Agressividade "infantil"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

IsaDuarte
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 12:14 pm

sexta mai 09, 2008 6:18 pm

OK.
Começemos do inicio.
Não é medo, é receio que um dia mais tarde seja agressiva. Mas é claro que eu tento e imponho sempre a minha ordem. Sempre que ela faz mal repreendo-a e quando ela se mostra vai agressiva, aumento o tom de voz, ralho com ela e dou-lhe uma boas palmadas. Estou a agir mal????
Sim, já tem 3 meses e com esta idade começa a definir a sua personalidade, e por isso tento ser mais rispida com ela quando faz asneiras, coisa que toda a gente faz penso eu.

Não penso que não saiba educa-la, porque até já lhe ensinei a sentar, a dar a pata, faz o xixi no jornal ... enfim. Se isto não é saber educar... então digam-me como é.

Nunca daria a minha cadela porque alguem ache que não sei tomar conta dela. Porque, ninguem me conhece pessoalmente e me ve como educo a cadela, para dizer tamanho disparate.

O que eu vim aqui foi pedir opiniões de como voçes tratariam deste assunto se fosse convosco e se já partilharam experiências deste tipo para me contarem.

Não fil mal a ninguem para me virem atirar pedras.
FlavioCruz
Membro
Registado: quinta jul 05, 2007 3:53 pm

sexta mai 09, 2008 6:33 pm

Eu penso que neste caso o problema será o seu cão não entender bem as hierarquias aí em casa... Desde pequeninos temos que lhe fazer perceber k os lideres somos nós para mais tarde não haver problemas....
Eu n sei se ajuda mas andei a ler uma vez sobre isso e encontrei uns truques interessantes como " numa divisão passarmos primeiro que eles,não os deixar passar em primeiro lugar..." outro truque é "no acto de lhe dar comida (só dando quando ele se sentar) e pormos um biskoito nosso em cima da comida e come-lo primeiro" ele assim percebe quem o líder pois fomos nós os primeiros a alimentar-nos...

relativamente ao rosnar na quando come é nunca mas nunca lhe tirar a taça da frente...é um acto que não se deve fazer e enquanto ele come vamos fazendo umas festas e falando calmamente com ele....

é tudo o que posso dizer,e espero ter ajudado....

leia tb este tópico interessante:

http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=337
wordup
Membro
Registado: segunda fev 25, 2008 5:52 pm
Localização: Neste momento tenho a Puma (gata) e 2 bebes porquinhos da india. Os meus outros amiguinhos já partir

sexta mai 09, 2008 6:41 pm

Tive um cão o Brown era muito mauzinho quando era pequeno e eu apesar dos meus 9 anos de idade nunca mostrei medo mesmo "toda borrada" ;-)

Levantava-lhe a voz e dizia não, uma palmada no rabo e se ele rosnava limitava-me a falar com ele com uma voz autoritária.

-Tas me a mostrar os dentes para quê?? Não tenho medo de ti ouviste? Ai ai o menino!! :D

Eu sei que parece parvo mas ele acabou por parar.

O Xunga de vez em quando leva uns raspanetes apesar de já ter 9 anos.

Espero ter ajudado em alguma coisa.
<strong>"Os animais dividem conosco o privil&eacute;gio de terem uma alma." (Pit&aacute;goras) </strong><strong>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci) </strong>
SandraNunes
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2008 5:42 pm

sexta mai 09, 2008 6:52 pm

Bloquei-lhe acesso a certas zonas da casa como os quartos, e provalvelmente tem ciumes do seu marido então quer-se impor. Comigo resultou mostrar que quem mandava era eu, muitos ralhetes e paciencia, ia ao jardim e sempre brincavamos todos, nunca deixar impor as suas vontades, o meu era muito ciumento com a minha filha, mas lá compreendeu, ele com 6 meses mordeu na vet (quer dizer arranhou com os dentes mas ele ficava nervoso quando lá ia).
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta mai 09, 2008 6:59 pm

Bem...o que eu tenho a dizer é que não me parece fazer nenhum sentido o tipo de castigos que diz ter dado à cadela. Refiro-me a retirar-lhe os brinquedos e as brincadeiras, bem como impedi-la de ir à rua.
Antes de mai, acho que tem que perceber que tem um cão, e tratá-lo como tal. Experimente observar o comportamento dos cães, e como é que eles se 'disciplinam', concretamente como é que a mãe disciplina os cachorros. Não encontrará certamente 'castigos psicológicos' ;)
Aliás, retirar os brinquedos e a possibilidade e dispnder energia só vai aumentar os 'maus comportamentos' por parte do cão.
Por isso a meu conselho, reforçando outros que foram dados, é que seja firme com ela(você e o seu marido) para que ela entenda desde cedo o lugar na matilha. Ela não hierarquia não é igual aos donos, é inferior.
Se isso implicar uma punição fisica mais firme, que seja! Antes agora do que mais tarde ter de passar por situações bem mais contrangedoras. Mas é uma boa palmado, no focinho, uma bom abanão do cachaço, ou algo que a faça mesmo perceber quem manda!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 09, 2008 7:07 pm

IsaDuarte, acha que o cão vai relacionar o facto de ter estado dois dias sem ir à rua com o morder?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta mai 09, 2008 8:23 pm

FlavioCruz Escreveu: relativamente ao rosnar na quando come é nunca mas nunca lhe tirar a taça da frente...é um acto que não se deve fazer e enquanto ele come vamos fazendo umas festas e falando calmamente com ele....
Excelente conselho ... :roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 09, 2008 8:31 pm

Nunca tirar a taça?

LLLOLLL

Tira-se a taça e até se tira o que ele tiver na boca, essa é boa, mas o cão é que manda? O dono é que regula o comer e o bem estar do cão, e essa é uma das coisas que se deve fazer desde pequeno para que ele não confunda a posição dele na casa.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

sexta mai 09, 2008 8:45 pm

Creio que neste caso, não é o cão que não sabe qual é o seu lugar na casa. :lol:

Quando o problema reside nos donos e não no animal... :roll:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 09, 2008 9:30 pm

Não é que eu seja perita, mas parece-me que o seu problema começa em estabelecer a hierárquia.
O cão é o elemento inferior da família e deve sabê-lo.

Na matilha os cachorros são sempre os últimos - os últimos a comer - daí que se use o truque de comer um biscoito posto em cima da ração do cão, antes de ele comer.
O cão deve pensar que está a comer a comida dele.
É como se falasse com ele - eu estou acima de ti.

Deve insistir nesta prática até estar tudo bem.

Eu sei que custa - todos os bébés são tão queridos - mas deve ter uma atitude mais desprendida em relação à cachorra.
Não lhe ligue quando chega em casa.
Ignore-a.
Ela vai pular, ganir, vai querer chamar a sua atenção.
Persista até ela estar sossegada.
Depois chame-a e dê-lhe festas.
Note que você é que tem a iniciativa de dar as festas, não ela de as querer.

A punição mais efectiva para um cão é a expulsão da matilha.
Isolar a cadela do convívio em casa deve funcionar mas é preciso que esteja claramente associado à asneira cometida.
Não tem interesse durar muito.

Se fôr preciso dar palmadas pois dê.
Mas não se esqueça - no momento da asneira, não vale a pena dar depois.

Cachorros precisam de muito exercício.
Dê-lhe o máximo que puder, com ajuda de bolinhas, grandes passeatas, brincadeiras, etc.
Diáriamente.
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

sexta mai 09, 2008 10:06 pm

BEm com 3meses e ja é assim qd for adulto cuidado.

Nao precisa de bater muito, basta ter mais força que ele e ter controle em fazelo perceber que ele tem de obdecer que esta abaixo de voces.

Mas nao é a continuar assim que resolve, e nao basta dizer que nao tem medo nem dar uma palmada a sacudir moscas.

Experimente mandar-lhe uma palmada mas daquelas que aleijam mesmo e se ele se virar ou mande outra ou agarre-o de forma a ele nao fazer ate ele parar e ficar submisso.

Com cocegas lidam eles bem.

Quanto ao tirar a comida nem se poe em causa isso, no dia que o meu cao nao me deixar ir a comida ate dança, afinal de contas se sou que o alimento dou e tiro nao lhe vou roubar.

Tiro da boca qd mais ta tigela...
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
FlavioCruz
Membro
Registado: quinta jul 05, 2007 3:53 pm

sábado mai 10, 2008 11:27 am

Obrigado sealords....Eu n sou muito entendido mas só quero ajudar...venho aqui dar os conselhos que me dão a mim...

Eu dei o conselho da taça dado a mim por um treinador de cães....Eu tive o mesmo problema e quando o cão rosna e lhe tiramos a comida só lhe iremos causar mais transtorno e avivar o facto de ele não gostar que se aproximem pq relaciona esse acto com o lhe tirarem a comida....gostava que quando tivesse a comer lhe tirassem a comida???eu acho que não...
Por isso nesta fase volto a dizer e com toda a confiança para não lhe tirar a taça da frente...
mais tarde sim é diferente...passado um tempo eu já o podia fazer sem ele resmungar...
Espero ajudar.....

Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado mai 10, 2008 11:48 am

FlavioCruz Escreveu:Obrigado sealords....Eu n sou muito entendido mas só quero ajudar...venho aqui dar os conselhos que me dão a mim...
Quanto a si dinodane se viesse aqui publicar respostas na tentativa de ajudar em vez de vir mandar bocas se calhar seria mais útil...

Eu dei o conselho da taça dado a mim por um treinador de cães....Eu tive o mesmo problema e quando o cão rosna e lhe tiramos a comida só lhe iremos causar mais transtorno e avivar o facto de ele não gostar que se aproximem pq relaciona esse acto com o lhe tirarem a comida....gostava que quando tivesse a comer lhe tirassem a comida???eu acho que não...
Por isso nesta fase volto a dizer e com toda a confiança para não lhe tirar a taça da frente...
mais tarde sim é diferente...passado um tempo eu já o podia fazer sem ele resmungar...
Espero ajudar.....

Deve ir sempre tentando tirar a taça da comida ao cão, sempre que ele mostrar agressividade, deve ser repreendido e se necessário ser punido, se não se mostrar agressivo, pode colocar uma guloseima no meio da comida para o cão perceber que o dono mexer na comida pode ser "agradavel" :wink:
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

sábado mai 10, 2008 11:52 am

E o título correcto para este tópico é "Agressividade infantil" e não "Agrecividade infantil". :lol:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
IsaDuarte
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 12:14 pm

sábado mai 10, 2008 11:56 am

Obrigada pelas opiniões e desculpem os meus erros ortográficos.
Todas as pessoas erram.

Vou tentar empregar alguns destes conselhos, porque ela é um doce, e só nestas ocasiões ela se torna mais agressiva.

O mexer na comida quando ela está a fazer a refeição já eu fazia, so que agora rosna. O dar só depois de ela se sentar, tambem já fazia e continuo a fazer.

Ultimamente, tenho posto um pouco de comida da mão e ela como da minha mão e aos poucos meto na taça dela e faço umas festinhas. Quando ela rosna, continuo a dar festinhas e a falar para ela ter calma.

Vamos a ver se daqui a uns tempos ela já está mais meiguinha. . .
Responder

Voltar para “Cães”