Ainda é possivel adquirir LOP!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quinta mar 27, 2008 2:15 pm

mjoaomarques Escreveu:
SeaLords Escreveu: ... Para receberem outro afixo que não o do dono da cadela, é preciso haver um acordo de cedência do uso da cadela. Talvez nessa altura esses contratos de cedência fossem mais frequentes que hoje, não faço a mínima ideia. Agora, custa-me a acreditar que, nessa altura ou em qualquer outra, o pessoal do CPC pusesse nos registos aquilo que os donos queriam :roll:
Os futuros donos não tinham nada a ver com o assunto. Limitavam-se a comprar o cachorro que já vinha pré-registado. No meu caso, comprei um cachorro PA a um particular, em 1981 (ou em 1982?). Na altura ele tinha cruzado a cadela com um cão do criador da cadela e esse criador "deu-lhe" o afixo. Com que tipo de acordo foi, não sei nem me competia saber. Foi a 1ª vez que adquiri um cão com afixo e penso (não me lembro) que tenha sido a 1ª vez que ouvi falar em afixos.
Não sei se interpretei bem o que disse a SeaLords e a mjoaomarques mas parece-me que uma corroborou a outra. Não? :?:
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mar 27, 2008 2:49 pm

Eu quando falei em o CPC pôr nos registos o que os donos queriam, tipo à Lagardère, estava a pensar nos donos das cadelas (os criadores) e não propriamente nos compradores. De qualquer forma, o caso relatado pela mjoaomarques não é nada de extraordinário - a cadela tinha o afixo X, o macho pertencia ao canil X, não me custa nada a acreditar que o proprietário do afixo X tenha tido interesse em registar a ninhada em seu nome (quem sabe até se a cadela nunca deixou de lhe pertencer ...)
jvpcspmg
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 11:49 pm

segunda mar 31, 2008 6:55 pm

N0kas Escreveu:Resposta única:

Não é possível.

Os proprietários dos progenitores teriam que ter declarado a ninhada no CPC num prazo máximo de 20 dias após o seu nascimento, como está bem explícito no site do Clube e essa é apenas a 1ª fase do registo da ninhada.

Para mais informações consulte http://www.cpc.pt

A única solução para o seu caso é resignar-se ao facto de ter um rottweiller que não o é na verdade (logo um rafeiro) por falta de comprovativo e que, para a próxima vez que queira adquirir um cão, tenha mais cuidado com o criador/criadeiro que lho vende.

Se ainda tiver dúvidas:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53332

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369
Leia melhor o que está no CPC!

O LOP só servirá se quizer fazer criação, porém nao é um rafeiro so porque nao possui um documento que o diz!!!
Khaloun
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:37 pm

segunda mar 31, 2008 7:21 pm

jvpcspmg Escreveu: O LOP só servirá se quizer fazer criação, porém nao é um rafeiro so porque nao possui um documento que o diz!!!
será?
se o LOP é a única forma de atestar que um cão pertence a determinada raça, e não existe forma cientifica de o afirmar, probabilidades de ADN quando se conhecem os pais, o que impede que o dono de uma raça não portuguesa faça o registo como SRD?

isto não é uma afirmação. isto é uma pergunta
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 31, 2008 8:05 pm

Nada. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

segunda mar 31, 2008 11:10 pm

jvpcspmg Escreveu:
N0kas Escreveu:Resposta única:

Não é possível.

Os proprietários dos progenitores teriam que ter declarado a ninhada no CPC num prazo máximo de 20 dias após o seu nascimento, como está bem explícito no site do Clube e essa é apenas a 1ª fase do registo da ninhada.

Para mais informações consulte http://www.cpc.pt

A única solução para o seu caso é resignar-se ao facto de ter um rottweiller que não o é na verdade (logo um rafeiro) por falta de comprovativo e que, para a próxima vez que queira adquirir um cão, tenha mais cuidado com o criador/criadeiro que lho vende.

Se ainda tiver dúvidas:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53332

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369
Leia melhor o que está no CPC!

O LOP só servirá se quizer fazer criação, porém nao é um rafeiro so porque nao possui um documento que o diz!!!

Muito obrigada pelo conselho mas tenho por hábito ler e reler inúmeras vezes os regulamentos do CPC, por também inúmeras razões. Manias minhas...

Será que andarei a ler mal? Elucide-me...
Annokas
Membro Júnior
Registado: segunda fev 18, 2008 11:22 pm

quarta abr 09, 2008 11:49 pm

Amigos Uma pergunta, li as vossas mensagens mas queria perguntar uma coisa, a criadora registrada no CPC que me vendeu a minha yorkie, anunciou que venderia por 375€ sem LOP e por mais 25€ me venderia com LOP. Claro que aceitei,hoje recebi uma carta com o LOP provisorio a pedir mais 18€ para o definitivo, ok não é obviamente pelo valor dos 18 € mas quando ela disse que por 400 me vendia um cão com LOP, nunca pensei que seria um provisório. Isto é normal?? Pergunto a eventuais criadores ou quem seja entendido no assunto, quando ela me disse q a venderia com LOP já não deveruia ser o final???

Não me importo nada de pagar mas irrita-me se tiver sido enganada... até porque a cadela custou-me mais 100€ uma vez que vinha com caspa andante e tive de a levar ao vet para a tratar...

Alguém me explica???
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quinta abr 10, 2008 12:14 am

O que o CPC lhe pede são despesas de registo, como proprietário.
O criador entregou-lhe o LOP ao entregar o registo provisório do cachorrinho, que só pode ser efectuado pelo criador. O registo do proprietário é o registo da compra.
EX compra um carro o dono dá-lhe o registo de venda. Você tem que o efectivar como proprietário.

O cão após o registo do proprietário é efectivamente seu. Antes o cachorrinho tem um registo que atesta ser da raça, proveniente de deterninado criador. :D
Vivendo e aprendendo
Fsantos17
Registado: domingo mar 23, 2008 4:03 pm
Localização: Uma Husky (Nika), uma rottweiler (Yanka) e três de caça (rafeiros)

quinta abr 10, 2008 12:47 am

Boas a todos.

Li bastante e re-li, pois alguns tem razão e outros não.

Eu fui directo as entidades responsáveis e afinal é possível adquirir o LOP, e perguntão vocês!!! " Mas como???" é simples, deixo abaixo a mensagem que me foi enviada:
Bom dia,

Em resposta ao seu email, informamos que o criador(o proprietario da
femea) tera fazer um pedido por escrito à 1ª Comissao do CPC a pedir
autorizaçao para aceitar a ninhada fora do prazo, pagando as devidas
multas.

Se autorizarem o registo da mesma, da-se andamento ao processo de
registo.

Atentamente,
Vou falar com o dono para ver-mos o valor da multa e para poder ter LOP na minha pequenina, que não a quero esterilizar, pois ainda deveria ficar mais caro que a multa...

Obrigado a todos.
<strong>Fl&aacute;vio Santos

"Sou contra as leis dos c&atilde;es potencialmente perigosos."</strong>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta abr 10, 2008 2:17 am

Se quer o LOP apenas para evitar a esterilização por uma questão financeira, deixe-me que lhe diga que neste momento esta diferença não será muito grande.

E a esterilização feita logo após o 1º cio dar-lhe-á grandes benefícios a nivel da saude dela, sem falar nas 6 semanas de dores de cabeça por ano (2 x 3 semanas) que lhe evita a si.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta abr 10, 2008 8:21 am

Fsantos17 Escreveu:Boas a todos.

Eu fui directo as entidades responsáveis e afinal é possível adquirir o LOP, e perguntão vocês!!! " Mas como???" é simples, deixo abaixo a mensagem que me foi enviada:
Bom dia,

multas.

registo.

Atentamente,
JUMP Ter Mar 25, 2008 5:50 pm Escreveu:Bom....
Voltando ao autor do tópico: Flávio!

Se está em sintonia com o criador da sua cadela, talvês possam em conjunto tentar obter o seu LOP, já que Cabe à Comissão do Livro de Origens autorizar a entrega dos documentos fora dos prazos estabelecidos, após pedido do criador e explicação dos motivos de atraso.

Fsantos17 Escreveu: Vou falar com o dono para ver-mos o valor da multa e para poder ter LOP na minha pequenina, que não a quero esterilizar, pois ainda deveria ficar mais caro que a multa...
O preço varia de veterinário para veterinário, mas não andará muito longe dos 150/200 €
Última edição por MDogster em quinta abr 10, 2008 9:59 am, editado 1 vez no total.
Khaloun
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:37 pm

quinta abr 10, 2008 9:24 am

Musky Escreveu:a esterilização feita logo após o 1º cio dar-lhe-á grandes benefícios a nivel da saude dela, sem falar nas 6 semanas de dores de cabeça por ano (2 x 3 semanas) que lhe evita a si.
Isso é discutível e não é tão linear como afirma.
Pessoalmente, decidi desmarcar a esterilização da minha cadela.
Já agora, não ia esterilizá-la pela dor de cabeça, mas por causa dos supostos benefícios.
dinodane
Membro Veterano

quinta abr 10, 2008 1:06 pm

Annokas Escreveu:Amigos Uma pergunta, li as vossas mensagens mas queria perguntar uma coisa, a criadora registrada no CPC que me vendeu a minha yorkie, anunciou que venderia por 375€ sem LOP e por mais 25€ me venderia com LOP. Claro que aceitei,hoje recebi uma carta com o LOP provisorio a pedir mais 18€ para o definitivo, ok não é obviamente pelo valor dos 18 € mas quando ela disse que por 400 me vendia um cão com LOP, nunca pensei que seria um provisório. Isto é normal?? Pergunto a eventuais criadores ou quem seja entendido no assunto, quando ela me disse q a venderia com LOP já não deveruia ser o final???

Não me importo nada de pagar mas irrita-me se tiver sido enganada... até porque a cadela custou-me mais 100€ uma vez que vinha com caspa andante e tive de a levar ao vet para a tratar...

Alguém me explica???
É assim que funciona, esses 18 euros adicionais não são para o criador, são a despesa que o CPC cobra para fazer a transferência de propriedade do cão para o seu nome.
Não se esqueça que tem que chipar o cão e colocar a vinheta do chip no LOP provisório antes de o remeter para o CPC.

Mas olhe que criadores desses que vendem "com ou sem" LOP... vai lá vai. Pergunto-me o que eles farão com os LOP dos restantes cachorros cujos donos estupidamente preferiram pagar menos 25 euros... :roll:

Cumprimentos.

dinodane
Membro Veterano

quinta abr 10, 2008 1:14 pm

Fsantos17 Escreveu:Boas a todos.

Bom dia,

multas.

registo.

Atentamente,
Vou falar com o dono para ver-mos o valor da multa e para poder ter LOP na minha pequenina, que não a quero esterilizar, pois ainda deveria ficar mais caro que a multa...

Obrigado a todos.
Olá.

Ainda bem que existe essa possibilidade, mas eu pergunto:

- Tem de ser TODA A NINHADA registada e não só a sua cadela, certo?
- Será que o CPC fará isso sem exames de ADN para determinar a paternidade dos cachorros? Ou melhor, parece-me demasiado fácil um simples requerimento por parte do dono da cadela conseguir essa autorização.
- Será que o "criador" (não o considero como tal, será mais um "curioso" a reproduzir cães) está na disposição de pagar as multas, a despesa de registo da ninhada e registo individual de cada cachorro se dos donos da ninhada somente uma pessoa está interessada?

Cumprimentos.

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 10, 2008 3:14 pm

dinodane Escreveu: Mas olhe que criadores desses que vendem "com ou sem" LOP... vai lá vai. Pergunto-me o que eles farão com os LOP dos restantes cachorros cujos donos estupidamente preferiram pagar menos 25 euros... :roll:
Ora, dinodane, muitos desses LOPs não chegam a ser emitidos. Muitos desse pseudo-criadores só fazem os registos individuais depois de terem despachado todos os cachorros e só para esses que são vendidos "com LOP".
dinodane Escreveu:Ainda bem que existe essa possibilidade, mas eu pergunto:

- Tem de ser TODA A NINHADA registada e não só a sua cadela, certo?
- Será que o CPC fará isso sem exames de ADN para determinar a paternidade dos cachorros? Ou melhor, parece-me demasiado fácil um simples requerimento por parte do dono da cadela conseguir essa autorização.
- Será que o "criador" (não o considero como tal, será mais um "curioso" a reproduzir cães) está na disposição de pagar as multas, a despesa de registo da ninhada e registo individual de cada cachorro se dos donos da ninhada somente uma pessoa está interessada?
- Não, não tem. Aliás, em nenhuma circunstância alguém é obrigado a registar todos os cachorros duma ninhada
- provavelmente será preciso testes de ADN, sim
- e porque é que não há-de ser o Fsantos a suportar essas despesas? É ele que quer o registo ...
Responder

Voltar para “Cães”