criaçãoes conscientes ou negligentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Stuaventura
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 2:05 pm

sexta mai 30, 2008 9:34 am

obrigada pela resposta...e concordo com tudo o que disse.
Martokax
Membro Júnior
Registado: segunda out 15, 2007 8:52 pm

sexta mai 30, 2008 12:14 pm

Uma vez disseram - me: Faz o que eu digo e não faças o que eu faço...

Assim estão voces...Voces deveriam de estar mais preocupados é com as pessoas que abandonam os animais e não com os que estão a tentar dar um lar a outros.
APOIO SIM QUE OS CÂES QUE NÃO SÂO DE RAÇA TENHAM FILHOTES até porque existem caes sem serem de raça muito mais bonitos que os de raça.
Fico apenas em cuidado por a vossa integridade não os permitir ajudar as pessoas. não é por darem a VOSSA OPINIÂO que todo o mundo o vai fazer.

Onde eu quero chegar é que voces não tem o poder de mudar a opinião de todo o mundo e sim, mesmo com as cadelas a ficarem prenhas haveria dono para todos os animais que estão no canil. E obvio que agora toda a gente vai dizer que o seu cao foi dado, afinal quem é a pessoa certa que vai adoptar um cao sem ser de raça não e???
Já agora...Quantos de voces são sócios de canis????????????
Xyko
Membro
Registado: quinta jun 28, 2007 11:45 pm

sexta mai 30, 2008 12:17 pm

Tenho 8 cães e todos eles filhos da mesma cadela e nunca foi preciso cesarianas e panelerices.......
Quando fazemos bem ninguem se lembra, quando fazemos mal ninguem se esquece...
stonehedge
Membro Júnior
Registado: quarta mai 28, 2008 8:34 pm

sexta mai 30, 2008 12:38 pm

Martokax Escreveu:Uma vez disseram - me: Faz o que eu digo e não faças o que eu faço...

Assim estão voces...Voces deveriam de estar mais preocupados é com as pessoas que abandonam os animais e não com os que estão a tentar dar um lar a outros.
APOIO SIM QUE OS CÂES QUE NÃO SÂO DE RAÇA TENHAM FILHOTES até porque existem caes sem serem de raça muito mais bonitos que os de raça.
Fico apenas em cuidado por a vossa integridade não os permitir ajudar as pessoas. não é por darem a VOSSA OPINIÂO que todo o mundo o vai fazer.

Onde eu quero chegar é que voces não tem o poder de mudar a opinião de todo o mundo e sim, mesmo com as cadelas a ficarem prenhas haveria dono para todos os animais que estão no canil. E obvio que agora toda a gente vai dizer que o seu cao foi dado, afinal quem é a pessoa certa que vai adoptar um cao sem ser de raça não e???
Já agora...Quantos de voces são sócios de canis????????????
Você vive em que mundo afinal???? :roll:

Aconselho a ler isto:

"Em Portugal e no resto do mundo, a população de animais de companhia, nomeadamente de cães e de gatos, cresce dia após dia. E o problema não se resume somente aos animais que já estão nas ruas. Este aumento é determinado não só pela reprodução descontrolada dos animais de rua, mas também pelo acasalamento indesejado dos animais ao cuidado de alguém. São muitas as ninhadas que são abandonadas no meio de algures e nenhures, sendo que os filhotes que sobreviverem irão gerar mais e mais animais que terão um destino incerto. Muitas são as pessoas que permitem que os seus animais andem soltos, não tendo nenhum controlo sobre os acasalamentos. E a história repete-se vezes sem conta: gestação indesejada, ninhada abandonada, mais cães e gatos nas ruas...

Infelizmente, nem todos aqueles que nascem conseguem um bom lar. São muitos mais os animais que nascem do que os lares que existem para eles. Por esse motivo, milhares de animais são sacrificados todos os anos em canis e gatis municipais, simplesmente porque ninguém os quer. A grande maioria dos animais que são mortos não são idosos, não estão feridos, não estão doentes nem são anti-sociais. Muito pelo contrário, são jovens, bonitos, sociáveis, amigáveis e brincalhões. Vale frisar que isto não ocorre apenas com animais sem raça definida. Cada vez mais são também abandonados e entregues em abrigos/canis/gatis animais de raça definida, às vezes até com pedigree.

Outro lado desta negra realidade são os animais que morrem todos os anos devido a abandono, negligência, abuso, atropelamento, frio, maus-tratos, fome ou crueldade. Não existem dados sobre o número de animais, mas todos sabemos que é demasiado elevado.

O problema da superpopulação é um problema real e cada vez mais grave. Segundo a WSPA (Sociedade Mundial Para a Protecção dos Animais), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, poderá dar origem a 6.000 descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos poderá deixar 2.000 descendentes. Segundo estudos realizados nos EUA, 30 a 60% dos gatos não esterilizados tornam-se gatos de rua. São números realmente assustadores, desconhecidos da maioria das pessoas. Actualmente, a “solução” para este problema continua a ser o sacrifício sistemático e indiscriminado dos animais de rua. Contudo, não podemos mais continuar a tolerar a redução da população canina e felina com a captura e eutanásia dos animais. Este procedimento é, no mínimo, ineficaz.

Não seria mais humano e racional evitar o nascimento de tantos animais? A solução alternativa é simples: se as pessoas que desejam compartilhar a sua vida com um animal de companhia esterilizassem os seus animais e adoptassem animais dos abrigos/canis/gatis, a superpopulação de animais diminuiria e, um dia, cessaria. A criação e a reprodução de animais com fins lucrativos diminuiriam e cessariam também, à medida que a procura dos consumidores fosse diminuindo.

A esterilização é a solução mais eficiente para diminuir o número de animais abandonados. A esterilização dos animais de companhia ajuda a evitar o nascimento de animais indefesos que não encontrarão um lar ou que acabarão por morrer depois de muita dor e sofrimento. "

Fonte: http://www.esteriliza-me.org/
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta mai 30, 2008 12:49 pm

Porque é que alguem que gosta de cães deve adoptar o que quem não gosta de cães abandonou?? Eu tenho rafeiros adoptados de canis e tenho cães arraçados, mas se eu gostar de uma determinada raça quero escolher um bom exemplar e isso so se encontra num bom criador que se3lecionou os progenitores com a intenção de dar boas crias e melhorar a raça e não é adoptando os restos dos irresponsaveis que abandonam e que crusam sem conhecimentos que consigo esse bom exemplar. Nem todos os cachorros vindos de um bom criador serão cães que devem ser selecionados para reprodutores...e criar tipo anokas só por capricho e oferecer aos amigos, é de uma tremenda irresponsabilidade....isso aplica-se a cobras e a outros animais...ok anokas???
Última edição por Native em sexta mai 30, 2008 2:41 pm, editado 1 vez no total.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta mai 30, 2008 1:34 pm

Martokax. Existem muitos cães e gatos para adopção precisamente por existirem donos que os abandonam. Sabe porquê? Porque existem ninhadas a torto e direito, muitas delas de pessoas que acham que os canitos devem ser "pais" e vendem ou dão as ninhadas a pessoas que depois não têm capacidade para tratar deles. Neste assunto pouco interessa que sejam de raça ou não, e claro que toda a gente sabe que não se pode mudar a mentalidade das pessoas, mas uma coisa podemos fazer: manifestar a nossa opinião, alertar consciências, mesmo que sejam palavras levadas pelo vento. Questiona quem daqui é sócio de um canil. Eu sou associada da União Zoofila, porquê? Isso é motivo para ser levada mais a sério?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta mai 30, 2008 1:57 pm

Martokax Escreveu:mesmo com as cadelas a ficarem prenhas haveria dono para todos os animais que estão no canil.
vive em que planeta????
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta mai 30, 2008 2:08 pm

Suspeito que além de não ser deste planeta, não frequenta o forum das adopções e também não é associada de nenhum canil, porque de certeza que as pessoas que aí trabalham já lhe teriam explicado porque esterilizam os animais e os entregam já chipados.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

sexta mai 30, 2008 2:26 pm

Para quem não tenha tempo de visitar um canil, deixo aqui esta mensagem.
http://br.youtube.com/watch?v=Gig_JyMAPmc

É apenas uma pequena amostra, pois vê-la ao vivo custa muito mais.
Vejam o vídeo e leiam novamente os comentários.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sexta mai 30, 2008 3:00 pm

Xyko Escreveu:Tenho 8 cães e todos eles filhos da mesma cadela e nunca foi preciso cesarianas e panelerices.......
:roll: :roll: :o :o

E se alguma coisa correr mal? Vai ser paneleirice ter um vet para actuar no momento? É mais á Homem deixar a cadela morrer!

Com este comentário mostras-te o homem que deves ser.. Se bem que nem pêlo par a mostra pareces ter!

Mas que m*rda de mundo este..

O resto dos comentários que apoiam a criação de vão de escada já desisti de combater.. Não adianta, acham-se sabedores do mundo canino e acham que por ter um cão de raça com LOP xpto dão-lhes o direito de cruzar..

Amigos, voçes não percebem NADA sobre criação e como agir se alguma coisa correr mal!! Não percebem NADA até em termos de genotipo e fenotipo para continuar o melhoramento da raça!! NADA

E essa história dos Criadores ganharem dinheiro ainda hoje me dá riso... Tanta ignorância junta....Meu deus...

Continuem no vosso mundo cor-de rosa...

Pedro
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 30, 2008 4:44 pm

Bem...

Pouco se pode fazer para tentar mudar estas maneiras de estar na vida, essa é que é a verdade!

A Martokax escreveu que devemos andar aqui para ajudar os outros, nada de mais errado, pelo menos no que a mim me diz respeito, eu registei-me aqui e venho cá pelos animais e não pelos seus donos. Ao ajudar um dono a tratar melhor o seu animal e ao dar-lhe conselhos ou informações estamos a ajudar o animal, não esqueça.

Eu acho que quem defende este tipo de criação à pedrada ou é ingénuo ou é como aquelas pessoas que dizem gostar muito dos bichos mas à primeira contrariedade desfazem-se deles sem remorsos.

Aqui toda a gente tem direito à sua opinião mas há opiniões que não estão enquadradas na realidade, e a da Martokas é uma dela. Infelizmente 99% dos animais que povoam as ruas, canis e associações deste país vêm das ninhadas de criação caseira, da venda no jornal por tuta e meia, das "ofertas bem intencionadas" de familiares ou amigos cuja cadelita ou gata teve filhos. A Martokas ao perguntar aos outros se são membros de associações deve ela própria o ser (ou seria um pouco hipócrita da sua parte), logo saberá que raras são as vezes que um animal comprado a um bom criador bate com os costados no canil. Pois é, são uma minoria muito pequena.
Porquê? Porque quem cria uma ninhada planeada e estruturada gastou uma pipa de massa a seleccionar os progenitores, a testá-los a uma série de doenças genéticas e não vai vender os cachorros a lojas ou no jornal por meia dúzia de trocos. E quem os compra comprou-os para realizar o sonho de ter um cão de raça pura às vezes com sacríficio, logo não os abandonará de qualquer maneira...
Agora quem adopta um cãozinho dado, por impulso, por piada, no Natal, a pedido dos mais novos?? é vê-los começar a crescer e aparecem alergias, muda-se de casa e até de país, fica-se desempregado, engravida-se, deixa-se de "ter condições", etc, etc e lá vai o cãozinho com a mesma rapidez com que entrou... E depois, claro, existem as pessoas das pessoas das associações, as taradas das adopções e dos resgates e se tudo isso falhar, ainda existem os canis municipais onde uma injecção letal mais ou menos rápida resolve tudo e mais alguma coisa! :wink:

Portanto, pôr as cadelas a parir sem noção do que se está a fazer está errado. Não se pode pensar "ah, é só a minha, não contribui em nada para a desgraça que por aí vai", é uma falácia, porque toda a gente que cruza os seus animais de estimação pensa assim e o que sucede é que raramente quem põe os cães no mundo depois se preocupa em saber se estão bem entregues e felizes, tá quieto, a partir de certa altura o que importa é desamparar os cães que já comem muito e ainda sujam mais e lá vão eles para as mãos dos primeiros que se interessarem.

Isto ainda mais verdade é no que diz respeito aos pitbull, desde que saiu o despacho que é um vê se te avias de abandonos, ninguém quer cães obrigados a seguro e tudo e mais alguma coisa...E ainda por cima é ilegal criar cães desta raça, por muito que a gente concorde com isso ou não, é a lei.

Pronto, isto é o meu desabafo. Generalizei, sabendo que há poucas excepções, quem quiser entender pense nisso quem não quiser faça o favor de não responder. :|

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta mai 30, 2008 6:32 pm

Eu até nem me costumo meter nestas discussões... que jà desisti vai para muitas luas.

Deixar os cães procriarem porque "é o milagre da vida", "precisa ter uma ninhada no minimo.. por questões de saude", "quero um descendente do meu bebe".... são tudo APENAS E SOMENTE projecções do dono no animal!!! Tomem de uma vez por todas consciência que os animais NÂO PRECISAM de ser reproduzidos. É um mecanismo meramente instintivo: a cadela entra em cio e os machos proximos procuram cruzar. Eles não passam a noite acordados a pensar "aquela cadela é mesmo boa, comia-a toda, umas 3 vezes seguidas!!". Se não existir cio nem sequer existe essa vontade de procriar!

E tal como nós humanos controlamos a nossa capacidade reprodutora para não termos filhos uns atras dos outros, compete-nos a nós humanos controlar a capacidade reprodutora dos animais à nossa guarda.

Numa gravidez muita, mas mesmo MUITA, coisa pode correr mal. E no pior dos casos perde-se a ninhada e a cadela. E não pensem que são tão poucas vezes assim, ou que acontece apenas a quem não tem experiência. A incapacidade da cadela em expulsar uma placenta, e a incapacidade do dono de ver que tal aconteceu leva à morte da cadela. Isto para dar apenas um exemplo. Os cachorros podem ser grandes demais e não nascer. Ou tudo parece correr bem mas durante a noite a cadela come os filhotes (e não, não é assim tão raro).

Ninguem aqui diz que os animais de raça é que merecem a vida e um dono e que os rafeiros não. Agora, e como alguem disse, se eu quero um animal com determinadas caracteristicas vou buscar um animal puro. Se quero apenas uma companhia independentemente do resto vou a um canil e espero apaixonar-me por um dos que la estão. Mas quer uma situação quer outra não me confere automaticamente o direito de reproduzir os meus animais (embora seja um direito que me confere... até ver!). E para mim, as ideias de reprodução de cães de raça e de rafeiros são as mesmas.

E não se preocupem que enquanto existirem 2 cães de raça diferente vão sempre existir rafeiros.

Os Criadores a serio, não aqueles que juntam os bobis porque é giro, passam ANOS a estudar a raça escolhida, compram os melhores exemplares e esperam que estes venham a ser uma boa escolha, testam os seus animais a nivel morfologico e genetico e idealmente a nivel comortamental e de trabalho, passam meses e anos a seleccionar o cão certo para aquela cadela. Os testes vão desde despistes à displasia da anca e do cotovelo e de herpes canino, a cardiopatias e problemas respiratorios e oculares, tudo para que os filhotes sejam o mais isentos de doenças possivel. Não despacham os cachorros mal começam a comer sozinhos mas sim com um minimo de 2 meses e alguns só entregam com 3 ou 4 meses de vida, mantêm-se em contacto com os novos donos e estão sempre disponiveis para responder a duvidas e medos e a apoioar no que for possivel. Percebem as diversas vertentes de ter um cão: doenças (de forma geral.. não são vets!!), desparasitações, treino, comportamento, alimentaçao e legislação. Não cruzam as cadelas todos os cios, geralmente so mesmo de 2 em 2 anos (às vezes mais), e não deixam que as cadelas tenham mais de (em média) 3 ninhadas, PELA SAUDE DELAS! E desenganem-se se pensam que ganham dinheiro com os cães, estão com dividas devido aos cães, ou a viver de ordenado em ordenado. Basta parar para pensar e fazer umas continhas.

Não é de um dia para o outro, "porque tenho uma cadela de raça e tenho tantos direitos como os outros". É por amor ÁQUELA raça e porque querem melhorá-la com o cruzamento, sempre na esperança que tenha sido uma boa escolha.

Existem poucos CRIADORES?? Pois existem.

E para acabar com o testamento que jà vai longo, deixo aqui o meu testemunho:
desde que me conheço que quero criar cães. Fui buscar o primeiro exemplar da minha raça à 8 anos, e à 8 anos que estudo a raça, doenças varias, genetica (incluindo transmissão de doenças e de fenotipos), alimentação, treino e comportamento, e que decido que ética quero seguir. Se tudo correr bem, repito se tudo correr bem, talvez dentro de 2 anos faça uma primeira ninhada. Tudo correr bem significa a cadela escolhida ficar efectivamente um excelente exemplar da raça com provas dadas a nivel morfologico, ter testes praticos feitos (COB, BH, Agility, TAN de pastoreio? Ainda não sei mas quantos mais melhor), estar apta fisicamente e geneticamente, encontrar um macho à altura que complemente as falhas e devidamente testado e... eu ter dinheiro e tempo para uma aventura destas.

Edit: editei so para dizer mais o seguinte... aprendi muito aqui na arca com utilizadores que infelizmente ja pouco e nada aparecem, e que são tidos por arrogantes, bem como com os contactos pessoais com bons criadores das mais variadas raças, seja nacionais seja estrangeiros.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta mai 30, 2008 9:18 pm

Xyko Escreveu:Tenho 8 cães e todos eles filhos da mesma cadela e nunca foi preciso cesarianas e panelerices.......
Esta foi tão triste...

Espero que mantenha esse pensamento e quando for adulto seus filhos nasçam em casa, livres de cesarianas e palermices
, já que cerca de 50% dos partos humanos neste pais, não têm complicações.

Francamente.
Vivendo e aprendendo
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta mai 30, 2008 9:25 pm

genótipo e fenótipo? não falem em coisas difíceis.... ah, paneleirices!
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta mai 30, 2008 9:30 pm

YolaeFifi Escreveu:genótipo e fenótipo? não falem em coisas difíceis.... ah, paneleirices!
Essas então nem sabem o que são, para as poderem adjectivar.
Vivendo e aprendendo
Responder

Voltar para “Cães”