Quantas refeições dão por dia?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mai 14, 2003 9:00 am

Olá

Antes de ter os meus cães sempre ouvi dizer que os cães adultos têm um regime de uma única refeição diária dada à noite.
Achava isso estravagantíssimo, mas com o tempo fui percebendo que esse regime é mesmo "sugerido" por eles próprios.
Quando os meus dois cães foram crescendo e tornando adultos, gradualmente o número de refeições foi diminuindo até essa única refeição dada à noite. Durante o dia não pediam e eu, claro, não insistia.

Mas entretanto veio o Kiko e estragou tudo. Os irmãos atraídos pelo cheiro e ainda por cima a ver aquele pingente ali a comer como um desalmado (é que o Kiko é bulímico de nascença e ainda não se curou), olhavam para mim como quem diz: "então nós?".
Pronto, os mais velhos retomaram então a refeição do almoço, embora aligeirada.

Agora o almoço já não o dispensam. Nem é pelos mais velhos. O Kiko, que já é adulto embora com espírito de puto, como é um comilão compulsivo, chegada a hora lá está a olhar para mim: "vê lá, olha que está na hora".
Mas nunca os habituei a comer de manhã. Nem tostas nem meias tostas. Nada. Creio que é pura questão de hábito. Nem o Kiko quer comer, imaginem...

A refeição maior é ao jantar, por volta das 19h30.
E ao deitar, lá por volta das 23h30, quase sempre dou só ração (temperada com óleo), que eles comem com aparente apetite e prazer.
Se lhes der apenas ração às outras refeições eles olham para mim com aquela carinha: "então isto é comida que se dê?"

Bem, isto não é apresentação de tópico. É a minha eterna mania de fazer a festa, deitar os foguetes e apanhar as canas. Espero que ainda tenham sobrado algumas canas para estacar os feijões.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta mai 14, 2003 9:07 am

Ora os feijões já estão estacados e agora podem usar as canas que sobram!!! :lol:

Ora eu não sou lá grande exemplo! É que a Meggy tem a comidita à descrição todo o dia!!! :o O vet disse que à partida não há necessidade de lhe racionar as refeições, pelo menos para já, mas o problema da bolimia...é o cabo dos trabalhos!!! A Meggy é muito comedida com a ração, mas se cai alguma coisa ao chão...nunca mais a vejo!!! :? Não me pode cair nada porque lá vem o aspirador, até um bocado de casca de alho ela devorou noutro dia enquanto eu fazia o jantar! O vet só diz "ai estes cachorros!", mas agora pelo que o Nel diz pode não ser só em cachorra!!! Glup! :roll: Bem, a ver vamor!
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

quarta mai 14, 2003 9:10 am

Olá a todos,

Eu dou apenas uma refeição por dia aos meus cães!!! O Baltazar, desde sempre só come uma refeição (de referir que ele veio para minha casa já com uns 6 meses mais ou menos, não temos a certeza absoluta da idade dele). Ele nunca "tocou" nas refeições que lhe colocava de manhã ou à hora do almoço, apenas come ao jantar e mesmo assim às vezes não lhe apetece comer...ele é um pouco "pisco" a comer...é assim elegante (não tanto como os do Nel :lol: :lol: , mas elegante na mesma), não deve querer perder a "linha"!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

A Mafalda, apesar de ainda não ter um ano também come apenas uma vez ao dia, isto porque ela deve ser "aparentada" com o Kiko do Nel, e sofre um pouco de bulimia! Ela quando veio para minha casa apenas comia uma vez por dia e assim continuou! Tenho que ter muito cuidado com a medida certa da comida dela pois ela come tudo o que lhe aparece à frente"!!!! ;) É assim tipo aspirador! :lol: :lol: :lol:

Eu sei que a Mafalda deveria comer pelo menos duas vezes ao dia, mas após conversa com a vet, e sendo a Mafalda muito descontrolada, não só a comer como no controlo das suas necessidades fisiológicas (e como come tudo, faz e come a seguir:| ) optámos por apenas lhe dar uma refeição de forma a poder controlar este probleminha dela! ;)

Fiquem bem! :)
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mai 14, 2003 9:12 am

Olá,

Eu estou como a isabelpo. Pela teoria deveria dar comida aos meus cães, uma vez por dia..... mas eles têm sempre comida à discrição. é que eles são pouco gulosos (com a ração deles tá claro)e não havia necessidade de andar a colocar racções às horas certas (aliás porque um só como lá para as tantas da madrugada) e o outro vai comendo o dia inteiro (duas bolinhas aqui...três bolinhas ali...)

Com a mara, como é cachorrita, tou a tentar fazer as 3 refeições.... mas mesmo assim, ela é gulosa qb....

Acho que depende de cada cão. E de cada dono!
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta mai 14, 2003 9:13 am

O Oscaar não pode comer uma vez por dia, pois não é aconselhável estes cães comerem muita quantidade de uma vez só, devido à torção de estômago.

Ele come três vezes ao dia: Uma às 6 horas da manhã, outra às 18 horas e outra por volta das 24 horas.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quarta mai 14, 2003 9:24 am

Olá Nel

Os cães ao atingirem a idade de adultos não necessitam da frequência de refeições que quando cachorros. Por isso normalmente comem uma única refeição por dia.Todavia , e em especial para cães de raça média/grande que são mais atritos a torção do estomago, parece-me mais indicado dividir a dose diária em pelo menos duas vezes.Os meus comem de manhã e á noite sendo a dose diária dividida entre estas duas refeições.
Também não sou apologista como alguns defendem , inclusivé vets , que se encha a taça de ração e os deixemos comer durante um espaço de tempo o que eles quiserem até porque , para algumas raças ( o meu Simba - Boerboel acharia que estava no paraíso com isso :) ), dada a sua sofreguidão poderia ser muito contraprocedente.

Saudações
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mai 14, 2003 9:34 am

Olá

Eu não sei se nesta área da alimentação dos canitos se pode usar aquele lugar-comum: "cada caso é um caso". Julgo que não. Penso que se deve haver uma certa disciplina em relação ao horário das refeições e não deixar a "mesa posta" todo o dia com a comida à discrição`.
É certo que os antepassados deles não tinham refeições a horas, mas também é verdade que as suas refeições eram espaçadas (presumo que eram), como resultado da caça esporádica.

Conheço pessoas, à semelhança do que aqui foi descrito por alguns membros, que deixam a comida à disposição todo o dia, alegando que o cão tem pouco apetite e, então, como eles comem pouco, não convém tirar-lhes a comida porque assim eles vão comendo.
O cão acaba por comer pouco porque vai comendo muitas vezes e pouco de cada vez, regime este saudável para nós humanos mas (provavelmente?) pouco recomendável para eles...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta mai 14, 2003 9:45 am

Dada a "manada" de cães que habitam pela minha maison, tenho de ter uma certa disciplina em termos de alimentação.

Explicando: dantes, quando tinha 1, depois o 2º, e mesmo com o 3º cão, era um bocado "encho-lhe o prato e eles que vão comendo". Nunca fui muito rigido. Era um bocado à balda .. :oops:

Depois, com o aumentar do nº de cães, reparei que mal punha a comida nos recipientes deles, normalmente de manhã, uns alambazavam-se com tudo, enquanto que outros, os mais fraquitos em termos de porte e personalidade, ficavam a ver navios. É natural que assim seja, com tantos cães a competição entre eles passa também pela comida, penso eu.

Assim, neste momento dou duas vezes por dia comida aos canitos, uma de manhazinha, outra à noitinha. Ponho os canitos todos nas boxes respectivas, fecho as portas, para eles não andarem de box em box, e eles lá se alimentam. À noite o mesmo procedimento, e assim lá ficam eles bem alimentadinhos.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta mai 14, 2003 10:15 am

Até aos 6 meses o Verdi comia três vezes ao dia, ás 7 da manhã, ás 14 e ás 19h30 (horário mais ou menos rigoroso).

Agora já completou 6 mesinhos come duas vezes por dia, ás 9h30 e ás 17h30.

Continua a devorar o que lhe ponho no prato em segundos. Depois olha para mim para ver se vem mais. Como não vem, vai lamber a taça...

Por causa essa sofreguidão, ás vezes pergunto-me se não passará fome. No entanto, segundo o vet, a constituição dele está óptima. Também já experimentei o "teste das costelas" e não estão salientes e consigo apalpá-las uma a uma.

No entanto, tenho sempre dúvida em relação á quantidade. Sigo as indicações da embalagem, em função do peso e da idade. Mas mesmo assim, tenho as minhas dúvidas se a sofreguidão dele é fome ou gulodice... :?
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mai 14, 2003 10:16 am

mike2002 Escreveu: Assim, neste momento dou duas vezes por dia comida aos canitos, uma de manhazinha, outra à noitinha. Ponho os canitos todos nas boxes respectivas, fecho as portas, para eles não andarem de box em box, e eles lá se alimentam. À noite o mesmo procedimento, e assim lá ficam eles bem alimentadinhos.
As minha ainda comem separadas, senão a cachorra quer a comida da outra e a Riskas vai à comida de cachorro, por isso o problema de não comerem não se põe. Comem também duas vezes por dia. Às 9 da manhã e às 8 da noite, e elas sabem bem a horinha, às 19:55 começam a ladrar e a raspar a porta!!! :o 8) :lol:
alfy
Membro Júnior
Registado: terça fev 26, 2002 4:55 pm
Contacto:

quarta mai 14, 2003 10:31 am

A qualidade, quantidade e o numero de refeições varia em relação a diversos factores e cabe ao proprietário, criador ou veterinário estipular o melhor esquema possivél.
Varia em relação ao tamanho, idade, situação fisica e mental, obesidade, finalidade(show, trabalho, guarda), doença, etc...assim há que analisar as necessidades de cada um dos 4patas e decidir o que mais lhe convêm....pensem é neles e não no que dá ou não jeito a nós ..donos.:)
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mai 14, 2003 10:43 am

De facto, eu até sei que era mais correcto alimentá-los a horas certas, mas eles comem a dose correcta por dia.... por isso, não sou muito exigente. Além do mais eles não são ávidos a comer a ração, por isso não se põe o problema de comerem demais...

O mm já não se passa em relação à cadela.... que é gulosa como o raio....
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta mai 14, 2003 12:15 pm

Enquanto cachorros e até completarem 1 ano de idade, comem 2 vezes por dia (uma de manhã e outra por volta das 9h da noite).
A partir daí comem apenas 1 vez à noite, e isto porque gosto demasiado do estômago dos meus cães para o obrigar a trabalhar continuamente sem descanso. :o (Vejam quanto tempo demora o estômago de um cão a fazer a digestão...)

O risco de torsões de estômago existe, mas caso não saibam já houve cães que a fizeram com água...

Como são cães de desporto não posso correr o risco de os deixar fazer esforços fisicos com o estômago cheio ou a fazer a digestão, por isso comem à noite.
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quarta mai 14, 2003 12:54 pm

O Guzzi que já é adulto continua a comer a dose diaria recomendada, dividida por 2 refeições às 8 da manhã e às 20.00+-, se estiver mto tempo sem comer acaba por vomitar uma espuma esbranquiçada.
MonicaT
Membro
Registado: sexta mar 21, 2003 3:16 pm

quarta mai 14, 2003 1:55 pm

O Gaspar tem agora 4,5 meses e continuo a dar-lhe 4 refeições (8, 13, 18, 23). Estou a pensar reduzir para 3 refeições diárias por volta dos 6 meses, e só depois que que passo a dar-lhe 2 (por volta de 9 meses ou 1 ano). Ainda vou falar com o vet acerca disto.

As 4 refeições por dia ainda são um pouco complicadas mas lá me vou desenrascando, pois trabalho a 15m de carro e à hora de almoço ando sempre a correr. :( Mas pelo Gaspar vale a pena o esforço. :D :D
Responder

Voltar para “Cães”