banhos no shih tzu

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
suzisabel
Membro
Registado: quinta nov 02, 2006 6:32 pm

domingo mai 11, 2008 4:17 pm

ola! tenho um cachorro da raça shih tzu (peço desculpa se nao estiver direito).
ele tem cerca de 5 meses e gostaria de saber de quanto em quanto tempo lhe devo dar banho pois ele esta com outros cachorros e nas brincadeiras na terra fica muito sujo e gostava de saber de quanto em quanto tempo é aconselhado um banho?
e ja agora devo o tosquiar? é que nos olhos tem tanto pelo que eu acho que ele nao consegue ver nada!! obrigado desde ja!
Imagem
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo mai 11, 2008 5:36 pm

O que os vets aconselham é dar um banho de mês a mês, mas se eventualmente achar que ele se suja muito num espaço menor de tempo, passe o pelo por água e lave com sabonete de glicerina para não prejudicar nem a pele nem o pelo. Aconselho-a a tosquiar regulamente o seu shitzu e não deixar nunca que os pelos tapem a visão, além de não ver bem pode desenvolver alguma infecção que foi o que já aconteceu a um familiar meu e com consequências graves.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

domingo mai 11, 2008 7:13 pm

Já experimentou expor estas dúvidas com o/a criador(a) da sua Shih Tzu?

Eu tenho ideia que o tratamento de pêlo do Shih Tzu é idêntico ao yorkie. Se assim for (e apesar da maioria dos veterinários não saber, nem recomendar) o banho deve de ser dado semanalmente a quinzenalmente, com um bom champô, de ph neutro, e adequado para banho frequentes (deve de o mencionar na embalagem).
Mesmo que o Shih Tzu não tenha necessidade de banhos frequentes, e se ele se suja muito, pode-o fazer desde que use um champô adequado para tal.

Se quiser pode tosquiar a parte que lhe tapa os olhos, mas também pode prender o pêlo da cabeça com um elástico próprio (ou mesmo com um totó em tecido). O mais importante é que o pêlo não vá para os olhos, de maneira a evitar uma possível irritação.
suzisabel
Membro
Registado: quinta nov 02, 2006 6:32 pm

segunda mai 12, 2008 5:06 pm

Olá,

Obrigado pelo esclarecimento!

O meu chacorro foi dado pois ele ía para um canil, não tinham cuidados nenhuns com os cães e nem sabiam que ele era de raça, se puderem me dizer qual o problema que eles teem ao pelo entrar nos olhos, o que aconte ao certo? Mas prontos já sei que posso tosquiar à volta dos olhos.

Outra pergunta, no Verão posso tosquiar ele por completo? Ou tenho de deixar alguma parte com pelo? Ainda nem estamos no Verão e ele já sente muito calor.

Muito obrigado.
Imagem
canicorte
Membro
Registado: quinta fev 16, 2006 12:41 am

sexta mai 16, 2008 6:51 pm

boa tarde eu sou cabeleireira de caes.o shitzu toma banho d 15 em 15 dias com um shampoo rico em oleos,de vision de preferencia e um bom creme desenleante de nos.tem k ser escovado tds os dias com uma cardadeira suave com ajuda de um spray desembaraçante.faz um trimming(desbaste de pelo a tesoura) de 3 em e meses.nunca com makina de toskia.recomendo shampoos mooly e os desembaraçantes da artero.alguma duvida é so dizer.felicidades
canicorte
Membro

sexta mai 16, 2008 6:55 pm

peço desculpa...o sabonete de glicerina seca o pelo tendo como consequencia o embaraçamento do mesmo e a keda do pelo.usar sempre um shsmpoo com bom aporte de oleos e diariamente o spray k limpa e hidrata
canicorte
Membro

sexta mai 16, 2008 6:57 pm

o pelo ao pe do olhos n é para cortares.....é para apanheres e fazeres um topnot.apanha o pelo k esta entre os olhos e ata.nunca o toskies,faz apenas o chamado trimming como ja referi
Responder

Voltar para “Cães”