Transporte do Franjas....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aricarv
Membro Júnior
Registado: quarta mar 15, 2006 8:08 am

quarta mar 26, 2008 6:37 pm

Olá a todos!

Antes de mais, o meu nome é Ricardo Carvalho, e sou o FELIZ amigalhaço (e não proprietário ou lá o que lhe queiram chamar!!!) de um espectacular cachorro arraçado de caniche, chamado Franjas!!!!

Imagem

(Não, ainda não vai ao banco depositar dinheiro.... nem levantar.... :) :D )

Bem, entretanto, o que me levou a colocar este tópico foi precisamente este menino, pois tenho algumas dúvidas acerca do transporte dele, devido a ter um carro comercial, gostava de saber se alguém me pode responder a esta dúvida:
- Eu posso transportar o Franjas no carro, á frente, no lugar do pendura, sem problemas???
Ele normalmente é calmo, mas se um dia a GNR me encosta e resolve "embirrar", será que têm razão????

É que o Frnajas não gosta nada de viajar na mala, e eu até acho que ele até tem razão....

Será que alguém me pode ajudar????

Obrigado....
Última edição por aricarv em quinta mar 27, 2008 3:14 pm, editado 1 vez no total.
AikaKrokas
Membro
Registado: sábado jan 26, 2008 10:37 pm

quarta mar 26, 2008 7:49 pm

Boa noite

No Fórum existe um tópico "Regras sobre o transporte nos carros". Achamos que lendo as mensagens que constam deste poderá encontrar resposta para a sua dúvida.

Esperamos ter ajudado.
soniavalerio
Membro Júnior
Registado: segunda set 03, 2007 12:55 pm

quinta mar 27, 2008 8:44 am

Olá Ricardo! Tem um amiguinho lindo.

Há algumas semanas atrás tive a mesma dúvida, mas quanto ao transporte do meu amigo Labrador que em breve se instalará cá em casa.

Contactei pessoalmente a GNR, onde me informaram que, na Legislação em vigor, não existe qualquer condicionante ou regras para o transporte de animais domésticos. Contudo, aconselharam-me que a melhor solução é transportar os nossos amiguinhos de quatro patas presos, e para esse efeito existem no mercado uns adaptadores aos cintos de segurança muito práticos e a preços bastante acessíveis (a partir de 10€), ou na bagageira dos comerciais, de forma a que não prejudiquem a nossa condução.

Sendo assim, pode transportá-lo no banco do pendura, mas tendo em atenção que, se o amigo for ao seu colo, ou se o apanharem a dár-lhe mimo, podem multá-lo por distracção!

Estas foram as informações que a própria GNR me deu. Se estão correctas ou não, não posso garantir... Como hoje em dia ninguém se entende... :roll:

Espero ter ajudado!

Felicidades e bons passeios! :D
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quinta mar 27, 2008 9:14 am

Erh...o franjas é pikeno...há caixas de transporte muito confortaveis que adapta ao cinto e pode colocar á frente, no banco do pendura ou atrás. Pessoalmente aconselho por atrás...porque não acho seguro levar no lugar do pendura seja o que for que numa curva ou travagem possa atrapalhar a condução....
Tenho um yorkie....ele viaja na caixa dele....e sempre que vamos de viagem ele salta la para dentro depois dela montada mesmo que a saída seja no dia seguinte :lol: "não se esqueçam de mim"... e viaja sem problemas.

:wink: custam as de tecido (mais confortaveis) 26....28 euros... e também há "arnezes de segurança" que se adaptam ao cinto de segurança....o cão vai "solto" e seguro.. mas nunca experimentei. Ele gosta de ir a dormir e na caixinha vai melhor
aricarv
Membro Júnior

quinta mar 27, 2008 1:15 pm

AikaKrokas Escreveu:Boa noite

No Fórum existe um tópico "Regras sobre o transporte nos carros". Achamos que lendo as mensagens que constam deste poderá encontrar resposta para a sua dúvida.

Esperamos ter ajudado.
Eu sei, mas fiz uma procura e saiu-me tanta coisa, que pura e simplesmente desisti.....
soniavalerio Escreveu:Olá Ricardo! Tem um amiguinho lindo.

Há algumas semanas atrás tive a mesma dúvida, mas quanto ao transporte do meu amigo Labrador que em breve se instalará cá em casa.

Contactei pessoalmente a GNR, onde me informaram que, na Legislação em vigor, não existe qualquer condicionante ou regras para o transporte de animais domésticos. Contudo, aconselharam-me que a melhor solução é transportar os nossos amiguinhos de quatro patas presos, e para esse efeito existem no mercado uns adaptadores aos cintos de segurança muito práticos e a preços bastante acessíveis (a partir de 10€), ou na bagageira dos comerciais, de forma a que não prejudiquem a nossa condução.

Sendo assim, pode transportá-lo no banco do pendura, mas tendo em atenção que, se o amigo for ao seu colo, ou se o apanharem a dár-lhe mimo, podem multá-lo por distracção!

Estas foram as informações que a própria GNR me deu. Se estão correctas ou não, não posso garantir... Como hoje em dia ninguém se entende... :roll:

Espero ter ajudado!

Felicidades e bons passeios! :D
Eu (in)felizmente tenho vários amigos polícias e gnr's, que inclusivamente nem me souberam responder, pois eles próprios, pelos vistos, nem sabem se existe lei alguma....

Quanto aos sistemas do cinto, de facto eu creio que para se usarem, precisam de ter um encaixe livre. Ora o meu problema é quando vamos 3 no carro (NÃO DIGAM NADA Á GNR!!!!), o sistema penso que não dará para usar...

Na bagageira, o Franjas pura e simplesmente fica irrequieto, e ainda me distrai mais, pois tentei habituá-lo desde pequinino, mas sem sucesso (não sou grande professor.... e além disso, dava-me pena... Eu sei, é lamechice, mas também tenho coração....)...

Além disso, como o carro é antigo (Peugeot 205 XAD), pura e simplesmente só tem mesmo o piso, e quando vamos de viagem, com a carga, ele fica com uma superfície altamente irregular para ir....
angeleyes20 Escreveu:Erh...o franjas é pikeno...há caixas de transporte muito confortaveis que adapta ao cinto e pode colocar á frente, no banco do pendura ou atrás. Pessoalmente aconselho por atrás...porque não acho seguro levar no lugar do pendura seja o que for que numa curva ou travagem possa atrapalhar a condução....
Tenho um yorkie....ele viaja na caixa dele....e sempre que vamos de viagem ele salta la para dentro depois dela montada mesmo que a saída seja no dia seguinte :lol: "não se esqueçam de mim"... e viaja sem problemas.

:wink: custam as de tecido (mais confortaveis) 26....28 euros... e também há "arnezes de segurança" que se adaptam ao cinto de segurança....o cão vai "solto" e seguro.. mas nunca experimentei. Ele gosta de ir a dormir e na caixinha vai melhor
Pois, até isso tentei arranjar, mas ele também não gosta....

O mais engraçado é que ele á frente, vai sosegadinho, apesar de volta e meia querer ir ao vidro (isto sim, punível com multa, segundo sei...)

Agradeço a todos a ajuda, mas creio que vou continuar a transportar o Franjas como até agora, com a outra "amiga" no lugar do pendura e ele CONFORTÁVELMENTE instalado no tapete.....
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta mar 27, 2008 1:29 pm

Esse é um dos muito buracos na nossa lei.. Nada diz no nosso codigo de estrada que devemos usar o cão na parte da frente, na de trás ou de cinto ou sem cinto... Acho que só diz qualquer coisa do genero que os passageiros não podem estar num situação que possa causar perigo tanto a ele próprio, como aos restantes passageiros e outros veiculos... Ora isto é muito subjectivo pois posso achar mais seguro (tal como no seu caso) o cão ir á frente do que atras.

Resumindo, sei, por intermedio de pessoas que conhecem bem o codigo da estrada, que não é possivel multar ninguem por levar o cão solto dentro do carro ou no banco da frente.. Tal como é um mito que conduzir descalço ou de sandálias dá multa..

Agora parte do bom senso de cada um.. Um cão á solta no banco de trás, em caso de acidente, é um projectil autentico a embater no nosso banco.. e quanto maior o peso maior os estragos..
E no banco da frente também o desfecho não será muito agradavel para o cão... :?

O mais seguro será mesmo usar o cão com o cinto ou mesmo na mala, mas nada o impede de fazer o contrário..

Pedro
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta mar 27, 2008 1:37 pm

Ah, só um conselho.. Tente por as fotos um pouco mais pequenas da próxima vez, para facilitar a leitura do tópico e a visualização da foto :wink:

Pedro
aricarv
Membro Júnior

quinta mar 27, 2008 3:15 pm

ElMariachi Escreveu:Ah, só um conselho.. Tente por as fotos um pouco mais pequenas da próxima vez, para facilitar a leitura do tópico e a visualização da foto :wink:

Pedro
Peço desculpa, foi com entusiasmo, e já corrigi...
Obrigado a todos....
Responder

Voltar para “Cães”