Bem-vinda ao fórum.
Há aqui uma situação que me faz uma certa confusão. Quando tiver o novo pequerrucho as cadelas vão ficar sós em casa? Não as pode levar para hotéis e restaurantes. Então mas a nova aquisição já a pode levar?
Eu tenho três cães (não são lá muito grandes, mas os três devem ocupar o espaço das duas cadelas) e levo-os para todo o lado onde eles podem entrar. Às vezes não é fácil, mas por eles eu faço tudo. E eles para irem comigo até se encolhem todos para caberem...

Estou com estas reservas, mas não quero ser embirrento, juro que não.
O que me faz confusão (posso estar enganado e eventualmente a ser injusto) é sentir que vai existir uma certa predilecção pelo novo companheiro em detrimento das cadelas.
Desculpe-me a comparação que pode ser irónica mas não ofensiva. Faz-me lembrar quando temos dois carros, um grande para as grandes viagene e outro pequeno, portátil, para andar na cidade.
Bem, esta minha faceta não é habitual. Admitindo que estou a fazer um mau juizo, vamos ao lado prático.
Quer saber a minha opinião como homem para convencer o cônjuge? Pois então aí vai ela: leve o cão/cadela para casa, ponha-lhe um lacinho e com o sorriso mais rasgado diga ao seu marido: "És um amor. Mereces tudo. Ofereço-te esta prenda". Eles caem como patinhos.
Outro lado prático. Cão ou cadela?
Se as cadelas não estão esterilizadas têm cios periodicamente. Como são duas e só por coincidência os cios coincidem, mais ou menos de três ou de quatro em quatro meses há cio lá em casa. Ora coitado do cão. Ou ele é castrado ou então vai ser uma trabalheira e um sacrifício para ele. Sim, porque aqui o porte do cão não tem qualquer influência.
A escolha de uma terceira cadela é a mais acertada.