RAÇÃO, LATAS OU COMIDA FEITA EM CASA?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda mai 12, 2003 4:26 pm

Olá

Bem, eu já disse isto pr'aí umas trinta vezes, mas há sempre pessoal novo a aparecer no fórum e não é lá muito simpático mandá-los ler os tópicos todos que houve sobre rações porque os assuntos nem sequer estão sistematizados.

Já se tem dito aqui que a ração (seca, a húmida é para esquecer) é um mal menor. Uma boa ração, bem entendido. Uma boa ração não é barata ou, se preferir, uma ração barata não presta.
Partindo destes princípios, há que escolher uma boa ração. Não vou aqui indicar marcas, mas encontrará rações de qualidade numa clínica veterinária ou no seu próprio veterinário.

Não se deve variar a alimentação nem a própria ração. Nós, humanos, devemos variar a nossa alimentação. Quanto mais variada melhor. Com os cães acontece exactamente o contrário. Por isso é que as rações são formuladas para conterem todos os nutrientes necessários e suficientes para uma alimentação equilibrada. Variando a alimentação ao cão não traz quaisquer benefícios e provoca-lhes distúrbios gastro-intestinais, que se manifestam (por ex.) em gazes e diarreia.

No entanto (e aqui é que a porca torce o rabo) os cães, não sendo habituados logo nos primeiros meses de vida a comer a raçãozinha e, por ignorância, porque o cão gosta mais ou porque parece que não tem apetite, se for habituado a carne por exemplo, depois dificilmente comerá a ração com gosto.
Não se pense que uma ração mais apetitosa para o cão é necessariamente melhor do que uma ração à qual o cão torce o nariz, quer dizer, o focinho. Produzir uma ração gostosa deve ser relativamente fácil; mas simultâneamente gostosa e equilibrada, de qualidade, é mais difícil. Ora os fabricantes, a meu ver, ainda não conseguiram resolver este problema. Por exemplo, a ração Eukanuba, que é considerada uma das melhores, é pouco do agrado dos cães. Isto tem uma explicação, mas não vamos complicar.

Eu por ignorância não habituei os meus cães exclusivamente a ração. Depois foi tarde para corrigir. Então passei a fazer uma espécie de batota.
Cozo carne magra de bovino com massa. Misturo em partes iguais ração e a carne com massa, isto numa quantidade certa (É que se puser comida a mais eles comem a carne e a massa e deixam a ração).
À noite , ao deitar, normalmente dou-lhes apenas ração. Aqui, a ração é temperada com óleo de milho ou de soja. O óleo torna a ração mais apetitosa e, supostamente, faz-lhes bem ao pêlo. Este é o segundo truque, que não é da minha autoria e é adoptado por muitos elementos aqui do fórum.

É claro que isto dá algum trabalho. Por isso, faço uma boa tachada de massa e carne que dê para dois ou três dias, que guardo no frigorífico. Na altura tiro o suficiente para uma refeição e aqueço ligeiramente no micro-ondas para não lhes servir gelado (é só mimos...).
Bem, isto não fica barato. Ainda por cima, apesar de eles serem magrinhos, comem que se fartam...

Aqui há mais informação:
http://whippetp.no.sapo.pt/Alimentacao.htm
Bom apetite para o cachorro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

segunda mai 12, 2003 5:02 pm

Boa tarde,

Sempre dei Ração de marcas Premium (Royal Canin, Eukanuba, Regal, etc, etc) aos meus cães e sempre darei... Os resultados estão á vista de quem quizer ver... Por Guloseima, de vez em quando mando vir umas latitas da Hill's ou da Eukanuba e misturo um pouquinho na ração e é ve-los lamber tudo até ao fim... ;) De resto só mesmo Ossitos Rask ou semelhantes para os dentes...
E esta será sempre a alimentação dos meus cães visto que sempre obtive muito bons resultados... :D
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
SPIDERMAN
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 12:20 pm

segunda mai 12, 2003 5:58 pm

OK.

Obrigado por tudo!
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

segunda mai 12, 2003 6:32 pm

Olá spiderman!

Como já aqui disse uma vez acho preferível investir numa boa ração e dar mais qualidade de vida aos nosos melhores amigos do que correr riscos desnecessários!

Os meus só comem Hills, e adoram! De todas as rações do mercado é a melhor, costuma até ser apelidada de "Rolls Royce" das rações!

De acordo com a idade e estatura do seu cão irá ver que há uma variedade de sabores adequado a cada gosto. Não estou a fazer publicidade, mas se não fosse a Hiils ter uma ração especial para cães insuficientes renais (ração pobre em magnésio e potássio) o meu Boss ( já não estás aqui entre nós :cry: ...) teria vivido menos tempo de certeza. Com esta ração específica perdeu peso e teve mais dois anos de sobrevida com IMENSA QUALIDADE desde que adoeceu!!!

Só tenho pena que tenha sido tarde demais...

Saudades
Aral
Membro Júnior
Registado: domingo mai 04, 2003 10:26 pm

segunda mai 12, 2003 10:25 pm

Olá, tenho duas cadelas e julgo que a melhor das três é a ração seca, sem esquecer de lhes dar sempre muita água, pois faz sede.
Julgo que não pode deixar totalmente de parte a ideia de comida de lata, mas nota-se, de vez em quando, como um doce de longe em longe; ou seja, dar-lhes comida de lata, pouca, como se fosse uma sobremesa, 2/3 vezes por mês; Não lhes faz mal nenhum e elas ficam satisfeitas..........
Por outro lado, não sei se o seu cão é de grande porte ou não, e temos que pensar que por vezes, raros os casos, mas infelizmente acontecem, existem vet's que olham ao lado monetário e tentam vender tudo o que podem para ganhar mais €...............
Explico isto, sem querer ofender ninguém...............
Uma ração boa tem todas as vitaminas e todos os componentes de que um animal em crescimento precisa................ como é o caso do seu cão........
Agora vejamos...........
Não precisa de estar a dar-lhe suplementos vitaminicos, como cálcio, para que ele tenha um crescimento saudável............
Ninguém melhor que voçê para conhecer os gostos do seu animal e saber o que lhe dar...Basta ter em atenção os sinais dele...........
Se vir que o bicho gosta daquela ração porquê mudá-la?
Não sei se está a perceber o que lhe estou a dizer..........
Tenha em atenção os sinais que ele lhe transmite e logo saberá!!!!!
Já agora...........Comida feita em casa é asneira...........Só no caso do cão estar com diarreia é que pode fazer um caldo de arroz e dar.
Abraços..............
Aral
Membro Júnior
Registado: domingo mai 04, 2003 10:26 pm

segunda mai 12, 2003 10:27 pm

Olá, tenho duas cadelas e julgo que a melhor das três é a ração seca, sem esquecer de lhes dar sempre muita água, pois faz sede.
Julgo que não pode deixar totalmente de parte a ideia de comida de lata, mas nota-se, de vez em quando, como um doce de longe em longe; ou seja, dar-lhes comida de lata, pouca, como se fosse uma sobremesa, 2/3 vezes por mês; Não lhes faz mal nenhum e elas ficam satisfeitas..........
Por outro lado, não sei se o seu cão é de grande porte ou não, e temos que pensar que por vezes, raros os casos, mas infelizmente acontecem, existem vet's que olham ao lado monetário e tentam vender tudo o que podem para ganhar mais €...............
Explico isto, sem querer ofender ninguém...............
Uma ração boa tem todas as vitaminas e todos os componentes de que um animal em crescimento precisa................ como é o caso do seu cão........
Agora vejamos...........
Não precisa de estar a dar-lhe suplementos vitaminicos, como cálcio, para que ele tenha um crescimento saudável............
Ninguém melhor que voçê para conhecer os gostos do seu animal e saber o que lhe dar...Basta ter em atenção os sinais dele...........
Se vir que o bicho gosta daquela ração porquê mudá-la?
Não sei se está a perceber o que lhe estou a dizer..........
Tenha em atenção os sinais que ele lhe transmite e logo saberá!!!!!
Já agora...........Comida feita em casa é asneira...........Só no caso do cão estar com diarreia é que pode fazer um caldo de arroz e dar.
Abraços..............
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça mai 13, 2003 9:05 am

Aral Escreveu: Já agora...........Comida feita em casa é asneira...........
Convém especificar qual o tipo de comida feita em casa. Comida condimentada e com sal, como a que usamos na nossa alimentação, claro que é uma asneira.
Aral Escreveu:Só no caso do cão estar com diarreia é que pode fazer um caldo de arroz e dar.
Pois, o pior é se o cão fica com mais diarreia...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SPIDERMAN
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 12:20 pm

terça mai 13, 2003 3:12 pm

Olhem que o cão da minha mãe era muitas vezes tratado a canja de galinha e viveu 16 anos!!!

Mas de facto acho que pelo que vi das vossas opiniões, o melhor é dar-lhe sempre uma muito boa ração!
Responder

Voltar para “Cães”