Dogue Argentino macho ou fêmea?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
windman
Membro
Registado: quarta set 08, 2004 4:14 pm
Pretinho - Filho da Nina

sexta mai 30, 2008 9:33 am

Boas,

Ando arredado dos Foruns há uns tempos, mas preciso agora da vossa opinião.

Apanhei um desgosto daqueles... há pouco tempo. O Simão, o meu Dogue Alemão morreu com Leishmaniose em Setembro. Só com dois anos e uma bela vida pela frente. Pior... tive que tomar a decisão de o mandar abater, dado que os rins pararam de funcionar. Ainda hoje não consigo falar no bicho sem uma lágrima ao canto do olho. :cry: :cry: :cry:

Tenho uma cadela rafeira, maluca de todo e que eu quase juro arraçada de Pointer ou Perdigueiro. Por seu lado esta cadela deu à luz por acidente um cachorrinho que tam agora cerca de 3 anos e que parece um Rott em ponto pequeno, mas o pai era um rafeiro tipo Perdigueiro que saltou o muro...

Estes dois cães estão num canil enorme e não os solto para fazer guarda dado o elevado poder destrutivo da Nina e da dependência da mãe que o Preto tem.

Ora o Simão já fazia guarda... E que guarda...
Após a morte do Simão e em Fevereiro passado, um Drogado, lembrou-se de saltar o muro e assaltar a minha casa. Levou-me "só" um portátil onde eu tinha as primeiras fotos do meu filho na maternidade, fotos essas que eu não tinha em mais lado nenhum, ou seja foram-se para sempre...

Agora, gostaria de não repetir a experiência tão depressa, pelo que ando a matutar arranjar outro cão de guarda. Ora, após valentes "discussões" com a minha esposa, ficámos por duas raças: Dogue Argentino ou Leão da Rodésia. A minha Veterinária optou claramente pelo DA.

Fico com um problema: A cadela é claramente dominante, mas... Tenho receio de arranjar um macho D. Argentino e o Preto começar a "crescer", por outro lado, também há histórias de cadelas incompatíveis.

O D. Argentino, é para ficar solto de guarda, os rafeiros estão no canil.

O que devo fazer para não ter problemas territoriais e domínio?

Rui.
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

sexta mai 30, 2008 10:16 am

Não sei se pode contar na decisão, mas tenha em conta que infelizmente o D. Argentino é PP com tudo o que isso implica em termos de dificuldades impostas.

Mas tb lhe digo que se estivesse indeciso escolhia o DA nem que fosse para contrariar a lei :)

Penso que talvez com uma cadela a territorialidade seja mais fácil de gerir, se bem que cada caso é um caso. As probabilidades de a coisa correr bem são maiores com uma cadela. ( eu que o diga tenho dois cães e aquilo por vezes não é fácil de gerir :))
Cumps.
Nuno Coelho
windman
Membro
Pretinho - Filho da Nina

sexta mai 30, 2008 11:19 am

Eh...

Os ladrões podem ter armas, porque estão-se a marimbar para as leis, os delinquentes e gente menos recomendável podem ter cães para "brincar" às lutas porque não querem saber da lei... E por aí fora...

Um pai de família não pode ter uma arma de defesa porque é ilegal, não pode ter um cão de guarda que quer, porque é ilegal...

Pois o cão que vou ter... Vou ter um grande lapso de memória e ninguém vai saber a raça, até porque vai ser registado como encontrado na rua e SRD.

A minha responsabilidade não vai mudar por isso, o cão vai estar fechado numa Quinta, vai ter seguro e só vai sair com açaimo e trela, aliás como faço com os outros 2 cães.

(Desculpem a revolta, mas depois de ouvir a GNR a sussurrar-me baixinho ao ouvido: "compre uma arma na candonga, as coisas estão assim e nós não podemos fazer quase nada!" Fico com algum desconforto em seguir tudo o que me pedem cegamente e até nem me apetece registar um cão como raça perigosa, ainda por cima quando nem concordo com essa lei, nem os acho mais perigosos que um pastor alemão p. ex. - procurem as estatísticas dos ataques por cães de raça ou arraçados nos EUA e vão ver que raças lá estão. Infelizmente essas estatísticas não estão actualizadas, mas por curiosidade, se alguém as arranjar e de preferencia europeias, eu tenho muita curiosidade nas mesmas).
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

sexta mai 30, 2008 11:39 am

Por incrível que pareça aconteceu-me o mesmo a mim.

Tb vivo numa casa isolada e entraram-me em casa levando um portátil com docs irrecuperáveis, um GPS e uma placa 3G.

Por azar (ou talvez não) nesse dia os meus cães estavam presos...posso dizer-lhe que o processo já foi arquivado.

A GNR quando lá foi tb me disse que era melhor ter sempre os cães soltos visto que embora com suspeitas de quem foi nada podiam fazer.
Cumps.
Nuno Coelho
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

sexta mai 30, 2008 12:33 pm

Windman, me perdoe a pergunta, mas por que deixa preso no canil os seu cães?
windman
Membro
Pretinho - Filho da Nina

sexta mai 30, 2008 12:53 pm

Nuno,

Parece que o nosso caso é muito parecido.
Sei quem me furtou o PC, mas a GNR não pode fazer nada. E apesar de terem tirado as impressões digitais, arquivaram o processo (isso foi rápido). Sorte do ladrão eu ter filhos para criar, senão dava-me ao luxo de perder a calma e abandonar-me aos impulsos de defesa.

Os meus cães estão presos, porque são altamente destrutivos. A minha cadela consegue puxar ferros que eu quase não posso com eles, puxa tijolos, e faz crateras no chão. Além disso tenho um pequeno jardim para cuidar.
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

sexta mai 30, 2008 1:36 pm

Tentando responder a sua pergunta, eu optaria por um macho, o Dogo Argentino já foi usado como cão de rinha, quando briga ele não solta mesmo, os macho brigam para disputar hierarquia, mas geralmente suas brigas não são tão intensas, quando duas fêmeas brigam ou uma fêmea briga com um macho o resultado tende a ser muito negativo.
manuela10347
Membro Veterano
Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com

sexta mai 30, 2008 4:19 pm

se tem cães para estar no canil? mais vale da-los.entao numa associaçao tambem estavam bem.nao lhe parece mais logico?.eu sou contra as pesoas que têm cvães para estar dentro dum cvanil, qualidacde de vida?onde está?TENHO DUAS RAFEIRAS NUM T3, ELas conchecem as pessoas do predio. se ENTRAR algum familiar dos condóminos, elas sabem cheiram e ladram,sao desconhecidos. pois eu nao imagino ter caes num caniL,tem espaÇO, NÃO ANDAM Á SOLTA PORQUÊ? DE NOITE META-AS NUM SITIO SEGURO, COZINHA, GARAGEM.ETC, ELES DAO SINAL, POIS PODEM DAR DROGA LES ADORMECEM E NÃO PODEM AJUDAR OS SEUS DONOS, HÁ UNS TEMPOS ATRAS UMA PESSOA CONHECIDA TEM PASTOR ALEMAO, (TRES) E OS DROGADOS OU GATUNOS COMO QUEIRAM CHAMAR, LANÇARAM UM LIQUIDO ELES ENGOLIRAM ADORMECERAM, DE MANHA OS DONOS FORAM AO CANIL OS CAES, QUE UMA MARAVI9LHA DE DOÇURA PARA QUEM CONHECEM, ESTAVAM A DORMIR, ALGO DE ANORMAL SE PSSOU, O DONO CHAMOU O VETERI NARIO LA A CASA, E DIAGNOSTICOU DROGA, NOS BICHOS, FORAM TRATADOS, A TEMPO E ACONSELHOU OS DONOS A NAO TER ALI OS ANIAMAIS, POIS SERIA PERIGOSO, ELES ROUBARAM O QUE QUISERAM, SE ESTIVESSEM DENTRO DE CASA, ISSO NAO ACONTECIA, AGORA O DONO Á NOITE METE OS BICHOS NA COZINHA, (ELES FORAM TREINADOS PELA GNR,/E RESOLVE-SE ESTAO OS DONOS MAIS SEGUROS, DESTRUIRAM O CANIL DELES ANDAM Á SOLTA O DIA INTEIRO, PELO QUINTAL, PUSERAM UM MURO MUITO ALTO, INACESSIVEL, EM PRINCIPIO P, PARA ROUBOS.
MadPinkSu
Membro
Registado: terça mar 20, 2007 9:45 am

sexta mai 30, 2008 5:50 pm

nem toda a gente opta por ter os caes soltos em sua propriedade.
quando se fala em canil pensa-se numa pequena box. pode nao ser o caso.
o meu tio tive que prender definitivamente a sua Koda no canil porque ela trepava gradeamentos até romper as patas e fugia para a estrada para ir ter com outros cães. ele tem mais 2 q nao estao em canil mas que também só circulam numa pequena parte do terreno, ficando o restante resguardado para a jardinagem da familia :D
quanto ao poder destrutivo dos nossos amigos eheheh acho que todos nós q temos canitos podemos imaginar.
o truque que aprendi foi a cansa-los demasiado para nao terem energia para asneiras. no inicio eu é que ficava de rastos com tanta caminhada de manha á tarde e á noite. agora damos logo de manha a nossa caminhada e dormem até eu voltar. mesmo que nao o faça já sabem esperar e sabem que nao lhes falto com o momento de loucura e energia. nao há quem nao fique espantado com a serenidade e obediencia dos meus caes. mal sabem que estão é moídinhos eheheh
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 30, 2008 6:14 pm

Lamento a perda do seu Dogue Alemão, sinceramente. E deixe-me dizer-lhe que é a primeira pessoa que conheço que perdeu um dogue e que opta por outra raça para "colmatar" ou compensar a sua falta. Eu escolheria obviamente outro Dogue Alemão, macho. Hoje em dia é complicado ter um D Argentino, mesmo dentro de uma propriedade e como "cão de guarda"... :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Alexmiranda
Registado: sábado out 06, 2007 8:26 am

sexta mai 30, 2008 8:42 pm

Olha meu amigo, é melhor pensar bem antes de decidir comprar um animal que tem os dias contados não é boa escolha, é pena mas não vale a pena lutar contra o sistema o meu sonho era ter um staff mas ver o animal mais tarde a ser castrado, nem pensar em tal sofrimento.
Por outro lado á animais lindissimos e bons cães de guarda que não estão na lista negra não desfazendo é claro do Dogue Argentino que é um cão por exelência.
Talvez vá comprar um bulddog americano é girissimo e com um porte de fazer inveja a qualquer um e pelo menos não está na mira do nosso desgoverno. Por enquanto.
Um abraço e felicidades.
weiwei
Membro Júnior
Registado: segunda dez 17, 2007 12:50 pm

sexta mai 30, 2008 8:57 pm

Os cães potencialmente perigosos só têm de ser castrados caso não tenham registro no cpc!
vakeiro
Membro
Registado: sexta nov 23, 2007 1:54 am

sábado mai 31, 2008 8:26 am

Bom dia.

A minha opinião sobre cães de "guarda" vejo outras raças melhores que o dogo argentino para fazer o papel de "guarda"... :D
" Não existem cães potencialmente perigosos, existe sim cães com muito potencial e donos perigosos!  "
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
sábado mai 31, 2008 4:04 pm

se quer mesmo um dogue argentino, penso que faz bem em te-lo, apesar da lei... mas se quer o cao apenas porque é um cao conhecido por ser agressivo e por isso é bom guarda... enfim.

peço desculpa se estou enganada, mas da maneira que fala, parece que tem caes pelos motivos errados... uns para estarem trancados no canil, outros apenas para assustar ladroes... acima de tudo, caes sao animais de companhia, e merecem o respeito devido como membros da familia, mesmo que tenham outras funçoes, como guarda.

alias, a noçao de caes de guarda parece-me um pouco obsoleta. Caes podem afugentar os ladroes mais preguiçosos, mas sei de imensos casos de caes envenenados para roubar casas. O melhor mesmo é comprar um alarme :wink:

Achei curioso dizer que antes tinha o Dogue Alemao como guarda... os meus so fazem guarda porque assustam pelo tamanho, e porque tem outro cao mais agressivo como lider (no meu caso, um pastor australiano). De resto, sao uns pacholas :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mai 31, 2008 5:06 pm

Pachola ou não, um Dogue Alemão dissuade sempre os assaltantes, quanto mais não seja pelo tamanho! :D

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”