OLá AMIGOS. Que é feito da malta ????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Conselheiro
Membro
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

terça mai 13, 2003 7:30 pm

Já há algum tempo que não participava neste fórum, embora ainda faça umas leituras de vez em quando.
Curiosamente, hoje abrindo o fórum, atraiu-me o nome do 1º tópico "OLá AMIGOS. Que é feito da malta ????

O amigo António explicou-se perfeitamente, pois transmitiu o que sentia. Como faço sempre, acredito no que é de acreditar e duvido do que é de duvidar. Mas quando duvido, não me ressalta nenhuma má fé de quem escreve algo que julga verdadeiro, mas não o é.

Acreditei que tivesse ganho os concursos, mas não pensei que tivesse sido nenhum concurso que exigisse LOP ou RI, pois se dizia que não os tinha.

Acreditei quando mais à frente disse que poderia fazer o exame em Sintra e logo em seguida participar. Pois se lhe disseram isso, é porque poderia.
A hipótese - inscrever-se no concurso dizendo que a pessoa que falou consigo lhe disse que faria o exame antes, daí ainda não ter o número de RI, mas dentro do prazo de inscrição - ressaltou-me quando vi alguém a levantar um problema.
Mas aqui é que está a diferença entre dois tipos de pessoas: As que se importam tanto com as regras e que nem pensam antes de agir e as outras que não.

Acho que não deve levar esta questão tão a sério e pelos comentários de alguns foristas que vou conheçendo e aprecio, você faz falta e eu gostei de tudo que li seu neste tópico.

Em relação ao assunto em questão e como é da partilha que melhoramos, aqui vai o que tive que fazer para registar a minha cadela Boxer:
Fui a uma exposição recomendado pelo CPC, dei umas voltas com a ela enquanto dois juízes iam dizendo:-" Isto sim, isto sim!", deram-me um papel recibo e paguei 10 contos. Obtive um certificado de RI com um número, que é igual ao do LOP com a diferença dos espaços para os ascendentes de 3 gerações estarem vazios.

Deu-me mais gozo o "Isto sim, isto sim!", que dois muito bons que obteve mais tarde em exposições. E lembro-me da pessoa que me apontou o local do exame, pois vinha muito triste por o seu Boxer ser grande demais para pertencer a raça.

Mais um conselho para os mais desprevenidos:

Não citar nomes de terceiros que possam ser incomodados pela busca da verdade de alguns famintos por justiça.

Um abraço para todos e um mais carinhoso (à Agarcia) para aqueles que mais precisam.

Miguel
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça mai 13, 2003 11:06 pm

Conselheiro Escreveu:
Acreditei que tivesse ganho os concursos, mas não pensei que tivesse sido nenhum concurso que exigisse LOP ou RI, pois se dizia que não os tinha.

Acreditei quando mais à frente disse que poderia fazer o exame em Sintra e logo em seguida participar. Pois se lhe disseram isso, é porque poderia.
Mas aqui é que está a diferença entre dois tipos de pessoas: As que se importam tanto com as regras e que nem pensam antes de agir e as outras que não.

Não citar nomes de terceiros que possam ser incomodados pela busca da verdade de alguns famintos por justiça.

Miguel
Também nunca duvidei do prémio, mas sim da regularidade, quando não veja:
1º Concurso canino de Samora Correia
Data: 2003-05-03 a 2003-05-03
Local: Recinto da Feira
Organização: Junta de Freguesia
Descrição: Premios Melhor Grupo de Criador-1º e 2º lugares Melhor Par-1º e 2º lugares Melhor Exemplares do Concelho-1º e 2º lugares Melhor Exemplar Adulto- 1º,2º,3º,4º e 5º lugares Melhor Jovem-1º,2º e 3º lugares Melhores Raças Portuguesas-1º,2º e 3º lugares Prémios Para Todos os Participantes Juizes Dr. Vitor Veiga Sr. Manuel Loureiro Borges Comissários Sra. Gabriela Veiga Sr. António Velez Médico Veterinário Dra. Patricia Gomes Inscrições até ao dia 3 de Maio no local do "recinto da feira" ou na Junta de Freguesia de Samora Correia se for dias antes do concurso. Valor da inscrição: 10euros ATENÇÃO Todos os canídeos presentes a concurso devem encontrar-se registados no LOP (livro de origens português) ou possuir, pelo menos RI ( registo inicial)

Todos os concursos do CPC tem um regulamento e admirei-me que neste caso não tivesse sido aplicado. Importar-me com as regras? Claro que sim, se não porque existiriam elas? Para inglês ver ou só para alguns?
Exposição de Sintra, se tiver a pachorra de visitar o site do CPC, verá que em todas as exposições o prazo para as incrições é de pelo menos uma semana antes ou mais. Mais regras, que claro, não interessam...
E é claro sim que há aqui dois tipos de pessoas diferentes, sim. As que entendem que as regras são para cumprir por todos e que as cumpre e que não vem a este fórum apenas para conversa mole e dar palmadinhas nas costas. O que tenho a dizer digo, nem que com isso alguns de voces pensem que é pura e simplesmente dor de cotovelo. Ou que sou mafiosa. Isso para mim é igual. A minha raça é muito mais importante que tudo o que voces possam pensar e olhe que não é com palmadinhas nas costas que se faz algo por uma raça, nem sequer pelos amigos.
Cada um só acredita naquilo que quer ou que lhe dá mais jeito.
Fique bem
Isabel
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mai 14, 2003 9:44 am

Não Pedra,

Tu és muita má e muito mafiosa. Só queres os premios todos para ti...essa é que é essa!!!!

Acho que este tópico se está a tornar num perfeito disparate. Quem conhece a pedra, sabe que o que a move é a paixão pelo Cão de Água Português e que ela só quer o bem da raça.

Acho que não é nada pessoal contra o membro AGarcia, mas sim tentar desenvolver a raça com os melhores exemplares. e isso é uma luta bastante complicada, porque como todos sabem, há pouco interesse na raça.

Eu não quero dar conselhos disparatados, mas se fosse eu (esta é mesmo a minha opinião AGarcia), tentava combinar com a Pedra e mostrava-lhe o seu exemplar. Se ela é criadora, também deve ter um olhar critico e ver se o seu exemplar é bom ou nem por isso.

E deixem-se de coisas, quando deviam juntar-se para tentar promover uma raça que hoje em dia anda nas ruas da amargura, correndo mesmo o risco de desaparecer em portugal (o seu país de origem).

Sandra
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta mai 14, 2003 10:17 am

Alguém aqui ficou de repente com a mania da perseguição....
Não percebo porque o António acha que o que aqui foi dito tem algo a ver com ele. O que se passa é que alguém infringiu regras que são para TODOS CUMPRIREM... É para isso que elas existem!
Quem as infringiu não foi o António, mas sim quem o convenceu a entrar numa exposição sabendo de antemão que o Verdi não estava qualificado a participar na mesma. E isto nada tem que ver com o facto do Verdi ser ou não um bom exemplar da raça, mas sim com o facto de não ter documentos que são OBRIGATÓRIOS para esse efeito.
As regras são fáceis de perceber e é lamentável que um juíz com responsabilidade tenha tido um comportamento destes.
Caro António, espero sinceramente que faça o que for necessário para obter o RI do Verdi, pois se o mesmo for um bom exemplar da raça tanto melhor para a mesma, e seria uma pena perder um bom cão, apenas porque o criador não o quis registar...
Mas tente perceber que o sol quando nasce é para todos, e que se não foi permitido a tantos cães de água português participarem nas Provas Práticas por falta de documentos (RI), nas exposições de beleza não pode voltar a acontecer o que se passou com o Verdi.
Regras são regras. Não pode haver excepções.

Em relação ao assunto em questão e como é da partilha que melhoramos, aqui vai o que tive que fazer para registar a minha cadela Boxer:
Fui a uma exposição recomendado pelo CPC, dei umas voltas com a ela enquanto dois juízes iam dizendo:-" Isto sim, isto sim!", deram-me um papel recibo e paguei 10 contos. Obtive um certificado de RI com um número, que é igual ao do LOP com a diferença dos espaços para os ascendentes de 3 gerações estarem vazios.
Caro Conselheiro,

Desconheço em que ano conseguiu obter o RI da sua boxer, mas olhe que já há algum tempo que se acabaram os RI's das raças estrangeiras, pelo que neste momento esta situação seria impossivel.

António - continuo à espera de o ver em Sintra juntamente com o seu Verdi.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta mai 14, 2003 10:56 pm

Pedra Escreveu: Por essa mesma razão, já ofereci alguns cães, mas todos saem com os papéis (Pedigree, no meu caso). Nesta raça, não ha maneira de impedir que as pessoas arranjem os papéis e os cruzem, de forma que sempre acho um mal menor, saberem ao menos o que é que estão a cruzar.
Boas noites

Neste aspecto não estou completamente de acordo, embora nas raças portuguesas qualquer um possa requerer o RI.

Eu não tenho campeões, não tenho sequer grandes “bombas” de exposição. No entanto conheço as virtudes e (principalmente) os defeitos dos meus cães. Não me refiro a defeitos graves mas a pequenos pormenores que numa geração futura podem conduzir a “becos sem saida” se não forem correctamente cruzados. Muitos cães podem não apresentar quaisquer “defeitos”, mas só quem os cria sabe se poderão ser portadores, embora recessivos, de alguns pormenores menos desejáveis que se poderão manifestar numa geração futura.
Tentamos aprender com os erros dos outros, mas também aprendemos com os nossos próprios erros. Algumas experiências menos felizes já tive, das quais resultaram algum “refugo”. Este “refugo” resultou ( a meu ver ) em cães que não têm qualidade para ring, no entanto, excelentes cães de companhia ( o temperamento é para mim o mais importante).
Alguns desses cães ( mesmo alguns que eram para mim e que conclui mais tarde não me encherem as medidas) foram dados/oferecidos SEM LOP, ou seja , é disponibilizada uma fotocópia do LOP, ficando o original em meu poder.
Penso que assim tenho pelo menos mais um pouco de garantias de que o novo dono não se vai meter em aventuras sem antes falar comigo. Pelo menos penso ter mais garantias do que se irá passar futuramente não estando a contribuir de “mão beijada” para cruzamentos á “la gardere”.
Sabe perfeitamente que, tal como aconteceu com a sua cadela, muitos donos podem perfeitamente nunca mais dar notícias dos bichos (felizmente não são assim tantos). Sendo assim acho complicado oferecer cães com “papeis” pois não podemos confiar “cegamente” nas pessoas.
Desconheço o motivo da oferta sem papeis por parte criador do cão – Verdi - do António Garcia. No entanto enquanto criador e conhecedor daquilo que cria, deveria ser o 1º a ser “tido e achado” neste processo. Se era um cão a descartar no beneficiamento da raça, isso deveria estar implícito aquando da oferta. Se o cão tem o presumível potencial descrito pelo(s) juiz(es) , o criador deveria ser conhecimento do facto. Não é por nada, mas acho que não há melhor juiz que o criador que sabe o que cria.

Bem... esta conversa toda para dizer que não concordo ( pedindo desculpas por isso, uma vez que cada pessoa tem o seu ponto de vista sobre o que se passa concretamente com a “sua” raça) com a oferta de cães com LOP no nome do novo proprietário, sobretudo quando não tem a qualidade que nós desejamos para beneficio da raça.
Não quero ser o dono da razão neste assunto. É apenas a minha opinião e, enquanto a mantiver, continuarei a fazer as coisas como até agora – cães dados ficam em meu nome.
Cumprimentos
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Pedra
Membro Veterano

quinta mai 15, 2003 3:24 pm

E eu concordo inteiramente consigo Fang!
O problema é que na sua raça, se não der papeis, o cão fica sem eles e nunca irá poder cruzar ou pelo menos se cruzar os seus filhos serão legalmente "rafeiros".
Nas raças portuguesas isso não acontece. Mesmo que voce não dê os papeis, ou que fique com uma còpia, ou mesmo que não assine, há sempre forma de arranjar o RI, o cão pode cruzar e os filhos dele passarão a ser legalmente de raça pura e com papeis, e por aí adiante.
Neste caso, e a tratar-se de um exemplar que não seja aconselhavel para reprodução, mesmo que avise os futuros donos disso, não temos garantia que sigam os nossos conselhos. E também ninguém poderia impedir, a não ser que os animais fossem vendidos ou oferecidos castrados, coisa que cá em Portugal, penso seria mais facil oferecer um cão com 3 pernas apenas... ;)
Como no caso da raça em questão, um dos grandes problemas é a consaguinidade, a minha opinião é que pelo menos os futuros donos saibam quem é o pai, mae, etc...
Não sabendo, corre-se o risco de cruzar até com parentes muito próximos. Poderão cruzar na mesma, como é evidente, pois as pessoas são capazes de tudo, mas pelo menos não há a desculpa que não sabiam.
È utopia, pois o ideal seria que todos os que cruzam cães soubessem no minimo o que estão a fazer e estudassem bem a raça e linhas de sangue. Mas todos sabemos que isso não se faz, na generalidade.
E depois, o facto de os caes serem oferecidos também não quer necessariamente dizer que são os mais fracos e com defeitos. Eu pessoalmente, já ofereci cães até muito bons e que não vejo impedimento nenhum á sua reprodução.
Grata epla sua opinião,
Isabel
fang
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 15, 2003 10:45 pm

Pedra Escreveu: E depois, o facto de os caes serem oferecidos também não quer necessariamente dizer que são os mais fracos e com defeitos. Eu pessoalmente, já ofereci cães até muito bons e que não vejo impedimento nenhum á sua reprodução.
Grata epla sua opinião,
Isabel
Ois,
Também eu. No entanto prefiro ficar com o cão em meu nome, não vão as coisas mais tarde descambar para "teimosias pessoais" ou "caprichos aberrantes".
"Gato escaldado de água fria tem medo"... e foi apenas uma vez. ;)

Cumprimentos :D
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Pedra
Membro Veterano

quinta mai 15, 2003 11:12 pm

Sim, mas o cão fica em seu nome e não tem forma de obter nem Lop nem ri sem o seu consentimento. O que não acontece nas raças portuguesas, se a coisa descambar, podem sempre dizer que o acharam e pedir o RI, e aí voltamos ao mesmo. ;)
Isabel
fang
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 15, 2003 11:40 pm

Pois... as realidades são diferentes...
Mas mesmo assim continuo a achar que se lhes dermos uma cópia do registo eles voltarão para pedir opinião. ;)
Posso estar errado. Ainda não tenho "estatísticas" completas da experiencia. Da minha 1ª ninhada, os cães ainda não completaram os 5 anos. ;) Ainda sou novato. :D
Até ao final do ano passado, apenas tenho conhecimento de 2 cruzamentos e ambos para esquecer.

Vemo-nos por aí!
Provavelmente já nos cruzámos, mas isto de ser obcecado numa raça, o resto por vezes passa ao lado... ;) :D
<p>Francisco Barros</p>
agarcia
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 9:47 am

sexta mai 16, 2003 4:51 pm

Se me permitem e.... Pela última vez!
Baseado em que me considero uma pessoa, civilizada, idóneo, respeitador, educado e com algum dom da palavra e da escrita, poderia aqui perder horas a elaborar uma longa lista de atributos e justificações que vos poderia apontar, insinuar e infelizmente também ofender, mas não sendo de longe esse o meu propósito, e lendo todos os meus e vossos tópicos desde o inicio, vejo aqui apenas uma pessoa, que vem a este FORUM passados alguns meses largos, dividir com outros de igual circusntâncias de prazer, uma pequena alegria...O meu amigo, belo e mimado cão apesar de não ter LOP/RI/Registo..., ganhou dois prémiozitos... estava FELIZ e agradeço o sentimento que me ajudaram a despertar depois desta farsa - foi a minha lição que aprendi severamente neste caso.
Por isso, por isto e muito mais, meus caros Sr.s e Srªs, cheguei rápidamente à conclusão que os pacientes que encontro nas alas de espera do Hospital Miguel Bombarda são bem mais sãos do que a maioria de V.Exas em matéria de "coração" e despertar de "idiotices", a este tipo de patologias podemos de imediato, chamar de Esquisofrenia ou Desenvolvimentos Maniaco depressivos assignados ou não a problemas de ansiedade sérios e ou de pânico! Agora perante as versões de ignorantes ou sábios de cada um de vós, fica no ar a questão se serei eu um vagabundo das alas, ou um dos que vos ajuda?

Caro Conselheiro Obrigado pelas suas palavras!

Melhores cumprimentos a todos.
AGarcia
Pedra
Membro Veterano

sexta mai 16, 2003 11:20 pm

senhor António Garcia,
Depois de ler a sua última mensagem que me comoveu bastante, mas isso deve-se em parte aos antidepressivos que ando a tomar, resta-me dizer que o senhor é na realidade uma pessoa muito educada, correcta e com bastante bom senso.
Por este facto só tenho é que lhe pedir desculpas aqui em público por o ter ofendido com as minhas palavras.
E a todos os foristas que acompanharam este tópico, a todos as minhas desculpas pela extrema agressividade e má educação para com o senhor Garcia.
Os meus cumprimentos,
Isabel
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta mai 16, 2003 11:30 pm

Isabel
Lamento informa-la, mas o melhor é verificar o prazo de validade desse antidepressivo, quie não a devia comover, mas antes pô-la a rir à gargalhada... ou então enganaram-se e em vez de antidepressivo deram-lhe alguma hormona...
Pedra
Membro Veterano

sábado mai 17, 2003 1:48 am

Ziggy, devo concluir então que a minha patologia de maniaca depressiva e com sérios problemas de ansiedade e de pânico, para além da esquisofrenia, os antidepressivos que tomo devem fazer coisas destas, ou seja rir ás gargalhadas e depois comover-me. È tipico, ou não?
Mas ainda bem que me chama a atenção pois vou falar com o meu psiquiatra já amanha . Quem sabe ele me receite outros

;)
Isabel :lol:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 17, 2003 11:23 am

Pedra Escreveu: Ziggy, devo concluir então que a minha patologia de maniaca depressiva e com sérios problemas de ansiedade e de pânico, para além da esquisofrenia, os antidepressivos que tomo devem fazer coisas destas, ou seja rir ás gargalhadas e depois comover-me. È tipico, ou não?
Mas ainda bem que me chama a atenção pois vou falar com o meu psiquiatra já amanha . Quem sabe ele me receite outros

;)
Isabel :lol:
E que tal irmos todos tomar um café ?

O que aqui há é um mal entendido. Ja se disse mais de uma vez que não ver a cara das pessoas dá azo a enganos sobre o que se está a dizer.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano

sábado mai 17, 2003 3:08 pm

CasadeAnaval Escreveu: [
E que tal irmos todos tomar um café ?

O que aqui há é um mal entendido. Ja se disse mais de uma vez que não ver a cara das pessoas dá azo a enganos sobre o que se está a dizer.
E?...
Eu não vejo mal entendido nenhum, mas em relação ao tomar um café, lamento, mas este fim de semana não posso. Ordens do meu médico ;)
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”