criaçãoes conscientes ou negligentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta mai 30, 2008 9:56 pm

Sendo muito sincero e frontal... acho que muita gente nem devia ter cão, quanto mais pensar em fazer criação... :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
ManuGo
Membro
Mensagens: 182
Registado: quarta abr 23, 2008 9:29 pm
Localização: 2 yorkshires, 3 pastores alemães e imensos peixes (de toda a família)

sexta mai 30, 2008 10:04 pm

É verdade...
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta mai 30, 2008 10:45 pm

fang Escreveu:Sendo muito sincero e frontal... acho que muita gente nem devia ter cão, quanto mais pensar em fazer criação... :?
Apesar de estarem aqui alguns posts muito bem escritos e fundamentados este foi o mais curto e mais certo
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta mai 30, 2008 11:07 pm

Xyko Escreveu:Tenho 8 cães e todos eles filhos da mesma cadela e nunca foi preciso cesarianas e panelerices.......
Diga uma coisa, se uma pessoa chega aos 92 anos a fumar 3 maços de tabaco por dia, isso significa que esses 3 maços fazem bem à saúde ?
Sinira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo jun 01, 2008 12:55 am

domingo jun 01, 2008 2:01 am

sinceramente....paneleirisses?????sabe conheço uma senhora que teve 4 filhos e nunca teve uma gravides vigiada de nenhum deles sabe porque?porque nao sao precisas paneleirisses..o certo foi que ao ter o 4 filho morreu!ela e o filho....secalhar foi pela falta das ditas paneleirisses
Sinira
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo jun 01, 2008 12:55 am

domingo jun 01, 2008 2:04 am

stonehedge Escreveu:
Martokax Escreveu:Uma vez disseram - me: Faz o que eu digo e não faças o que eu faço...

Assim estão voces...Voces deveriam de estar mais preocupados é com as pessoas que abandonam os animais e não com os que estão a tentar dar um lar a outros.
APOIO SIM QUE OS CÂES QUE NÃO SÂO DE RAÇA TENHAM FILHOTES até porque existem caes sem serem de raça muito mais bonitos que os de raça.
Fico apenas em cuidado por a vossa integridade não os permitir ajudar as pessoas. não é por darem a VOSSA OPINIÂO que todo o mundo o vai fazer.

Onde eu quero chegar é que voces não tem o poder de mudar a opinião de todo o mundo e sim, mesmo com as cadelas a ficarem prenhas haveria dono para todos os animais que estão no canil. E obvio que agora toda a gente vai dizer que o seu cao foi dado, afinal quem é a pessoa certa que vai adoptar um cao sem ser de raça não e???
Já agora...Quantos de voces são sócios de canis????????????
Você vive em que mundo afinal???? :roll:

Aconselho a ler isto:

"Em Portugal e no resto do mundo, a população de animais de companhia, nomeadamente de cães e de gatos, cresce dia após dia. E o problema não se resume somente aos animais que já estão nas ruas. Este aumento é determinado não só pela reprodução descontrolada dos animais de rua, mas também pelo acasalamento indesejado dos animais ao cuidado de alguém. São muitas as ninhadas que são abandonadas no meio de algures e nenhures, sendo que os filhotes que sobreviverem irão gerar mais e mais animais que terão um destino incerto. Muitas são as pessoas que permitem que os seus animais andem soltos, não tendo nenhum controlo sobre os acasalamentos. E a história repete-se vezes sem conta: gestação indesejada, ninhada abandonada, mais cães e gatos nas ruas...

Infelizmente, nem todos aqueles que nascem conseguem um bom lar. São muitos mais os animais que nascem do que os lares que existem para eles. Por esse motivo, milhares de animais são sacrificados todos os anos em canis e gatis municipais, simplesmente porque ninguém os quer. A grande maioria dos animais que são mortos não são idosos, não estão feridos, não estão doentes nem são anti-sociais. Muito pelo contrário, são jovens, bonitos, sociáveis, amigáveis e brincalhões. Vale frisar que isto não ocorre apenas com animais sem raça definida. Cada vez mais são também abandonados e entregues em abrigos/canis/gatis animais de raça definida, às vezes até com pedigree.

Outro lado desta negra realidade são os animais que morrem todos os anos devido a abandono, negligência, abuso, atropelamento, frio, maus-tratos, fome ou crueldade. Não existem dados sobre o número de animais, mas todos sabemos que é demasiado elevado.

O problema da superpopulação é um problema real e cada vez mais grave. Segundo a WSPA (Sociedade Mundial Para a Protecção dos Animais), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, poderá dar origem a 6.000 descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos poderá deixar 2.000 descendentes. Segundo estudos realizados nos EUA, 30 a 60% dos gatos não esterilizados tornam-se gatos de rua. São números realmente assustadores, desconhecidos da maioria das pessoas. Actualmente, a “solução” para este problema continua a ser o sacrifício sistemático e indiscriminado dos animais de rua. Contudo, não podemos mais continuar a tolerar a redução da população canina e felina com a captura e eutanásia dos animais. Este procedimento é, no mínimo, ineficaz.

Não seria mais humano e racional evitar o nascimento de tantos animais? A solução alternativa é simples: se as pessoas que desejam compartilhar a sua vida com um animal de companhia esterilizassem os seus animais e adoptassem animais dos abrigos/canis/gatis, a superpopulação de animais diminuiria e, um dia, cessaria. A criação e a reprodução de animais com fins lucrativos diminuiriam e cessariam também, à medida que a procura dos consumidores fosse diminuindo.

A esterilização é a solução mais eficiente para diminuir o número de animais abandonados. A esterilização dos animais de companhia ajuda a evitar o nascimento de animais indefesos que não encontrarão um lar ou que acabarão por morrer depois de muita dor e sofrimento. "



eu nao poderia estar mais de acordo...tenho de 12 cadelas todas apanhadas na rua e todas esterilizadas:)
Fonte: http://www.esteriliza-me.org/
isatoday
Membro Veterano
Mensagens: 242
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
Localização:

domingo jun 01, 2008 3:35 pm

dinodane Escreveu:Bem...

Pouco se pode fazer para tentar mudar estas maneiras de estar na vida, essa é que é a verdade!

A Martokax escreveu que devemos andar aqui para ajudar os outros, nada de mais errado, pelo menos no que a mim me diz respeito, eu registei-me aqui e venho cá pelos animais e não pelos seus donos. Ao ajudar um dono a tratar melhor o seu animal e ao dar-lhe conselhos ou informações estamos a ajudar o animal, não esqueça.

Eu acho que quem defende este tipo de criação à pedrada ou é ingénuo ou é como aquelas pessoas que dizem gostar muito dos bichos mas à primeira contrariedade desfazem-se deles sem remorsos.

Aqui toda a gente tem direito à sua opinião mas há opiniões que não estão enquadradas na realidade, e a da Martokas é uma dela. Infelizmente 99% dos animais que povoam as ruas, canis e associações deste país vêm das ninhadas de criação caseira, da venda no jornal por tuta e meia, das "ofertas bem intencionadas" de familiares ou amigos cuja cadelita ou gata teve filhos. A Martokas ao perguntar aos outros se são membros de associações deve ela própria o ser (ou seria um pouco hipócrita da sua parte), logo saberá que raras são as vezes que um animal comprado a um bom criador bate com os costados no canil. Pois é, são uma minoria muito pequena.
Porquê? Porque quem cria uma ninhada planeada e estruturada gastou uma pipa de massa a seleccionar os progenitores, a testá-los a uma série de doenças genéticas e não vai vender os cachorros a lojas ou no jornal por meia dúzia de trocos. E quem os compra comprou-os para realizar o sonho de ter um cão de raça pura às vezes com sacríficio, logo não os abandonará de qualquer maneira...
Agora quem adopta um cãozinho dado, por impulso, por piada, no Natal, a pedido dos mais novos?? é vê-los começar a crescer e aparecem alergias, muda-se de casa e até de país, fica-se desempregado, engravida-se, deixa-se de "ter condições", etc, etc e lá vai o cãozinho com a mesma rapidez com que entrou... E depois, claro, existem as pessoas das pessoas das associações, as taradas das adopções e dos resgates e se tudo isso falhar, ainda existem os canis municipais onde uma injecção letal mais ou menos rápida resolve tudo e mais alguma coisa! :wink:

Portanto, pôr as cadelas a parir sem noção do que se está a fazer está errado. Não se pode pensar "ah, é só a minha, não contribui em nada para a desgraça que por aí vai", é uma falácia, porque toda a gente que cruza os seus animais de estimação pensa assim e o que sucede é que raramente quem põe os cães no mundo depois se preocupa em saber se estão bem entregues e felizes, tá quieto, a partir de certa altura o que importa é desamparar os cães que já comem muito e ainda sujam mais e lá vão eles para as mãos dos primeiros que se interessarem.

Isto ainda mais verdade é no que diz respeito aos pitbull, desde que saiu o despacho que é um vê se te avias de abandonos, ninguém quer cães obrigados a seguro e tudo e mais alguma coisa...E ainda por cima é ilegal criar cães desta raça, por muito que a gente concorde com isso ou não, é a lei.

Pronto, isto é o meu desabafo. Generalizei, sabendo que há poucas excepções, quem quiser entender pense nisso quem não quiser faça o favor de não responder. :|

Cumprimentos.
concordo em tudo com a Dinodane, e gostei que tivesse apontado o facto de haver exepçoes; eu também "torço o nariz" sempre que ouço alguem que nao um criador a querer ter ninhadas... porque acho que 99% das vezes sao mais caes que poderao acabar em canis. Mas podem haver excepçoes, mesmo que um pouco utopicas. se a pessoa nao cruzar "ao calhas" (sejam rafeiros ou de raça); se ja tiver donos atecipadamente, e donos que nao sejam estranhos, de maneira a poder manter-se em contacto com os cachorros; se a pessoa tiver disponibilidade financeira e de tempo para cuidar dos cachorros; e acima de tudo, se a pessoa nao estiver a tentar ser um verdadeiro criador, porque uma coisa é ter uma ninhada para amigos que queiram um cachorro de pais que conhecem em vez de adoptar num canil... outra muito diferente é substituir o trabalho de selecçao, estudo e apuramento que faz um Criador.
Na maioria dos casos, acho que o melhor que as pessoas fazem é ficar quietas, e gozarem os seus animais de estimaçao pelo que eles sao, e nao como criaturas reprodutoras.
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo jun 01, 2008 3:37 pm

Atenção, existem pessoas que fazem criações sensatas sem terme um afixo. Que conhecem bem a raça, sabem como cruzar, têm todos os cuidados, antes, durante e depois do parto. São poucas mas existem.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

domingo jun 01, 2008 10:35 pm

sobre as cruzas inconscientes já foi tudo dito por aqui, quem as faz merecia levar dois abanoes valentes, passar um dia numa associaçao e ia ver a realidade das adopçoes/animais abandonados.
Saliento que o termo CHEGAR usado pela inconsciente que continua a cruzar pitts é sem duvida de uma mente iluminado.
Quanto ao das paneleirices esse é que deve ser cá um grande pane******
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Responder

Voltar para “Cães”