Cães de trabalho em apartamentos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta abr 03, 2008 5:10 am

1.Quanto a mim,o Francisco desta vez cai em algumas contradições - pelomenos na minha opinião:
Há muitos cães que se adaptam bem aos apartamentos, mas o adaptar não é o natural
Se há qualidade que os cães têm é precisamente a sua extrema adaptabilidade.

Diz ainda:
Assim como não é natural, nem saudável, que a matilha de um cão seja constituída só por humanos
Para depois dizer:
Eu crio CGT e nunca vendo cães para apartamento nem para casas com o jardinzinho.
Seria mais curial, face à primeira frase, que também não vendesse cães para famílias que não tivessem outros cães. Aliás, não sei se o faz, só etranho a omissão.

2. Sobre a questão dos grandes espaços, proponho uma observação prática: um cão que se mantenha em liberdade num amplo espaço durante todo o tempo, a maior parte das vezes vagueará desinteressadamente e passará muito tempo deitado. Isto porque na natureza tem de assegurar recursos, enquanto ao ser domesticado esses recursos são-lhe assegurados pelo dono...

Não vejo, portanto, que seja imprescindível para o cão dispôr permanentemente de grandes espaços.

3. O que realmente é imprescindível é que o cão de trabalho, viva onde viver, tenha a possibilidade diária de se realizar nas suas funções ou em funções que procurem substitui-las, e na convivência de qualidade com o dono por forma a satisfazer o seu espírito gregário.

Mais que a quantidade, importa (na minha opinião) a qualidade.

Cumprimentos

José Carlos
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 03, 2008 9:48 am

FBC Escreveu: Eu crio CGT e nunca vendo cães para apartamento nem para casas com o jardinzinho.
Já agora, vende-os para onde, a quem, e para quê? Com uma população de lobos estimada em 300 a 450 animais, já há 3-4 CGT para cada lobo (isto falando só dos cães registados) :lol:

Já agora, presumo que viva dentro do Parque de Montesinho ou do Peneda-Gerês, certo?
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quinta abr 03, 2008 12:52 pm

jcsousa Escreveu:
2. Sobre a questão dos grandes espaços, proponho uma observação prática: um cão que se mantenha em liberdade num amplo espaço durante todo o tempo, a maior parte das vezes vagueará desinteressadamente e passará muito tempo deitado. Isto porque na natureza tem de assegurar recursos, enquanto ao ser domesticado esses recursos são-lhe assegurados pelo dono...

Não vejo, portanto, que seja imprescindível para o cão dispôr permanentemente de grandes espaços.
Penso que com isto chegou a um ponto interessante.. até que ponto um cão de guarda ou de caça está num local apropriado ás suas origens e antepassados por viver num quintal com muito espaço se o principal instinto dele continua a ser "barrado" pelo fornecimento dos recursos alimentares? Não se está na mesma a adaptar o animal?

Pedro
andy_Staffs
Membro Júnior
Registado: terça jul 11, 2006 4:01 pm

quinta abr 03, 2008 1:25 pm

Boas..Eu tenho um AmStaff e vivo num T0!!
saio de manha com ele...ao almoço...o meu vizinho a meio da tarde...depois do trabalho...brinco pelo menos a puxar 20 minutos...ao fim d semana vai logo d manha pa praia puxar um pneu...corro kando posso com ele ( o calor ta aí) passeio d carro, focinho de fora, agora tenho dias k ele sai 2 vezes ou 3..eu tinha um terraço bem porreiro...e cimentei-o, pedi ao senhorio e claro que ele concordou, conclusao fiz altas tainadas mas o meu cao prefere tar no sofa do que no terraço :(
Agora o terraço, é um terraço com 3 arvores d fruto e jardim...
E ele nao quer, alias se s porta mal eu digo: Queres ir la pa tras??
Hoje vou aproveitar o solzinhu e dar uma corrida de 40 minutos...puxar peitinhu...LOL
Conclusao: Por vezes da-mos sentimentos a mais aos caes...sentimentos que na maior parte sao humanos e nao caninos :)
O meu Staff tem LOP, mas fui busca-lo a um bairro com 3 meses e meio e nem as escadas conseguia subir...ja nao comia á 6 dias :(
Plos vistos o dono tinha sido preso...e o criador deu-me!
O husky deveria correr em media 20 km por dia...kem pode fazer isso?
entao da-s o cao??
Concluindo: casa, apart, Se tens um cao e ele gosta d puxar entao puxa-o (libertar energias), se ele nao gosta entao nao o puxes.
Acho que o meu cao é Feliz..e tenho pena d deixar sozinho como tambem chorei quando saí dos braços da minha Mãe para ir para o infantário (por acaso nao chorei...mas mts choraram : D)
S o cao precisa de libertar as energias, devemos fazer os possiveis para ele liberta-las!
Eu vou jantar fora e se puder venho a casa passea-lo:)
:( :(
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quinta abr 03, 2008 3:37 pm

As minhas miudas são CAPs (cão de água português). Nunca gostaram muito de praia, pelo menos não gostam muito de ondas. Água sim, ondas não. Mas adoram areia. :lol:

Moro num T2, sem terraço, sem quintal. O que significa que tenho de ser eu a passea-las. Acho que elas são felizes assim. Tem muita atenção, muito miminho, muito conforto. E pegando naquilo que o andy-Staffs disse, preferem mil vezes sofá a qualquer exercicio. Esticam o esqueleto quando vão à rua e depois querem mas é voltar para o conforto.

Tem a sorte de eu as poder levar comigo para o trabalho, há muitos que não têm, e por isso passam muito pouco tempo sozinhas.

Eu preferia mil vezes saber que o cão está num apartamento, mesmo que pequeno, mas com donos que gostam deles e que os tratam bem, do que estar numa vivenda com todo o espaço do mundo e ter muito pouca atenção. Quer queiramos quer não, quando um cão vive literalmente conosco é muito mais feliz.
É preciso saber que temos um cão, que tem necessidades, por aí é tirar o courato do sofá pegar na trelinha e ir arejar as ideias com ele. :wink:
Agora se é num T0, T1 ou T10, isso não é importante.

Ah para quem não sabe o cão de água é um cão extremamente enérgico, que precisa de algum exercicio e estimulo ou então acaba por descontar na casa, nos chinelos, etc. E adora fazer buracos nos jardins e caçar gatos. Mas o que o cão de água mais gosta de fazer, assim como a maioria dos cães, é actividades com os donos.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta abr 03, 2008 4:34 pm

Quanto a mim só posso dizer o seguinte:
O meu velhote é um cão pastor. Ainda hoje com 13 anos se mantem activo , sempre pronto para brincar , ainda dá umas pequenas corriditas...
Mas... nunca exerceu... ou seja nunca foi pastor. Fez algumas tentativas na praia de juntar o " gado" quando nos via mais espalhados.
Sempre viveu dentro de casa. Não porque não tivesse espaço mas por opção dele. Pode ter o maior espaço do mundo, o maior campo para correr; que ele está onde nós, a sua familia estivermos.
E afirmo com toda a convicção : o meu cão é feliz desde que esteja connosco. Se não é natural ou é impróprio, penso que ele não se incomoda nada com isso....
Sofia
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo abr 06, 2008 9:14 pm

ha casos em que o cão tendo espaço e a motivação se diverte e exercita sem a presença do dono...

http://br.youtube.com/watch?v=szQBv7CMQt0

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Manxas
Membro Júnior
Registado: sábado jan 12, 2008 8:56 pm

domingo abr 06, 2008 11:35 pm

Ufa, admito que saltei a página 7 e não li nada do que está na 8, mas para relatar casos do meu conhecimento, não preciso de saber tudo o que já aqui foi dito.

Acho que ao longo da minha leitura, encontrei coisas com que discordo e encontrei pessoas que discordam dessas coisas da mesma forma que eu.

O que o senhor do texto original tentava frisar em alguns pontos, quando falava dos cães de cidade que já nem pulgas têm, estava certamente a falar dos cãezinhos com lacinhos e casaquinhos e que tomam banho com shampoo especial todas as semanas.

Cada vez que me dizem que a minha cadela tem um pêlo muito bonito e brilhante, lá tenho eu que dizer que é de eu não lhe fazer nada ao pêlo. Fazem-se muitas festas e lavam-se as mãos a seguir é o que é... Bem sei que isto não se aplica aos cães de pelo mais comprido, já que o pêlo se embaraça e há certas coisas da natureza que se vão prendendo ao pêlo, mas estas últimas também não é com shampoo que saem.

Se formos a ver os tais cães de caça tão felizes que vivem no campo e caçam todos os dias livremente com os seus donos, basta ver que ao tornarem-se inaptos para a actividade, o dono lhes arranja uma casota nova...

Não é de espaço que precisam...

Eu sempre morei na cidade, mas trabalho em actividades ligadas com o campo, e em muitas quintas se vê a diferença entre os vários cães.

Uns podem entrar na sala onde os donos fazem as refeições e comer alguns restos e outros não.
Uns adoecem e vão ao veterinário e outros não.
Uns dormem dentro de casa e outros não...
...

Eles têm todos direito aos vários hectares das respectivas quintas...

Porque será que alguns são mais felizes que outros?

Eu tenho um terreno com alguns hectares e uma respectiva casa lá. Levo o meu cão para o enorme terreno e acham que se eu for para dentro de casa ele não vai comigo? Acham que se eu me sentar ele não se senta ao meu lado?
Se calhar cães felizes são aqueles que não recebem afecto e que o dono vai para um lado e eles desaparecem para o outro. Eu chamaria outra coisa que não felicidade a isto.

Eu vos digo do que é que um cão precisa...

Precisa de um dono capaz de se sujeitar a 1001 coisas por ele.
Não devia existir a frase "tá de chuva vamos só ali fazer o cócózinho e o xixizinho e voltamos"
Não devia existir a frase "já fizeste as necessidades, já chega"
Não devia existir a frase "já foi 3 vezes à rua não vai mais hoje"

4, 5... passeios por dia... 3 a 4h na rua, bem sei que sou estudante e sobra mais tempo, ou talvez seja um Ser que não se importa de dormir menos para dar uns passeios com o cão. Se bem que muitas vezes parece que é o meu cão que me faz o favor de passear comigo...

A última coisa que faço todos os dias antes de me deitar é levar o meu cão à rua, quer sejam 22h da noite ou 4h da manhã. Vou dormir menos 30 minutos ou 1h?! Tenho que pôr o despertador a contar com o passeio do cão?! epá, é como levar o puto à escola, se bem que muitas vezes o puto não foi planeado.

Deixem-se de estórias com o espaço que os cães precisam. A minha cadela só é infeliz quando eu tenho que a deixar onde quer que seja porque não a posso levar. Quer fique atada com a corda que vai tentar roer, quer fique em casa com a minha mãezinha que não lhe faz mal nenhum, ou mesmo em "liberdade" por trás do portão da Quinta.

Deixo-vos só uma ultima estória:
A minha cadela costumava ficar na Sociedade hipica Portuguesa que é junto ao estádio universitário em Lisboa e ficava em liberdade junto com outros cães à guarda do namorado da minha irmã que lá trabalha. A primeira coisa que fez mal arranjou uma saída de lá para fora foi percorrer os 3km que distanciam esse recinto da porta de minha casa e sujar-me a porta de casa toda com a lama que trazia nas patas.
Será que precisava de ir à minha casa de banho?

Eu compreendo o que se quer focar com toda esta situação que a meu ver é a inaceitabilidade de se deixarem cães sozinhos em casa por várias horas. Não digo que não o tenha feito já por algumas vezes, afinal nem sempre temos remédio para as situações, mas tento ao máximo garantir que a minha cadela não permanece sozinha por mais de 4h, quer por recurso a amigos quer a familiares, e isso sim acho que é o importante para garantir a felicidade e sociabilização de um cão, coisa que certamente e pelo que já foi aqui dito não é também e na maioria dos casos cumprido nos cães do campo.

abraço e peço desculpa pelo enorme discurso, mas ainda fica tanto por dizer.
MsC
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

segunda abr 07, 2008 11:27 am

Acho verdadeiramente delicioso que este senhor critique a pretensa sabedoria alheia, assumindo como sua a razão e a verdade. Acho uma delicia maior ainda, quando viajo na auto-estrada, ver 10 cãezinhos de caça atrofiados num atrelado para 5...cães de trabalho, acorrentados pois então e com as pulguitas devidas...É tão bom ser cão!
Eu, que sou sempre a mesma ignorante, nunca percebi alegria e felicidade nos meus cães quando apanhavam umas pulguitas e umas carraças (não entendi a mensagem subliminar...), e limito-me a propôr a qualquer dono com vários hectares de terreno, que deixe a porta aberta ao cão de trabalho, para ver onde ele vai. Deixem-no entrar a primeira vez e depois, como a ideia é a felicidade de ser cão, o melhor é deixá-lo escolher...É óptimo debitar pseudo conhecimentos para justificar as opções tomadas. Eu não vivo na minha casa, não posso ter os cães cá dentro porque respeito que os donos da casa não o desejem. Ninguém é obrigado a fazer o que não quer e a solução é muito simples. Compenso o facto de não os ter cá dentro, passando mais tempo lá fora e tenho assim direito ao céu azul como tecto...somos todos muito felizes...até as pulgas pulam de felicidade quando levam com a pipeta no focinho. Não é por eles terem que viver lá fora que me obrigo a justificar que cão é para viver na rua...a minha familia acha que sim, eu acho que não e aquilo que nos permite uma saudável convivência é o respeito mútuo e, acima de tudo, o respeito pelos cães.
Apareceu-me um cão em casa na passada quarta feira...é um cão de grande porte e eu, caso não encontre o dono, estou a tentar convencer o resto da familia a deixá-lo ficar cá. Toda a gente que me encontra na rua com ele, a quem eu conto a história, me diz que a sorte do cão é o espaço que temos para ele correr...deve ser, na opinião das pessoas. A realidade é que, tendo tanto espaço para correr, ele escolhe os 3 metros quadrados da entrada de casa e só se afasta para ir fazer as suas necessidades. Só brinca quando estamos lá fora com ele, e brinca muito...em poucos metros quadrados.
O senhor que escreveu este texto é um bom exemplo da mentalidade da maior fatia da população portuguesa: Falta de respeito e interesse pelos cães. Falta de conhecimento das reais necessidades dos cães; e tenho a certeza absoluta que esse senhor é um daqueles que ainda não reparou que o nosso País maltrata os cães de forma sistemática por pura e total ignorancia...por continuar a ser um raio de um País em que toda a gente pensa que já nasceu ensinada e que sabe tudo sobre tudo. Nunca vi um governo, fosse ele qual fosse, preocupado com as matilhas de cães vadios, com o abandono e maus tratos e já fui quase agredida porque chamei a atenção da forma como os funcionários do canil estavam a capturar os cães na rua...é um nojo e mete-me nojo, não se pode florear nem ser politicamente correcto com quem não tem a minima noção de respeito. Temos um país inteiro a apoiar uma manobra de um governo, que assina despachos em função das manchetes dos jornais. Um País inteiro de avestruzes que metem a cabeça na areia ao minimo sinal de alarme. Um Clube Português de Canicultura que quer mesmo é que os deixem sossegadinhos, desde que as quotas sejam pagas e caia o dinheirinho das exposições, dos registos, etc, etc. Estou farta de ser politicamente correcta, de acreditar no bom trabalho de A, B ou C...
Desculpem-me o desabafo, mas no que tem a ver com animais (e não só, infelizmente...) tenho uma vergonha enorme de ser portuguesa. Estou farta.
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda abr 07, 2008 1:42 pm

Maline Escreveu:Acho verdadeiramente delicioso que este senhor critique a pretensa sabedoria alheia, assumindo como sua a razão e a verdade. Acho uma delicia maior ainda, quando viajo na auto-estrada, ver 10 cãezinhos de caça atrofiados num atrelado para 5...cães de trabalho, acorrentados pois então e com as pulguitas devidas...É tão bom ser cão!
Eu, que sou sempre a mesma ignorante, nunca percebi alegria e felicidade nos meus cães quando apanhavam umas pulguitas e umas carraças (não entendi a mensagem subliminar...), e limito-me a propôr a qualquer dono com vários hectares de terreno, que deixe a porta aberta ao cão de trabalho, para ver onde ele vai. Deixem-no entrar a primeira vez e depois, como a ideia é a felicidade de ser cão, o melhor é deixá-lo escolher...É óptimo debitar pseudo conhecimentos para justificar as opções tomadas. Eu não vivo na minha casa, não posso ter os cães cá dentro porque respeito que os donos da casa não o desejem. Ninguém é obrigado a fazer o que não quer e a solução é muito simples. Compenso o facto de não os ter cá dentro, passando mais tempo lá fora e tenho assim direito ao céu azul como tecto...somos todos muito felizes...até as pulgas pulam de felicidade quando levam com a pipeta no focinho. Não é por eles terem que viver lá fora que me obrigo a justificar que cão é para viver na rua...a minha familia acha que sim, eu acho que não e aquilo que nos permite uma saudável convivência é o respeito mútuo e, acima de tudo, o respeito pelos cães.
Apareceu-me um cão em casa na passada quarta feira...é um cão de grande porte e eu, caso não encontre o dono, estou a tentar convencer o resto da familia a deixá-lo ficar cá. Toda a gente que me encontra na rua com ele, a quem eu conto a história, me diz que a sorte do cão é o espaço que temos para ele correr...deve ser, na opinião das pessoas. A realidade é que, tendo tanto espaço para correr, ele escolhe os 3 metros quadrados da entrada de casa e só se afasta para ir fazer as suas necessidades. Só brinca quando estamos lá fora com ele, e brinca muito...em poucos metros quadrados.
O senhor que escreveu este texto é um bom exemplo da mentalidade da maior fatia da população portuguesa: Falta de respeito e interesse pelos cães. Falta de conhecimento das reais necessidades dos cães; e tenho a certeza absoluta que esse senhor é um daqueles que ainda não reparou que o nosso País maltrata os cães de forma sistemática por pura e total ignorancia...por continuar a ser um raio de um País em que toda a gente pensa que já nasceu ensinada e que sabe tudo sobre tudo. Nunca vi um governo, fosse ele qual fosse, preocupado com as matilhas de cães vadios, com o abandono e maus tratos e já fui quase agredida porque chamei a atenção da forma como os funcionários do canil estavam a capturar os cães na rua...é um nojo e mete-me nojo, não se pode florear nem ser politicamente correcto com quem não tem a minima noção de respeito. Temos um país inteiro a apoiar uma manobra de um governo, que assina despachos em função das manchetes dos jornais. Um País inteiro de avestruzes que metem a cabeça na areia ao minimo sinal de alarme. Um Clube Português de Canicultura que quer mesmo é que os deixem sossegadinhos, desde que as quotas sejam pagas e caia o dinheirinho das exposições, dos registos, etc, etc. Estou farta de ser politicamente correcta, de acreditar no bom trabalho de A, B ou C...
Desculpem-me o desabafo, mas no que tem a ver com animais (e não só, infelizmente...) tenho uma vergonha enorme de ser portuguesa. Estou farta.
Como sempre... Imagem
MissLuna
Membro
Registado: quarta mar 26, 2008 3:50 pm

segunda abr 07, 2008 4:10 pm

Maline...PARABÉNS...escrveste do que de melhor já li por cá!

Tenho um cão que será de porte XL...tenho espaço exterior...no entanto seria crueldade sim deixá-lo lá fora pois adora tar perto dos donos...nem por isso deixa de ser cão de guarda ou de trabalho... feliz lol
Para o espaço interior da minha casa é mau...mau mt mau...principalmente para os tapetes...as cortinas em organza...o chão que de vez enquanto leva c uns xixis em cima..as paredes..ai meu deus! As paredes... :twisted: Mas ele vale muito mais que tudo isso... :D
Ele adora ir passear ao parque....mas adora muito mais estar ao pé dos donos! Como ainda n tenho disponibilidade para montar uma tenda no jardim...o cão fica lá dentro.

Eles são o que os habituamos a serem...no entanto cada caso é um caso. Não posso censurar nem ser censurada!
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

segunda abr 07, 2008 7:44 pm

texuga Escreveu:
Como sempre... Imagem
Pois, pois...como sempre... :oops: Cuidado, texuguinha, que ainda começo a pensar que sou inteligente e depois ninguém me aguenta o ego :P
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda abr 07, 2008 11:06 pm

SeaLords Escreveu:
FBC Escreveu: Eu crio CGT e nunca vendo cães para apartamento nem para casas com o jardinzinho.
Já agora, vende-os para onde, a quem, e para quê? Com uma população de lobos estimada em 300 a 450 animais, já há 3-4 CGT para cada lobo (isto falando só dos cães registados) :lol:

Já agora, presumo que viva dentro do Parque de Montesinho ou do Peneda-Gerês, certo?
Ó Francisco, agora viraste pastor?? (provávelmente até gostarias, mas não podes... :P )

Só vendes os teus cães para pastores?? É isso??

Desculpa lá mas como diz um colega meu alentejano " enakreditenist"... 8)

Eu assumo a criação de malamutes sobretudo como companhia ou/e exposição. Se alguem agarrar no bicho para outras actividades, fico muuito satisfeito mesmo, sim senhor. Mas se se cumprirem os requisitos anteriores, desde que tenham em atenção o carácter e origem da raça, mais satisfeito fico. ;)

PS: Eu percebo onde queres chegar, mas assumires que apenas crias CGT para a sua função, desculpa lá mas "enakreditenist". :P
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 08, 2008 11:26 am

:D

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MissLuna
Membro
Registado: quarta mar 26, 2008 3:50 pm

terça abr 08, 2008 2:57 pm

lol
Responder