Nuno_Coelho, c_saraiva.
Eu respeito a experiência de vocês, mas devo dizer que sempre escolhi e tive cães dominantes e de raças fortes, ou seja, na ninhada eram eles quem me escolhiam.
Não nego que eles dão um trabalho enorme inicialmente, mas depois se transformam em excelentes companheiros.
Quanto a hierarquia, dificilmente um cão verá uma criança como seu superior, inclusive esta ideia de que o cão vê humanos como um "cão" diferente é questionável.
Só posso falar da minha experiência, e afirmar que nunca tive problemas, além disto, o cão sempre faz o que é mais interessante para ele, e se for mais interessante para ele fazer o que nós achamos melhor, ele o fará e de bom grado, nós só temos que ensinar ao cão o que queremos, e ensinar nossas crianças a respeitá-los e induzi-los ao que querem também.
Posso dar um exemplo da minha já falecida Rott, ela pulava no meu peito para cheirar a minha boca e me dar lambidelas, brincava comigo de morder e parecia mais um ataque, porém não deixava nem mesmo uma marca, mas era só comigo e porque eu permitia, bastava um só comando meu e dito em voz baixa que ela parava ou mesmo nem começava estes comportamentos.
Particularmente gosto de treinar meus cães de maneira que não percam a espontaneidade.
Um abraço a todos,
Luiz