Coisas toxicas.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ideota
Registado: segunda jun 09, 2008 6:12 pm

segunda jun 16, 2008 12:25 am

Pelo que eu li pode-se dar pao em pequenas quantidades e se for torrado ainda melhor mas apenas em pequenas quantidades.
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

segunda jun 16, 2008 12:37 am

Dou pão desde sempre e tive um cão que viveu 18 anos e nunca tive grandes problemas com eles , acho que começamos a cair no preciosismo.
nadocas
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 10:33 pm
Localização: Maria Chocolate e Sasha (cadelas) e o meu eterno cachorrão Ché

segunda jun 16, 2008 12:54 am

O meu cão tem 7 anos e sempre comeu pão, alias come mais pão que eu num dia, começou como petisco, a troco de obediencia.
Apesar de n ser a favor de dar este tipo de petiscos, desde que saí de casa dos meus pais é-me impossivel controlar esta situação.
O Ché começa as manhãs a comer torradas com a minha avó, é louco por frutas e vegetais. è impossivel fazer sopa perto deste cão, devora cenouras, talos de broculos,couves, melao, banana..... e laranjas. Apesar de ja ter advertido para que n lhe dessem estas últimas, mas para uma senhora de 85 anos nem sempre é fácil recordar este tipo de pormenores!
mrebelo
Membro
Registado: quarta fev 21, 2007 11:30 pm

segunda jun 16, 2008 12:59 am

Cara Ideota, da minha parte não duvido do que disse, somente pedi as fontes se as houver para haver uma pesquisa/leitura dos artigos, onde o mesmo era informado, pois é algo que até agora desconhecia, as unicas coisas que sabia serem toxicas para os animais, era o chocolate, por exemplo o caroço do pêssego sei que também os pode matar, devido a uma toxina no seu interior (nunca confirmei a noticia, mas tenho bastante cuidado, não vã ele ter acesso a um), mas só o caroço não o pêssego em si...

Em relação a Uva mais propriamente, isto porque acho que ninguém vai dar cebola (penso eu de que), achei estranho pois o meu outro cão sempre comeu e durou até aos 15anos, e ao meu actual que vai fazer 1 ano para Agosto também já dei, e a vet não proibiu, como não proibiu nenhuma outra fruta, só para ter atenção a quantidade e como ficam as fezes, pois pode não digerir bem algumas frutas, mas até agora come todas um pouco e sem problema algum...

Em relação a Pão que aqui foi dito, venho confirmar a possibilidade de se poder dar claro que em pequenas quantidades, e sem manteiga etc...Em relação a ser torrado não sei se é melhor ou não, mas se alguém me puder dizer porque é melhor agradeço, pois todos estamos aqui para aprender algo novo todos os dias...
Aquariofilia é uma paixão, um Mundo dentro de 5 vidros....
Ideota
Registado: segunda jun 09, 2008 6:12 pm

segunda jun 16, 2008 5:05 am

As minhas fontes como ja as expliquei numa resposta anterior sao simples: A veterinaria dos meus animais e o Google, este ultimo uma fonte de surpresas e de informacao mas depois e para confirmar e com o vet que eu me aconselho e o que eu recomendo sempre que haja duvidas, eu sigo certas normas que resultam para mim e para os meus animais e sei com toda a certeza que estas coisas sao toxicas, apenas comentei porque li que um yorquie de uma pessoa deste forum gosta de comer chocolate.
E preciso fazer um pouco o trabalho de casa visto que eles ainda nao sabem ler ou escrever (ca para mim para nos nao os pormos num emprego das 9h as 5h).
Ha imensas coisas no mercado que sao supostas ser aceitaveis para caes e que podem ser perigosas como Greenies, varios caes morreram com bloqueios intestinais mas o certo e que ainda nao foram tirados do mercado, porque existem e porque se teve sorte nao quer dizer que nao seja preciso muito cuidado e vigilancia, o Greenies e feito de vegetais e ajuda a limpar os dentes, os caes adoram e pode-se ter a "sorte" de nao acontecer nada mas basta uma vez algo correr mal e...nem vale a pena continuar nao e?
Como recompensa ou snacks uso cenouras, pequenos talos de broculos e um pouco (muito pouco de galinha cozida).
Tento fazer o meu trabalho de casa e depois disso o veterinario da o OK.
Ate a data nao tenho tido problemas.
Lamento nao ter artigos tecnicos sobre o assunto mas suponho que qualquer veterinario sabera o porque das coisas serem toxicas.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jun 16, 2008 11:24 am

Olá

Li este tópico um pouco em diagonal e não vi qualquer referência às plantas tóxicas.
Mas antes, um pequeno reparo sobre as substâncias tóxicas. Pelo facto de serem tóxicas isso não significa que sejam necessariamente letais, mas isto também significa que não devamos evitar que eles as ingiram.

Pela experiência que tenho (a prática resulta exclusivamente dos anos que lidei com os meus cães; a teórica baseia-se na leitura de temas sobre cães e na participação, fundamentalmente, neste fórum) os cuidados a ter com os nossos amigos devem essencialmente incidir quando eles ainda são cachorros, pois têm a tendência de abocanhar tudo o que vêem, quanto mais não seja por brincadeira e também por causa dos dentes.

Quando adultos, determinados alimentos já aqui referidos como por ex. a cebola, citrinos, uvas (?), carôço de pêssego, etc., normalmente os cães não lhes pegam, pelo menos com os meus acontece isso.

Tudo isto vem a propósito das plantas tóxicas. Grande parte das plantas decorativas que usamos em nossas casas são tóxicas e a maior parte das pessoas desconhece esse facto. Presumo que se um cachorro der umas trincadelas numa era ou num filodendro não estica o pernil logo a seguir. No entanto, será bom evitar isso, quanto mais não seja para poupar a planta... :lol:

Se quiser dar uma vista de olhos às plantas tóxicas, pode aceder aqui:
http://whippetp.no.sapo.pt/Plantas%20toxicas.htm

Um abraço
nel
joanitinha
Membro Veterano
Registado: sexta mai 23, 2008 7:36 pm

segunda jun 16, 2008 11:54 am

mas porque carga de água é que os citrinos são tóxicos para os animais??e as amendoas??realmento não percebo porquê?Se não são toxicoa para nós porque é que afecta os cães?
<p><strong>Joana</strong></p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 16, 2008 12:45 pm

joanitinha Escreveu:mas porque carga de água é que os citrinos são tóxicos para os animais??e as amendoas??realmento não percebo porquê?Se não são toxicoa para nós porque é que afecta os cães?
Eu também não percebo porquê, mas de uma coisa estou certo: Os humanos são humanos e os cães são cães...
O organismo do cão é diferente do organismo humano e contra essa evidência acho que não vale a pena discutir. O que vale a pena, isso sim, é tentar compreender o melhor que pudermos o organismo do cão para não cairmos na tentação de o humanizar.

cump
nel
nadocas
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 12:49 pm

joanitinha Escreveu:mas porque carga de água é que os citrinos são tóxicos para os animais??e as amendoas??realmento não percebo porquê?Se não são toxicoa para nós porque é que afecta os cães?
Porque o sistema digestivo deles difere do nosso!

No entanto como ja referi, o Ché sempre comeu fruta variada, pão (torrado, duro ou acabadinho de fazer) e infelizmente ja tivemos um episodio em que roubou 3 tabletes xxl de chocolate e nem migalhas sobraram para contar história.
Em casa dos meus pais, tanto a minha avó como o meu pai acham mta piada em dar-lhe este tipo de mimos, no entanto mesmo quando não lhe é dado é um fartote de tropeçar em peros, mangas, laranjas que ele vai roubando....
No entanto faz sempre ums belos "cocós" durinhos, e tem pêlo brilhante (apesar de ter mta queda, também devido ao facto de ser cruzado de husky com pastor alemão)
nadocas
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 1:34 pm

já agora alguém tem conhecimento se as nesperas, os caroços das mesmas ou folhas de nespereira podem ser de alguma forma toxicas?
O meu vizinho do lado tem uma nespereira, é um a fartote de folhas, e nesta altura, nesperas ja secas a caírem para o meu quintal. A Maria desde que chegou mostrou-se adicta por plantas e tudo o que é de origem vegetal, apesar de ter o meu quintal pavimentado, tive que elevar todos os vazos de forma a que ela não lhe chegue. No entanto acabo sempre por ter folhas, ramos... que vem de quintais vizinhos e ela traz td pa casa e passa a vida a roer caroços de nespera, apesar de todos os dias ter que limpar o quintal todo para que nada fique o alcance desta menina, não consigo estra presente 24h por dia!
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

segunda jun 16, 2008 1:39 pm

O aparelho digestivo dos cães é completamente diferente do nosso e há alimentos que não são convenientemente digeridos. Sempre me disseram que era proibidissimo chocolate e laranja. Às vezes dou ao meu cão mangas e pêssegos coisa que ele adora e não pode ver ninguém comer que é uma choradeira completa, mas claro com muita conta, peso e medida, que tudo o que é excesso faz mal.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 16, 2008 1:50 pm

Olá
Em relação a estas últimas intervenções da nadocas, acho estranha a apetência, direi anormal..., por produtos normalmente pouco do agrado dos cães.
Se os meus cães tivessem esse comportamento, eu desconfiaria da ração que lhes dou, a qual, presumivelmente, é de boa qualidade, equilibrada, e completa, (alegadamente) satisfazendo o animal em termos de nutrição, sem necessidade de se recorrer a outros tipo de alimentos complementares.

Não se entenda esta observação como uma crítica. É uma mera reflexão feita cordialmente :wink:

cump
nel
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda jun 16, 2008 2:04 pm

os meus cães também comem ração, mas por vezes dou-lhe outars cosas como restos de comida , biscoitos para cães é quase todos os dias quando chego a casa.

acha que restos de carne não se devem dar? pelomenos eles adoram.

cumprimentos
nadocas
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 2:18 pm

nel Escreveu:Olá
Em relação a estas últimas intervenções da nadocas, acho estranha a apetência, direi anormal..., por produtos normalmente pouco do agrado dos cães.
Se os meus cães tivessem esse comportamento, eu desconfiaria da ração que lhes dou, a qual, presumivelmente, é de boa qualidade, equilibrada, e completa, (alegadamente) satisfazendo o animal em termos de nutrição, sem necessidade de se recorrer a outros tipo de alimentos complementares.

Não se entenda esta observação como uma crítica. É uma mera reflexão feita cordialmente :wink:

cump
nel
Eu compreendo perfeitamente a observação!

Ele sempre teve este tipo de comportamento (alimentar) desde cachorro, independentemente da ração que comia, ate mesmo enquanto tomava suplementos alimentares. Ração sozinha é que não come mesmo, e a teoria de que quando ele tiver fome acabará por comer sozinho tb não se aplica. Já testamos, estar quase 3 dias sem comer tortura-nos mais a nós que a ele.
A vet não acha preocupante esta apetencia dele por legumes ou frutas desde que claro esta com conta peso e medida, e que não lhe provoque alteração nas fezes, que de facto não lhe provoca.

Não sei se terá alguma influencia, mas o Che passou os primeiros meses demasiado próximo tando de mim como da minha mãe, ficando de certa forma "humanizado", feliz ou infelizmente. Recolhemo-lo da estrada uma noite, atropelado, quando chegamos ao vet a solução que nos apontaram foi decididamente o abate. Decidimos que iriamos tentar salva-lo a todo o custo, ele teve que estar durante meses imobilizado para que recuperasse, viagens dia sim dia nao ao vet... enfim...
E como se imobiliza um cachorro nestas situações? durante semanas e semanas a fio? Não deixa de ser um cachorro que apesar de "estar todo partido" tem vontade de pular, roer... e fazer das dele..
Ele andava sempre connosco para todo o lado, ao colo, quando deixamos de ter forças para ele começou a andar num cinto de transporte para bebé (imaginem a nossa figura!) até arranjamos uma "ama" para tomar conta do "menino" e dar-lhe a medicação, durante o dia enquanto iamos trabalhar.
Por tudo isto, e plo facto de estar sempre proximo de humanos, ele nunca aprendeu decentemente a andar à trela, a ser sociavel com outros cães (a n ser com os lá de casa) e a comer só e apenas ração!
Foram cerca de 6 meses das nossas vidas complicados... mas não nos arrependemos da decisão que tomámos, caso contrário não tinhamos Ché!
Este ano já vai passar para ração sénior, para além de uma cicatrizes mínimas que só nós vemos, é e continua a ser o nosso cachorrão lindo que so faz disparates!

Alias...de certa forma ate ponho em causa se o Ché sabe que é um cão!
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 16, 2008 5:15 pm

nadocas Escreveu: (...) Alias...de certa forma ate ponho em causa se o Ché sabe que é um cão!
:lol: :lol: :lol:
:wink: :wink: :wink:
trustz Escreveu:acha que restos de carne não se devem dar? pelomenos eles adoram.

Eu dou sempre um pouco de carne magra cozida de vaca misturada na ração.
Como é pouca quantidade, isso não torna a refeição demasiado calórica. Aliás, o veterinário que os segue não vê nisso qualquer inconveniente.

cump
nel
Responder

Voltar para “Cães”