António, espero que vá então a Sintra e que lá consiga resolver a história dos papéis do Verdi. Se for certamento nos vamos encontrar por lá!

Quanto à sua dúvida, penso que a Isabel (Pedra) é a melhor pessoa para o esclarecer, mas no entanto gostaria de deixar aqui a minha opinião.
Nunca tive conhecimento de um cão que tivesse problemas por causa de ter a franja comprida. :p
O que pode fazer é prender a franja com um elástico ou com um gancho, pois na minha opinião os cães com a franja cortada ficam com ar de "totós"

Quanto à tosquia, se pretende continuar a participar com ele em exposições, tem mesmo que fazer a tosquia de leão, pois penso ser a única admitida excepto em cachorros que podem ser apresentados com o seu "look natural".
Havia uma outra tosquia, intitulada "tosquia de trabalho" (o pêlo era todo cortado por igual), mas não sei se é possivel entrar em exposições com cães assim tosquiados.
Eu gosto de ver os Cães de Água com a tosquia tradicional (Tosquia de Leão), mas agora o António é que sabe como quer ter o Verdi!

A titulo de exemplo deixo aqui fotos de Cães de Água com as várias hipóteses!

Cão de Água com o pêlo inteiro

Cão de Água com a Tosquia de Leão

Cão de Água com o pêlo rapado...