Ensinar a não ladrar!!! é possivel? Como faze-lo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Traty
Membro
Registado: sábado mar 11, 2006 12:19 pm

quarta abr 09, 2008 3:00 pm

sanxeri Colocada: Qua Abr 09, 2008 11:34 am Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Quer ensinar o cao a nao ladrar? Isso é quase como querer que um humano nao fale...

Tem alguma necessidade disso?
Eu não quero que eles deixem de ladrar por completo.. porque o ladrar pra eles é uma coisa natural.. eu quando abri este tópico pretendia algumas dicas de como ensinar os meus cães a ladrar o menos possivel.. principalmente a noite... ou durante a noite...
Porque o meu mero xxxiiiuuuuuu e chama-los não resulta....

Queria poder controlar.. pelo menos de noite...
silvabreu
Membro Júnior
Registado: sexta jan 25, 2008 12:56 pm

quinta abr 10, 2008 12:46 am

sanxeri Escreveu:Quer ensinar o cao a nao ladrar? Isso é quase como querer que um humano nao fale...

Tem alguma necessidade disso?
e um cãozinho a ladrar dia e noite à sua porta?? boa?????
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

quinta abr 10, 2008 6:32 pm

Cantarino Escreveu: Gostei do método, faria só um pouco diferente, mas dá certo também.

- O cão ficaria solto.
- Usaria a recompensa que ele menos gosta para latir.
- Usaria a recompensa que ele mais gosta para o silêncio.

Depois que ele tivesse entendido direitinho, começaria a treiná-lo em locais diferentes e só recompensaria o silêncio.
A questão é que com o cão solto ladrar a um dono é um comportamento a corrigir.

Quando está preso ele ladra para pedir que lhe dê o brinquedo porque está impedido fisicamente de o fazer ou seja ele percebe que não somos nós que o estamos a impedir e está a pedir a nossa ajuda, já se estiver solto, ao ladrar está a tentar impor a sua vontade à nossa, visto que se não lhe damos o brinquedo é porque não queremos e ele tem de aceitar isso sempre e sem por em causa o nosso domínio.

Ou seja o ladrar para um dono tem de ser sempre um pedido de ajuda e nunca de tentar impor a vontade.

Em cachorro é um dos comportamento que eu corrijo sempre, em adultos pura e simplesmente já não acontece.
Cumps.
Nuno Coelho
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

sexta abr 11, 2008 1:13 pm

Oi Nuno_Coelho. :D

Obrigado pela dica, mas penso um pouco diferente.
Eu não me preocupo se o cão mandar um pouco em mim, pois na prática eles fazem tudo que eu quero. Por exemplo:
Quando estou com o cão à trela passeando, não me importo se o cão esta um pouco atrás, um pouco à frente ou ao meu lado, desde que não puxe a trela, e se por acaso ele puxar para ter com um amigo seu, eu geralmente deixo pois sei que é uma exceção.
Em relação aos latidos, na prática o cão vai fazer o que eu quero, pois ele vai ver ser mais vantajoso ficar em silêncio.
Em outras palavras, não tenho o desejo de subjugar o animal à minha vontade, e sim torná-lo um cãopanheiro.
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

sexta abr 11, 2008 4:55 pm

Cantarino Escreveu:Oi Nuno_Coelho. :D

Eu não me preocupo se o cão mandar um pouco em mim, pois na prática eles fazem tudo que eu quero. Por exemplo:
Quando estou com o cão à trela passeando, não me importo se o cão esta um pouco atrás, um pouco à frente ou ao meu lado, desde que não puxe a trela, e se por acaso ele puxar para ter com um amigo seu, eu geralmente deixo pois sei que é uma exceção.
Em relação aos latidos, na prática o cão vai fazer o que eu quero, pois ele vai ver ser mais vantajoso ficar em silêncio.
Em outras palavras, não tenho o desejo de subjugar o animal à minha vontade, e sim torná-lo um cãopanheiro.
Cuidado com essa perspectiva...pode tornar-se perigoso. Especialmente se tiver crianças, um cão que não sabe o seu lugar na hierarquia pode tentar sobrepor a sua vontade ao dono com as consequências que já todos conhecemos.
Cumps.
Nuno Coelho
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta abr 11, 2008 5:22 pm

Cantarino Escreveu:Oi Nuno_Coelho. :D

É este tipo de pensamento que costuma dar acidentes... [/quote]
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

sexta abr 11, 2008 7:30 pm

Nuno_Coelho, c_saraiva. :D

Eu respeito a experiência de vocês, mas devo dizer que sempre escolhi e tive cães dominantes e de raças fortes, ou seja, na ninhada eram eles quem me escolhiam.
Não nego que eles dão um trabalho enorme inicialmente, mas depois se transformam em excelentes companheiros.
Quanto a hierarquia, dificilmente um cão verá uma criança como seu superior, inclusive esta ideia de que o cão vê humanos como um "cão" diferente é questionável.
Só posso falar da minha experiência, e afirmar que nunca tive problemas, além disto, o cão sempre faz o que é mais interessante para ele, e se for mais interessante para ele fazer o que nós achamos melhor, ele o fará e de bom grado, nós só temos que ensinar ao cão o que queremos, e ensinar nossas crianças a respeitá-los e induzi-los ao que querem também.
Posso dar um exemplo da minha já falecida Rott, ela pulava no meu peito para cheirar a minha boca e me dar lambidelas, brincava comigo de morder e parecia mais um ataque, porém não deixava nem mesmo uma marca, mas era só comigo e porque eu permitia, bastava um só comando meu e dito em voz baixa que ela parava ou mesmo nem começava estes comportamentos.
Particularmente gosto de treinar meus cães de maneira que não percam a espontaneidade.

Um abraço a todos,

Luiz
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta abr 11, 2008 8:20 pm

Cantarino Escreveu:Nuno_Coelho, c_saraiva. :D

Posso dar um exemplo da minha já falecida Rott, ela pulava no meu peito para cheirar a minha boca e me dar lambidelas, brincava comigo de morder e parecia mais um ataque, porém não deixava nem mesmo uma marca, mas era só comigo e porque eu permitia, bastava um só comando meu e dito em voz baixa que ela parava ou mesmo nem começava estes comportamentos.
Particularmente gosto de treinar meus cães de maneira que não percam a espontaneidade.
Acho essencial que se consiga aliar o treino e educação com espontaniedade.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
c_saraiva
Membro Veterano

sexta abr 11, 2008 8:54 pm

Cantarino Escreveu:Nuno_Coelho, c_saraiva. :D

Eu respeito a experiência de vocês, mas devo dizer que sempre escolhi e tive cães dominantes e de raças fortes, ou seja, na ninhada eram eles quem me escolhiam.
Não nego que eles dão um trabalho enorme inicialmente, mas depois se transformam em excelentes companheiros.
Quanto a hierarquia, dificilmente um cão verá uma criança como seu superior, inclusive esta ideia de que o cão vê humanos como um "cão" diferente é questionável.
Só posso falar da minha experiência, e afirmar que nunca tive problemas, além disto, o cão sempre faz o que é mais interessante para ele, e se for mais interessante para ele fazer o que nós achamos melhor, ele o fará e de bom grado, nós só temos que ensinar ao cão o que queremos, e ensinar nossas crianças a respeitá-los e induzi-los ao que querem também.

Um abraço a todos,

Luiz
acho que me devia ter explicado melhor quando fiz o meu comentario...eu não queria de maneira nenhuma dizer que se deve treinar um cão de modo a que ele fique como um robô que faz tudo so porque nandamos, claro que como ser vivo que é tem direito a sua espontaniedade, a pensar pela sua cabeça...
mas, devemos ter em atenção pois certos comportamentos que temos (refiro-me por exemplo a fazer-lhe certas vontades) podem dar a entender ao cão que temos algumas fraquezas e que ele tem uma oportunidade de subir na hierarquia...
o cão não vê o dono como um "cão diferente", mas vê o dono e a familia como sendo a sua matilha, assim sendo, e interpreta as nossas acções a maneira dele e não a nossa, ele não é um humano, logo não pensa como um humano, e não o podemos obrigar a isso, humanizar um cão pode ser criar um problema, devemos sim respeita-lo e não tentar mudar-lhe a sua identidade (de cão :wink: ) e devemos ter o cuidado de não os deixar confusos a respeito de quem é o lider se não queremos vir a ter um grave problema :wink:

Cumprimentos

Cláudio Saraiva
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta abr 11, 2008 9:47 pm

Concordo consigo Cláudio. De facto parece-me que o/os donos para o cão são a sua matilha.

Há de facto de estabelecer uma hierarquia.
Não quero com isto dizer que podemos abusar deles ou fazer-lhes mal, mas revolto-me sempre que vejo caezinhos cor-de-rosa, com grandes lacinhos de enfeites, com roupinhas desnecessárias e nas vezes que oiço "tive que ir dormir para o sofá com o meu ... senão não parava de ladrar, pois tinha muito frio".

Um cão é um cão, temos e devemos respeitá-lo e exigir a mesma contrapartida. :D
Vivendo e aprendendo
oihe
Membro Júnior
Registado: terça mar 06, 2007 9:43 am

sexta abr 11, 2008 10:28 pm

Boa noite, sem querer ferir alguém ou antes que interpretem mal, vou deixar uma pequena mensagem, "porque é que não adquiriu um cão de loiça, esse não ladra".
No meu caso nunca mandei parar a minha cadela de ladrar, acho isso um pouco absurdo, mas cada um é que sabe... Agora a Traty era capaz de ficar um dia inteiro sem falar?

Não quero que me interpretem mal, apenas é a minha opinião acerca deste tópico.

Miminhos

Nuno Oliveira
c_saraiva
Membro Veterano

sexta abr 11, 2008 11:10 pm

oihe Escreveu:Boa noite, sem querer ferir alguém ou antes que interpretem mal, vou deixar uma pequena mensagem, "porque é que não adquiriu um cão de loiça, esse não ladra".
No meu caso nunca mandei parar a minha cadela de ladrar, acho isso um pouco absurdo, mas cada um é que sabe... Agora a Traty era capaz de ficar um dia inteiro sem falar?

Miminhos

Nuno Oliveira
acho que não leu bem o topico, ninguem falou em fazer com que a cadela deixasse de ladrar o dia inteiro...secalhar nunca mandou a sua cadela parar de ladrar porque não a tem a dormir no seu quarto e se tiver muito provavelmente ela não passa a noite toda a ladrar, não é? senão certamente iria educa-la para não o fazer.

imagine que tem o seu cão a dormir no seu quarto, e a todas as horas da noite ele o acorda a ladrar porque passou um carro na rua, porque ouviu um outro cão a ladrar ou simplesmente porque lhe apetece...isso não tem a ver com reprimir o cão, tem a ver com educação...imagine de outra maneira, imagine que tem um filho que tem medo do escuro e o acorda a toda a hora da noite, o que faz? ignora-o? deixa que a situação se arraste? aguenta-se viver com noites mal dormidas? ou tenta educar a criança, explicar-lhe que não ha por que ter medo do escuro e tenta encoraja-la a deixar de ter aquele tipo de atitude?? :wink:

acho que é um exemplo que retrata bem a situação...não pense que o interpretei mal nuno, estamos aqui é mesmo para trocar ideias :wink:

Cumprimentos

Cláudio Saraiva
oihe
Membro Júnior
Registado: terça mar 06, 2007 9:43 am

sexta abr 11, 2008 11:37 pm

c_saraiva Escreveu:
oihe Escreveu:Boa noite, sem querer ferir alguém ou antes que interpretem mal, vou deixar uma pequena mensagem, "porque é que não adquiriu um cão de loiça, esse não ladra".

Miminhos

Nuno Oliveira
acho que não leu bem o topico, ninguem falou em fazer com que a cadela deixasse de ladrar o dia inteiro...secalhar nunca mandou a sua cadela parar de ladrar porque não a tem a dormir no seu quarto e se tiver muito provavelmente ela não passa a noite toda a ladrar, não é? senão certamente iria educa-la para não o fazer.

imagine que tem o seu cão a dormir no seu quarto, e a todas as horas da noite ele o acorda a ladrar porque passou um carro na rua, porque ouviu um outro cão a ladrar ou simplesmente porque lhe apetece...isso não tem a ver com reprimir o cão, tem a ver com educação...imagine de outra maneira imagine que tem um filho que tem medo do escuro e o acorda a toda a hora da noite, o que faz? ignora-o?[/b] deixa que a situação se arraste? aguenta-se viver com noites mal dormidas? ou tenta educar a criança, explicar-lhe que não ha por que ter medo do escuro e tenta encoraja-la a deixar de ter aquele tipo de atitude?? :wink:

acho que é um exemplo que retrata bem a situação...não pense que o interpretei mal nuno, estamos aqui é mesmo para trocar ideias :wink:

Cumprimentos

Cláudio Saraiva
Cláudio Saraiva, sim tenho a minha cadela no quarto a dormir e reprendo a minha namorada quando a manda calar, acho isso absurdo, não lhe sei explicar apenas não concordo.
Quando adquirimos um animal para companhia temos de saber bem os prós e contras, não acha? Eles não falam...ladram...Se está a acontecer isso algo está mal, não acha?

Abraço

Nuno Oliveira
c_saraiva
Membro Veterano

sexta abr 11, 2008 11:49 pm

oihe Escreveu:
c_saraiva Escreveu:

Miminhos

Nuno Oliveira

imagine que tem o seu cão a dormir no seu quarto, e a todas as horas da noite ele o acorda a ladrar porque passou um carro na rua, porque ouviu um outro cão a ladrar ou simplesmente porque lhe apetece...isso não tem a ver com reprimir o cão, tem a ver com educação...imagine de outra maneira imagine que tem um filho que tem medo do escuro e o acorda a toda a hora da noite, o que faz? ignora-o?[/b] deixa que a situação se arraste? aguenta-se viver com noites mal dormidas? ou tenta educar a criança, explicar-lhe que não ha por que ter medo do escuro e tenta encoraja-la a deixar de ter aquele tipo de atitude?? :wink:

Cumprimentos

Cláudio Saraiva
Cláudio Saraiva, sim tenho a minha cadela no quarto a dormir e reprendo a minha namorada quando a manda calar, acho isso absurdo, não lhe sei explicar apenas não concordo.
Quando adquirimos um animal para companhia temos de saber bem os prós e contras, não acha? Eles não falam...ladram...Se está a acontecer isso algo está mal, não acha?

Abraço

Nuno Oliveira
A cadela impede-o de dormir?se impedisse não a mandava calar? de certeza que mandava...entao por essa ordem de ideias não se ensina o cão a não cavar o jardim pois é um instinto natural dos cães, não se ensina o cão a aceitar visitas no seu territorio pois o instinto natural é proteger o que é deles...e por uma coleira e uma trela?se formos por essa ordem de ideias tambem é reprimir...
ha que pensar um bocadinho na diferença entre educar e reprimir...se viver num apartamento e tiver o cão a ladrar toda a noite, de certeza que o terá que educar a não o fazer para não ter problemas com os vizinhos...penso eu de que :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta abr 11, 2008 11:52 pm

Miminhos

Nuno Oliveira
Dou graças ao bom senhor por não ter vizinhos assim. :P

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”