Cães sem trela...
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
- Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos
Vamos lá esclarecer umas coisas...
Se a lei diz que têm que andar de trela é assim que tem que ser não é?!
Nicosa: no meu caso tenho uma quinta onde os meus caes fazem o exercício que querem e como tal não tenho essa preocupação.
Mas se não tivesse espaço não era por isso que tinha uma desculpa para não cumprir a Lei.
a solução para soltar cães (excluindo aqueles que pela lei são considerados potencialmente perigosos...) é por-lhes um açaime. A lei diz que têem que andar de trela OU açaime. Pode correr de açaime. Agora correr sem trela e sem açaime, por LEI, não pode (em espaços públicos).
Outra coisa, na minha opinião a praia é um sitio péssimo para levar caes, quanto mais soltos - há sempre muita gente, muitos deitados na areia, bem ao nivel do cão; essas pessoas não têm que levar com os caes dos outros. Quantas vezes não me passou já um cão por cima quando estou calmissimo a apanhar sol a pontos de adormecer ao som das ondas e das crianças a brincar? Ninguem é obrigado a levar com isto.
As pessoas devem poder estar à vontade sem medo do cão do vizinho do chapéu de sol do lado que até parece muito manso; mas há quem tenha medo e não goste. E está no seu direito!
Agora quem não tem espaço, não pode correr e não quer que o seu cão use açaime, se calhar não devia ter cão.
Cumprimentos
Se a lei diz que têm que andar de trela é assim que tem que ser não é?!
Nicosa: no meu caso tenho uma quinta onde os meus caes fazem o exercício que querem e como tal não tenho essa preocupação.
Mas se não tivesse espaço não era por isso que tinha uma desculpa para não cumprir a Lei.
a solução para soltar cães (excluindo aqueles que pela lei são considerados potencialmente perigosos...) é por-lhes um açaime. A lei diz que têem que andar de trela OU açaime. Pode correr de açaime. Agora correr sem trela e sem açaime, por LEI, não pode (em espaços públicos).
Outra coisa, na minha opinião a praia é um sitio péssimo para levar caes, quanto mais soltos - há sempre muita gente, muitos deitados na areia, bem ao nivel do cão; essas pessoas não têm que levar com os caes dos outros. Quantas vezes não me passou já um cão por cima quando estou calmissimo a apanhar sol a pontos de adormecer ao som das ondas e das crianças a brincar? Ninguem é obrigado a levar com isto.
As pessoas devem poder estar à vontade sem medo do cão do vizinho do chapéu de sol do lado que até parece muito manso; mas há quem tenha medo e não goste. E está no seu direito!
Agora quem não tem espaço, não pode correr e não quer que o seu cão use açaime, se calhar não devia ter cão.
Cumprimentos
<p> 1.1.0 Eublepharis macularius</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm
Um beta splendens
Três hamsters campbell
só não cito os dois posts a cima do meu porque ficava um mega-post.
lol.... continuo a perguntar....o meu cão tb gosta de correr na praia...mas vai á trela e extensível e corro com ele...ele é pikeno e n corre tanto como os vossos... ok...admito isso. Mas se o meu cão ladrar ou provocar um dos vossos quem é que impede que o meu fique na boca deles caso se sintam provocados? O que deu aos vossos cães os direitos que o meu...e os de quem cumpre a lei, não têm?
A senhora foi mal educada...isso é errado e histérico...até porque os cães n estavam a provocar disturbios...mas cão que provoque disturbios comigo, nessa situação (sem trela)chamo quem de direito para que a carteira page a falta do cumprimento da lei. Se não estava de trela infringiu a lei. Se causou disturbios...pior...
editado por mim: "dois posts a cima"...não..três. três posts a cima

lol.... continuo a perguntar....o meu cão tb gosta de correr na praia...mas vai á trela e extensível e corro com ele...ele é pikeno e n corre tanto como os vossos... ok...admito isso. Mas se o meu cão ladrar ou provocar um dos vossos quem é que impede que o meu fique na boca deles caso se sintam provocados? O que deu aos vossos cães os direitos que o meu...e os de quem cumpre a lei, não têm?
A senhora foi mal educada...isso é errado e histérico...até porque os cães n estavam a provocar disturbios...mas cão que provoque disturbios comigo, nessa situação (sem trela)chamo quem de direito para que a carteira page a falta do cumprimento da lei. Se não estava de trela infringiu a lei. Se causou disturbios...pior...
editado por mim: "dois posts a cima"...não..três. três posts a cima
Pela parte que me toca procuro cumprir a Lei sempre que possível no que se refer aos meus cães, mas admito que nem sempre a cumpro. Mas se não estiver a cumprir a Lei e alguém reclamar, só tenho é de aceitar a reclamação e cessar esse incumprimento. Isto sob penas de, com toda a legitimidade, a pessoa se queixar às autoridades e eu ser penalizado.
Eu admito que eu próprio não cumpro a Lei em algumas situações, nomeadamente no uso do açaimo. Mas assumo que o faço, e não posso queixar-me ou reclamar quando alguém protesta. Posso até acjar que a pessoa é chata, pucuiinhas, embirrenta ou o que lhe queiram chamar, mas face à Lei tem razão!
Em mais este caso dos cães a nadarem soltos na Praia, é óbvio que até podiam não estar a incomodar ninguém, mas o FACTO é que estavam a desrespeitar a Lei, e em face disso a razão está do lado de quem reclamava....por mais que isso custe a aceitar.
Eu admito que eu próprio não cumpro a Lei em algumas situações, nomeadamente no uso do açaimo. Mas assumo que o faço, e não posso queixar-me ou reclamar quando alguém protesta. Posso até acjar que a pessoa é chata, pucuiinhas, embirrenta ou o que lhe queiram chamar, mas face à Lei tem razão!
Em mais este caso dos cães a nadarem soltos na Praia, é óbvio que até podiam não estar a incomodar ninguém, mas o FACTO é que estavam a desrespeitar a Lei, e em face disso a razão está do lado de quem reclamava....por mais que isso custe a aceitar.
Desde já esclareço que em época balnear o meu cão só vai para praias bem grandes e quase desertas , no caso entre Troia e a Comporta. Praias concorridas, nem ao fim do dia.... Nem lá põe as patas.
Em época "baixa", vai ao fim do dia quando me apetece mas, lá está, se no Verão é quase deserta que dizer do Inverno?
Tambem tenho espaço para ele correr à vontade embora já não tenha grande necessidade disso. ( Já não tem idade para correrias )
Acho que a lei é para cumprir, sim senhor. Para todos os tamanhos e raças!!!!!!! Não é por o cão ser pequeno que é menos ou mais agressivo que outros.
O que contesto aqui é muitos assumirem que vão à praia com os cães, mas como são cumpridores , levam-nos presos . Volto a perguntar : O que vão lá fazer? E se são todos tão cumpridores da lei, porque vão mesmo tendo lá à entrada o aviso de Proibido Cães? E porque é que chegamos ao Parque das Nações e vemos uma verdadeira matilha à solta?
Aí sim, sabendo de antemão que estão lá inumeras pessoas , crianças, bebés e tudo o mais?
Finalmente pergunto: quem tem cão pequeno , se o soltar para brincar um pouco põe-lhe açaime?
Note-se com isto que não estou a dizer que não se deve acarretar com as consequências dos nossos actos e desrespeitos à lei. E quando não a cumprimos se alguem reclama é "ouvir e calar". Por muito exagerado que nos pareça a reclamação.....
Em época "baixa", vai ao fim do dia quando me apetece mas, lá está, se no Verão é quase deserta que dizer do Inverno?
Tambem tenho espaço para ele correr à vontade embora já não tenha grande necessidade disso. ( Já não tem idade para correrias )
Acho que a lei é para cumprir, sim senhor. Para todos os tamanhos e raças!!!!!!! Não é por o cão ser pequeno que é menos ou mais agressivo que outros.
O que contesto aqui é muitos assumirem que vão à praia com os cães, mas como são cumpridores , levam-nos presos . Volto a perguntar : O que vão lá fazer? E se são todos tão cumpridores da lei, porque vão mesmo tendo lá à entrada o aviso de Proibido Cães? E porque é que chegamos ao Parque das Nações e vemos uma verdadeira matilha à solta?
Aí sim, sabendo de antemão que estão lá inumeras pessoas , crianças, bebés e tudo o mais?
Finalmente pergunto: quem tem cão pequeno , se o soltar para brincar um pouco põe-lhe açaime?
Note-se com isto que não estou a dizer que não se deve acarretar com as consequências dos nossos actos e desrespeitos à lei. E quando não a cumprimos se alguem reclama é "ouvir e calar". Por muito exagerado que nos pareça a reclamação.....
Última edição por nicosa em terça abr 08, 2008 10:22 pm, editado 1 vez no total.
Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
nicosa, eu também só vou a praia em época baixa, e eu só solto a minha cadela se vir que não ha pessoas nem cães por perto, se não não ponho lá os pés, e mal veja um cão recorro logo a trela. Mesmo se o outro cão estiver solto. Mas não vou para a praia correr a beira mar com o cão atrás que quando vê uma pessoa vai logo lá chatear:)nicosa Escreveu:Desde já esclareço que em época balnear o meu cão só vai para praias bem grandes e quase desertas , no caso entre Troia e a Comporta. Praias concorridas, nem ao fim do dia.... Nem lá põe as patas.
Isso é o que eu chamo de bom senso. Aí conhecer o cão, ajuda, ou não?jclarinos Escreveu: nicosa, eu também só vou a praia em época baixa, e eu só solto a minha cadela se vir que não ha pessoas nem cães por perto, se não não ponho lá os pés, e mal veja um cão recorro logo a trela. Mesmo se o outro cão estiver solto. Mas não vou para a praia correr a beira mar com o cão atrás que quando vê uma pessoa vai logo lá chatear:)
Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
A Nicosa tem razão num aspecto. Por vezes no Parque das nações, principalmente durante o dia, há imensos cães sem trela. Contam-se os dedos dos que vão atrelados. À noite é bem mais pacífico e a maioria está atrelada. E mais, é uma zona onde há dispensários de saquinhos para excrementos e são raros os donos que se servem deles. Começa tudo pela educação de um povo, e acredito firmemente se alguns começarem a mostrar aos outros como agir correctamente, passado algum tempo muitos mais o farão. Mais ao menos como a ideia da reciclagem, desde que apareceu o anúncio do macaco a separar o lixo, imensas pessoas começaram a reciclar 

<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
-
- Membro Veterano
Um beta splendens
Três hamsters campbell
nicosa,mesmo tendo cão pequeno nunca o solto da trela. quando o levo a uma correria na praia, uso trela extensível e corro com ele...e acredite... que ele faz bastante exercicio e se diverte imenso! portanto...é isso o que vou lá fazer.
entre o meu exercicio e o passeio claro!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Completamente de acordo. E o bem que nos faz também.angeleyes20 Escreveu:nicosa,mesmo tendo cão pequeno nunca o solto da trela. quando o levo a uma correria na praia, uso trela extensível e corro com ele...e acredite... que ele faz bastante exercicio e se diverte imenso! portanto...é isso o que vou lá fazer.entre o meu exercicio e o passeio claro!

<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
Porque não?? Não teria direito a minha indignação na mesma??Khaloun Escreveu: Gostaria de saber se teria tido a mesma reacção se em vez de uma senhora tivesse sido a patrulha da GNR, €3740 sempre dão jeito à guarda, se calhar não tinha entrado em discussões e a história não ia ser contada aqui.
Agora de certeza que a policia não me falaria daquela maneira, falaria de maneira mais educada, sem histerismos e eu pagaria a multa se a policia assim entendesse!! Não estou a ver nenhum problema nisso!!
Não me diga que nunca foi multado e sentiu que era injusto ou foi um azar da vida?? Quem não tem pecados que atire a primeira pedra!!!
Hipocrisia vir aqui armar de heroi??
Aqui ninguem se esta a armar em heroi, simplesmente as pessoas relatam as suas histórias com os seus animais e esperam ouvir palavras de apoio ou até mesmo criticas.
Daí isto ser um forum, é para as pessoas debaterem as suas ideias, histórias, casos, mas não por se armarem em herois... tenho pena das pessoas que pensam assim!!!
Claro que não vou para um praia cheia de gente, brincar com os cães.. gosto de estar descansada na minha toalha como o resto das pessoas, vou em epoca baixa, para uma praia deserta, que nem esplanadas têm!!
Nicosa concordo plenamente consigo...
Nem respondo, só me dá vontade de rir...Khaloun Escreveu: Agora quem não tem espaço, não pode correr e não quer que o seu cão use açaime, se calhar não devia ter cão.

Não vale a pena chover no molhado...

Cara Zoanna, quando citar algum forista ao menos faça-o de maneira correcta. Está a colocar em mim as palavra de outro forista.
Espero que tenha sido por erro, de outro modo será manipulação tendenciosa de informação.
sinceramente, perante a sua reacção inflamada à simples informação ipsis verbis da lei, começo a ter dúvidas em aceitar a sua história inicial como tendo acontecido exactamente assim.
Se a Zoanna reage assim ao ver que não tem razão, como terá reagido ao pensar que a tinha?
Para quem recorre ao forum para troca de ideias e opiniões, tem uma maneira estranha de as aceitar.
A mim não me dá vontade rir, muito pelo contrário.
Mostra que ainda há muito para ser feito.
Espero que tenha sido por erro, de outro modo será manipulação tendenciosa de informação.
sinceramente, perante a sua reacção inflamada à simples informação ipsis verbis da lei, começo a ter dúvidas em aceitar a sua história inicial como tendo acontecido exactamente assim.
Se a Zoanna reage assim ao ver que não tem razão, como terá reagido ao pensar que a tinha?
Para quem recorre ao forum para troca de ideias e opiniões, tem uma maneira estranha de as aceitar.
A mim não me dá vontade rir, muito pelo contrário.
Mostra que ainda há muito para ser feito.
<a href="http://www.rott-n-chatter.com/arc.pps"> ... bsl.com</a>
<a href="http://www.naiaonline.org/pdfs/petfrien ... arc.pps</a>
<a href="http://www.naiaonline.org/pdfs/petfrien ... ide.pdf</a>
<p><a href="http://www.naiaonline.org/pdfs/petfriendlyguide.pdf"> </a></p>
<a href="http://www.naiaonline.org/pdfs/petfrien ... arc.pps</a>
<a href="http://www.naiaonline.org/pdfs/petfrien ... ide.pdf</a>
<p><a href="http://www.naiaonline.org/pdfs/petfriendlyguide.pdf"> </a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am
Mas o mais engraçado disto tudo é que, se calhar, e agora estou só a supôr, a polícia se vir um cão sem dono, sem trela nem coleira, quer esteja na lista PP ou não, não vai fazer nada, nem sequer tentar apreender o cão, porque afinal de contas, se não tem dono também não vai pagar a multa!!!
A técnica é essa meus amigos. Para quem quer passear o cão sem trela ou açaime, tira-lhe a coleira, solta o cão e esconde-se até à hora de levar o cão para casa!!!
Abraços,
Nuno

A técnica é essa meus amigos. Para quem quer passear o cão sem trela ou açaime, tira-lhe a coleira, solta o cão e esconde-se até à hora de levar o cão para casa!!!
Abraços,
Nuno
<p>Provérbio Português: "Casa sem gato nem cão é casa de velhaco ou ladrão."</p>
-
- Membro Veterano
Um beta splendens
Três hamsters campbell
AmericaSever... talvez seja melhor não dar ideias...lol.... há quem tenha cães bem controlados,mesmo sem trela e açaime.... e quem não os tenha bem controlados sem trela....lol... ainda fazem o que descreveu... como "alternativa". lol... e depois dizem que tiveram azar... que "o cão é manso eu conheço-o muito bem ele nunca fez nada foi só aquela vez"... quando um cão, por mais amado que seja e por mais que goste de nós, é um cão.
que pode brigar com outros cães ou achar que uma dada pessoa é uma ameaça...

-
- Membro
- Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
- Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos
a frase é de facto minha e mantenho-a!Zoanna Escreveu:Nem respondo, só me dá vontade de rir...Khaloun Escreveu: Agora quem não tem espaço, não pode correr e não quer que o seu cão use açaime, se calhar não devia ter cão.
Não vale a pena chover no molhado...
Se lhe dá vontade de rir, problema seu.
Mas diga-me como fazer exercício com um cão de outra maneira sem desrespeitar a Lei?
Não vale a pena rir-se muito que não estamos a brincar, estamos a falar de coisas sérias, ou não?
<p> 1.1.0 Eublepharis macularius</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Eu NÃO cumpro a lei.
Tenho 2 cães e os 2 com comportamentos completamente diferentes.
A minha rafeirola anda sempre solta quando a levo a passear. É de uma inteligência notável e mantem-se sempre junta a mim e com um vicio até chate de tar sempre encostada a minha perna... Não liga a cães e/ou gatos e só se desvia de mim quando eu lhe atiro algo para ir buscar..
Se estou correcto? Provavelmente não.
Se é possivel que um dia ela tenha um desvio de comportamento ? Sim, não poderia afirmar o contrário..
Se alguém se queixar tem razão? Claro que sim.
E se fôr multado? Que assim seja!
Vou continuar com a cadela solta? Vou.
O meu Samoiedo já é diferente.. É distraido e distrai-se com facilidade.. Estradas para ele são a continuação do passeio e os carros meros objectos imoveis.. Fica stressado com cães e nem pode ver gatos..
Solução? Uso trela SEMPRE quando passeio com ele na cidade, em zonas movimentadas ou com cães vadios.. Solto-o em sitios que sei que é quase impossivel aparecer lá vivalma.. (Serras, praias desertas, montes), pois um Samoiedo sem poder correr é acabar com ele...
Se posso confirmar que nos sitios que o solto não vai aparecer nenhum cão/gato/pessoa? Não, obviamente que não.
Se algúem se queixar tem razão? Claro que sim.
E se fôr multado? Que assim seja.
Vou continuar a soltar o cão em zonas que me parecem apropriadas? Vou.
Pedro
Tenho 2 cães e os 2 com comportamentos completamente diferentes.
A minha rafeirola anda sempre solta quando a levo a passear. É de uma inteligência notável e mantem-se sempre junta a mim e com um vicio até chate de tar sempre encostada a minha perna... Não liga a cães e/ou gatos e só se desvia de mim quando eu lhe atiro algo para ir buscar..
Se é possivel que um dia ela tenha um desvio de comportamento ? Sim, não poderia afirmar o contrário..
Se alguém se queixar tem razão? Claro que sim.
E se fôr multado? Que assim seja!
Vou continuar com a cadela solta? Vou.
O meu Samoiedo já é diferente.. É distraido e distrai-se com facilidade.. Estradas para ele são a continuação do passeio e os carros meros objectos imoveis.. Fica stressado com cães e nem pode ver gatos..
Solução? Uso trela SEMPRE quando passeio com ele na cidade, em zonas movimentadas ou com cães vadios.. Solto-o em sitios que sei que é quase impossivel aparecer lá vivalma.. (Serras, praias desertas, montes), pois um Samoiedo sem poder correr é acabar com ele...
Se posso confirmar que nos sitios que o solto não vai aparecer nenhum cão/gato/pessoa? Não, obviamente que não.
Se algúem se queixar tem razão? Claro que sim.
E se fôr multado? Que assim seja.
Vou continuar a soltar o cão em zonas que me parecem apropriadas? Vou.
Pedro