Cães sem trela...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

terça abr 08, 2008 1:14 pm

E se o problema são os gritos.. prendam os vossos cães para não ouvirem gritos desnecessários :wink:
Eu poderia vir aqui os dias todos repetir a lenga lenga, já estou a ficar cansada, mas vou repetir na mesma... os vossos cães, aqueles que dizem não fazem mal a uma mosca, não têm de incomodar os outros cães e pessoas que podem não o achar muito lindo e bonito, quero dar uma festinha!!! E eu já nem estou a falar do pode ser agredido, pois já nem quero saber o problema é vosso. Mas realmente falta de civismo é o que não falta em Portugal :mrgreen:
Zoanna
Membro
Registado: quarta ago 22, 2007 8:32 pm

terça abr 08, 2008 1:50 pm

Eu tenho que partilhar com vocês uma situação que me aconteceu no ultimo fim de semana...
Andava eu na praia com os meus cães (vou mencionar as raças, não por achar que existam raças perigosas, mas sim porque acredito que as pessoas andam a ficar paranoicas!!!) um terra nova e um podengo ao fim da tarde.. devia ser umas 20h, só lá andavam os pescadores locais, a terra nova como adora agua e a maré estava calminha, aproveitou para dar as suas banhocas do costume!
Apareceu-me uma ave rara não sei de onde aos berros que os cães tinham que andar de açaime.. eu perguntei-lhe se ela conhecia a lei?!! Continuando aos berros começa-me a ofender por não ter argumentos. Lógico que não baixei ao nivel daquele ser, mas um pescador teve que me segurar para ela não ir para casa com a assinatura dos meus cinco dedos!!!
Os meus cães ignorando o assunto continuavam dentro de agua a brincar!!
Acho que isto esta a chegar a um estremo muito desagradavel!!!
Não consigo entender esta paranoia.. compreendo que tem havido ataques de cães.. mas de quem é a culpa?? Dos cães? Não me parece!!
Porque não se manda castrar os pedofilios, que fazem tantas vitimas??
E para esses não existe castigos???!!! Não existe uma lei capaz de acabar com essa raça?? E olhem que os pedofilos são mais antigos que muitas raças ditas perigosas!!!
Por favor..
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça abr 08, 2008 1:56 pm

Pois Zoanna está instalada a histeria em relação a cães e já quase todos presenciámos situações parecidas. O problema é que qualquer dia, pelo andar da carruagem, ainda vão todos os cães ser obrigados a andar de açaime além da trela. Parece que a moda actual no nosso país são os cães que são perigosos, tudo o resto quase não interessa.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
CIK9
Membro
Registado: quarta ago 08, 2007 4:05 pm

terça abr 08, 2008 3:08 pm

marijonscp Escreveu:Pois Zoanna está instalada a histeria em relação a cães e já quase todos presenciámos situações parecidas. O problema é que qualquer dia, pelo andar da carruagem, ainda vão todos os cães ser obrigados a andar de açaime além da trela. Parece que a moda actual no nosso país são os cães que são perigosos, tudo o resto quase não interessa.
por este andar até a minha Sogra qualquer dia tem de andar com açaime e trela tem tem :D
marijonscp
Membro Veterano

terça abr 08, 2008 3:12 pm

por este andar até a minha Sogra qualquer dia tem de andar com açaime e trela tem tem
Algumas sogras bem mereciam :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
andy_Staffs
Membro Júnior
Registado: terça jul 11, 2006 4:01 pm

terça abr 08, 2008 3:16 pm

No domingo passeava o meu durao...açaimo e trela...chego a um jardim e la esta um cao de algum porte...com coleira mas solto...eu passei perto porque o meu queria ir ali e o gaju começou a mostrar os dentes...e a rosnar...nao tive mais, senti medo ( nao senti..mas podia) e soltei o meu...com açaimo e la s pegaram sobre a minha sobre visao..lol....o outro cao investiu, o meu fazendo jus ás suas caracteristicas retorquiu!
Nao aconteceram ferradelas (açaime Saver) agarrei no meu cao..e o outro la foi embora...
Falei com um policia e ele disse que é assim que devo fazer...se me sentir ameaçado e o outro cao nao tendo trela posso soltar o meu (largar) para minha defesa:...
E tudo isto porque nao consegui po-lo ao meu colo.....ahahhaha
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

terça abr 08, 2008 3:44 pm

Zoanna Escreveu:Eu tenho que partilhar com vocês uma situação que me aconteceu no ultimo fim de semana...
Andava eu na praia com os meus cães (vou mencionar as raças, não por achar que existam raças perigosas, mas sim porque acredito que as pessoas andam a ficar paranoicas!!!) um terra nova e um podengo ao fim da tarde.. devia ser umas 20h, só lá andavam os pescadores locais, a terra nova como adora agua e a maré estava calminha, aproveitou para dar as suas banhocas do costume!
Apareceu-me uma ave rara não sei de onde aos berros que os cães tinham que andar de açaime.. eu perguntei-lhe se ela conhecia a lei?!! Continuando aos berros começa-me a ofender por não ter argumentos. Lógico que não baixei ao nivel daquele ser, mas um pescador teve que me segurar para ela não ir para casa com a assinatura dos meus cinco dedos!!!
Os meus cães ignorando o assunto continuavam dentro de agua a brincar!!
Acho que isto esta a chegar a um estremo muito desagradavel!!!
Não consigo entender esta paranoia.. compreendo que tem havido ataques de cães.. mas de quem é a culpa?? Dos cães? Não me parece!!
Porque não se manda castrar os pedofilios, que fazem tantas vitimas??
E para esses não existe castigos???!!! Não existe uma lei capaz de acabar com essa raça?? E olhem que os pedofilos são mais antigos que muitas raças ditas perigosas!!!
Por favor..
Só não percebi se estavam a "banhar-se" de trela...

É que se não estavam de trela a senhora que a incomodou tinha razão: em espaços públicos TODOS os cães têm que estar de trela OU açaime.
É a lei!

Se estavam de trela ignore o meu post.
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
Zoanna
Membro

terça abr 08, 2008 4:23 pm

Existem limites.. a cadela a nadar as 8h da noite de um lado para o outro e eu nadava atras dela de trela... esta a imaginar o retrato??!!
A senhora não teve razão.. por vários motivos, a lei não obriga os cães ditos não perigosos a andar de açaime mas sim de trela.. ok.. até consigo respeitar isso, mas a educação sempre fica bem, e seja qual for o motivo, não dá direito a ninguem chegar ao pé de outra pessoa e começar aos berros e quando fica sem argumentos começar a insultar!!
Se viesse ter cmg amigavelmente e falasse sobre os cães (porque neste caso, não foram a correr para ninguem, não se meteram com ninguem.. simplesmente andavam a brincar na agua!!!) as coisas tinham tido outros contornos!!
Continuo achar que as pessoas andam paranoicas e andam muitas preocupadas com os cães (que são os que menos fazem mal) e deviam-se preocupar era com outros assuntos!!!
Khaloun
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:37 pm

terça abr 08, 2008 4:50 pm

Zoanna Escreveu:a lei não obriga os cães ditos não perigosos a andar de açaime mas sim de trela
Decreto-Lei n.o 314/2003
de 17 de Dezembro
Artigo 7º
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e
sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à
trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais
utilizados na caça, durante os actos venatórios.
4 — As câmaras municipais, no âmbito das suas competências,
podem criar zonas ou locais próprios para
a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo
as condições em que esta se pode fazer sem os
meios de contenção previstos neste artigo.
Zoanna, a lei efectivamente exige trela ou açaime.
Não me parecendo que a praia seja uma zona de treinos ou provas ou que a câmara municipal tenha criado alguma excepção para 8h da noite.

A senhora de facto aparentemente terá sido mal educada.
Para a próxima a senhora deverá antes chamar a policia marítima, ou a GNR, para que esta aplique à Zoanna a coima adequada.
Decreto-Lei n.o 314/2003
de 17 de Dezembro
Artigo 14º
Contra-ordenações
1 — Constitui contra-ordenação, punível pelo presidente
da junta de freguesia da área da prática da infracção,
com coima cujo montante mínimo é de € 25 e máximo de € 3740 ou € 44 890, consoante o agente seja pessoa singular ou colectiva, salvo se sanção mais grave não lhe for aplicável por legislação especial:
a) A falta de licença de detenção, posse e circulação
de cães prevista no Regulamento de
Registo, Classificação e Licenciamento de Cães
e Gatos;
b) A falta de açaimo ou trela, nos termos do disposto
no n.o 2 do artigo 7.o;
c) A circulação de cães e gatos na via pública ou
outros locais públicos sem coleira ou peitoral,
nos termos do disposto no n.o 1 do artigo 7.
Como diz o ditado, quem anda à chuva molha-se.

A lei é como o sol, quando nasce é para todos.
Que se cumpra e se faça cumprir.
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

terça abr 08, 2008 4:57 pm

Se estava de trela tudo bem...

editei pq bão tinha lido essa parte no seu segundo post.

Tal como disse no primeiro: se estavam de trela ignore o que disse
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça abr 08, 2008 7:17 pm

Vamos por partes:
1º- Quando levo o meu cão à rua, vai concerteza de trela e curta que é para não facilitar. ( Há por aqui muitas amostras e sempre à solta ).
2º- Ele tem sorte de ter espaço e não necessitar de ir à praia para fazer exercicio. O que me intriga é :
- Quando levam os vossos cães a espaços livres mantém-nos sempre atrelados? Ou fazem todos como a Maria João e fazem corrida? Têm todos a sorte de ter espaços privados para os cães andarem à vontade? Então o que vão fazer com eles para a praia? Desculpem bater nesta tecla, mas não entendo. Para andar atrelado , porque não ficam pelas imediações da casa de cada um? ( salvo se morarem todos ao pé da praia). Ou querem convencer-me que como o cão precisa de exercicio vão todos fazer atletismo? Ou os desgraçados dos vossos cães são daqueles que vão à rua 10 minutos e já está , toca a vir para casa porque não é preciso mais?
Resumindo: quando e como é que os vossos cães correm e brincam à vontade?
Sofia
marijonscp
Membro Veterano

terça abr 08, 2008 7:25 pm

O meu anda dá 3 passeios por dia que duram cerca de 30/45 minutos. Tenho jardins perto e tenho também o Parque das nações que tem relvados óptimos e para onde o levo imensas vezes, aí corro imensas vezes com ele no relvado tal como vejo fazer alguns donos. Praia só nas férias de verão ou então algum fim de semana. E levo-o sempre atrelado. Claro que não andamos sempre a correr, a maior parte do passeio é a caminhar.
Zoanna
Membro

terça abr 08, 2008 7:51 pm

Khaloun Escreveu: Como diz o ditado, quem anda à chuva molha-se.

A lei é como o sol, quando nasce é para todos.
Que se cumpra e se faça cumprir.
Eu referi em cima que os cães tinham que andar de trela, como andam de trela não é necessário andar de açaime!!!!
A lei só obriga as duas coisas para os cães perigosos!!
Não posso levar o meu cão para nadar no mar?? Tem que estar de açaime enquanto nada?? Vamos ser razoaveis..
Agora chega de hipocricia!! A lei é como o sol, quando nasce é para todos?? Ok.. essa filosofia é mto bonita, realmente é pena o pais estar mergulhado de tanta violência, crimes e injustiças!! Mas agora já sei porque isso acontece.. andam todos preocupados se os caezinhos andam de trela que se esquecem de prender os bandidos, os assasinos, os que andam atropelar crianzinhas e continuam a conduzir... etc. podia estar aqui o tempo todo a referir todos os casos, mas acho que não vale a pena!!
Sim, para a proxima chamem a policia, a GNR e todos os meios disponiveis para multar um animal que esta a nadar sem trela ou açaime, mas vejam alguem a ser roubado e virem a cara para não serem incomodados!!
Khaloun
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:37 pm

terça abr 08, 2008 9:30 pm

Zoanna Escreveu: a lei não obriga os cães ditos não perigosos a andar de açaime mas sim de trela
Zoanna Escreveu: Eu referi em cima que os cães tinham que andar de trela, como andam de trela não é necessário andar de açaime!!!!
As palavra são suas não minhas.
Assim como também afirmou que as tinha sem trela dentro de água, nadando elas para onde queriam, logo não as controlando.
Ora a outra senhora tinha razão, sem trela logo açaime.

Hipocrisia por cumprir a lei?
Hipocrisia é não a cumprir com a desculpa de que há crimes e prevericadores maiores, por isso como esta é menor não se cumpre.
Hipocrisia é fazer figura de heroi num forum por andar sem trela na rua ou na praia porque não é PP.
Não ouviu o PGR disser que os crimes grandes começam com crimes pequenos?
É por as pessoas não respeitarem as leis 'menores' nem ensinarem os filhos a respeitá-las que o país está como está.
Não concordo, não cumpro. pronto já está.

São comportamentos assim que criaram a BSL e são comportamentos assim que a vão estender a todos os cães.

Se opta por não querer seguir a lei, então não o anuncie num forum público, encorajando outros a fazer o mesmo.

Gostaria de saber se teria tido a mesma reacção se em vez de uma senhora tivesse sido a patrulha da GNR, €3740 sempre dão jeito à guarda, se calhar não tinha entrado em discussões e a história não ia ser contada aqui.

Obs. Para sua informação, os PP não são obrigados a usar sempre trela e açaime, havendo excepções. Poderão até não usar nenhum.
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

terça abr 08, 2008 9:31 pm

nicosa Escreveu:Ao fim de 7 páginas o debate já vai longo...
deixem-me colocar uma questão aos defensores da trela sempre :Vocês vão à praia com os vossos cães? Nunca os soltam? Ou seja ; os vossos cães correm? Fazem algum tipo de exercicio?
Ou estamos aqui a dar lições de " faz o que digo, não o que eu faço"'.
A defesa da trela sempre justifica-se pelos relatos que aqui li. Continuo a afirmar que ninguém pode impôr o seu cão a ninguém, ser humano ou cão. Se não souber ou conseguir garantir que tal não aconteça, então deve usar sempre a trela.
nicosa Escreveu:Volto a dizer, levo o meu cão à praia e solto-o , sim senhor. Caso contrário que diabo ía eu para lá fazer? Atrelado, anda aqui ao pé de casa.
Não me considero desrespeitadora dos direitos de ninguem. Tento ao limite não interferir nos direitos das outras pessoas, mas não vou submeter o meu cão a uma vida de trela e passos curtos.Tambem o respeito a ele...
não duvido que respeite os direitos dos outros, mas deve saber tão bem como eu, que a maioria dos donos de cães aqui em Portugal padece de falta de bom senso e capacidade de discernimento. Existem muitas maneiras de fazer exercicio com e aos cães...uma trela longa ou extensível parece-me uma boa solução para prevenir uma situação desagradável para si ou outrém, ou pior ainda, uma situação com consequências graves.
nicosa Escreveu:Para mim é muito mais falta de civismo ir com o cãozinho com uma trela, daquelas todas xpto, e deixar os presentes no chão.
Andar com um cão pela trela não pressupõe falta de civismo na recolha dos excrementos. Como já disse, sempre que se passeia com um cão, ou se permite alguma liberdade ao mesmo, deve imperar acima de tudo o respeito e o bom senso...e posso-lhe garantir que por muito que o cão obedeça ao dono, um dia pode ter-se uma muito desagradável surpresa.
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
Responder

Voltar para “Cães”