ALTURAS CERTAS PARA TOSQUIA.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SPIDERMAN
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 12:20 pm

segunda mai 12, 2003 11:35 am

Meus amigos, o meu cão é de uma raça (Lhasa Apso) que tem muito pêlo. Gostava de saber quais as alturas ideais para lhe fazer uma tosquia, pois até agora tenho evitado por relacionar o pêlo dele com protecção contra o frio. Junho já poderá ser uma boa altura?

As alturas de tosquias também podem variar com as raças ou têm somente a ver com a época do ano e consequentes temperaturas?

Obrigado
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 12, 2003 12:15 pm

Qualquer livro sobre o Lhassa Apso lhe diz que este cão não deve ser tosquiado. Quem compra um cão de pêlo comprido, ou trata o pêlo como deve ser, ou então mais vale comprar um cão de pêlo curto.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda mai 12, 2003 12:31 pm

Ola Spiderman,

Encontei este artigo acerca do grooming do lhasa Apso:

http://www.orlanelhasa.org/groom.htm

Segundo este artigo, o cao nao e tosquiado. Caso esteja mesmo decidido a tosquiar o seu cao, veja se o cao nao e tosquiado a maquina. Com os cockers, por exemplo, se sao tosquiados a maquina existe o risco que o pelo nasca encaracolado.

O meu cao (cocker spaniel) tambem nao e tosquiado segundo comandado pela raca. Ele tem uma vida demasiado "humida" e activa para andar com franjas de pelo... E muito mais facil para todos s eo Oscar tiver o cabelito curto no verao.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda mai 12, 2003 12:38 pm

yakov Escreveu: Qualquer livro sobre o Lhassa Apso lhe diz que este cão não deve ser tosquiado.
Realmente não. A não ser que esteja tão cheio de nós que tenha que ser tosquiado á maquina zero! E a ser, também não seria o primeiro... nem o último, receio. :roll:
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

segunda mai 12, 2003 12:43 pm

Também nunca tinha ouvido falar em tosquiar estes cães!!
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda mai 12, 2003 1:25 pm

Pois....

Por norma, a maioria dos cães de pelo comprido não são tosquiados... e os que são, raramente levam máquina.

De facto, de outras raças não sei, mas em relação à raça que conheço (cocker), supostamente não são tosquiados com máquina em lado nenhum. Os meus só levam máquina na parte de dentro das orelhas e pescoço (este último, quando já não tneho tempo de o fazer à tesourada....)

Penso que quanto muito, se deve aparar o pelo em baixo, com tesoura, para ficar todo certinho. Deve é ser escovado, de modo a manter o pelo limpo, além de ajudar a retirar o pelo morto (dá um aspeto mais bonito ao pelo).

Espero poder ter ajudado
SPIDERMAN
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 12:20 pm

segunda mai 12, 2003 1:50 pm

Realmente não tinha essa noção, até porque o meu veterinário me aconselhou a tosquiá-lo. Sendo assim, vou seguir os vossos conselhos e não o vou tosquiar. Vou é passar a penteá-lo mais vezes do que as que penteio agora.

Muito obrigado pelas vossas dicas!
Responder

Voltar para “Cães”