Uma boa acção infelizmente às vezes sai caro!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça mai 20, 2003 12:46 am

Boas ppl!!

Gostaria de começar por dizer que estou profundamente decepcionado com as instituições deste País.
A minha aventura começou quando ao pé do meu trabalho (alcantara) vi uma gatinha vadia a ser atropelada e.. como é normal ninguem parou, fui busca-la e antes de conseguir agarrala foi atropelada novamente, finalmente cheguei à bichinha... derigi-me ao vet mais proximo Faculdade de Medicina Veterinária no Alto da Ajuda ao chegar lá, ela foi realmente bem tratada (disso não me posso queixar), diseram-me então para no fim da tarde ir lá ver como ela se encontrava, é obvio que disse ao fazer a inscrição e ao próprio médico que se tratava de uma gatinha vádia e que eu não era o dono, apenas um cidadão bem intencionado. No fim da tarde fui vê-la, disseram-me que ela estava bem e que podia leva-la para casa e que a tinha que levar, ao ve-la é obvio que a levei mas no entanto pediram-me a módica quantia de 130 euros, como não sou uma pessoa muito abonada, até me assustei, tratei no entanto de conseguir o dinheiro.
Neste momento a mimi está bem de saúde e grávida (tb não me disseram nada lá na FMV) tenho-a comigo e a gatinha mais meiga que vi até hoje dá-se bem com os meus cães e os meus cães com ela.
Este episódio só deu para confirmar que não se pode fazer uma boa acção e que assim é normal que as pessoas não ajudem os animais que vem na rua, pois já sabem que lhes vai sair caro....
Para mim qualquer animal vale mais que 130 euros mas para uma Faculdade penso que deviam ter um pouco mais de humanidade... pois é isso que deviam de incutir aos futuros Vets que infelizmente assim só irão aprender a cor do dinheiro. (qualquer dia temos viagens para eles oferecidas pelas várias rações do mercado...)
Devo no entanto dizer que sempre que lá fui com os meus cães foram exelentemente bem tratados e isso é o que realmente importa.

arcanjo

A assim vai o estado da Nação
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça mai 20, 2003 7:48 am

Arcanjo,

Um grande bem haja para si ;) :D
São poucas as pessoas que têm a sua atitude ;) :D
Quanto à Mimi, saiu-lhe a sorte grande e ainda bem que recuperou ;) :D
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

terça mai 20, 2003 7:53 am

arcanjo, parabens a si e à Mimi pq os dois tiveram sorte.
Realmente a quantia é um pouco elevada, mas se calhar o tratamento tb era caro.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 20, 2003 8:02 am

Para mim qualquer animal vale mais que 130 euros mas para uma Faculdade penso que deviam ter um pouco mais de humanidade... pois é isso que deviam de incutir aos futuros Vets que infelizmente assim só irão aprender a cor do dinheiro. (qualquer dia temos viagens para eles oferecidas pelas várias rações do mercado...)
Olá Arcanjo,
A sua acção é digna de apreço, mas penso que devemos ser realistas nas nossas apreciações. Para si este foi um caso que lhe passou pela frente e o atingiu directamente, algo que o toca, e por isso tem para si a importância que tem. Mas para a FMV o seu caso é apenas um entre dezenas que lá aparecem diariamente. Em alguns dias estes casos são centenas e ao fim de algum tempo milhares. Não acredito que a FMV esteja dotada fisica e financeiramente, ou que seja sequer a sua vocação, para ajudar os animais vadios desta cidade ( ou deste pais)! Se todos os cidadãos bem intencionados fossem lá levar os cães e gatos com problemas já imaginou o que seria!?
Não se trata de ter "humanidade", trata-se de dinheiro! Aquilo que eles se estão sempre a queixar que faz falta, e que é necesário para comprar as coisas que usaram no tratamento da gata! Se não fosse você a pagar, quem pagava! A Enfermeira de serviço, a empregada da recepção? É como lhe digo...para si foi só um caso...o SEU caso, mas para eles deve ter sido mais um entre dezenas, centenas, milhares, entende? :(
Além disso, permita-me que lhe diga, ajudar os animais é fazer exactamente o que o Arcanjo fez! Porque se se tivesse limitado a apanhar o animal, 'despejá-lo' à porta de uma clinica veterinária e a ficar com a sensação de dever cumprido o seu acto já não seria nada de louvar!

Abraços
Paulo C.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 20, 2003 10:00 am

OLá

Quero antes de mais dizer-lhe muito obrigado em nome de todas as pessoas que adoram animais por ter salvo esse gatinho. Seriam muito poucas as pessoas que procederiam dessa forma. E ainda bem que a sua acção levou ao salvamento da gatinha.
Pedia-lhe por favor que colocasse esta história no forum dos gatos, pode ser que alguém o ajude.
Vai ficar com a gatinha? Depois podemos tentar ajudar a dar os gatinhos que nascerem.

Beijokas
kathleen
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça mai 20, 2003 10:27 am

PauloC Escreveu:Além disso, permita-me que lhe diga, ajudar os animais é fazer exactamente o que o Arcanjo fez! Porque se se tivesse limitado a apanhar o animal, 'despejá-lo' à porta de uma clinica veterinária e a ficar com a sensação de dever cumprido o seu acto já não seria nada de louvar!

Exactamente, Arcanjo, o PauloC tem toda a razão neste ponto.

A medicina paga-se e bem devido à mão de obra especializada, ao valor elevado dos instrumentos e equipamentos, e ao material dispensável usado para tratar e curar. E não há maneira de pôr em causa tais valores, creio eu.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mai 21, 2003 10:38 pm

Arcanjo Escreveu: Este episódio só deu para confirmar que não se pode fazer uma boa acção e que assim é normal que as pessoas não ajudem os animais que vem na rua, pois já sabem que lhes vai sair caro....
Devo no entanto dizer que sempre que lá fui com os meus cães foram exelentemente bem tratados e isso é o que realmente importa.

arcanjo

A assim vai o estado da Nação
Arcanjo, você deve estar a brincar com esta afirmação!
Diga-me lá, o médico trata-o de graça?
No Hospital acredito, mas tem que pagar uma taxa. Mas sabe porquê? Porque todos nós contribuimos com os nossos impostos para isso. Portanto o médico não o trata de graça, pois ele recebe ordenado, tal como você, se trabalha, eu, etc.
Como os impostos que nós pagamos duvido que cheguem á FMV e muito menos as clinicas privadas, é evidente que os serviços terão que ser cobrados!
E depois, há muitas outras coisas pelo meio, sabe. Ou melhor não deve saber. Mas eu já vi muito boa gente dirigir-se a vets com a treta que apanharam o animal na rua só para não pagarem. Alguns até chegam a insultar os veterinários e dizer que eles não tem amor aos animais, se tivessem trabalhavam de graça.
Ninguém é obrigado a apanhar um animal da rua, ninguém é obrigado a apanhar um animal ferido e levá-lo ao vet. Por uma questão de humanidade e quem gosta deles, habitualmente o faz. Mas daí a querer que o tratamento seja de graça!!!! Isso é o que eu chamo fazer caridade á custa do alheio.
Não leve a mal a minha mensagem, apenas porque já vi muita coisa, muito xico esperto que pensa em tudo e mais alguma coisa para não gastar dinheiro. Por certo que os vets e o pessoal da FMV já viu até muito mais.
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 21, 2003 11:25 pm

O pauloc disse tudo de forma magistral, acho que não existe forma de o fazer melhor.

A sua mensagem espelha o dilema de muitos médicos-veterinários...

São chamados no meio da noite ( ex:) para urgências e confrontados com acusações como a que faz de falta de humanidade. Muitos são insultados, ameaçados e por vergonha ou medo de serem difamados não cobram " Olhem, não vão àquele porque ele teve a lata de me cobrar pelo tratamento de um bicho que achei na rua...não gosta de animais..."

Será falta de humanidade a pessoa ser paga pelo seu trabalho ? Os veterinários não têm familias para sustentar ?

Será que uma boa acção para o ser não tem que implicar algum sacrificio por parte de quem a faz ? Porque é sempre o veterinário a levar com o odioso ?

Sabe porque estamos mal, ?
Porque o português pensa:
O veterinário gosta de animais, trata de graça, se não trata de graça não gosta
As associações de animais gostam de animais...cabe sempre mais um, abram o portão.

Realmente... assim vai a nação...

Vá lá, você responsabilizou-se, parabéns por isso...mas sabe, existem milhares que o não fazem. E que pensam erradamente como o Arcanjo que quem não faz de borla ou abaixo de custo não gosta de animais.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta mai 22, 2003 11:32 am

Pedra Escreveu: Não leve a mal a minha mensagem, apenas porque já vi muita coisa, muito xico esperto que pensa em tudo e mais alguma coisa para não gastar dinheiro. Por certo que os vets e o pessoal da FMV já viu até muito mais.
Isabel
Concordo plenamente. Se sempre que alguém aparecesse num vet a dizer que o cão ou gato é vadio o vet o tratasse de graça, rapidamente seria o vet que tinha de ir comer à "sopa dos pobres"... e provavelmente nem dormir o deixavam...

Eu sei que há vets que fazem descontos, ou mesmo tratam de graça, animais vadios. Mas esta situação normalmente acontecesse quando se tratam de clientes habituais, pagantes, e cuja história o vet já conhece muito bem, e então decide ajudar.
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quinta mai 22, 2003 11:47 am

Arcanjo, compreendo que tenha ficado "revoltado" com o facto de ter tido de pagar, pensou que se tratava do mesmo sistema dos hospitais públicos. Mas não é, os orçamentos das faculdades são limitados e têm de rentabilizar os recursos.
Habitualmente as consultas de rotina são gratuitas para professores, alunos e outros funcionários da faculdade em questão, e para mais ninguém.

Não há comparticipação do Estado para nada que seja necessário para os animais... Os reagentes necessários para fazer umas simples análises de rotina (como a maioria do povinho faz duas vezes por ano sem necessidade nenhuma, salvo doentes com diagnóstico) podem chegar a custar até 35 euros, para cada parâmetro!

A medicação não é comparticipada, porquê?
Porque os nossos governantes preferem que os antidepressivos sejam mais receitados às pessoas deprimidas do que incentivarem a procura de animais de companhia. Está já provado que muitas depressões podem ser evitadas se a pessoa não estiver sozinha!

Basta um animal carente e uma pessoa carente para se fazerem mutuamente felizes e serem uma família... :|

Fiquem bem
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mai 22, 2003 11:54 am

teresadonat Escreveu: Está já provado que muitas depressões podem ser evitadas se a pessoa não estiver sozinha!

Basta um animal carente e uma pessoa carente para se fazerem mutuamente felizes e serem uma família... |
Nunca tinha visto as coisas desse prisma, mas era realmente aliar o útil ao agradável... :o mas talvez nem sempre...tenho uma amiga que é um bocado solitária e arranjou um gatinho para não estar sozinha em casa. Pois o pobre do gato era alimentado, mas pouco mais..e ela deu-o passado uns tempos porque era muito trabalho, e nunca estava com ele bla bla bla... :roll:
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quinta mai 22, 2003 12:01 pm

Cada caso é um caso, e depende da disponibilidade da pessoa. ou melhor, de quanto tempo a pessoa é capaz de abdicar para poder passar tempo com o seu bichinho!

No caso de pessoas mais novas com vidas activas é mais difícil pô-los a abdicar de certos e determinados comportamentos. Mas no caso de pessoas reformadas, sozinhas, viúvas, e que possam ter um animal, porque não irem buscar um a um abrigo?

A solidão é a maior causa de depressões no nosso país. E em tantos "lares" há pessoas sós...

Pensem nisto

Fiquem bem
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta mai 22, 2003 12:24 pm

teresadonat Escreveu: Está já provado que muitas depressões podem ser evitadas se a pessoa não estiver sozinha!

Basta um animal carente e uma pessoa carente para se fazerem mutuamente felizes e serem uma família... |
E não só. Já conheço vários casos em que o médico receitou um animal de estimação a pacientes seus.

Mas é mais frequente aconselharam cães, principalmente a pessoas idosas, para os obrigar a largar a televisão, tirar o rabo do sofá, sair de casa e fazerem assim algum exercício físico, tão necessário ao coração.

Mas claro que há pessoas e pessoas... os muito egocentristas nem assim lá vão...
:roll:
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta mai 22, 2003 12:49 pm

monikestarr Escreveu:
PauloC Escreveu:Além disso, permita-me que lhe diga, ajudar os animais é fazer exactamente o que o Arcanjo fez! Porque se se tivesse limitado a apanhar o animal, 'despejá-lo' à porta de uma clinica veterinária e a ficar com a sensação de dever cumprido o seu acto já não seria nada de louvar!

Exactamente, Arcanjo, o PauloC tem toda a razão neste ponto.

A medicina paga-se e bem devido à mão de obra especializada, ao valor elevado dos instrumentos e equipamentos, e ao material dispensável usado para tratar e curar. E não há maneira de pôr em causa tais valores, creio eu.
mais uma vez sou obrigada a concordar contigo e com as pessoas que mencionas-te amiga... é a mais pura das verdades....
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Responder

Voltar para “Cães”