Dermatite húmida: já alguém passou por isto?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sábado jun 14, 2008 12:13 pm

Bom dia a todos!

Tenho aqui em casa um macho que me foi cedido para acasalar com a Sabiah e o mesmo contraiu uma dermatite húmida na parte inferior do pescoço, muito provavelmente consequente de uma dermatite por fricção devido ao uso de coleira estranguladora metálica. Foi ao veterinário na passada quinta-feira, onde o pêlo do pescoçço lhe foi todo raspado na área afectada e circundante e indicado tratamento com antibiótico e desinfecção 2-3 vezes ao dia com água oxigenada.

Eu tenho dado religiosamente o antibiótico de 12 em 12 horas e faço um mínimo de 4 desinfecções diárias com água oxigenada mas já cheguei a realizar 7. Só que há duas coisas que me estão a deixar um tanto confusa: em primeiro lugar, apesar da infecção não ter alastrado, cria ainda imenso pus; em segundo, não posso ter o cão dentro de casa um par de horas porque o cheiro que emana do seu pescoço é no mínimo horrível... :?

Gostaria de saber se alguém por aqui já passou por esta maleita e se durou muito tempo, se costumavam utilizar alguma coisa para disfarçar o cheiro, se faziam mais ou menos desinfecções, se utilizavam outros desinfectantes, etc...

Note-se que o cão não tem forma de lamber ou coçar a zona afectada e que retirámos todos os possíveis objectos e o isolámos de locais onde ele pudesse tocar com o pescoço, incluindo comedouros altos.

Muito obrigada,

Ana Vieira
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sábado jun 14, 2008 12:20 pm

Prossiga o antibiótico. Não sabia essa da àgua oxigenada como desinfectante, mas pode ser, só que normalmente a àgua oxigenada cria cheiro em contacto com pele ulcerada.
Vivendo e aprendendo
N0kas
Membro Veterano
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sábado jun 14, 2008 1:51 pm

Consegui finalmente falar há pouco com o veterinário que me deu alguns conselhos, como utilizar em alternativa à água oxigenada clorohexidina diluída que não cheira tão mal. Lá fui eu a correr à farmácia, faltavam 5 minutos para fechar, comprar 2 míseros frasquinhos por um batelão de euros que mal devem chegar pra este fim de semana :? enfim, era o que havia...

Ele, coitado, limita-se a sacudir a cabeça e a lamber-se todo, a comichão deve ser imensa mas graças a Deus ele ainda não descobriu o que é "coçar-com-a-pata" e então lá vai sofrendo como pode...Eu vou monitorizando o rapaz e desinfectando quando começo a ver muito pus, mas pelo que me disse o vet pode ainda levar uns belos dias a reagir... serão 3? 5? uma semana?...

O dono dele lá vai dizendo que não há problema mas uma pessoa fica com um cabeção com estas coisas... tinha de vir praqui para apanhar logo uma coisa esquisita, e ainda por cima conosco a tratá-lo nas palminhas... :? Isto só a mim, realmente...
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sábado jun 14, 2008 1:59 pm

Foi azar, mas se correr bem aí passada uma semana já observa resultados satisfatórios.
Não esqueça nunca é o antibiótico :wink:

Sorte :D
Vivendo e aprendendo
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo jun 15, 2008 10:53 pm

oi nokas, o rapaz tem mesmo uma área amarelada com ocorrência pus?

já tens os resultados da raspagem? vais prosseguir a cruza ou já sabes 100% o que é?

não parece nada de muito grave, mas é melhor informar bem, bem!

boa sorte
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
catlf
Membro Júnior
Registado: terça fev 19, 2008 5:36 pm

segunda jun 16, 2008 11:43 am

Bom dia!

Se é uma dermatite húmida, embora seja desagradável (devido ao mau cheiro, ao animal estar sempre a querer lamber-se e/ou coçar-se e á sujidade toda á volta da zona afectada, enquanto esta está a supurar) o prognóstico é bom. Muitas vezes, o problema é que como o animal está constantemente a tentar lamber/coçar, acaba por demorar muito tempo a cicatrizar.
Para além de continuar o tratamento que o veterinário prescreveu, se acha que em 5-8 dias não há melhoras significativas o melhor é falar novamente com o vet, porque pode ser necessário fazer alterações na medicação.
Quanto ao dono do cão, não se preocupe que ele vai compreender...ás vezes parece que quanto mais cuidado temos com os animais, mais eles nos trocam as voltas e adoecem.
Normalmente isto acontece a muitos cães (basta fazerem uma ferida pequena, que com o calor e o pêlo cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento bacteriano, o que faz com que a ferida alastre muito rapidamente) e não está relacionado com nenhum problema que se possa transmitir à ninhada, mas para ficar mais descansada pergunte ao vet a opinião dele.

catlf
N0kas
Membro Veterano

segunda jun 16, 2008 3:03 pm

O rapaz está óptimo, com o prosseguimento do antibiótico e as desinfecções, aliado a um tempo quente e seco (pelo menos até sábado), a pele dele melhorou imenso, já não tem nada com vermelhidão e parou de supurar.

Quanto à cruza e a outras doenças que pudessem parecer-se com dermatite, nomeadamente doenças contagiosas, foi das primeiras perguntas que exigi serem respondidas pelo veterinário, que me sossegou de imediato...

O dono está, pelo que sei, totalmente relaxado e confiante na minha pessoa, o que me deixou bastante orgulhosa e aliviada :)

De resto está tudo a correr bem, com a excepção que a minha miúda não ata nem desata e já vai fazer 3 semanas em pró-estro (fase anterior à ovulação) logo não há cruzas, nem cachorros... quanto mais análises faço, mais exames, mais idas ao veterinário, mais me convenço que quanto mais empenho colocamos numa boa criação mais os planos nos saem furados... Se fosse uma cadela vadia a estas horas já estava gravida de 10 cães :?
vandoxa
Membro Veterano
Registado: sábado out 30, 2004 8:12 pm

segunda jun 16, 2008 3:07 pm

Esse último comentário era excusado...
nadocas
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 10:33 pm
Localização: Maria Chocolate e Sasha (cadelas) e o meu eterno cachorrão Ché

segunda jun 16, 2008 4:52 pm

:o
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda jun 16, 2008 5:51 pm

vandoxa Escreveu:Esse último comentário era excusado...

:?: :?:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
nadocas
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 10:33 pm
Localização: Maria Chocolate e Sasha (cadelas) e o meu eterno cachorrão Ché

segunda jun 16, 2008 5:56 pm

N0kas Escreveu:... Se fosse uma cadela vadia a estas horas já estava gravida de 10 cães :?
penso eu de que....
Responder

Voltar para “Cães”