Aveia e cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

domingo mai 04, 2008 1:32 pm

Olá!

De vez em quando faço papas de aveia para mim. Ora, dei a provar à minha bichana e foi amor à primeira lambidela. Nestes últimos tempos só lhe tenho dado ração e ela torce sempre o nariz. Agora, quando lhe dou papas de aveia… Enquanto não vê o fundo à tigela, não para.

Andei a pesquisar e descobri que a aveia faz bem a cães com problemas de pele e coisas que tal. Queria saber que outros benefícios têm a aveia e se há inconvenientes.

Ah, faço as minhas papas com metade leite, metade água, açúcar e canela. Se passar a faze-las para a Luka, posso retirar o açúcar e ter a certeza que lhe estou a dar algo que lhe faz bem?

Obrigada!
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

domingo mai 04, 2008 3:18 pm

Teria que retirar o leite. Se calhar a canela também ;)
Quanto a qualidades da aveia em cães: não faço ideia
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

domingo mai 04, 2008 3:25 pm

Não lhes dá energia?? Eu não faço ideia...sei que aos cavalos é para lhes dar mais força
Guardiang3l
Membro
Registado: quarta abr 26, 2006 8:52 am

segunda mai 05, 2008 5:46 pm

A aveia é uma boa fonte de hidratos de carbono que se encontra na composição de algumas rações! Diria ainda que é o cereal, a seguir ao arroz, mais digerivel pelo organismo do cão e que não potencia alergias.

Como hidrato de carbono fornece energia ao organismo.

Honestamente se der uma colherzita de aveia simples muito esporadicamente, não há qualquer contra-indicação. Agora com açucar e e o leite de vaca e canela é que já não são tão boa ideia.
CarolinaGuerra
Membro

domingo mai 11, 2008 4:55 pm

Obrigada pelas respostas.

Se lhe der só a aveia, desconfio que ela me vai mandar comê-la... :lol:

Fiz-lhe as ditas papas com aveia, água e só um golinho de leite. Ela aprovou. Eliminei o açúcar, a canela e quase todo o leite.

Agora penso que lhe estou a dar um bom produto. E se não, como quase tudo na vida, se lhe der a papa uma vez por outra não lhe vai furar tripa nenhuma e ela fica toda contente.
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo mai 11, 2008 7:52 pm

Bom dia

Não vejo vantagens em dar papas de aveia como refeição per si à sua gata( disse bichana, portanto é de um gato que se trata certo ?, por isso se colocar isto no fórum dos gatos também ou pedir para mudar será uma idéia ;) )
.

A sua gata é niquenta e está a dar-lhe algo de que ela gosta, é má politica pois está a potenciar que ela fique exigente e terá um grave problema em mãos.Como já referi, está para nascer o animal que morra de fome com comida à frente. Um ou dois dias sem comer E SEM GULOSEIMAS NENHUMAS e ela come tudo sem chatices.

Senão estará sempre à espera de guloseimas e você entrará na espiral de mudar ração, dá refeição que tantas vezes é aqui falado.

Não humanizem demasiado os animais...não ajuda, antes pelo contrário.
CarolinaGuerra
Membro

segunda mai 12, 2008 12:29 am

CasadAnaval Escreveu:Bom dia

Não vejo vantagens em dar papas de aveia como refeição per si à sua gata( disse bichana, portanto é de um gato que se trata certo ?, por isso se colocar isto no fórum dos gatos também ou pedir para mudar será uma idéia ;) )
.

A sua gata é niquenta e está a dar-lhe algo de que ela gosta, é má politica pois está a potenciar que ela fique exigente e terá um grave problema em mãos.Como já referi, está para nascer o animal que morra de fome com comida à frente. Um ou dois dias sem comer E SEM GULOSEIMAS NENHUMAS e ela come tudo sem chatices.

Senão estará sempre à espera de guloseimas e você entrará na espiral de mudar ração, dá refeição que tantas vezes é aqui falado.

Não humanizem demasiado os animais...não ajuda, antes pelo contrário.

Concordo consigo, CasadAnaval.
(Ah, de facto, induzi-o em erro. Costumo chamar bichana, bichinha, bichinha, etc. à cadela… É o que me vem à cabeça! Peço desculpa!)

A Luka foi, até há cerca de menos de um ano, alimentada com comida caseira, altura em que vivia em casa da minha mãe. Desde que está comigo só come ração. Muito de vez em quando, quando faço uma sandes, dou-lhe uma fatia de fiambre, quando faço papas de aveia, dou-lhe uma tigelinha. Mas é realmente muito esporadicamente.

A transição para a ração não foi fácil, porque ela não a queria comer, nem à lei da bala. Quanto certa vez a levei ao vet, aproveitei para perguntar da ração. Ele disse-me precisamente o que me disse o CasadAnaval: nunca nenhum cão morreu de fome com comida à disposição. Resultado, a tigela da ração teve comida dentro durante 4 dias, sem que ela lhe tocasse. Ao quinto dia deu-lhe fome. Mas até lá, parecia-me que a cadela morria! É bem teimosa. Ainda hoje não é fácil fazê-la comer ração. Isto é, demora a comê-la. Não vai logo assim que lha coloco na tigela e vai deixando ficar. Já tentei dar-lha, esperar uns minutos e retirar. Não resultou, talvez em parte por falta de persistência e de oportunidade da minha parte.

Pensei em introduzir a aveia também como complemento. Infelizmente, neste momento não tenho meios para lhe comprar a ração que gostaria. Ela está de perfeita saúde, mas tenho consciência de que a ração que lhe dou não é a melhor e que ela a detesta. De entre outras, ainda é a que melhor tolera. Ainda gostava de fazer a experiência de comprar uma ração boa e ver se ela come realmente menos e se aproveita mais. Talvez assim não saia muito mais caro.

Carolina
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

segunda mai 12, 2008 12:36 am

Que ração lhe dá, se não é indiscrição ?
BlackWolf
Membro Júnior
Registado: domingo abr 27, 2008 12:34 pm

segunda mai 12, 2008 12:41 am

Viva Carolina,

Como CasdAnaval já disse, sendo a sua cadela "niquenta", ou seja, já provou outras coisas e prefere-as à ração...(quase todos são assim), aconselho-a a não dar a aveia novamente, nos tempos mais próximos.

A intenção é que ela se habitue à ração sem estar a espera de algo mais. E acredite que quando ela começa a comer e depois pára, é precisamente porque está a ver se recebe outra coisa.

E se voltar a dar-lhe aveia quando as refeições de ração voltarem ao normal, não ponha o leite... o leite de vaca não é bom para eles.

Vai ver que se não lhe der mais nada, ela vai começar a comer a ração normalmente.
BlackWolf
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda mai 12, 2008 12:44 am

Cães a comerem apenas papas de aveia??... :o

O cão por mais domesticado e artificializado que esteja, continua a ser um LOBO enquanto espécie!! Continua a ser um carnívoro enquanto espécie!!

Portanto a composição alimentar de um cão deve ser composta sobretudo de proteinas animais e gordura. Claro que também aproveitam os cereais (hidratos de carbono), mas devidamente processados de modo a serem digeridos, não como papas de aveia para humanos, que a maior parte entra pela boca e sai pelo c* sem ter sido assimilada...

Não inventem, pois só causam deficiencias alimentares nos cães.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
CarolinaGuerra
Membro

terça mai 13, 2008 11:55 am

CasadAnaval Escreveu:Que ração lhe dá, se não é indiscrição ?
Agora estou a dar-lhe uma que compro no Modelo, diz "Cães, Alta Energia", vem numa saca laranja. Já lhe dei uma de saco prateado que era Continente Premium ou Modelo Premium. Já não me lembro bem e não posso precisar porque já não tenho a saca...

Recomenda-me alguma ração, CasadAnaval?

fang Escreveu:Cães a comerem apenas papas de aveia??
Não é apenas, é também...

Carolina
biaclaro
Membro Veterano
Registado: terça ago 09, 2005 11:21 pm
Localização: 3 gatos, 2 aquários comunitários, porquinha-da-índia, 1 caturra, 1 canário e 2 periquitos

terça mai 13, 2008 12:08 pm

É uma São Bernardo?
É que esssas rações de supermercado não costumam ser recomendadas pelos vets. Existem outras marcas que são consideradas de melhor qualidade como a Royal Canin, a Hills , Nutro Eukanuba...
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça mai 13, 2008 12:15 pm

CarolinaGuerra Escreveu: Agora estou a dar-lhe uma que compro no Modelo, diz "Cães, Alta Energia", vem numa saca laranja. Já lhe dei uma de saco prateado que era Continente Premium ou Modelo Premium. Já não me lembro bem e não posso precisar porque já não tenho a saca...

Carolina
Realmente essa não será a ração ideal para o seu e para qualquer cão. Essas rações de supermercado conteem varios compostos que não são de todo saudaveis para o seu animal, usando varios corantes para o seu sabor ser apetecivel..

Se não tiver possibilidades para comprar rações SuperPremium que se encontram em veterinarios e lojas de animais, aconselho a comprar por exemplo a Purina One, que não sendo ideal a nivel de qualidade, não tem nada a ver com a que está a dar neste momento.

De resto pode aconselhar-se como seu veterinario e juntos encontrar a ração ideal para o seu cão.

Pedro
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

terça mai 13, 2008 2:08 pm

Compare 1º o preço da Purina One com algumas superiores tipo Royal Canin.

Isto porque um saco de 7,5 kg de Purina One custa +-30€ enquanto a Acana ou mesmo a Royal Canin por exemplo 15 Kg custam +- 60€ ou seja têm o mesmo preço. Sendo uma claramente superior à outra.
Cumps.
Nuno Coelho
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça mai 13, 2008 3:36 pm

Nuno_Coelho Escreveu:Compare 1º o preço da Purina One com algumas superiores tipo Royal Canin.

Isto porque um saco de 7,5 kg de Purina One custa +-30€ enquanto a Acana ou mesmo a Royal Canin por exemplo 15 Kg custam +- 60€ ou seja têm o mesmo preço. Sendo uma claramente superior à outra.
Completamente de acordo. Eu também penso que o que se paga a mais por uma ração SuperPremium é irrisório comparativamente á diferença de qualidade em relação á Purina One.

Mas infelizmente conheço casos em que essa diferença é o suficiente para escolher a One.

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”