Batem no cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lambao
Membro Júnior
Registado: terça ago 20, 2002 9:54 am

sexta mai 16, 2003 10:44 am

o meu fiel amigo às vezes tira-me do sério, e la vai uma palmada, fico desesperada porque lhe bati, por isso evito que isso aconteca.
Não tenho grande experiencia porque só tenho o meu lambao a cerca de 10 meses e nunca tinha tido um cão embora seja doida por animais.

Tenho sido bastante persistente com os "Nãos" o "seu feio", qd tenho que correr atras dele vai para o canto da varanda e poe-se apoiado nas 2 patas traseiras e em posicao de rendição se tento dar-lhe uma palmada esquiva-se como uma crianca e eu fico com uma vontade enorme de me rir, por isso tenho aprendido que o melhor po-lo de castigo ou seja 10 minutos fechado na varanda e depressa percebe que fez asneira.

Quando faz uma asneira basta dizer-lhe "queres que eu me zangue" ou "vais p/o castigo" e normalmente resulta bem deita-se e solta um suspiro de quem esta aborrecido.

O meu cão como ja sabem foi acolhido, tinha tres meses quando o encontrei na rua, não sei que raça é mas em quase tudo igual a um cão d'agua portugues é um traquinas de 1ª, vivo e muito meigo, por isso evito bater-lhe porque não só foi abandonado como esta tremendamente agarrado a mim.

Obrigada pelos vossos "relatos" de como se deve fazer obedecer um cao, pois tenho reparado que se lhe der uma sacudidela de moscas no focinho ele nao volta a repetir a prueza.

beijinhos e lambilelas do lambao, aporposito o meu nome é Vânia
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta mai 16, 2003 10:55 pm

Este tema é sem dúvida muito interessante e desde que adquiri o Bono tenho questionado muito o efeito das palmadas/castigos,etc...
Com o Pantufa, nunca tive quaisquer problemas. Era um cão teimoso e bastante seguro de si, mas que acatava muito bem a repreensão verbal, adoptando logo uma postura mais submissa. Com o Bono, e porque cada animal é diferente ( tal como as pessoas), não consigo perceber o que se passa naquela cabeça. Já tenho escrito várias vezes, que ele desde sempre se tem mostrado um cão extremamente afável com as pessoas da casa, sendo curioso e brincalhão, mas é ao mesmo tempo muito medroso e inseguro, o que por vezes não me deixa estar 100% à vontade no veterinário ou na rua; e aqui gostaria de dizer que assim que ele veio para minha casa, o levava à rua ( ao colo, antes das vacinas todas) e depois no chão para se habituar o mais possível a pessoas e a outras situações estranhas. Tenho que admitir que não consegui grandes progressos e que provavelmente só um adestrador profissional o conseguiria mudar. Isto tudo para dizer, que também em relação aos castigos e também a alguma palmada que já tem levado, o seu comportamento não me consegue deixar esclarecido. Posso afirmar, sem qualquer dúvida, que é em mim, que o Bono tem mais confiança. Sou talvez a única pessoa em casa que brinca realmente com ele ( como deve ser), já que de vez em quando alguns dos meus familiares também gostam de o "picar", mas que a meu ver são incorrectos e acabam por quebrar ( involuntariamente), aquilo que eu lhe tento ensinar. É um cão que me obedece naquilo que considero adestramento básico, mas que por ser muito desatento e ansioso só cumpre o meu pedido durante uns escassos segundos. Quando lhe ralho, e se por algum motivo lhe dou a tal palmada, ele fica ainda mais excitado e a tendência é fazer precisamente o contrário do que lhe peço.... Continua a abanar o rabo e sempre inconstante, se me aproximo dele tenta lamber-me as mãos.
Sei que é complicado e não vos consigo transmitir totalmente o comportamento dele, mas embora já tenha lido diversos livros sobre o comportamento dos canitos, na teoria apenas abordam as situações que no caso de um cão equilibrado, o adestramento funcionaria na perfeição...
Às vezes, o treino de um cão não é tão simples e linear como possa parecer....
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

sexta mai 16, 2003 11:01 pm

De vez em quando l[a tem que ser. Uma palmadinha s[o a mostrar que estou mesmo zangada com ele. Normalmente [e quando eu tiro o carro da garagem e ele, em vez do seu xixi at[e ao outro lado da rua, resolve ir dar um passeio para mais longe e n]ao vem quando o chamo. Ai sim, fico mesmo zangada com ele e l[a vai palmadinha.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

sábado mai 17, 2003 1:16 am

De vez em qd lá tem de levar a palmadinha ou as palmadinhas. Doi-me mais a mim do que a ele de certeza... mas ele percebe logo k fez mal. as vezes nem é necessario bater basta levantar a mao...

:o :o :o :o :o

E qd digo a palavra magica " O QUE É ISTO???????????" Tadinho. é ve-lo todo encolhido com o rabo entre as pernas em direcção a cama. Nem é preciso bater... mas já levou. ah pois sim... :? :?

Mas dps cubro-lhe logo de mimos... sou uma coração mole. ;)

Beijinhos e lambidoskas

Rita e Zorba
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado mai 17, 2003 11:17 pm

nel Escreveu: Olá

Uma forma de repreender defendida por muita gente consiste em agarrar o cão pelo cachaço e abanar, simulando assim a acção dos progenitores quando castigam os filhotes. Isto em vez da palmada.
Vários vets me desaconselharam veementemente este sistema, por poder, segundo eles, causar danos físicos aos cães.

Isto por nós não possuirmos a habilidade e a sensibilidade das cadelas quando o fazem.

A palmada, ou a bofetada (tipo enxota-moscas) acompanhada em simultaneo da respectiva repreensão e/ou castigo re-enforça o ralho e deve resultar, comigo pelo menos resulta lindamente. Muitas vezes, o simples toque da ponta dos dedos na coxa já é o suficiente.
________
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sábado mai 17, 2003 11:57 pm

Concordo plenamento com o que o Musky diz. Numa prespectiva teórica (nunca fiz para comprovar), parece-me que sacudir um cachorro pequeno desta meneira pode causar lesões vertebro-medulares e encefálicas...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 18, 2003 1:40 am

Numa prespectiva teórica (nunca fiz para comprovar), parece-me que sacudir um cachorro pequeno desta meneira pode causar lesões vertebro-medulares e encefálicas...
e num cachorro grande, pode ter como consequência a dona levar uma dentada num dedo :roll: :roll: :roll:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo mai 18, 2003 9:11 am

[quote=ziggy]
Concordo plenamento com o que o Musky diz. Numa prespectiva teórica (nunca fiz para comprovar), parece-me que sacudir um cachorro pequeno desta meneira pode causar lesões vertebro-medulares e encefálicas...
[/quote]

Ziggy, o que eu abano é a pele do cachaço, não o cachorro. :roll:

[quote=anjaazul]
e num cachorro grande, pode ter como consequência a dona levar uma dentada num dedo :roll: :roll: :roll: [/quote]

É importante toda a nossa postura ser de dominância. O cão não pode ter dúvidas (cachorro ou adulto) de quem é que manda senão, riposta.
Maria Jo&atilde;o
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo mai 18, 2003 11:29 am

anjaazul Escreveu: e num cachorro grande, pode ter como consequência a dona levar uma dentada num dedo :roll: :roll: :roll:

Pois, fala a experiência :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo mai 18, 2003 11:40 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:31 am, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo mai 18, 2003 12:25 pm

Obrigado SeaLords, vai já direitinho para a colecção.

Eu sempre desconfiei deste método, mas como tem sido referido por pessoas mais experientes do que eu, nunca o contrariei.

Já agora vou contar um pequeno epesódio que se passou com os meus cães quando ainda eram cachorros. Quando viam um cão, fosse de que raça fosse, corriam para ele para a brincadeira, que era logo entendida como tal e nunca houve qualquer problema.
Um dia o Guga "atirou-se" a um huski, adulto, já conhecido deles e com quem costumavam brincar. Mas este, por ter sido surpreendido ou se ter assustado, reagiu de forma pouco amistosa. Abocanhou-o pelo cachaço e deu-lhe duas sacudidelas. Não lhe causou qualquer mossa e na altura veio-me logo à cabeça o tal conceito: "pois, não o magoou porque só o quis repreender". Mas aquilo intrigou-me e pouco a pouco tenho vindo a convencer-me de outra realidade: "pois, não o matou porque não calhou..."
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo mai 18, 2003 1:04 pm

"pois, não o matou porque não calhou..."
Pois, falta de treino ...

Já agora, nunca viram os vossos cães "matarem" os chinelos ou as bolas? (ou será que estão apenas a repreendê-los, para eles não se mexerem tanto?)
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo mai 18, 2003 1:31 pm

Sealords

Parece-me haver alguma confusão nalgumas pessoas sobre o que se entende puxar o cachaço como repreensão. Puxar o cachaço eu entendo ,e sempre o fiz ,como puxar a pele do cachaço o que não é o mesmo que levantar o cachorro no ar e abaná-lo como se estivesse a sacudir o tapete :).Muito menos agarrá-lo pelo pescoço e estrangulá-lo :). Como em tudo deverá imperar o bom senso.

Saudações
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 18, 2003 1:31 pm

É importante toda a nossa postura ser de dominância. O cão não pode ter dúvidas (cachorro ou adulto) de quem é que manda senão, riposta.
pois, mas eu acho que o max levou muito a mal isso de o ter abanado pelo cachaço. parece que viu isso como uma ameaça. a reacção dele, só vista. qualquer cão dito perigoso ao pé dele, parecia um menino de coro. claro que ao fim de 5 minutos, já estava às cabriolas. mas aí, ignorei-o .
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo mai 18, 2003 7:43 pm

boerboelfan Escreveu: Sealords

Parece-me haver alguma confusão nalgumas pessoas sobre o que se entende puxar o cachaço como repreensão. Puxar o cachaço eu entendo ,e sempre o fiz ,como puxar a pele do cachaço o que não é o mesmo que levantar o cachorro no ar e abaná-lo como se estivesse a sacudir o tapete ).Muito menos agarrá-lo pelo pescoço e estrangulá-lo ). Como em tudo deverá imperar o bom senso.

Saudações
Exactamente
Maria Jo&atilde;o
Responder

Voltar para “Cães”