeiro a peça final para que eu atorize ou não.
Quanto ao não uso do açaime, eu efectivamente não coloco açaime na minha cadela excluindo 2 situações: para descer as escadas do prédio onde moro pois ela é demasiado sonora na sua alegria de ir á rua e entendo que os meus vizinhos merecem o devido respeito de não serem importunados; ou quando a tenho de deixar presa, por exemplo, á porta de uma loja onde eu me desloque por breves instantes.
De resto sou contra o uso de açaime em cães que não têm agressividade e que se encontram bem controlados pelos donos, isto é, estejam treinados e sejam obedientes, pois o controlo faz-se pela inteligência e não pela força. Esta minha posição em relação ao açaime é publica, e prefiro pagar a multa que sujeitar um animal ao seu uso sem justificação comportamental. Ando com um açaime bom e com outro estragado ;)
Quanto á trela ela estava com trela ;) levava-a na boca e encontrava-se a realizar um exercicio de treino (envio do cão e chamada), o qual não pode de forma alguma ser efectuado com o cão preso.
Para se treinar um cão eficazmente é obrigatório fazê-lo também em locais com barulhos e distracções, de forma a que o cão realmente obedeça em qualquer situação, e não apenas quando se encontra no campo de treino. Claro está que esta é uma cadela - conforme referi na entrevista e que não passou - com 5 anos, treinada, com teste de sociabilidade e BH feitos.
Foi pena não terem passado a declaração que fiz sobre a responsabilização dos pais na integra, porque eu referi que independentemente do tamanho do animal NUNCA em caso algum se devem deixar crianças com animais sem supervisão de adultos, referindo por exemplo que não deixo a minha filha de 20 meses sozinha com os meus gatos - animais com pouco mais que 4 ou 5 Kg. Não facilito de forma alguma pois acredito que os acidentes tal como as desculpas, não têm razão de ser - evitam-se. Desta forma protejo a minha filha, mas também os meus animais.
<p>&nbsp;</p>
IvoAbreu
Membro Júnior
Registado: domingo mar 09, 2008 9:19 pm

quarta mar 26, 2008 5:53 pm

nynf como consegues ter tantos cães em casa? :wink: :lol:

Cumps. :wink:
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 26, 2008 6:19 pm

IvoAbreu Escreveu:nynf como consegues ter tantos cães em casa? :wink: :lol:

Cumps. :wink:
Não tenho :) a minha casa é um "casa de bonecas". Neste momento tenho apenas a Shiva comigo, e 4 gatas. As minhas outras cadelas estão com amigos de confiança porque devido a uma situação pessoal tive que me separar delas, garantindo que ficavam com excelentes donos.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”