Os olhos de seu animalzinho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cat_Gold
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

quinta mai 15, 2003 5:56 pm

Muitos proprietários dos cães perguntam "O que vê meu animalzinho ? Vê as cores ?
A visão do animal varia de acordo com a espécie. A maioria dos animais não vê como os seres humanos. Exceto os pássaros e os primatas, tais como os macacos, o olho do animal não é bem desenvolvido como o olho do ser humano.

Em alguns animais, a córnea clara, ou janela do olho, não é tão curva como a das pessoas. Isto resulta em astigmatismo e distorção das imagens. A lente é mais larga e não tem capacidade para visualizar as formas tão bem como os humanos. Por isso, o ajuste, o foco é também menos na maioria dos animais. A retina sensível a luz, não está muito bem desenvolvida, com exceção dos pássaros.

Os animais podem ter os mesmos problemas de olhos que os humanos: glaucoma, cataratas, ulcera de córnea e degenerações da retina.

Um principal problema de olhos que não são tratados nos animais é o erro de refração ( miopia, presbicia e astigmatismo ). Muitos cães possuem esses problemas, porém como eles não precisam ler, poucos reclamam.
Muitos dos problemas de olhos, são herdados. A procriação entre animais da mesma família aumenta a possibilidade de herdarem defeitos nos olhos.

Entre os cães, os poodles tendem a herdar cataratas e degenerações na retina; os collies usualmente possuem decolamento da retina. Os cockers estão sujeitos a cataratas e glaucomas, degenerações da retina e deformações da pálpebra.

Quando você for comprar um cão de raça, esteja atento, verifique se os pais do animalzinho possuem olhos perfeitos. Os cães possuem problemas comuns nos olhos.

Cães de nariz curto e olhos proeminentes ( Pekineses, Pug, Shih Tzu and Lhasa Apso ) são propensos a sofrer feridas na córnea tais como úlceras, as quais podem conduzir a cegueira se não forem tratadas imediatamente.


Nos cães de caça, o pó das plantas e da terra penetram na córnea em baixo da membrana e também causam feridas. Por isso o cuidado de limpar bem os olhos do cão. Examine sempre os olhos de seu cão depois de cada passeio.

Os animais ultimamente estão vivendo mais tempo ( 15 a 18 anos) e possuem mais problemas relacionados com a idade. Tensão arterial elevada é muito comum nos animais velhos e geralmente causa hemorragias na retina, podendo se não tratado imediatamente causar o descolamento desta.


Em cãos mais velhos, o edema na córnea ( inflamação no olho ) é comum. o tratamento com medicamentos pode controlar a inflamação e prolongar a visão.

As cataratas também são muito comuns em cães mais velhos, mas usualmente podem ser removidas se o cão for saudável o suficiente para suportar a cirurgia. Os cães geralmente não recebem implante de lentes, como as pessoas,depois de uma cirurgia de catarata. Acredita-se que depois da cirurgia, o cão passa a enxergar muito bem.

COMO POSSO SABER SE MEU ANIMALZINHO POSSUI UM PROBLEMA NOS OLHOS?

Existem muitos sintomas e sinais que sugerem que seu animalzinho possui um problema nos olhos.

* se os olhos do cão estão lacrimejando muito, e se isso persistir por mais de dois dias, procure imediatamente um veterinário para que ele possa examinar os olhos de seu animalzinho.
* se os olhos do cão estão lacrimejando e ele torce os olhos e esfrega muito
( coça ) , o problema pode ser sério. Compare os dois olhos do animalzinho. Está a parte branca dos olhos inflamada ou possui alguma mancha ou um aspecto azulado? Se sim, isto pode ser sintomas de uma inflamação, tal como a iritis, ou uma úlcera da córnea, ou glaucoma. Você deve levar o animal ao veterinário imediatamente.
* Também deve levá-lo imediatamente o animal ao veterinário se vê que seu animalzinho parece confuso ou tropeçando nos objetos e pessoas. Este comportamento usualmente indica perda da visão.

A maioria dos veterinários pode reconhecer e tratar muitos dos problemas dos olhos que seu animalzinho possa ter. Se seu veterinário não está seguro acerca do diagnóstico e tratamento necessário, ele poderá indicar um veterinário especializado no tratamento de olhos de cães. Estes veterinários especialistas em olhos possuem anos de treinamento avançado em doenças de olhos e são membros do colégio americano de veterinários oftalmológicos.

COMO SÃO EXAMINADOS OS OLHOS DE SEU ANIMALZINHO?

O exame feito em seu animalzinho é muito parecido ao que recebe uma pessoa, incluindo provas de glaucoma. A exceção é uma correção visual para lentes e outros exames que requerem a cooperação do paciente.
O doutor utiliza uma equipe de luzes especiais para ver os olhos de seu cão. É o mesmo usado para as pessoas ( oftalmoscopio e uma lâmpada larga biomicroscópica). A maioria de cães grandes são examinados em uma mesa.

Os animais raramente necessitam serem sedados durante o exame de olhos. Muitos animais possuem geralmente um pouco de medo de alguns procedimentos, porém com carícias e afagos de seus donos acalmam-se.
Algumas vezes o veterinário oftalmológico necessita tocar no olho do animal ou nos tecidos que o rodeiam. Neste caso, deve-se aplicar uma gota de anestesia no olho para sedar essa área.
A maioria dos animais não se importa em deixar ser examinado desde que não sinta dor.





FONTE: DICAS DA GABY
Responder

Voltar para “Cães”