Cães de trabalho em apartamentos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mar 31, 2008 6:26 pm

LuMaria Escreveu:Boa tarde a todos :wink:

Apetece-me dissertar sobre cães de cidade e "donos" citadinos. Detesto a palavra dono e não a aplico no dia a dia, mas utilizar a palavra amigo, a minha preferida, talvez fique aqui à toa.

A maioria, grande maioria dos cães, vive sózinho entre 4 paredes das 8 h às 18 horas. Se tiver a casa toda é um lord, o mais certo é ter mais portas fechadas do que abertas.
Às 8 vem 10 minutos à rua para aliviar a bexiga e volta a trote porque o relógio não pára e o pessoal precisa trabalhar. Come, vê os donos sairem et voilá, solidão. Solidão atroz. E as horas para um cão devem parecer intermináveis e o dia deve custar a passar. Chega o dono, que com sorte o leva 10 ou 20 minutos à rua e lá volta para casa. Janta e talvez antes de dormir vá à rua outra vez. Vem a noite, vem o dia e é sempre tudo tão igual. Há animais que desfrutam pelo menos da companhia de outros, mas não são tantos assim. E mesmo a companhia não compensa a solidão a que são submetidos a maior parte do dia.

Juntemos a isto a inaptidão da maioria dos "donos" que nem conseguem ensinar o cão a fazer o xixi no jornal. A maioria das pessoas não se consegue fazer explicar ao cão. No auge do desespero vai aplicando todas as técnicas que ouve e coerência é coisa que não existe. O animal não compreende o dono. Não compreender o dono provoca um afastamento do animal em relação ao dono, um afastamento que nem o dono percebe. Um cão, só confia no seu dono se o entender. Se o meu animal não me perceber não confia em mim.
E esta parte é muito interessante, remete-nos para outro campo, para o campo do "o meu cão arreganhou-me a taxa". Resposta chapa 20, é fácil, o cão quer subir na hierarquia. O meu cão não me deixa tirar o osso, quer subir na hierarquia ou está obsecado. Quer dizer, o meu dono dá-me um osso e a seguir não me deixa em paz? Porque raio me tira o osso? Que treta é esta? Estou feliz com o osso, é meu, se calhar o melhor momento em dias. Mas não, todos querem subir na hierarquia.
Não. Não me parece. Parece-me sim que a relação dono/cão não existe. O cão não compreende o dono, o dono não compreende o cão. O cão, na maioria das vezes, tem medo do dono, porque simplesmente não o entende.

O meu cão ladra em casa, coleira eléctrica, um calmante. Fale com a veterinária. O meu cão roi a pata, persegue o rabo, um calmante, fale com a veterinária. O meu cão come mal, o meu cão isto e aquilo... O meu cão não me deixa mexer no prato. Isso é fácil, tire e ponha o prato até parar de rosnar. Esta teoria é brilhante. Na cabeça do cão que já não entende o dono, este tira põe faz todo o sentido. Só um cão muito burro não percebe.

Quantas vezes já ouvi, não cheires o cócó podes ficar doente. Não cheires o rabo ao cão que nojo. Bolas! Ele é cão. Cheira rabos! Então é nojo ser cão. Oiço destas tangas diáriamente. Há cães que nunca correram, nunca pisaram a relva, não convivem com nada nem ninguém. E falamos de muitos cães, talvez a maioria.

No meio disto tudo, estas regras aplicam-se a cães que vão desde o 1.5 Kg até aos 80 Kg. Cruel. E quanto maior o tamanho, mais cruel a prisão.

Condicionamo-los às nossas vontades sejam elas quais forem. Castramo-los, esterilizamo-los, amputamos-lhes caudas e orelhas. Queremo-los ao nosso lado cheirosinhos e bonitos a portarem-se bem, como lindos meninos! E todos adoram cães e todos os cães são muito felizes, porque têm uma casinha, comidinha boa e até vão ao veterinário com regularidade.
Mas qual cão? Onde está o cão? Se a minha maneira de gostar deles é tresloucada, ainda bem que assim é.

Desculpem o testamento mas eu adoro com paixão o fiel amigo cão!

Muito bem! Subscrevo totalmente

Quanto ao texto do António luís Pacheco considero que está excelente

Os cães são animais e como todos os animais foram criados pela natureza para viverem em liberdade, por outro lado são domésticos o que significa que foram seleccionados pelo homem para viverem perto de nós, logo o ideal é que vivam em liberdade e perto do homem. Muitas raças de cães também foram seleccionadas para trabalho, muitas vezes trabalhos duros e intensos. Estes cães foram-se adaptando, física e psicologicamente, a um tipo de vida que temos que respeitar minimamente caso contrário temos animais desequilibrados e a causarem problemas ao tentarem dar vazão aos seus instintos de caça, de presa de defesa, etc.
É claro que os cães são dos animais que têm melhor capacidade de adaptação e muitos deles (nem, todas as raças) se adaptam à vida num apartamento desde que tenham momentos de escape para os seus instintos e para o excesso de energia.
A vida de apartamento e saída à trela para o xixi é um crime para qualquer animal, muito mais para um cão que é um desportista por natureza. O cão, para além das características específicas de cada raça, é um corredor de fundo um animal errante por natureza e tem necessidade de grandes caminhadas e correrias em liberdade e de preferência em matilha.
Sou um apaixonado por Dogos Argentinos e conheço vários exemplares desta raça, uns de companhia e outros de trabalho, com os quais costumo caçar. Posso-vos dizer que comparar um Dogo de caça com um de companhia (dependendo do tipo de companhia) é como comparar duas raças diferentes. Os Dogos de caça são maduros, muito calmos, completamente equilibrados e não atacam outros cães nem pessoas pois não têm instintos reprimidos. Os Dogos de companhia olham para todos os animais que vêm na rua (incluindo os outros cães) com instinto de caça, se um cão destes se escapa da trela dá-se logo um acidente. Os de caça andam sem trela, em matilha, no meio de mais de 100 cães desconhecidos, muitas pessoa, algazarra e muito barulho; desconhecidos que lhe tiram dos dentes a presa que o cão acabou de caçar e eles não mostram o mínimo de nervosismo ou agressividade.
Os cães são excelentes companheiros, mas não nos esquecemos que dentro de cada cão há um lobo. Se cada um de nós se lembrar disto os cães agradecem.
Caso contrário, o melhor é um peluche, que tem uma capacidade adaptação à moderna vida urbana muito melhor.

Cumprimentos
Francisco Bica
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

terça abr 01, 2008 8:31 pm

Amigo os caes nao foram criados pela natureza mas sim pelo homem quanto ao resto ........os teus sao assim e devido a companhia como disseste nao pelo apartamento pois se os tivesses em apartamento e os levasses a caçar penso que dava no mesmo.Em ultima analise um cao tem e que fazer aquilo para que foi criado agora se vive num apartamento ,canil ou box penso que nao sera de grande importancia.
E a minha opiniao.

grande abraço
Khaloun
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:37 pm

terça abr 01, 2008 8:40 pm

O cão é um animal de matilha.
O cão gosta de estar com a matilha.
A família do dono é a matilha.
Se a matilha está na rua, o cão que ficar na rua.
Se a matilha está em casa, o cão quer ficar em casa.

Desvios a isto é por motivo de educação, treino, doença, velhice ou feitio.

Os cães não olham para a lua, não contam pulgas, não pastoreiam pensamentos nem discutem filosofia.

Por isso é que estão contentes quando os tratam bem, não interessa onde.
jvpcspmg
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 11:49 pm

quarta abr 02, 2008 12:24 am

Khaloun Escreveu:O cão é um animal de matilha.
O cão gosta de estar com a matilha.
A família do dono é a matilha.
Se a matilha está na rua, o cão que ficar na rua.
Se a matilha está em casa, o cão quer ficar em casa.

Desvios a isto é por motivo de educação, treino, doença, velhice ou feitio.

Os cães não olham para a lua, não contam pulgas, não pastoreiam pensamentos nem discutem filosofia.

Por isso é que estão contentes quando os tratam bem, não interessa onde.
Poetico, muito poetico, porém não baste só isso, pois o animal tb é um ser vivo e um animal como nós, tem necessidades e vontades próprias há que estar atento a isso...lembrem-se se um homem vir a sua sombra durante toda a vida a sua realidade será a sua propria sombra, mas isso não quer dizer que ele não sinta que lhe falte algo, os cães são iguais...
palatina
Membro
Registado: quinta mar 30, 2006 10:07 am

quarta abr 02, 2008 4:55 am

Que discussão,que divagações...
A qualidade de vida é o importante,se em apartamento ou aonde seja...
djusantos
Membro
Registado: segunda nov 12, 2007 10:55 am

quarta abr 02, 2008 7:41 am

Posto tudo o que foi dito só gostaria de ler aqui algum testemunho baseado na experiência de alguém que tem ou viu algum cão de trabalho num grande terreno ou um grande jardim a dizer que o cão dele faz exercício sozinho, ou seja que acorda e sai correndo sozinho por aí fazendo exercicio, alguém já viu??
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

quarta abr 02, 2008 9:48 am

Subscrevo o que disse Khaloum.... o que importa é que os cães sejam bem tratados. Em apartamento ou fora dele.
Se escolhemos um yorkie foi pelo temperamento... pelo tamanho (temos muito amor á casa...lol) e não é por ser o "cão de apartamento típico" que não precisa de tanto exercicio como um cão maior. Precisa de muiiiita atenção, e exercicio....até porque na origem da sua selecção estão cães de caça (creio eu). É mesmo pior ter um yorkie confinado a um apartamento sem nunca sair do que um cão de caça que passeia bastante a faz uma boa vida com o dono no mesmo apartamento. parece que definham....alguns até tremem que nem varas verdes as pouas vezes que saem á rua e estão sempre a pedir colo (há um assim num prédio perto de minha casa)
Khaloun
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:37 pm

quarta abr 02, 2008 9:56 am

LuMaria Escreveu:Detesto a palavra dono e não a aplico no dia a dia, mas utilizar a palavra amigo
Pessoalmente prefiro a palavra dono.
Como dono posso informar-me e tomar as decisões que acho serem melhores para o meu cão.
Como dono, tenho posse, tenho poder sobre o animal que está à minha guarda.
Como dono posso ser amigo, ser dono não impede de ser amigo.
Como dono posso ser responsabilizado se maltratar o animal, ser dono não impede isso

Ser amigo ou guardião sem ser dono é abrir a porta à BSL e a outras politicas que tal.
Porque se já não sou dono, não posso nem preciso decidir.
Se calhar já nem sei o que é melhor para ele.

Parece ser apenas uma questão de escolha de palavras.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 02, 2008 11:15 am

Eu concordo com o Khaloun. E só quem não convive diariamente com cães de trabalho, e quem não tenha já passado por várias situações de presenciar como são os cães de trabalho tratados pelos seus donos - citadinos ou campestres, em apartamento ou em quintas/vivendas - é que pode dizer que o cão é mais feliz com muito espaço, ou até a trabalhar.
O cão é feliz quando é bem tratado.
Seja em apartamento, no campo, ao ar livre, em canil (neste caso desculpem mas não são felizes quando passam lá o dia todo), a trabalhar ou no sofá.
O cão é feliz quando está com o dono. Quando tem comida e tratamento veterinário na dose certa. Quando tem exercício fisico diário, ou pelo menos semanal (falo de exercicio a sério). Quando faz parte da sua familia humana.
A minha cadela é muito mais feliz a viver comigo no apartamento do que a viver numa casa com quintal (na qual já viveu). Porque estando no apartamento está comigo, anda comigo para todo o lado, tem horários, tem uma cama almofada (pasme-se) e aida recebe uns mimos saudaveis das sobras da cozinha.
Um cão é feliz se for tratado com respeito e como cão que é.
E eu conheço muitos cães de trabalho que estão em quintas e vivendas que se pelavam por vir para um apartamento mas terem um dono em condições. E vice versa. Tal como conheço muitos cães de trabalho que são obrigados a trabalhar, que são manipulados para terem motivação para trabalhar, e que davam tudo para ser cães de sofá. E Cães de sofá ou de companhia que se pudessem trabalhavam que nem uns mouros.
Cada cão é um cão independentemente da raça, até porque as raças estão muito adulteradas em termos de caracter.
Há que ter em mente que para cada raça de cão há um perfil de dono - e esse dono viva onde viver, se tiver o perfil adequado, vai fazer do seu cão um animal feliz.
Claro que o ideal seria termos todos montes de espaço e de tempo, uma casa com um terreno vedado, uns canis xpto, etc etc. Mas entre o ideal e o real, o que vale mesmo é que o cão se sinta bem.
Desculpem se pareci rude mas estou a escrever á pressa :S esta é apenas a minha opinião e vale o que vale.
Sei que a Shiva não trocava por nada. Sei que a filha dela se pudesse era uma cadela de sofá. Sei que a minha Heike está numa quinta e no entanto dorme á lareira e faz parte da familia humana. Tenho a certeza que a Najah está agora muito melhor e mais feliz do que quando esteve numa quinta com montes de espaço...e eu bem vi as feridas psicológicas que esse tempo lhe causou, e que agora graças a um dono da cidade, que até vive em apartamento, sararam ou estão em processo de cura.
Sei que há pessoas neste forum e fora dele, que vivendo em apartamentos e tendo animais de trabalho, dão o seu melhor (e com quantos sacrificios!!) para que os seus cães sejam Cães a sério.
Sei que o oposto também acontece, e que os viceversas a estas situações, infelizmente também existem.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta abr 02, 2008 12:39 pm

nynf Escreveu:Eu concordo com o Khaloun. E só quem não convive diariamente com cães de trabalho, e quem não tenha já passado por várias situações de presenciar como são os cães de trabalho tratados pelos seus donos - citadinos ou campestres, em apartamento ou em quintas/vivendas - é que pode dizer que o cão é mais feliz com muito espaço, ou até a trabalhar.
O cão é feliz quando é bem tratado.
Seja em apartamento, no campo, ao ar livre, em canil (neste caso desculpem mas não são felizes quando passam lá o dia todo), a trabalhar ou no sofá.
O cão é feliz quando está com o dono. Quando tem comida e tratamento veterinário na dose certa. Quando tem exercício fisico diário, ou pelo menos semanal (falo de exercicio a sério). Quando faz parte da sua familia humana.
A minha cadela é muito mais feliz a viver comigo no apartamento do que a viver numa casa com quintal (na qual já viveu). Porque estando no apartamento está comigo, anda comigo para todo o lado, tem horários, tem uma cama almofada (pasme-se) e aida recebe uns mimos saudaveis das sobras da cozinha.
Um cão é feliz se for tratado com respeito e como cão que é.
E eu conheço muitos cães de trabalho que estão em quintas e vivendas que se pelavam por vir para um apartamento mas terem um dono em condições. E vice versa. Tal como conheço muitos cães de trabalho que são obrigados a trabalhar, que são manipulados para terem motivação para trabalhar, e que davam tudo para ser cães de sofá. E Cães de sofá ou de companhia que se pudessem trabalhavam que nem uns mouros.
Cada cão é um cão independentemente da raça, até porque as raças estão muito adulteradas em termos de caracter.
Há que ter em mente que para cada raça de cão há um perfil de dono - e esse dono viva onde viver, se tiver o perfil adequado, vai fazer do seu cão um animal feliz.
Claro que o ideal seria termos todos montes de espaço e de tempo, uma casa com um terreno vedado, uns canis xpto, etc etc. Mas entre o ideal e o real, o que vale mesmo é que o cão se sinta bem.
Desculpem se pareci rude mas estou a escrever á pressa :S esta é apenas a minha opinião e vale o que vale.
Sei que a Shiva não trocava por nada. Sei que a filha dela se pudesse era uma cadela de sofá. Sei que a minha Heike está numa quinta e no entanto dorme á lareira e faz parte da familia humana. Tenho a certeza que a Najah está agora muito melhor e mais feliz do que quando esteve numa quinta com montes de espaço...e eu bem vi as feridas psicológicas que esse tempo lhe causou, e que agora graças a um dono da cidade, que até vive em apartamento, sararam ou estão em processo de cura.
Sei que há pessoas neste forum e fora dele, que vivendo em apartamentos e tendo animais de trabalho, dão o seu melhor (e com quantos sacrificios!!) para que os seus cães sejam Cães a sério.
Sei que o oposto também acontece, e que os viceversas a estas situações, infelizmente também existem.
É exactamente a minha opinião.. Se um cão é feliz ou não, isso depende unicamente do dono, não do tamanho da casa.

Cabe ao dono ter a consciencia do cão que vai ter e do tempo que lhe vai ocupar em passeios e excercicios! Aos donos que so podem dispensar as saidas para os xixis é totalmente desaconcelhavel um animal de grande porte / caça / guarda (e ate os cães de colo não acho que fiquem felizes), tal como é desaconcelhavel a um dono que apenas mantem o seu cão de grande porte confinado ao seu jardim da sua vivenda a vida toda!...

Agora um dono que pode dar os longos passeios, nem que seja uma vez por semana, e quando digo passeios digo passar tardes com eles em montes, rios, serras, etc.. sinceramente acho que até pode viver num T0 e ter um rot ou um mastim...

Pedro
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta abr 02, 2008 5:26 pm

Todos os seres vivos são criados pela natureza embora exista, em certos casos, uma orientação da criação feita pelo Homem, mas um cão antes de ser um companheiro lá de casa é um animal.
Eu não sou um radical neste aspecto dos apartamentos (pessoalmente tive dois cães numa cidade, numa casa com quintal) e é experiência que não quero repetir tanto pelos cães como pelas pessoas que vivem com eles.
Há muitos cães que se adaptam bem aos apartamentos, mas o adaptar não é o natural. Assim como não é natural, nem saudável, que a matilha de um cão seja constituída só por humanos (isto também é mais grave numas raças do que noutras).
Há raças de trabalho que foram seleccionadas para trabalhar de uma forma muito dependente do dono. Estes cães, mesmo sendo muito activos e com muita necessidade de exercício, geralmente adaptam-se bem a apartamentos desde que tenham momentos para trabalhar (brincar).
Mas há raças muito mais independentes que trabalham em matilha (ou sós) sem acção directa do dono. Estes cães não devem viver em apartamentos, alguns dos quais podem mesmo entrar em depressão e morrer. Quase todos os cães de caça maior em matilha, muitos nórdicos e muitos molossos de tipo montanha não devem viver em apartamentos.
Vão a uma exposição de Cão de Gado Transmontano (podem aproveitar já a do 25 de Abril) e vejam a diferença de temperamento/atitude entre os cães de trabalho e os cães de cidade. Acompanho esta raça há muito tempo e foi preciso a raça entrar em moda e desgraçadamente ir para a cidade para ver comportamentos que nunca poderia imaginar como por exemplo: cães nervosos a ladrar a tudo o que passa, cães no ringue a arrastar o dono e atacar outros cães, muito nervosismo, etc. Para quem conhece a raça este tipo de comportamentos não são apenas defeitos graves, são exactamente o contrário do comportamento da raça.
Eu crio CGT e nunca vendo cães para apartamento nem para casas com o jardinzinho.

Francisco Bica
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

quarta abr 02, 2008 7:03 pm

FBC Escreveu: Estes cães não devem viver em apartamentos, alguns dos quais podem mesmo entrar em depressão e morrer.
Isto não será exagero, FBC?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 02, 2008 7:41 pm

São opiniões, Titvslivivs... Para o FBC a finalidade de "companhia" relativamente aos cães devia acabar. Opiniões. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

quarta abr 02, 2008 10:52 pm

TitvsLivivs Escreveu:
FBC Escreveu: Estes cães não devem viver em apartamentos, alguns dos quais podem mesmo entrar em depressão e morrer.
Isto não será exagero, FBC?
Se entram em depressão será por outras causas que não viver em apartamento mas sim VIVER MAL em apartameento.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 02, 2008 11:21 pm

FBC Escreveu:Vão a uma exposição de Cão de Gado Transmontano (podem aproveitar já a do 25 de Abril) e vejam a diferença de temperamento/atitude entre os cães de trabalho e os cães de cidade. Acompanho esta raça há muito tempo e foi preciso a raça entrar em moda e desgraçadamente ir para a cidade para ver comportamentos que nunca poderia imaginar como por exemplo: cães nervosos a ladrar a tudo o que passa, cães no ringue a arrastar o dono e atacar outros cães, muito nervosismo, etc.
Discordo.

O problema desse exemplo não é o facto dos cães viverem em apartamentos ou em canis (dos "criadores citadinos").
É o facto dos cães viverem em ambientes pouco dignos da raça, com poucos estimulos que os permitam desenvolverem-se como cães.

Sem duvida que o facto de viverem no monte com o rebanho e com toda a envolvencia é uma situação optima. Mas viverem numa quinta vedada, numa vivenda ou num apartamento tambem se podem tornar situações optimas desde que o dono tenha em atenção a raça. A mim não me choca um Serra ou um CGT a viver num apartamento familiar desde que o exemplar tenha condições: um dono que saia com ele diariamente várias horas. E aí acredite que é tão equilibrado como os que vão às expos presos com baraços.
Responder

Voltar para “Cães”