Com quantos meses deve ensinar a fazer xixi

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Itapinho
Registado: segunda mar 31, 2008 2:42 pm

sexta abr 11, 2008 2:02 am

Olá a tdos, tenho uma dúvida sobre quanto tempo é que já se deve ensinar o cão a fazer xixi e coco no jornal (ou em um único lugar), pois tenho um labrador com 1 mês e uma semana (completa 2 meses dia 27.04) tento-a ensinar mas percebo que ela fica sem entender o que fazer, será esta idade própria para ensina-la??

Obrigada :)
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sexta abr 11, 2008 3:12 am

Olá,com essa idade(1 mês) era bom ele ainda estar com a mãe ,quanto a mim, ele ainda é muito novo para aprender o que quer que seja.
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
Lucybell
Membro
Registado: quarta dez 05, 2007 2:24 pm

sexta abr 11, 2008 10:33 am

quem quer que lhe tenha fornecido o cachorro não devia tê-lo feito antes dos dois meses de idade, pois eles precisam estar com a mãe pelo menos até essa idade.. tenho pena do pobrezinho.

Ainda assim Keitinha, é muito pequenino, eu tenho uma Lab com quase seis meses e ainda se descuida quando não estou encima dela para lhe abrir a porta ... não se descuida tanto como no principio claro, mas até ao 4 meses temos de ir tentando sempre com calma e paciência :)
<p>Lucy Bell & Sasha </p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta abr 11, 2008 11:10 am

Realmente com essa idade ainda devia estar com a mãe.. Mas pronto agora que o mal está feito, não há nenhuma idade "base" para se começar os ensinamentos das regras basicas (as necessidades, a chamada pelo nome, o senta, etc..) .. Pode começar já com muita paciência e calma pois os efeitas não se notarão de imediato, mas quanto mais cedo melhor..

Pedro
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

sexta abr 11, 2008 1:37 pm

Claro que ainda devia estar com a mãe, mas uma vez que não está, também não vale a pena dramatizar. Pode começar já, mas com a noção que o instrumento mais útil neste momento será o balde e a esfregona. Além disso, paciência infinita. Pode recorrer a alguns pequenos truques, como colocá-lo no local onde quer que ele faça as necessidades, após as refeições. Acariciá-lo e felicitá-lo assim que ele faz no sitio certo. Mas é muito novinho e precisa de tempo.
Não se esqueça: Não o repreenda se não faz as necessidades no local desejado.
Boa sorte!
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

sexta abr 11, 2008 2:23 pm

Itapinho Escreveu: tento-a ensinar mas percebo que ela fica sem entender o que fazer, será esta idade própria para ensina-la??
Você pode falar para a gente como é que esta ensinando o seu filhote?
Itapinho

sexta abr 11, 2008 2:49 pm

Cantarino Escreveu:Você pode falar para a gente como é que esta ensinando o seu filhote?
Estou a ensina-la a fazer no jornal.. qdo sta a começar a fazer alguma coisa no chão já a coloco no jornal e fico ali com ela até ser feito.. ela tem ido algumas vezes fazer as necessidades no jornal, mas não é sempre, tento mostrar q é ali q ela tem q fazer... tento não repreende-la pois ela ainda é mto novinha...
Ah.. e tb sobre ela ter q estar com a mãe concordo, pois vejo q ela ainda sta a procura de mamar, mas no acto q a comprei o criador disse-me q esta idade já podia ser separada da mãe..acreditei pelo fato dele ser criador de labrador e ter mais de 10 labradores já em idade de 8 a 24 meses... Enfim, graças a Deus ela esta mto bem e se alimentando bem.
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

sexta abr 11, 2008 3:00 pm

Itajára :D

Geralmente depois que eles acordam, depois da comida e das brincadeiras é que terão vontade. Fique de olho, leve ao jornal e faça aquela festa depois que ele terminar.
O problema é que mesmo sabendo disto, quando ele estiver longe do jornal, se der vontade vai acabar fazendo no sítio em que está, não é por mal e vai demorar alguns meses antes que tenha o controle necessário.

Boa sorte com seu filhote e muitas felicidades.
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

sexta abr 11, 2008 3:02 pm

Itapinho Escreveu:
Cantarino Escreveu:Você pode falar para a gente como é que esta ensinando o seu filhote?
Estou a ensina-la a fazer no jornal.. qdo sta a começar a fazer alguma coisa no chão já a coloco no jornal e fico ali com ela até ser feito.. ela tem ido algumas vezes fazer as necessidades no jornal, mas não é sempre, tento mostrar q é ali q ela tem q fazer... tento não repreende-la pois ela ainda é mto novinha...
Ah.. e tb sobre ela ter q estar com a mãe concordo, pois vejo q ela ainda sta a procura de mamar, mas no acto q a comprei o criador disse-me q esta idade já podia ser separada da mãe..acreditei pelo fato dele ser criador de labrador e ter mais de 10 labradores já em idade de 8 a 24 meses... Enfim, graças a Deus ela esta mto bem e se alimentando bem.
Vais-me desculpar mas o nome de criador não se aplica nesta situação. Deverá usar o termo "criadeiro", uma vez que o termo criador está afecto a pessoas que realmente sabem o que fazem, têm gosto pelo que fazem e nunca vendem um cachorro com o mês de idade.

É lógico que o cão ainda é novo para assimilar seja o que for!! A preocupação do canito neste momento deveria ser apenas em dormir e mamar da mãe!!! Quando tiver 3 ou 3 meses vai começar a entender o que se pede.

Já agora, gostava de saber com o que é que o tem alimentado. Nessa idade não sei se deveria dar ração. Julgo existir leite comercializado para cachorros até aos 2 meses.

Concerteza que deverá haver pessoas com conhecimentos para a ilucidar melhor sobre o assunto neste fórum, mas para já ficam os meus parabéns pela aquisição.

Abraços,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
flamingos
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 6:43 pm

sexta abr 11, 2008 7:30 pm

ola o bixo como dizem tb os outros membros ainda devia de estar com a mae. outra coiza nao deve leva-lo a rua antes de levar a 3 vacina. em relaçao ao xixi devia ter 1 jornal sempre no mesmo citio pra abituar-se a ir sempre la. e tb se vende nas lojas de animais 1 spary k cheiro a xixi , k ajuda o bixo a ir sempre ao mesmo citio. :wink:
<p>SOU 1 BAIXOTE DE PELO SERDOSO COM 8 ANO , QUE ANDO A PROCURA DE NOVOS AMIGOS, CHAMO-ME RIP</p>
acadocao
Registado: sexta abr 11, 2008 7:31 pm

sexta abr 11, 2008 8:07 pm

Pode e deve continuar a fazer o que tem feito em termos de ensino,apesar de ser bastante nova,vai assimilando o ensino (imprinting)Muita paciencia e tente antecipar os actos e nunca a corrija se não a tiver visto a cometer o"delito".
Boa sorte
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

sexta abr 11, 2008 8:11 pm

Isso do spray pouco dá resultado...a minha tem 5 meses e ainda não aprendeu por completo a fazer as necessidades no sanitario, é preciso muita paciencia, eu uso o spray e ela nao liga nenhuma, já não sei que inventar, so sei que sempre que acordo ponho-a em cima do sanitario e ela fica a olhar para mim e deita-se no sanitario e depois faz ca dentro de casa :evil:
puggy
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:31 pm

sexta abr 11, 2008 8:36 pm

É msm preciso ter mta paciencia,o meu vai fazer 4 meses,e tenho o spray q cheira a xixi e um repelnte e nada,ele nao liga nenhuma.
<p>Adoro o meu Puggy</p>
Itapinho

sábado abr 12, 2008 9:06 pm

AmericaSever Escreveu:Já agora, gostava de saber com o que é que o tem alimentado. Nessa idade não sei se deveria dar ração. Julgo existir leite comercializado para cachorros até aos 2 meses.

Concerteza que deverá haver pessoas com conhecimentos para a ilucidar melhor sobre o assunto neste fórum, mas para já ficam os meus parabéns pela aquisição.

Abraços,

Nuno
Ok.. vamos as respostas.. fui a veterinária e perguntei sobre o leite ela disse-me q é recomendável sim, mas caso o cão esteja comendo bem a ração não é preciso suplementar com leite, a Sascha esta comendo desde que chegou a ração Acana Puppy Junior, mas não a dou seca (ela não tem dentinhos pra isso) tenho triturado a ração e misturado com um pouco de agua morna, fica mesmo como uma papa.. e tem comido mto bem, tenho dado de 4 em 4 horas (conselho da vet.) e qdo passa um pouco mais do horário a Sascha vai até a cozinha e fica lá a choramingar até q eu faça a papinha dela..(incrível gesto para um cão tão novinho).. sobre as necessidades dela, já tem me trazido bons resultados, mesmo ainda não sendo 100% ela te feito mtas vezes encima do jornal e sempre retribuo com mtos miminhos.. sobre o "criadeiro" ou "criador" ele tinha me dito q ela foi desparasitada, mas não me entregou nenhum documento comprovativo, passei o caso pra vet. q preferiu desparasita-la "novamente".. o q nos mostrou q ela não tinha sido desparasitada, pois soltou mtos parasitas (minhocas).. o q digo é CUIDADO onde compram seus cãezinhos.. graças a Deus ela esta mto esperta e sadia... obrigada a todos

:D
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

segunda abr 14, 2008 3:40 pm

Boa tarde!

Bem, venho aqui contar a minha experiencia actual...

Comprei um labrador na semana passada, e ele tem 6 semanas feitas ontem (Domingo). Já me assustaram qnd disseram que era mt novo e q so me deveria ter sido entregue qnd tivesse 8 semanas.

O criador disse q ja o podia trazer pq ja era independente e comia raçao. No sábado fui ao vet (mas nao levei o Átila, vamos lá hoje), e o vet disse q isso da idade de entrega não é grave, pq depende de cao para cao. O meu come mt bem, vinha habituado a Purina mas eu comprei da Royal, apropriado para a idade. Come ração e bebe agua apenas...

Relativamente a desparasitação, o criador disse q ja o tinha desparazitado mas q eu teria de o fazer novamente hoje (segunda) e dar a primeira vacina daqui a um mes mais ou menos. O vet no sabado disse q hoje o iria ver, fazer check-up, desparazitar e vacinar ja.

O meu cão habituou-se bem a casa, a todos os animais que ja ca vivem e vice versa... Porta-se mt bem... dorme mt... come mt mt mt bem...alias dou-lhe 120grs por dia, mas dividida por 3 refeições, mas por ele ate comia mais. No inicio misturava com raçao q trouxe do criador para nao ser uma mudança brusca por causa dos intestinos dele, mas o que é certo é que ele deixou de comer a raçao do criador e so come a q comprei (escolhe no comedouro e deixa a raçao anterior).

Claro que se nota q ele é pequenino... mas já e tao brincalhao!!!!
O vet disse q so pode ir a rua depois dos 5 meses...

Quanto ao xixi... bem... isso é relativo...
Neste momento, e ate aprender a fazer direitinho e no local certo, ele esta na cozinha (so vai para as outras divisoes ao colo). Num lado da cozinha tem a cama, num canto tem a comida e no outro canto (q foi onde ele escolheu desde inicio) tem os jornais para o xixi. No dia q veio fazia em qqr lugar, mas procurava uma caixa onde pus fitas de papel e jornal... mas tanto fazia dentro como fora, ontem e hj ja so fez no jornal :)

Estamos a tentar usar o seguinte método:
Sempre q come, dp pomo-lo logo no jornal q ta do lado de fora da porta da cozinha, e ele so faz no de dentro qnd esta sozinho... ele tb gosta mt de ir ao jornal de fora... e andar a brincar com as fitas q estao na porta... mas o importante é q tem feito pouquissimas vezes fora do jornal... não repreendemos, apenas vigiamos depois das refeiçoes... e sempre q ele acorda (pq costuma ir fazer sempre xixi). Se vemos q ele eventualmente vai fazer noutro sitio, pegamos logo nele e colocamo-lo em cima do jornal...

Aconselharam-me a comprar esse spray q mencionam e tb citronela, mas o vet disse q não faz nada :(

O q faço é substituir os jornais, sempre q ele faz o que quer q seja, e limpar o chão com vinagre (para tirar o cheiro) e com cif lixivia lol.

Quanto a brinquedos, o vet ja me avisou (pq sabe q gostamos de comprar mts coisas), ATENÇAO aos brinquedos pq eles roem td e se partem podem ferir o cao, e tb ha o perigo de engolir. Ossinhos daqueles q se compram, o vet disse q fazem mt mal e ate dao diarreia, por isso é nao comprar.

Quanto aos comedouros e bebedouros, sao aconselhaveis os de inox, uma vez que os de plastico sao piores para lavar pq acumulam residuos da raçao e os de loiça (q sao aconselhados para os gatos) podem partir e ferir o animal. (e no caso de ser numa pata é grave pq sangram mt!)

Bem, não sei se já disse td, provavelmente nao, mas vou acrescentado :)
Logo vou ao vet e se trouxer dicas ou novidades aviso ;)

Cump,
Lígia Andrade
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”