"Chipar" ou não "Chipar" os nossos cães...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

terça mai 20, 2003 3:29 pm

Olá foristas...

Ora bem, chipar os cães JÁ É OBRIGATÓRIO!
Que o sistema funciona bem...acho que ainda não, mas há que ter paciência pois demora um tempo a implementar quaisquer mudanças.

Os Vets têm obrigação de ter leitores, bem como as câmaras municipais e outros organismos competentes que abranjam matéria de saúde pública.

Por fim, as desvantagens de chipar um animal...25€.

As vantagens: mesmo que as regras não funcionem sempre...qdo funcionam já são uma vantagem, não acham?
E qdo estamos aflitos à procura dos nossos amigos, as probabilidades de encontrar/identificar um animal chipado são maiores...todos concordamos com isso!

Qto a essa tal ética dos Vets de lerem um animal sp que entra no consultório...nunca tal tinha ouvido falar!!!
Não se trata de uma questão de ética, mas sim de uma questão de ser ou não praticável!

Além disso, quem disse que era proibido levar o cão do vzinho ao Vet? :roll:

Vá, toca a chipar a bicharada...mesmo que se use outro tipo de identificadores em simultâneo...que é o que faço com a minha malta ;)

Bjs e lambidelas
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça mai 20, 2003 8:56 pm

Essa ideia holandesa é boa.

Não sei é os custos de tal. Implica também colocar as clinicas todas online.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MIM
Registado: quarta abr 24, 2002 4:18 pm

quarta mai 21, 2003 4:19 pm

[quote=SPIDERMAN]
Eu vou chipar o meu. Considero que é importante. Há alguma idade a partir da qual se pode chipar ou em qualquer idade pode der feito? ´´E que o meu cão tem 9 meses e não sei se será novo para fazer isso ou pelo contrário não há problema nenhum?

há algum tipo de efeitos secundários nos cães?
E quais os custos de colocar esse chip?
[/quote]

olá!
parece-me que o chip funcionará mais para responsabilizar os donos por eventuais estragos ou abandono dos animais, do que para recuperar um animal roubado (por tudo o que atrás foi dito).
De qualquer maneira, eu chipei a minha canita, dado que é uma raça muito meiga e poderia eventualmente ir atrás de alguém e perder-se, além de que , quando a quiz acasalar , fui aconselhada a chipá-la, por causa do futuro registo da ninhada no CPC.
"Leigamente" falando não me parece que advenha qualquer perigo do "chipamento", e fica á volta de +/- 8.000$00 (conforme o vet).

beijinhos, e espero ter ajudado....
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mai 21, 2003 9:14 pm

Vou voltar ao mesmo e desta vez é mais dirigido ao Vasco.
O chip não é barato. Já paguei preços muito diferentes desde 25 a 45 euros. Penso que mesmo o vet que me pediu 25, ganhou algum dinheiro com isso.Não sei como se processa a compra ou cedencia do leitor, ou seja, se é comparado, se é oferecido dependendo do numero de microchips que se encomenda, etc., mas também imagino que não seja barato.
De qualquer forma o que a maioria de nós, utentes dos vets ouve em relação ao chip é que é uma forma de identificar o animal, por exemplo em caso de roubo, perdido, etc. Se isso não é verdade, pelo menos não é o que nos fazem crer, incluindo o próprio fabricante.
Se depois as coisas não funcionam porque é tudo feito á unha... bem isso já é outra conversa, e a maioria das pessoas não o sabe, nem sequer lhes passa pela cabeça.
Nao queria dizer disparates nem a falar daquilo que nao sei, mas o que vou dizer a seguir é apenas um sugestão e uma forma de com boa vontade as coisas funcionem.
Criar uma base de dados a nível nacional, centralizada algures, (sede do Sira, por ex.) em que são inseridos os dados constantes da cópia. Um programazito de computador não deve ser assim tão caro! E o que custará mais seria no início, pois se não ha nada feito... imagino o que será.
As pessoas mudam de residencia, de telefone, sim. Mas será que são assim tantas?
Os caes passam de nome, vulgo transferencia de propriedade, mas existe sempre o contacto da pessoa que o mandou chipar, e, essa, não saberá a quem deu ou vendeu o cão?
Consultas no vet, eu e muita gente que conheço tem a etiqueta com o # do chip, no boletim de vacinas. Ora numa consulta de rotina, passa o leitor, confere, óptimo, não confere... ai logo se iria investigar. Penso que na maioria das vezes iria conferir. Ou não????? E depois, também não vejo necessidade de uma clinica ou hospital estar sempre on line, para estes casos, há telefones, há faxes.
Se o preço do chip, que já não é barato, mesmo assim não é o suficiente para que as coisas funcionem, então talvez fosse melhor aumentar. Seria preferivel, as pessoas estão a aderir, mesmo achando caro. Sendo obrigatório, paga-se. Acho preferivel pagar um pouco mais, e ter a certeza que as coisas funcionam, se não... porquê o comum do dono de um cão vai chipar? (porque está convencido que as coisas funcionam)
Não gosto de comparar os cães aos carros, mas existe o Registo automóvel, e qualquer matricula é detectada e sabe-se quem é o dono. Se este dono vendeu o carro a outro e este outro não registou o veículo, á falta de prova da venda, não é o dono que consta do registo que é responsável? Então? E olhem que uma tranferência de propriedade de um carro não é mais barata que um chip, mas é obrigatória e tanto quanto sei as coisas funcionam.
Desculpem o testamento, mas gostaria muito mais de saber que os meus cães estão chipados, não apenas porque para mim é quase obrigatório, por questões de registo do CPC, mas que também se um dia tiver algum azar, poderei contar com o Sira e com a ajuda dos vets, a quem eu paguei para os identificar.
Desculpem o testamento. Estarei apenas a divagar? ;)
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta mai 21, 2003 10:23 pm

Há cerca de 6 anos um leitor de chips custava cerca de 80 contos. De facto não é barato, sem contar que se comprar o chip, tem de se comprar os livrinhos do identificação do SIRA.

Os chips infelizmente são muito caros comprados aos laboratórios, pois os veterinários não têm uma central de compras que permita obter condições vantajosas. A ideia do chip é recente e não se considerava como essencial atá há pouco tempo.

As coisas até funcionam bem. O SIRA tem ajudado a identificar muitos cães roubados e perdidos ao longo do tempo.

As circulares na sua maioria seguem atempadamente e faz-e o rastreio.
A base de dados está em computadores mas o acesso não é fácil. E a verificação de todos os animais que passem nas clinicas todas todos os dias na forma como existe hoje é ...impossivel.
É possivel sim a vistoria dos animais suspeitos das circulares e isso é feito escrupulosamente em todos os veterinários que têm leitor. ( porque não têm leitor todos os veterinários ? Porque há que fazer opções...pouca gente chipa e o dinheiro não estica. )

Com a obrigatoriedade, algo terá de mudar, seja a chipagem a preços baratos nos canis( O Estado pode comprar a preços totalmente diferentes dos veterinários, como sabem), seja a facilitação do acesso aos dados ( sempre respeitando a lei) seja a mentalidade das pessoas face a ID electrónica.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mai 22, 2003 11:01 am

VascoV/ CasadeAnaval: Precisam-se de ideias para pôr o sistema a funcionar para os cães roubados!!!

Para os cães perdidos e encontrados por pessoas de boa fé, que vão com ele ao Vet, e contam a estória, de forma a que se procure se há ou não chip e se houver conferir na lista do Sira, está o problema resolvido.

Agora, para os cães roubados caso ainda me parece bem complicado. :o E, como diz a Isabel (Pedra), é essa a "ideia que nos é vendida", de que o chip serve para esses casos. :? de facto, funcionou para o caso da Riskas (da cgtorres) mas foi porque essa cadela foi vista num "quintal suspeito" e a GNR foi lá recuperála, e só a entregou a quem provou pertencer. E nesse caso, o chip serviu como meio de prova da propriedade, mas não serviu como meio para encontrar um animal roubado.

Devem haver dezenas de casos de cães roubados, que são usados em lutas e depois abandonados (ou não com vista a uma "re-utilização"), que mais tarde ou mais cedo acabam por ir parar a Vets, e que poderiam ser identificados.

E, já agora só mais uma questão. O que faz o Sira aos Euros que recebe dos "livrinhos", e das entidades oficiais? É tudo para pagar às duas funcionárias? :o

Um abraço

Yakov
yakov
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 11:04 am

VascoV/ CasadeAnaval: Precisam-se de ideias para pôr o sistema a funcionar para os cães roubados!!!

Para os cães perdidos e encontrados por pessoas de boa fé, que vão com ele ao Vet, e contam a estória, de forma a que se procure se há ou não chip e se houver conferir na lista do Sira, está o problema resolvido.

Agora, para os cães roubados caso ainda me parece bem complicado. :o E, como diz a Isabel (Pedra), é essa a "ideia que nos é vendida", de que o chip serve para esses casos. :? de facto, funcionou para o caso da Riskas (da cgtorres) mas foi porque essa cadela foi vista num "quintal suspeito" e a GNR foi lá recuperála, e só a entregou a quem provou pertencer. E nesse caso, o chip serviu como meio de prova da propriedade, mas não serviu como meio para encontrar um animal roubado.

Devem haver dezenas de casos de cães roubados, que são usados em lutas e depois abandonados (ou não com vista a uma "re-utilização"), que mais tarde ou mais cedo acabam por ir parar a Vets, e que poderiam ser identificados.

E, já agora só mais uma questão. O que faz o Sira aos Euros que recebe dos "livrinhos", e das entidades oficiais? É tudo para pagar às duas funcionárias? :o

Um abraço

Yakov
yakov
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 11:07 am

Um abraço

Yakov
yakov
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 11:08 am

Um abraço

Yakov
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mai 22, 2003 11:15 am

yakov Escreveu: E nesse caso, o chip serviu como meio de prova da propriedade, mas não serviu como meio para encontrar um animal roubado.
Verdade... :|
yakov Escreveu: E, já agora só mais uma questão. O que faz o Sira aos Euros que recebe dos "livrinhos", e das entidades oficiais? É tudo para pagar às duas funcionárias? o
Uma palavrinha em relação ao Sira...Qdo reportei que a Riskas tinha sido roubada, garantiram-me que iria um oficio para todos os Veterinários...nunca chegou nada ao meu (das cadelas)...Qdo a Riskas foi encontrada, liguei para lá para anular o roubo...passados 3 meses ligaram-me a saber se a cadela já tinha sido encontrada, se tinha falecido ou se ainda estava desaparecida para reportarem o caso aos Vetrinários... :o Além de uma base de dados boa e actualizada, precisa-se de gente competente... :roll:
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 8:01 pm

O que faz o SIRA ao dinheiro ? sei lá ! Porque não lhes pergunta ?:o

Métodos para tornar isto eficaz ?

Sabe, o problema é que envolvem custos....
Pedra
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 9:07 pm

cgtorres Escreveu:
yakov Escreveu: E nesse caso, o chip serviu como meio de prova da propriedade, mas não serviu como meio para encontrar um animal roubado.
Verdade... :|
yakov Escreveu: E, já agora só mais uma questão. O que faz o Sira aos Euros que recebe dos "livrinhos", e das entidades oficiais? É tudo para pagar às duas funcionárias? o
Uma palavrinha em relação ao Sira...Qdo reportei que a Riskas tinha sido roubada, garantiram-me que iria um oficio para todos os Veterinários...nunca chegou nada ao meu (das cadelas)...Qdo a Riskas foi encontrada, liguei para lá para anular o roubo...passados 3 meses ligaram-me a saber se a cadela já tinha sido encontrada, se tinha falecido ou se ainda estava desaparecida para reportarem o caso aos Vetrinários... :o Além de uma base de dados boa e actualizada, precisa-se de gente competente... :roll:
Pois... era o que eu temia, e parece que é isto que o Vasco tenha dizer aqui ás pessoas.
Está mal, se é assim. Mas o certo é que não me parece que seja o Vasco o dono do Sira nem o responsável desta situação. De forma, que espero que não leve as perguntas dos foristas que lhe são dirigidas como ataque pessoal, que não o serão, por certo, apenas o fazem talvez porque foi o autor do Tópico e porque muitas vezes até tem umas ideias boas, sobre a melhor forma de colocar as coisas a funcionar...
Mas... voltando ao inicio... vale ou não vale a pena, há ou não outra solução melhor?
Isabel
Pedra
Membro Veterano

quinta mai 22, 2003 9:18 pm

Correcção: Não, não foi o Vasco o autor deste topico.
:oops: sorry
Isabel
sarna
Registado: sexta dez 20, 2002 9:52 pm

quinta mai 22, 2003 9:24 pm

Eu acho que quem tiver cães e gatos em casa devem ser chipados.O meu cão foi chipado há um mês porque antes da chipagem tentaram roubar-mo, e então recorri á chipagem para jogar pelo seguro! :)

Penso que a chipagem é a melhor forma que a tatuagem.

:) :) :) :) :) :)
sarna
Registado: sexta dez 20, 2002 9:52 pm

quinta mai 22, 2003 9:29 pm

Eu acho que quem tiver cães e gatos em casa devem ser chipados.O meu cão foi chipado há um mês porque antes da chipagem tentaram roubar-mo, e então recorri á chipagem para jogar pelo seguro! :)
A chipagem é uma forma de identificação, caso de houver o abandono ou andarem perdidos; e, para pertencer a uma lista de identificação de desaparecidos ...

Penso que a chipagem é a melhor forma que a tatuagem.

:) :) :) :) :) :)
Responder

Voltar para “Cães”