Viva IsaDuarte,
Como já foi dito por alguns antes de mim, penso pessoalmente que a noção de hierarquia é a chave da questão.
Tenho um cão de 40kg, com 9 anos, e que tirei da rua com pouco mais de 2 meses.
Desde cedo que tentou ser o "chefe da matilha", o "Alfa" da casa... é natural neles... é assim que funcionam.
Mas é precisamente o ponto da hierarquia que devemos deixar bem claro.
E, como a própria IsaDuarte constata, pode ser mais difícil em alguns casos.
Vou dar-lhe alguns exemplos de pequenos gestos que me lembro e que podem ajuda-la e fazer alguma diferença (a mim ajudaram muito) :
- quem come primeiro, é o "chefe da matilha", neste caso você e a sua familia. O seu cão come depois.
- quem entra e sai primeiro de casa, é você.
- se ela rosna, você tem de "rosnar" mais alto até ela parar... ( no meu caso, é verdade que também rosno mesmo... e bem perto do focinho dele

)
depois afastar-se e ignorá-lo... (é algo que sentem bastante)
- se ele morde ou abocanha, é agora com 3 meses que você deve "morder" de volta... (mais velha também, se for preciso...)
Uma palmada (não confundir com "porrada", claro) na altura da asneira, diz ao cão que fez algo errado e que esse gesto não é admissível nesta "matilha".
É o que acontece na hierarquia animal quando alguém faz asneira : leva um correctivo!
Um pequeno jornal enrolado pode ser bastante eficiente...
- O "NÂO" deve ser com voz firme na altura da asneira, e, por nada deste mundo pode haver uma festa ou brincadeira nos momentos a seguir.
Se você fizer isso, está a dizer que o seu "não" não é de chefe mas de colega... e não será respeitado...
-Não adianta o castigo durar uma hora ; não adianta fechar o animal ou privá-lo dos brinquedos porque a mensagem está perdida na hora seguinte (parecem crianças é verdade e em algumas coisas são parecidos, mas são mesmo é cães...)
- Festas, brincadeiras, e mimos devem ser muitos, mas quando ela faz as coisas bem. Exercicio, sempre!
Parece controlo a mais mas a verdade é que, se você interiorizar que quem manda é você, estes gestos vão sair-lhe naturalmente.
Não tenha medo do seu bicho vir a não gostar de si. Este tipo de disciplina é natural para eles e até se sentirão mais seguros e protegidos se sentirem que há um chefe!
E, muito importante,
estas regras devem durar o tempo que for preciso. Ou seja, sempre!
No meu caso, e sei que em muitos, muitos mais, o animal vai, ao longo da sua vida, tentar de vez em quando a sua sorte para ser ele a "mandar"...
Mas desde que você mantenha as regras e volte a aplicar correctivo, isso depressa lhe passará.
Não desista, não mostre medo (mesmo que tenha um "bocadinho", faça um esforço de concentração e não o demonstre), e aproveite ao máximo a tenra idade que a sua cadela tem, para lhe dizer que pode estar segura porque há um chefe nessa matilha...
Como referência (já mencionada pela Texuga e Marijonscp), e dado que não tem disponibilidade financeira para escolas de treino, leia o livro "A paixão de César".
Salvaguardadas as diferenças relativas ao trabalho do autor, há boas dicas para o comum dos donos.
Fica também o site:
http://www.cesarmillaninc.com/tips/
Espero que seja útil e peço desculpa pelo enorme texto.