Teste de Sociabilidade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

segunda mai 12, 2008 5:29 pm

IsabelMello Escreveu: Efectivamente os TS não é garantia de coisa nenhuma e cabe aos donos dos cães continuarem a mante-los controlados, educados, sociabilizados...
Porque os cães sem LOP não podem ser testados e emitido o comprovativo pelo CPC?
Isabel, espero que não me interprete mal. Não critico o facto de fazer um teste de sociabilidade. Pelas suas várias intervenções já percebi que se todos os donos tivessem o seu comportamento e postura não teríamos chegado ao triste ponto que chegamos no que a PP's diz respeito. Mas tendo em conta os estatutos e "missão" do CPC, a sensação que me fica é tão somente a entrada de dinheiro em caixa, tanto que APBT não é uma raça reconhecida pela FCI e, consequentemente, pelo CPC. Como a Isabel sabe, e eu também, não é possível participar em provas de cães de utilidade sem o TS, e é essencialmente para isso que ele existe. Penso que, quando a ideia é comprovar que um cão está apto a viver em sociedade, o BH é mais completo e a preparação de um cão para o BH é muito positiva, quanto mais não seja pela forma como o dono pode aprender a lidar com o seu cão. Além de tudo isto, um teste nunca tem qualquer utilidade se o dono não tiver a capacidade de preservar tudo o que eles (cão e dono) aprenderam.
O meu comentário foi tão somente relativo a uma certa hipocrisia do CPC relativamente a este assunto, quanto a si, Isabel, apesar de não a conhecer pessoalmente, acredito que seja uma mais valia no demonstrar que um APBT não é exactamente aquele que as televisões e os meninos da "selva urbana" querem mostrar.
Parabéns, naturalmente!
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
Balitas
Membro Júnior
Registado: segunda jun 04, 2007 4:25 pm

segunda mai 12, 2008 6:26 pm

O Teste Sociabilidade é um "prova" para mostrar o nivel de sociabilidade para com pessoas, não cães.

Todos os Cães de Utilidade tem que efectuar este teste obrigatoriamente.
Mas não é um Teste feito para exclusividade destes mesmos.

Tal como o BH é uma prova de iniciação ao RCI, não significa que apenas quem vai praticar RCI o faça.

O BH é para cães com LOP, logo a titulo oficial um APBT, não o puderá fazer, o que não signifique que não treine para esse objectivo e não o faça, obviamente que não será titulado oficialmente.

Neste caso o que realmente é mais importante é o COB, certificado de obediencia basica, que é realizado por cães de todas as raças e é oficial do CPC.

Se pensarmos que é dinheiro a entrar em caixa pro CPC, nada faremos!

A motivação deverá sempre ser a sociabilidade e obediencia de todas as raças e srd. Independentemente dos titulos ou não do CPC.
Somos nós donos que temos que provar isso a nos proprios e á sociedade em que vivemos.
IsabelMello
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm

segunda mai 12, 2008 6:26 pm

Maline esse é o meu próximo passo: O BH ou o COB :D

Por cá já se treina a um ritmo leve, para não massacrar, Fazemos um treino baseado na rotina diária, e todos os exercicios em gameness estamos a introduzir a obediencia :D

Posso dizer que até à cerca de um ano atrás eu era uma completa leiga em tudo de cães, apenas sabia que deveria proporcionar um bom veterinário e boa alimentação.
De educação foram pregos atrás de pregos que meti :oops:
Isto até ao dia de conhecer a APO (fórum) e ver que estava completamente errada, sempre que me chamavam à atenção eu perguntava, o porquê, como fazer... Até ao dia em que fui procurar ajuda profissional.
Desde abri de 2007 que todos os meses vou 2 vezes por semana treinar com o Tiago Sousa (talvez conheça) e posso dizer que juntando os treinos, falando com pessoas que muito sobre cães e com a troca de ideias nesse fórum, tenho aprendido imenso.
Ainda ontem falámos sobre o quanto era "branquinha" no almoço da APO :oops:

Da minha parte, tudo o que eu puder fazer para mostrar o outro lado irei fazer :D
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

segunda mai 12, 2008 6:40 pm

IsabelMello Escreveu:Obrigada :D

Dinodane, estás a confundir o Teste de Sociabilidade com o BH.
Este é apenas feito com pessoas, são simuladas várias situações.
São 4 testes e tu só podes dar 2 ordens. Quando entras fazes apresentação do cão ao Juiz, depois um grupo de pessoas junta-se á volta do cão e fazem festas, muitas festas. Entretanto alguém tira-te a trela das mãos e sais da visibilidades do cão, mais pessoas de volta dele e muitas festas.
Entretanto chamam-te, vens ao cão e leva-lo para a rua, começas a andar com ele e são disparados alguns tiros para o ar.
Quando te dão ordem regressas com o cão e prendes ele num poste e vais embora, para longe da visão dele, de novo o grupo vem e faz festas.
Entretanto chama-te e vais guardar o cão.

Comportamentos que fazem chumbar: Qualquer tipo de agressividade, se ladrar por brincadeira não faz mal. Mas rosnar, mostrar os dentes, ferrar..
Não pode ter medo excessivo, embora possa acusar o 1º tiro, mas deve seguir o caminho com o dono, mostrando confiaça.
O Juiz pode mandar disparar mais do que 2 tiros caso haja necessidade de confirmar alguma duvida.

Já o BH é diferente, é obediencia. O cão tem que mostrar que está totalmente controlado pelo dono. Com trela, sem trela. muitas distrações e as mais variadas, desde outros cães a pessoas, fazer andamento ao lado com trela e sem ela. Senta em andamento, deita em andamento e ficar, só vir à ordem do dono.
Depois tem uma segunda parte que é feita por exemplo num parque de estacionamento, onde passa ums pessoas a pé, de bicicleta, portas a bater... este é feito sempre de trela.
É dificil este, mas vai ser o meu desafio :wink:

No TS só não passam os malandros para pessoas e acho muito bem :wink:
O nosso King passava com toda a certeza, o problema era mesmo a Tucha. A minha menina antes de vir para aqui teve como dono um "sr. de raça negra" o que é certo é que temos de ter muito cuidado quando os funcionários que temos nas obras andam por perto. Como a grande maioria é negra, ela só não os poem a correr se não puder. Esse é o unico "defeito" da Tucha, mas é um "defeito" provocado pelo antigo dono.
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

segunda mai 12, 2008 10:26 pm

Balitas Escreveu:O Teste Sociabilidade é um "prova" para mostrar o nivel de sociabilidade para com pessoas, não cães.

Todos os Cães de Utilidade tem que efectuar este teste obrigatoriamente.
Mas não é um Teste feito para exclusividade destes mesmos.

Tal como o BH é uma prova de iniciação ao RCI, não significa que apenas quem vai praticar RCI o faça.

O BH é para cães com LOP, logo a titulo oficial um APBT, não o puderá fazer, o que não signifique que não treine para esse objectivo e não o faça, obviamente que não será titulado oficialmente.

Neste caso o que realmente é mais importante é o COB, certificado de obediencia basica, que é realizado por cães de todas as raças e é oficial do CPC.

Se pensarmos que é dinheiro a entrar em caixa pro CPC, nada faremos!

A motivação deverá sempre ser a sociabilidade e obediencia de todas as raças e srd. Independentemente dos titulos ou não do CPC.
Somos nós donos que temos que provar isso a nos proprios e á sociedade em que vivemos.
ah !!obrigada já agora em que consiste esse teste ao que são submetidos os nossos bébés??
Responder

Voltar para “Cães”