Como os apresentar????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
IsaDuarte
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 12:14 pm

segunda abr 07, 2008 10:33 am

olá bom dia.
Eu tenho 2 amiginhos lá em casa. A fiona http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=21956 e a pirata http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=19564.

Eu e o meu marido, vamos receber um cão cá em casa com 2 anos, e infelismente esteve sempe no canil e ultimamente são raros os dias que o soltam. Ele é meiguinho mas como é grande (raçado de samoiedo com serra da estrela), é um bocadinho bruto e ... não gosta muito de gatos.

Como é que eu os hei-de apresentar. Lá em casa vai para um canil á mesma que está a ser contruido, mas de manha ao almoço e á noite quero solta-lo para conviver com os outros animais e connosco.
Estava a pensar em quando ele for la para casa, deixar em em cada canil, lado a lado ( eles vêem-se porque vai levar rede a meio) e com o tempo, soltar os 2 com a nossa vigilancia.

O que é que acham??? O pior vai ser a gatita coitada. Ele quando ve um gato corre atrás, e temo que ela sofra um cadito.

Dêem-me as vossa opiniões. Porque se calhar para o mes que vem já vem lá para cada o nosso lindo white.
djusantos
Membro
Registado: segunda nov 12, 2007 10:55 am

segunda abr 07, 2008 11:00 am

Boas...

Já não me lembro onde que eu i, mas dizia que nestes casos a melhor forma de fazer as apresentações é fora do território dos cães, ou seja, longe de casa, deixa-los cheirarem-se de forma controlada e se for possível deixa-los brincar um pouco, só aí então deverá levar o novo membro para casa..

Justino santos
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

segunda abr 07, 2008 6:10 pm

Para além do que disse o Justino e que está correcto.
Outra questão é a imposição de um lider ao individuo na matilha. Ou seja, voçês vão ser (espero eu :) ) os lideres da matilha e vão ter de impor o comportamento que esperam dele.

Eu passei por uma experiência semelhante, tinha um cão jovem com cerca de 30 kg e adoptei um cão com 7-8 anos e 6 Kg. É claro que a coisa não é fácil e tenho perfeita convicção que tenho de ser eu a establecer o padrão de comportamento de todos com em casa.
Qualquer agressividade é imediatamente repudiada e corrigida, assim como estabelecer uma hierarquia e respeitá-la. Se um deles é dominante sobre os outros ( no meu caso o pequeno domina o grande) esse come sempre primeiro e é o 1º a receber festas ou biscoitos quando e só quando merecem. Até ao entrar numa porta eles entram por ordem

Os seus cães vou naturalmente estabelecer entre si uma hierarquia, mesmo que você não tenha essa noção ou esse objectivo, tente perceber qual é.

Muitas vezes os donos favorecem ou potenciam lutas pois baralham os cães ao dar prioridade ao que é hierarquicamente inferior.
O facto de ser hierarquicamente inferior para um cão não é nenhum elemento de instabilidade, se ele souber o seu lugar vai andar mt mais calmo e não numa luta constante.

O facto de ter uma cadela em casa vai piorar as coisa... mas mais uma vez tem de impor a sua vontade com calma e mt disciplina.

Quanto ao gato...só lá vai como tempo, mas sabe que quando os cães aceitam os gatos estes passam a ocupar um lugar superior na matilha devido a sua personalidade, isto claro se o cão não o comer no período de adaptação :) tou a brincar :evil:

Resumindo pulso forte, você é que manda, e zero tolerância para comportamentos não adequados ( agressividade ou lutas de dominância).
Cumps.
Nuno Coelho
igor2008
Membro Júnior
Registado: terça mar 04, 2008 9:12 pm

segunda abr 07, 2008 10:05 pm

Uma outra sugestão seria a de manter o novo companheira pelo menos 2 dias afastado dos outros, se conseguir arranjar forma de o fazer(num cantinho sem acesso aos outros), isto para que se possam cheirar mutuamente em "segurança" e para que ele se habitue aos barulhos e ás rotinas do dia a dia.
<strong>Serei um c&atilde;o, um macaco ou um urso, / Tudo menos aquele animal vaidoso / Que se vangloria tanto de ser racional...</strong>
Responder

Voltar para “Cães”